Início Site

Polícia Militar captura indivíduo procurado pela Justiça durante ocorrência de Violência Doméstica na cidade de Aguiar

Na tarde desta terça-feira (30/12), Policiais Militares do 13º Batalhão prenderam um indivíduo no Sítio Lagamar, zona rural de Aguiar, após uma denúncia de Violência Doméstica. A ação foi iniciada após um chamado anônimo informando que o suspeito estaria ameaçando a própria mãe.

No local, a mulher confirmou aos Policiais que o filho, que apresentava sinais de embriaguez e comportamento agressivo, havia exigido dela uma quantia em dinheiro e também havia feito ameaças contra ela.

Durante a identificação do acusado a Guarnição constatou a existência de dois Mandados de Prisão em aberto contra ele. O primeiro, expedido pela 1ª Vara Mista de Piancó, determinava a prisão definitiva do infrator pelos crimes de Roubo, Porte Ilegal de Arma de Fogo e Posse de substância entorpecente. A segunda ordem judicial foi expedida pela Vara Única de São José de Piranhas e ordenava a sua prisão em razão do crime de Roubo qualificado.

Diante dos fatos, o criminoso foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Piancó, onde foi apresentado à Autoridade Policial.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

Bolsonaro recebe alta após internação e volta para superintendência da Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta hospitalar, na quinta-feira (1º), e foi levado de volta para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Desde que foi preso por tentar violar a tornozeleira eletrônica, essa foi a primeira vez que o político deixou unidade prisional.

Como trouxe o ClickPB, a defesa de Bolsonaro solicitou que o ex-presidente fosse para prisão domiciliar após sair do hospital, mas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ao destacar que laudos médicos apontavam melhora do quadro clínico e que tratamento pode ser realizado na PF.

Bolsonaro foi saiu do hospital em uma viatura e trajeto até a PF durou durou seis minutos.

O ex-presidente estava no hospital desde o dia 24 de dezembro para fazer uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. Ele também passou por dois procedimentos para para conter o quadro de soluços.

Clickpb

Polícia Militar apreende entorpecentes e material relacionado ao tráfico durante ação em Patos

Na tarde desta quarta-feira (31), policiais militares da 1ª Cia/3º BPM realizaram uma ação policial durante patrulhamento ostensivo em Patos–PB.

Durante a atividade operacional, as guarnições abordaram três indivíduos em via pública. Na averiguação, foi localizado com um dos envolvidos substâncias análogas à cocaína e à maconha, fracionadas e prontas para a comercialização, além da quantia de R$ 270,50 em espécie, um aparelho celular e anotações relacionadas à atividade ilícita. Com outro abordado, foi encontrada a quantia de R$ 712,00 em dinheiro, enquanto o terceiro não portava material ilícito.

Ressalta-se que um dos conduzidos possui vínculo familiar com indivíduo preso anteriormente por tráfico de drogas, reforçando o trabalho contínuo desenvolvido pela Polícia Militar no enfrentamento ao tráfico de drogas na região.

Diante dos fatos, os envolvidos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi apresentada à autoridade competente para a adoção das medidas cabíveis.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3º BPM

Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração, em Malta

Na noite desta quarta-feira (31), a guarnição da 2ª Cia/3º BPM realizou a apreensão de uma motocicleta com sinais de adulteração, durante as ações de patrulhamento ostensivo no município de Malta.

A ocorrência foi registrada enquanto a guarnição realizava o patrulhamento preventivo na Rua Chateaubriand Ferreira de Almeida, quando se deparou com uma motocicleta em circulação e procedeu à averiguação veicular. Durante a inspeção, foram constatados indícios de adulteração em dois dos sinais identificadores da motocicleta Honda NX BROZ de cor preta.

Diante das irregularidades constatadas nos sinais identificadores do veículo, e após os esclarecimentos iniciais prestados pelo condutor quanto à sua procedência, a guarnição adotou os procedimentos legais. A motocicleta e o proprietário foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Patos, onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial competente para a adoção das medidas cabíveis.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3° BPM

Polícia Militar prende suspeito de tráfico e apreende drogas, em Catolé do Rocha

A Polícia Militar, através do 12º Batalhão, segue firme no combate ao tráfico de drogas e, nesta quinta-feira (1º), apreendeu nove porções de substância análoga à cocaína. A apreensão ocorreu durante abordagem a um motoqueiro no bairro Sady Soares na cidade de Catolé do Rocha.

O material apreendido e o indivíduo foram levados para a delegacia da Polícia Civil.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – 12º BPM

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência, promulgada em 2019, estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.

A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2025 para 2026. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 93 pontos (mulheres) e 103 pontos (homens).

Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.

Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 59 anos e meio (mulheres) e 64 anos e meio (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.

Professores

Em relação aos professores, que obedecem a uma regra de transição com base no tempo de contribuição na função de magistério combinada com a idade mínima, as mulheres passam a se aposentar aos 54 anos e meio, e os homens, aos 59 anos e meio. A idade é acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031.

O tempo de contribuição mínimo para obter a aposentadoria como professor corresponde a 25 anos para as mulheres e a 30 anos para os homens. A regra vale para os professores da iniciativa privada, das instituições federais de ensino e de pequenos municípios. Os professores estaduais e de grandes municípios obedecem às regras dos regimes próprios de previdência.

Aposentadoria por idade

Desde 2023, está plenamente em vigor a regra para a aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social e se aposentariam por idade na regra antiga.

Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para as mulheres, a idade de transição está em 62 anos desde 2023. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.

Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima para as mulheres estava em 60 anos, passando a aumentar seis meses por ano nos quatro anos seguintes. Subiu para 60 anos e meio em janeiro de 2020, para 61 anos em janeiro de 2021, 61 anos e meio em 2022 e 62 anos em 2023.

Simulações

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite simulações da aposentadoria no computador e no celular.

Simulação no computador

  • Entre no site meu.inss.gov.br e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;
  • Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”;
  • Confira as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para aposentadoria, segundo cada uma das regras em vigor.

Simulação no celular

  • Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha senha, cadastre uma;
  • Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”;
  • Cheque as informações que aparecerão na tela. O site vai mostrar sua idade, sexo e tempo de contribuição, além de quanto tempo falta para a aposentadoria, conforme as regras em vigor;
  • Caso precise corrigir algum dado pessoal basta clicar no ícone de lápis (à direita).

O segurado pode salvar o documento com todos os dados das simulações. Basta clicar em “Baixar PDF”.

Regras de transição já cumpridas

Por já ter sido cumprida, a regra do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição não mudará no setor privado. Quem tem mais de 57 anos de idade e 30 anos de contribuição (mulheres) ou 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens) pode se aposentar. A regra estabelecia que o segurado tinha de cumprir o dobro do período que faltava para se aposentar na promulgação da reforma, em 2019.

No serviço público, o pedágio também foi cumprido. Além da idade e do tempo de contribuição mínimos exigidos dos trabalhadores da iniciativa privada, é necessário ter 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo.

A reforma tinha outra regra de pedágio, desta vez para o setor privado. Quem estava a até dois anos da aposentadoria em 2019 tinha de cumprir 50% a mais em relação ao tempo que faltava para se aposentar. No entanto, essa regra de transição foi integralmente cumprida e não beneficiará mais ninguém em 2026.

No cenário mais abrangente, quem trabalharia por mais dois anos em 2019 teve de trabalhar um ano extra, totalizando três anos. No fim de 2022, todos os que estavam enquadrados na regra do pedágio de 50% já se aposentaram.

Agência Brasil

Inmet renova alerta de baixa umidade para 79 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta sexta-feira (02), o alerta amarelo de perigo potencial de baixa umidade do ar para 79 municípios da Paraíba. O aviso segue válido até às 21h.

O alerta anterior abrangia 133 cidades do estado, mas foi reduzido após avaliação das condições climáticas, permanecendo apenas em parte dos municípios.

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, faixa considerada de risco moderado para a saúde e para ocorrência de incêndios florestais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o nível ideal de umidade fique entre 60% e 80%.

Municípios sob alerta

Água Branca
Amparo
Areia de Baraúnas
Assunção
Boa Ventura
Cacimba de Areia
Cacimbas
Cajazeirinhas
Camalaú
Caraúbas
Catingueira
Conceição
Condado
Congo
Coremas
Coxixola
Cubati
Curral Velho
Desterro
Diamante
Emas
Frei Martinho
Gurjão
Imaculada
Itaporanga
Juazeirinho
Junco do Seridó
Juru
Livramento
Mãe d’Água
Malta
Manaíra
Maturéia
Monteiro
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho d’Água
Ouro Velho
Parari
Passagem
Patos
Paulista
Pedra Branca
Pedra Lavrada
Piancó
Picuí
Pombal
Prata
Princesa Isabel
Quixaba
Salgadinho
Santa Inês
Santa Luzia
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
Santa Teresinha
Santo André
São Bentinho
São Bento
São João do Cariri
São João do Tigre
São José de Espinharas
São José de Princesa
São José do Bonfim
São José do Sabugi
São José dos Cordeiros
São Mamede
São Sebastião do Umbuzeiro
São Vicente do Seridó
Serra Branca
Soledade
Sumé
Taperoá
Tavares
Teixeira
Tenório
Várzea
Vista Serrana
Zabelê

PB Agora

52% acreditam que prisão de Bolsonaro ocorreu por seus próprios atos

A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro ocorreu por seus próprios atos e de familiares, na avaliação de 52% dos entrevistados de uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (1º).

Quanto ao motivo que mais contribuiu para a prisão de Bolsonaro, 32% disseram que foi por causa dos danos à tornozeleira eletrônica e 16% consideram risco de fuga para o exterior, enquanto 4% acham que foi a vigília.

Outros 21% consideram que o motivo que mais contribuiu para a prisão seria perseguição política do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do ministro Alexandre de Moraes. Dos demais entrevistados, 5% apontaram outros motivos e 22% não souberam ou não responderam.

Entre os entrevistados, 89% declararam ter conhecimento de que o ex-presidente está preso numa cela na Polícia Federal, em Brasília (DF). A pesquisa mostrou, ainda, que 51% dos respondentes acreditam que ele merece estar preso, enquanto 42% enxergam perseguição política. Outros 7% não souberam ou não responderam.

Já em relação à condição de Bolsonaro após a prisão, 56% acreditam ele fica mais fraco, enquanto 36% acreditam que ele fica mais forte. Os que não souberam e não responderam somam 8%.

Portal Paraíba com BAND.COM

Registro, placa e CNH: confira as novas regras para ciclomotores

As novas regras sobre o trânsito de ciclomotores em via pública começaram a valer nesta quinta-feira (1º). As exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) valem para todo o Brasil. São elas: a necessidade do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), emplacamento e licenciamento anual do veículo e a habilitação do condutor.

Os ciclomotores são os veículos de duas ou três rodas com motor de combustão interna de até 50 cilindradas (popularmente chamadas de cinquentinhas) ou com motor elétrico com potência máxima de 4 quilowatts (kW) e com velocidade de fabricação limitada a 50 quilômetros/hora (km/h).

Os veículos que ultrapassam esses limites (cilindrada, potência ou velocidade) são classificados como motocicletas, motonetas ou triciclos e já têm as respectivas regras definidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Registro, emplacamento e licenciamento

Os ciclomotores devem ser registrados e licenciados, conforme os artigos 13 e 14 da resolução.

veículos novos: devem sair da loja com nota fiscal e o pré-cadastro no Renavan feito pelo fabricante ou importador.

veículos antigos (fabricados ou importados antes da resolução): o ciclomotor pode não ter o número de chassi ou VIN (sigla em inglês de Vehicle Identification Number), o código de 17 caracteres que serve como a identidade única do veículo, com informações sobre sua fabricação, modelo e ano.

Neste caso de não possuir registro original, será necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV), gravar o número de chassi (VIN), levar a nota fiscal do bem e o documento de identidade do condutor.

O CSV é emitido após inspeção veicular realizada por Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Código de Trânsito (CTB) exige que o condutor de ciclomotor tenha a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, documento mais abrangente que autoriza o cidadão habilitado a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas, de quaisquer cilindradas.

Equipamentos obrigatórios

O uso de capacete é obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro de ciclomotores.

Estes veículos devem ser dotados dos equipamentos obrigatórios estabelecidos no Código de Trânsito (CTB) e pelo Contran. Entre eles:

  • dispositivo limitador eletrônico de velocidade;
  • campainha;
  • sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais;
  • espelho retrovisor do lado esquerdo; e
  • pneus em condições mínimas de segurança

Regras de circulação

Pelas regras para andar com um ciclomotor em vias públicas:

é proibido circular em ciclovias ou calçadas. Os ciclomotores devem se deslocar na rua, preferencialmente no centro da faixa da direita.

é proibido circular em vias de trânsito rápido: não podem circular em vias sem cruzamentos diretos ou semáforos, a menos que haja acostamento ou faixas de rolamento próprias.

Penalidades

De acordo com a Resolução Nº 996/2023, dirigir um ciclomotor sem habilitação ou sem registro, a licença do veículo constitui infração gravíssima, sob a pena de multa de R$ 293,47; sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além da retenção do ciclomotor pelas autoridades e recolhimento do veículo até o pátio do Detran.

Portal Correio

Presidente Lula sanciona Orçamento Federal de 2026 e veta aumento do Fundo Partidário aprovado no Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nessa quinta-feira (1º) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que define as prioridades para o Orçamento de 2026. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Entre os pontos aprovados, está o cronograma para pagamento das emendas parlamentares impositivas, mas Lula vetou o trecho que previa reajuste no Fundo Partidário.

A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2025. O texto estabelecia que os repasses obrigatórios de emendas deveriam ocorrer até o fim do primeiro semestre, contemplando tanto as chamadas “emendas Pix”, transferências diretas, quanto as emendas individuais e de bancada destinadas a áreas como saúde e assistência social.

O dispositivo barrado pelo Executivo tratava da correção dos valores destinados ao Fundo Partidário, que financia despesas administrativas dos partidos políticos. O Congresso sugeria que o reajuste seguisse as regras do arcabouço fiscal, permitindo aumento de até 2,5% ao ano, além da inflação. Técnicos legislativos estimaram que a medida representaria um custo adicional de aproximadamente R$ 160 milhões.

Na justificativa, o governo argumentou que a proposta feria o interesse público, pois reduziria os recursos disponíveis para outras despesas da Justiça Eleitoral. Além disso, apontou vício de inconstitucionalidade, já que o mecanismo poderia elevar os gastos do fundo acima do limite de crescimento das despesas primárias.

O veto ainda será analisado pelo Congresso, que tem a prerrogativa de mantê-lo ou derrubá-lo. Para que o trecho vetado volte ao texto original, são necessários os votos de 257 deputados e 41 senadores.

Na versão sancionada, Lula manteve o calendário de pagamento das emendas, determinando que 65% dos recursos obrigatórios sejam liberados até julho. A criação desse cronograma é uma reivindicação antiga dos parlamentares, que em anos anteriores viram o governo resistir à ideia. Após negociações, o Executivo concordou em incluir a medida na LDO de 2026.

O projeto aprovado pelo Congresso no fim de 2025 prevê superávit de R$ 34,5 bilhões e reserva de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares.

PB Agora