Início Site

Vídeo: Polícia Militar orienta foliões para o Carnaval 2026

A segurança do Carnaval 2026 começa antes mesmo da festa. Nesse sentido, a Polícia Militar da Paraíba veicula orientações diretas ao público que irá participar dos eventos carnavalescos na área do 3º BPM.

No vídeo, a Polícia Militar reforça condutas essenciais para a segurança coletiva, como não dirigir após ingerir bebida alcoólica, evitar a exposição de objetos de valor, respeitar as leis e buscar apoio policial sempre que necessário.

A divulgação das orientações integra o planejamento da Operação Carnaval 2026 e reforça a atuação preventiva da Polícia Militar durante o evento, reafirmando o compromisso com a ordem pública e a segurança da sociedade.

Polícia Forte, Sociedade segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3°BPM

Polícia Militar implementa o Projeto Bola Solidária, em São Mamede

A Polícia Militar da Paraíba, por meio do 3º BPM, realizou, nesta segunda-feira (09), uma reunião de implementação do Projeto Bola Solidária, em São Mamede, ação voltada à prevenção social por meio da prática esportiva.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e atende crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com atividades de futsal masculino e feminino.

A iniciativa utiliza o esporte como ferramenta de inclusão e formação cidadã, promovendo disciplina, saúde, convivência social e valores essenciais para o desenvolvimento dos participantes.

As atividades contarão com acompanhamento de policiais militares capacitados, oferecendo orientação e segurança aos jovens, além de contribuir para o afastamento de situações de vulnerabilidade social.

Os participantes receberão gratuitamente o material esportivo necessário, bem como avaliação médica para a realização das atividades.

Com essa ação, o 3º BPM reafirma o compromisso com projetos de prevenção social e aproximação com a comunidade.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3º BPM

Município de Santa Terezinha conquista o Selo Prata do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Município de Santa Terezinha – PB conquistou o Selo Prata do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A Secretaria Municipal de Educação publicou uma Nota Oficial sobre esta grande conquista para o município.

NOTA OFICIAL

O Município de Santa Terezinha celebra, com grande orgulho, a conquista do Selo Prata no Selo Criança Alfabetizada, reconhecimento concedido pelo compromisso e pelos avanços alcançados nas políticas públicas de alfabetização.

Essa certificação evidencia o trabalho contínuo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, pelas equipes gestoras, professores e profissionais da educação, que vêm atuando de forma responsável, planejada e comprometida com a garantia do direito de cada criança à alfabetização na idade adequada.

O Selo Prata reafirma que o município tem investido em ações formativas, acompanhamento pedagógico, fortalecimento das práticas de leitura e escrita e monitoramento dos resultados, assegurando uma educação mais equitativa e de qualidade para nossas crianças.

Essa conquista é fruto de um esforço coletivo, que envolve também a participação das famílias e de toda a comunidade escolar, fundamentais no processo de aprendizagem.

O Município de Santa Terezinha reafirma seu compromisso em seguir avançando, fortalecendo as ações de alfabetização e garantindo que nenhuma criança fique para trás, na construção de um futuro com mais oportunidades, conhecimento e cidadania.

Santa Terezinha, 09 de Fevereiro de 2026.

 

Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura Municipal de Santa Terezinha

Fonte: Ascom

Chove 54.5 mm em Quixaba; veja os índices pluviométricos das últimas 24h na Região de Patos

O técnico da EMPAER Marconi Palmeira Filho informa a pluviometria das últimas chuvas ocorridas nos municípios do regional de Patos entre ontem 08/02/26 e hoje dia 09/02/26 (últimas 24 horas), o acumulado do ano de 2026 e o total em 2025

Areia de Baraúnas (oficial): 2,0 mm
Acumulado do ano de 2026: 75,3 mm
Total em 2025: 392,2 mm

Cacimba de Areia (oficial): 1,0 mm
Acumulado do ano de 2026: 120,5 mm
Total em 2025: 524,8 mm

Catingueira (oficial): 2,0 mm
Acumulado do ano de 2026: 73,6 mm
Total em 2025: 814,1 mm

Junco do Seridó (oficial): 0,0 mm
Acumulado do ano de 2026: 14,2 mm
Total em 2025: 506,8 mm

Mãe D’água(oficial): 5,7 mm
Acumulado do ano de 2026: 84,7 mm
Total em 2025: 572,0 mm

Malta (oficial): 2,6 mm
Acumulado do ano de 2026: 73,7 mm
Total em 2025: 664,7 mm

Passagem (oficial): 0,0 mm
Acumulado do ano de 2026: 118,6 mm
Total em 2025: 505,1 mm

Patos (oficial): 11,5 mm
Acumulado do ano de 2026: 81,1 mm
Total em 2025: 522,4 mm

Quixaba (oficial): 54,5 mm
Acumulado do ano de 2026: 173,2 mm
Total em 2025: 436,6 mm

São José de Espinharas (oficial): 30,6 mm
Acumulado do ano de 2026: 110,0 mm
Total em 2025: 420,1 mm

São José do Sabugi (oficial): 4,8 mm
Acumulado do ano de 2026: 65,6 mm
Total em 2025: 430,9 mm

Salgadinho (oficial): 0,0 mm
Acumulado do ano de 2026: 38,5 mm
Total em 2025: 396,5 mm

Santa Luzia (oficial): 1,3 mm
Acumulado do ano de 2026: 42,9 mm
Total em 2025: 376,0 mm

São José do Bonfim (oficial): 0,0 mm
Acumulado do ano de 2026: 69,6 mm
Total em 2025: 669,0 mm

São Mamede (oficial): 3,2 mm
Acumulado do ano de 2026: 44,1 mm
Total em 2025: 447,1 mm

Santa Teresinha (oficial): 2,0 mm
Acumulado do ano de 2026: 66,6 mm
Total em 2025: 539,7 mm

Várzea (oficial): 3,7 mm
Acumulado do ano de 2026: 55,2 mm
Total em 2025: 368,3 mm

Dados oficiais da EMPAER

Lucas Ribeiro diz que mantém diálogo com Jhony Bezerra e defende permanência na base

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro, afirmou nesta segunda-feira (9) que mantém diálogo com Jhony Bezerra e trabalha para que ele permaneça na base governista. A declaração foi feita durante a inauguração das novas instalações das secretarias estaduais de Planejamento, Controladoria e Procuradoria Geral do Estado, em João Pessoa, evento que contou também com a presença do governador João Azevedo.

Ao comentar o impasse político envolvendo Jhony Bezerra — que deixou o PSB, assumiu o comando do Avante na Paraíba e entregou a superintendência da PB Saúde — Lucas destacou que as conversas seguem em andamento.

“Falei com o Jhony, inclusive falei hoje com ele. A gente tem conversado para que, mesmo nesse momento de decisão dele de sair do partido e de também deixar a PB Saúde, essas mudanças e instabilidades não tragam problemas. Estamos dialogando”, afirmou o vice-governador.

Lucas Ribeiro ressaltou ainda que movimentações políticas geram ajustes naturais, mas reforçou o esforço do governo para manter a unidade da base aliada. Segundo ele, o diálogo é o caminho para evitar desgastes e preservar a estabilidade política do grupo governista.

As declarações ocorrem em meio a especulações sobre um possível afastamento definitivo de Jhony Bezerra da base do governo estadual, tema que tem movimentado os bastidores da política paraibana nos últimos dias.

PB Agora

Hugo Motta encaminha PEC do fim da escala 6×1 à CCJ

Proposta sobre redução da jornada de trabalho começa a tramitar na Casa

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta segunda-feira (9) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição que trata da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6×1.

A medida engloba as PECs apresentadas pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e dá início à tramitação do tema na Casa.

“É uma pauta histórica da classe trabalhadora, que precisa ser debatida com responsabilidade, ouvindo todos os setores e considerando os impactos na economia”, informou Hugo Motta.

Após a análise de admissibilidade na CCJ, o texto seguirá para uma Comissão Especial, onde será debatido, antes de ser levado ao Plenário da Câmara dos Deputados.

Assessoria

“Respeito a vontade das pessoas”, diz João sobre possível saída de Jhony Bezerra da base aliada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), comentou, nesta segunda-feira (9), a possibilidade de o presidente estadual do Avante, Jhony Bezerra, deixar a base governista. A informação foi repercutida no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Na última semana, nos bastidores Jhony teria externado queixas por conta de perda de espaços no governo do Estado.

Questionado sobre o tema, Azevêdo adotou um tom cauteloso e disse respeitar as pessoas, lembrando que as decisões têm ônus e bônus. “Respeito a vontade das pessoas”, declarou.

Nos bastidores da política paraibana, a informação que circula é de que Dr. Jhony Bezerra deverá anunciar, nos próximos dias, apoio à pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. O possível movimento tem gerado especulações e intensificado as articulações entre lideranças políticas do estado.

Portal Paraíba

Central de Transplantes registra a 4ª doação de órgãos de 2026 e beneficia quatro pacientes

A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, na tarde desse domingo (8), a quarta doação de órgãos de 2026 beneficiando diretamente, quatro pessoas. A doação foi possível graças à autorização da família de um paciente, de 56 anos, que teve morte encefálica confirmada em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). O procedimento foi realizado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa.

Os dois rins do doador foram captados e já destinados a pacientes que aguardavam na fila de transplantes. O rim direito foi aceito pela Central Estadual de Transplantes da Bahia e transplantado em um paciente do sexo masculino, de 61 anos. Já o rim esquerdo foi encaminhado para a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte, beneficiando uma paciente do sexo feminino, de 67 anos.

As córneas também foram captadas e encaminhadas para o Banco de Olhos, onde passarão por avaliação para possível transplante, podendo devolver a visão e a qualidade de vida a outros pacientes.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza a importância da sensibilidade da população a respeito do tema para que mais vidas sejam salvas.

“Nós sempre reforçamos que a doação de órgãos só é possível com a autorização da família, e por isso a importância do diálogo sobre o tema é tão relevante. Informar o desejo de ser doador é um ato simples, mas que pode salvar muitas vidas. Cada gesto de autorização familiar transforma dor em solidariedade, esse é um gesto que torna possível salvar e melhorar a vida de outras pessoas”, destacou.

Para ser doador não é necessário deixar a informação por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família o desejo da doação. A doação de órgãos só se efetiva após autorização familiar, conforme a Lei Federal 10.211 de 23 de março de 2001.

Secom – PB

Fundação PB Saúde prepara nova convocação de aprovados em concurso público

A Fundação PB Saúde deve realizar uma nova convocação de aprovados no último concurso público promovido pelo órgão. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (9) pelo secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, em entrevista ao programa Correio Debate, da rádio 98FM Correio.

De acordo com o gestor, os detalhes da convocação deverão ser divulgados nos próximos dias. Os profissionais chamados irão suprir a demanda do Hospital de Guarabira, além de ocupar vagas remanescentes de convocações anteriores.

“Foi aprovado no Conselho de Administração da Fundação (Consad), na última sexta-feira, a convocação para o Hospital de Guarabira e também teremos a convocação para as vagas remenescentes das convocações anteriores. Essa convocação está sendo elaborada pela equipe da PB Saúde e em breve será divulgada”, explicou o Ari Reis.

O concurso público da PB Saúde foi realizado em 2024 e ofertou 4.338 vagas, sendo 1.410 para contratação imediata e 2.928 para formação de cadastro de reserva, distribuídas em 87 cargos diferentes. Até o momento, 571 profissionais já foram convocados para atuar nas três macrorregiões da Paraíba.

Portal Correio

Senadora Daniella Ribeiro diz que abre mão da reeleição ao Senado com a sensação de “paz”: “sei o que deixo”

A senadora paraibana Daniella Ribeiro desabafou sobre o fim de seu mandato como senadora ao abrir mão da reeleição em favor da candidatura do filho, vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado em 2026. A parlamentar disse que sai com a sensação de missão cumprida e de paz por saber o que está deixando.

“Saindo com a sensação de paz muito grande… Um mandato que deu e dá retorno ao povo paraibano que elegeu uma mulher, que faz a diferença no país e no estado. Irei continuar com ‘Antes que aconteça’… estou escrevendo um livro…você tem que olhar o que você deixa, eu digo com muita tranquilidade que Lucas é extremamente focado, preparado, fez um mestrado em desenvolvimento regional. Vice é o cargo mais desafiador que existe. É mais fácil ele mandar em mim do que eu nele. Lucas tem uma alta inteligência emocional e todas as competências para o cargo”, disse como acompanhou o ClickPB.

A primeira mulher a ocupar a função de Primeira-Secretária do Senado Federal disse, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (9), que a decisão foi tomada com total conversa do grupo político e familiar também. “Fiz a minha avaliação em conjunto e a primeira era a minha opinião. Eu tenho a minha forma de fazer política, Aguinaldo tem a dele, meu pai a dele… a gente avaliou o momento que a Paraíba esta vivendo. Nesse contexto é você ter a humildade de reconhecer, e a não ter apego ao cargo. Senti muita paz com a decisão. Primeiro com a decisão do governador João Azevêdo. Estou saindo muito em paz”, analisou a senadora campinense.

Em 2025, Daniella assumiu a Secretaria da Casa com um feito histórico nacionalmente. Outro feito de sua trajetória está em ter a conquista como primeira mulher a ocupar a vaga de senadora da Paraíba, com 831.701 votos (24,25%) nas eleições de 2018. A filha do ex-prefeito de Campina Grande Enivaldo Ribeiro também foi vereadora, em Campina Grande e, depois, eleita deputada estadual, em 2010, sendo reeleita em 2014. A parlamentar possui mais de 15 anos de trabalhos dedicados à política.

Clickpb