Início Site

Polícia Militar apreende suspeito de tráfico e apreende arma de fogo e drogas, em Catolé do Rocha

A Polícia Militar, através da Radiopatrulha do 12º Batalhão, apreendeu um revólver calibre .32 municiado, 57 g de substância semelhante ao skunk, aproximadamente 100 pinos comumente usados para acondicionamento de entorpecentes, 4 balanças de precisão, dinheiro fracionado e outros materiais. A apreensão ocorreu na noite de sábado (24) no bairro Batalhão, em Catolé do Rocha, durante abordagens de rotina.

O suspeito e o material apreendido foram levados para a delegacia da Polícia Civil.

O 12º Batalhão reafirma seu compromisso inabalável com a Segurança Pública e bem-estar de todos os cidadãos da região, cumprindo, diariamente, a missão de manter a ordem pública da sociedade sertaneja.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – 12º BPM

Polícia Militar recupera motocicleta furtada e prende suspeitos, em Teixeira

Na manhã deste sábado (24), a Polícia Militar da Paraíba, por meio de policiais da 4ª Cia/3º BPM, durante o policiamento ostensivo, recuperou uma motocicleta que havia sido furtada na madrugada, no município de Teixeira.

A guarnição foi informada pela vítima sobre o furto de uma motocicleta Honda Pop, de cor preta, ocasião em que o autor teria quebrado um cadeado para subtrair o veículo. Ainda pela manhã, com o auxílio de imagens de câmeras de segurança, foi possível identificar o suspeito.

De imediato, os policiais iniciaram diligências e localizaram o indivíduo em posse da motocicleta, na Rua dos Correios. O suspeito foi abordado, detido e informado de seus direitos constitucionais.

Em seguida, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o veículo recuperado, para a adoção das medidas cabíveis.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3º BPM

Polícia Militar cumpre Mandado de Prisão durante patrulhamento, em Santa Gertrudes

Na noite desta sábado (24), por volta das 23h30, a guarnição da 2ª Cia/3º BPM realizou o cumprimento de um mandado de prisão durante atendimento a uma ocorrência no distrito de Santa Gertrudes, município de Patos.

A guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) para verificar uma situação envolvendo um indivíduo em atitude alterada nas dependências de um posto de combustível. No local, após contato com o solicitante, os policiais abordaram o suspeito e, durante a consulta aos sistemas de dados, constataram a existência de um mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara Única de Conchal, no Estado de São Paulo, referente ao crime previsto no artigo 155, §4º (furto qualificado), do Código Penal Brasileiro.

Durante a abordagem, o indivíduo ofereceu resistência à prisão, sendo necessário o uso de algemas para garantir a integridade da guarnição e do acusado. Com ele foram encontrados um aparelho celular da marca Samsung e a quantia de R$ 217,00 (duzentos e dezessete reais) em espécie. Diante dos fatos, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patos, apresentado à autoridade policial para serem adotadas as providências legais cabíveis.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3° BPM

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (23) que a política mundial atravessa um momento crítico, “com o multilateralismo sendo jogado fora pelo unilateralismo”. Durante o encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador, Lula disse que a carta da Organização das Nações Unidas (ONU) está sendo rasgada e criticou a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de criação de um Conselho de Paz. Para o presidente brasileiro, Trump quer criar uma nova ONU para ser o dono.

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e, em vez de a gente corrigir a ONU, que a gente reivindica desde que fui presidente em 2003, reforma da ONU com entrada de novos países [como membros permanentes no Conselho de Segurança], com a entrada de México, do Brasil, de países africanos… E o que está acontecendo: o presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma nova ONU, em que ele sozinho é o dono da ONU”, afirmou Lula.

O presidente dos Estados Unidos convidou Lula para compor conselho da Paz, que será criado para supervisionar o trabalho de um Comitê Nacional para a Administração de Gaza (NCAG, na sigla em inglês).

Lula disse ainda que está telefonando para vários líderes mundiais para discutir o tema, entre eles o presidente da China, Xi Jinping; da Rússia, Vladimir Putin; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; e a presidenta do México, Claudia Sheinbaum.

“Estou conversando para fazer com que seja possível a gente encontrar uma forma de se reunir e não permitir que o multilateralismo seja jogado para o chão e que predomine a força da arma, da intolerância de qualquer país do mundo”, pontuou.

O presidente voltou a criticar a ação dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e da deputada e primeira-dama, deputada Cilia Flores.

“Eu fico toda a noite indignado com o que aconteceu na Venezuela. Não consigo acreditar. O Maduro sabia que tinha 15 mil soldados americanos no mar do Caribe, ele sabia que todo dia tinha ameaça. Os caras entraram na Venezuela, entraram no forte e levaram o Maduro embora e ninguém soube que o Maduro foi embora. Como é possível a falta de respeito à integridade territorial de um país? Não existe isso na América no Sul. A América do sul é um território de paz, a gente não tem bomba atômica”, disse.

Citando os Estados Unidos, Cuba, a Rússia e a China, como exemplos, Lula disse ainda que o Brasil não tem preferência de relação com qualquer país, mas que não vai aceitar “voltar a ser colônia para alguém mandar na gente”.

O presidente também criticou a postura de Trump, que, segundo ele, toda vez que aparece na televisão se gaba de ter o exército e as armas mais poderosas do mundo. Lula disse querer fazer política na paz, no diálogo e não aceitando imposição de qualquer país.

“Eu não quero fazer guerra armada com os Estados Unidos, não quero fazer guerra armada com a Rússia, nem com o Uruguai, nem com a Bolívia. Quero fazer guerra com o poder do convencimento, com argumento, com narrativas, mostrando que a democracia é imbatível; que a gente não quer se impor aos outros, mas compartilhar aquilo que a gente tem de bom”, defendeu. “Não queremos mais Guerra Fria, não queremos mais Gaza”, completou.

Encontro do MST

O 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) terminou com um ato marcando os 42 anos do MST, celebrados no dia 22 de janeiro e que contou com a presença de autoridades, parlamentares, representantes de movimentos sociais e sindicais, além de apoiadores do movimento.

O encontro, que começou na segunda-feira (19), reuniu delegações de todo o Brasil, com mais de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras sem terra. Durante os cinco dias, membros do MST debateram reforma agrária, produção de alimentos saudáveis, agroecologia, agricultura familiar, a conjuntura política atual, seus desafios e o papel do movimento neste contexto.

Ao final, uma carta do movimento foi entregue ao presidente. No texto, o MST também critica a tentativa de impedir o avanço do multilateralismo e do imperialismo no continente, citando a invasão da Venezuela e o ataque à soberania dos povos. No documento, o movimento alerta que ações como essa têm como pano de fundo o “saque” de bens comuns da natureza como petróleo, minérios, terras raras, águas e florestas.

O texto reafirma ainda os princípios do movimento: a luta pela reforma agrária e pelo socialismo; a crítica ao modelo do agronegócio, da exploração mineral e energética; a luta anti-imperialista e o internacionalismo; além da solidariedade, em especial com a Venezuela, Palestina, Haiti e Cuba.

“Assim convocamos toda a sociedade brasileira para: – lutar por melhores condições de vida e trabalho e em defesa da paz e da soberania contra as guerras e as bases militares; avançar na luta em defesa da natureza e contra os agrotóxicos. Contamos com a participação de todos e todas que nos apoiam e à classe trabalhadora a se somarem na luta pela Reforma Agrária Popular, rumo à construção de outro projeto de país”, finaliza o documento.

Agência Brasil

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Diamante morre aos 83 anos

Morreu aos 83 anos Joaquim Inácio da Silva, figura bastante conhecida em toda a região. Joaquim Inácio foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Diamante por muitos anos.

Natural de Santana de Mangueira, Joaquim Joaquim Inácio da Silva, figao lado de sua família, criando fortes laços comunitários e sendo reconhecido pelo trabalho, dedicação e compromisso com as causas sociais e sindicais.

Ele estava internado no Hospital Regional de Piancó, onde enfrentava problemas cardíacos e foi a óbito após complicações de saúde.

O sepultamento está marcado para segunda-feira (25), em Santana de Mangueira-PB.

Diamante Online

Estado da Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um dos eventos mais importantes do calendário internacional do paraquedismo. O estado brasileiro venceu a concorrência de países tradicionais na modalidade, como a República Tcheca e a França, consolidando-se como palco de destaque para o esporte.

A candidatura foi idealizada em dezembro de 2024 pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), sob a presidência de Uellington Mendes, em parceria com a Federação Paraibana de Paraquedismo (FPBPq), durante a gestão de Francisco Dinarte e Eliezer Júnior. O projeto contou ainda com o apoio decisivo do então presidente do Aeroclube da Paraíba, Alberto Gomes.

Desde sua concepção, a iniciativa recebeu respaldo do Governo da Paraíba. O governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro assinaram o termo oficial de apoio.

A realização do Mundial em território paraibano deve atrair atletas, equipes técnicas e turistas de diversos países, colocando o Brasil novamente no centro das atenções do paraquedismo internacional. Além do impacto esportivo, a expectativa é de que o evento gere benefícios para setores como hotelaria, gastronomia e comércio, fortalecendo a imagem da Paraíba como destino de grandes competições.

PB Agora

Mais de 70% dos açudes da Paraíba estão com nível de água abaixo da metade

Neste momento, 75% dos açudes localizados no estado da Paraíba estão com o nível de água abaixo da metade, ou seja, em situação de insegurança hídrica. Em alguns desses casos, os reservatórios estão completamente vazios.

Mais de 70% dos açudes da Paraíba estão com nível de água abaixo da metade
Conforme dados da AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas), em todo o estado, dois açudes estão sangrando, ou seja, já ultrapassaram sua capacidade total de armazenamento. São eles o Poções e São José. Além disso, 20 açudes estão com volume de água entre 70% e 100% da sua capacidade total e 12 estão em normalidade, ou seja, de 50% a 70%.

Na contramão desses dados, temos 36 reservatórios em observação, com volume de água entre 20% e 50%, ainda 20 em estado de atenção, ou seja, com 10% a 20% do volume total. O mais grave é que 46 deles estão com volume abaixo de 10%, alguns completamente vazio, como o Sabonete, Jeremias, Gurjão e Caraibeiras.

O que são açudes ou reservatórios hídricos?

Um açude é uma barragem ou reservatório artificial construído para reter águas pluviais (da chuva) ou de rios, comum em regiões secas, como o Nordeste brasileiro, para garantir abastecimento durante estiagens. Estruturado com terra, alvenaria ou concreto, ele armazena água para irrigação, consumo animal, humano e, às vezes, geração de energia.

Clickpb

Polícia Militar atende ocorrência de violência doméstica, em Juru

Na noite deste sábado (24), a Polícia Militar da Paraíba, por meio do 20º BPM, atendeu uma ocorrência de violência doméstica contra a mulher, registrada na zona rural do município de Juru.

Segundo informações repassadas à guarnição do DPM de Juru, após um desentendimento familiar, a vítima relatou ter sido agredida fisicamente pelo companheiro. Diante da situação, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas legais cabíveis.

POLÍCIA FORTE, SOCIEDADE SEGURA.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – P/5 | 20º BPM

Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração, em Manaíra

Na tarde deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba, por meio da Patrulha Rural e do Destacamento de Manaíra, ambos do 20º BPM, apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração durante uma blitz realizada na rodovia PB-378, na zona rural do município de Manaíra.

Durante a abordagem, os policiais constataram que o veículo apresentava supressão nos sinais identificadores, como numeração do chassi e do motor. Diante da irregularidade, a motocicleta e o condutor foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Princesa Isabel para a adoção das medidas legais cabíveis.

POLÍCIA FORTE, SOCIEDADE SEGURA.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – P/5 | 20º BPM

Apostador de João Pessoa ganha prêmio em sorteio acumulado da Mega-Sena

A Mega-Sena sorteada nesse sábado (24) registrou um vencedor da Paraíba na quina. A aposta, feita em João Pessoa, garantiu prêmio de R$ 22,8 mil. As dezenas sorteadas foram 03, 09, 15, 17, 30 e 60.

Além disso, diversas apostas do estado acertaram a quadra, com prêmios a partir de R$ 635,36, distribuídos entre cidades como João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Cajazeiras, entre outras.

Como não houve acertador das seis dezenas, o prêmio principal acumulou e está estimado em R$ 92 milhões para o sorteio de terça-feira (27).

Portal Paraíba