Início Site

O que é bloqueio do nervo frênico, novo procedimento de Bolsonaro

O bloqueio anestésico do nervo frênico é um procedimento para interromper a função do diafragma (paralisia temporária). Usado intencionalmente para tratar soluços persistentes (hiccups) — sintoma frequentemente informado por Bolsonaro.

No procedimento é utilizado uma pequena quantidade de anestésico e injetada perto do nervo frênico, que controla o diafragma. O processo é guiado por ultrassom e/ou estimulador de nervos para identificar o nervo com precisão e evitar punções acidentais.

O objetivo de todo o procedimento é visando aliviar o diafragma irritado, como em casos pós-cirúrgicos ou de refluxo, mas requer monitoramento respiratório devido ao risco de insuficiência respiratória.

Bolsonaro passará por novo procedimento cirúrgico

A Ex-primeira dama Michelle Bolsonaro afirmou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico para realizar esse novo procedimento.

O quadro de soluços é uma das principais queixas de saúde do ex-presidente Bolsonaro. Na semana passada, a perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística que analisou a situação médica de Bolsonaro concluiu avaliou que o bloqueio do nervo frênico seria uma medida tecnicamente adequada e deveria ser feito o quanto antes.

Portal Paraíba com Band.com

Paraíba inicia semana ofertando mais de 300 vagas de emprego

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) está ofertando, a partir desta segunda-feira (29), 323 vagas de emprego distribuídas em nove municípios paraibanos.

As oportunidades abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade e estão localizadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita, Sapé, Mamanguape, Princesa Isabel, Bayeux e Pombal.

João Pessoa concentra o maior número de vagas, com 143 oportunidades abertas. Entre as funções com maior demanda estão auxiliar de pedreiro (26), auxiliar de linha de produção (20), carpinteiro (11), pedreiro (8), além de vagas para garçom, cozinheiro de restaurante, serralheiro, eletricista, montador de móveis, técnico de edificações, técnico de refrigeração, assistente administrativo, assistente social e vendedor de serviços, entre outras.

Em Campina Grande, estão disponíveis 81 vagas de emprego, com destaque para lavador de veículos (10), pedreiro (5), carpinteiro (5), vendedor interno, garçom, promotor de vendas, além de oportunidades para gerente comercial, gerente de bar, técnico em administração (estágio), técnico em segurança do trabalho, auxiliar de logística e vigia.

Os trabalhadores interessados devem comparecer às unidades do Sine-PB portando documentos pessoais, carteira de trabalho e currículo atualizado. Atualmente, o Sine-PB conta com 16 postos em funcionamento, além de cinco unidades de extensão de atendimento nas Casas da Cidadania, em João Pessoa. As unidades estão distribuídas nos municípios de Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, Santa Rita, Cabedelo, Patos e Princesa Isabel.

O Sine-PB atua em parceria com empresas privadas na intermediação de mão de obra. Os serviços para empresas instaladas ou que pretendem se instalar no estado podem ser solicitados pelo e-mail estadual@hotmail.com. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218-6600.

Portal Correio

Bares e restaurantes da Paraíba projetam alta no faturamento no primeiro trimestre de 2026

Imagem ilustrativa

Impulsionados pelas vendas de fim de ano, pelo aumento do fluxo de turistas e pelo pagamento do 13º salário, 69% dos bares e restaurantes da Paraíba esperam faturar mais no primeiro trimestre de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025. Os dados são de um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

De acordo com a pesquisa, o desempenho financeiro do setor já apresentou sinais de recuperação em novembro. Quatro em cada dez estabelecimentos (40%) operaram com lucro, enquanto outros 40% fecharam o mês em equilíbrio financeiro. O percentual de empresas que registraram prejuízo foi de 19%.

Em relação ao faturamento mensal, 44% dos negócios apontaram crescimento em novembro, 28% mantiveram estabilidade e 27% relataram queda, o que demonstra um cenário de retomada gradual para o setor.

A Abrasel destaca que o impacto positivo tende a ser mais expressivo em regiões turísticas, como João Pessoa e municípios do litoral paraibano, que costumam registrar aumento significativo no fluxo de clientes durante o verão.

“Os resultados do fim de ano trouxeram um fôlego importante para o setor. Muitos empresários conseguiram recuperar parte das margens e entrar em 2026 com uma perspectiva mais positiva. Isso não elimina os desafios estruturais, como custos e mão de obra, mas cria um ambiente mais favorável para planejamento e crescimento”, avalia a entidade.

Outro fator que reforça o otimismo dos empresários é o calendário de 2026, que contará com dez feriadões e cinco pontos facultativos. Segundo a Abrasel, esse cenário é especialmente favorável para destinos turísticos como a Paraíba, estimulando viagens, lazer e maior circulação de pessoas.

“Calendários como o de 2026 estimulam viagens, lazer e maior circulação de pessoas. Para bares e restaurantes, isso significa mais movimento, especialmente nos polos turísticos e nas áreas de lazer das cidades”, conclui Thâmara Cavalcanti.

Apesar do ambiente positivo, a associação ressalta a importância de manter o equilíbrio financeiro, investir em gestão eficiente e fortalecer o diálogo com o poder público, como forma de garantir um crescimento sustentável do setor ao longo de 2026.

Portal Paraíba

Hugo Motta defende debate ‘sem ideologia’ sobre fim da escala 6×1 em 2026 e pauta deve avançar no Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou que pretende conduzir, em 2026, um debate “equilibrado” e sem viés ideológico sobre o fim da escala de trabalho 6×1. Segundo ele, a discussão deve envolver tanto trabalhadores quanto empresários.

“Nós queremos conduzir isso com muito equilíbrio, escutando os dois lados. Essa é uma pauta que nós temos que entrar o ano com a perspectiva de discutir melhor essa questão da escala 6×1. Sem ideologia, sem questão política, com equilíbrio, que é o que o Brasil precisa”, disse o deputado em entrevista à TV Câmara.

O fim da escala 6×1 é hoje uma das principais apostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de partidos do campo progressista para a disputa eleitoral do próximo ano. O tema ganhou centralidade no debate político a partir do PSOL, impulsionado pela atuação de Rick Azevedo, eleito vereador no Rio de Janeiro com a proposta como eixo central da campanha.

Em 2024, a pauta passou a contar também com o apoio da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP). O governo Lula incorporou o tema mais adiante, mas refuta a avaliação de que tenha chegado atrasado à discussão.

No início deste mês, o Senado Federal deu aval a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da mudança. O texto prevê a redução da jornada semanal de 44 para 36 horas, fixa o limite de oito horas diárias e permite a organização do trabalho em até cinco dias por semana, sem corte de salários.

PB Agora com Uol

Celebra João Pessoa entra para a história com maior público já registrado em eventos no Busto de Tamandaré

O Celebra João Pessoa com Frei Gilson entrou para a história da Capital paraibana ao reunir o maior público já registrado em eventos realizados no Busto de Tamandaré. A celebração marcou um momento especial de fé, emoção e comunhão, transformando a orla em um grande espaço de espiritualidade e encontro das famílias. A organização estima que mais de 300 mil pessoas acompanharam as apresentações.

O feito acontece 25 anos após dois marcos históricos dos grandes eventos na cidade, os shows de Sandy & Júnior e do Padre Marcelo Rossi, que até então figuravam entre as maiores concentrações de público já vistas no local. Agora, João Pessoa volta a viver um capítulo grandioso de sua história cultural e religiosa.

Sob a gestão do prefeito Cícero Lucena, 2025 se consolida como um ano simbólico para os grandes espetáculos na orla da Capital. Além do Celebra João Pessoa com Frei Gilson, realizado neste dia 27 de dezembro, a cidade também recebeu Roberto Carlos, em um show especial no dia 5 de agosto, reforçando a vocação de João Pessoa para sediar eventos de grande porte, com organização, segurança e forte impacto turístico.

Poder em Debate – Portal Correio

Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Diamante

Na manhã de hoje (27/12), a Polícia Militar, através do 13º BPM, localizou e apreendeu uma motocicleta abandonada no bairro Santa Cecília, na cidade de Diamante. Os Militares foram acionados por um morador que estranhou a presença do veículo no local.

Na chegada ao local, a Guarnição verificou que a moto apresentava as mesmas características de um veículo furtado durante a madrugada.

Diante da constatação e da compatibilidade dos dados, a Guarnição encaminhou a motocicleta à Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga para que os procedimentos legais fossem realizados.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

Resposta rápida: Polícia Militar apreende armas de fogo após Tentativa de Homicídio em Itaporanga

Policiais Militares do 13º BPM apreenderam dois revólveres calibre .38 durante uma operação deflagrada na noite deste sábado (27/12) em Itaporanga. A ação é resultado das diligências iniciadas após uma tentativa de homicídio ocorrida na noite da última sexta-feira (26/12).

Através de um trabalho de monitoramento coordenado pelo comando do Batalhão, as Guarnições localizaram o armamento escondido em uma residência no centro da cidade.

Durante o cerco policial, um dos suspeitos de liderar uma facção conseguiu fugir no momento em que chegava ao local para buscar as armas. Porém um casal que guardava o material na residência foi detido.

Eles relataram que as armas foram utilizadas no crime do dia anterior e alegaram que estavam sendo coagidos por criminosos para esconder o material. A dupla e os dois revólveres foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga para a realização dos procedimentos legais.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

Polícia Militar conduz homem à delegacia após incêndio criminoso, em Água Branca

Na tarde deste sábado, 27 de dezembro de 2025, policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio criminoso no centro da cidade de Água Branca-PB.

Segundo informações repassadas pelo solicitante, um homem teria ateado fogo na residência onde morava com o próprio irmão, após um desentendimento relacionado a questões de herança. A guarnição do Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Água Branca deslocou-se de imediato ao local, localizou o suspeito e realizou sua condução à Delegacia de Polícia Civil.

Na unidade policial, foram apresentados relatos e imagens que subsidiaram a ocorrência, ficando a cargo da autoridade competente a adoção das medidas legais cabíveis.

A Polícia Militar da Paraíba segue firme no compromisso de proteger a vida e o patrimônio da população.

POLÍCIA FORTE, SOCIEDADE SEGURA.
Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – P/5 | 20º BPM

Polícia Militar prende homem por embriaguez ao volante e adulteração de veículo, em Princesa Isabel

Neste sábado, 27 de dezembro de 2025, a Polícia Militar da Paraíba, por meio de guarnições do 20º Batalhão de Polícia Militar, realizou mais uma ação exitosa durante fiscalizações de rotina no município de Princesa Isabel-PB.

Durante a abordagem, um indivíduo foi flagrado conduzindo uma motocicleta com sinais identificadores suprimidos, além de apresentar visíveis sinais de embriaguez alcoólica. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e o suspeito conduzido à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas legais cabíveis.

As ações seguem intensificadas em toda a área de atuação do 20º BPM, com foco na preservação da ordem pública e na segurança da população.

POLÍCIA FORTE, SOCIEDADE SEGURA.
Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – P/5 | 20º BPM

Câmara Municipal entrega Título de Cidadania a Frei Gilson durante o Celebra João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, neste sábado (27), o Título de Cidadão Pessoense ao sacerdote carmelita Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo. Ícone da cultura gospel no país e conhecido por atrair milhares de fieis para seus shows, o cantor esteve na capital paraibana para participar do Celebra João Pessoa, um evento promovido pela Arquidiocese da Paraíba com apoio da Prefeitura.

A comenda é de autoria do vereador Guguinha (PSD), que fez a entrega ao lado do presidente da Casa, Dinho Dowsley (PSD) e do vereador Raoni Mendes (DC). A homenagem ocorreu em celebração simples, a pedido do religioso. Também esteve presente o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Na justificativa para o título, Guguinha ressaltou a atuação do religioso, “marcada pela oração, simplicidade e proximidade com os fiéis”. Ele diz ainda que ela “foi especialmente notável nas transmissões ao vivo durante as madrugadas, nas quais conduziu o Santo Rosário, mobilizando uma verdadeira multidão de fiéis”. Frei Gilson possui um grande número de fãs na capital paraibana.

O presidente da Câmara de João Pessoa falou da honra de participar da entrega da comenda, lembrando da importância de Frei Gilson no trabalho de reafirmação da fé Católica. “São milhares de pessoas assistindo à apresentação em João Pessoa, que foi transmitida para o mundo”, ressaltou.

Frei Gilson nasceu em São Paulo, em 17 de dezembro de 1986, e iniciou sua trajetória musical aos 14 anos, quando aprendeu a tocar violão. Ingressou na vida religiosa aos 18, sendo ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 2013. Desde então, vem dedicando sua vida ao serviço da Igreja, com destaque para o período em que exerceu a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Diocese de Santo Amaro, por nove anos consecutivos. A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, neste sábado (27), o Título de Cidadão Pessoense ao sacerdote carmelita Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo. Ícone da cultura gospel no país e conhecido por atrair milhares de fieis para seus shows, o cantor esteve na capital paraibana para participar do Celebra João Pessoa, um evento promovido pela Arquidiocese da Paraíba com apoio da Prefeitura.

A comenda é de autoria do vereador Guguinha (PSD), que fez a entrega ao lado do presidente da Casa, Dinho Dowsley (PSD) e do vereador Raoni Mendes (DC). A homenagem ocorreu em celebração simples, a pedido do religioso. Também esteve presente o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Na justificativa para o título, Guguinha ressaltou a atuação do religioso, “marcada pela oração, simplicidade e proximidade com os fiéis”. Ele diz ainda que ela “foi especialmente notável nas transmissões ao vivo durante as madrugadas, nas quais conduziu o Santo Rosário, mobilizando uma verdadeira multidão de fiéis”. Frei Gilson possui um grande número de fãs na capital paraibana.

O presidente da Câmara de João Pessoa falou da honra de participar da entrega da comenda, lembrando da importância de Frei Gilson no trabalho de reafirmação da fé Católica. “São milhares de pessoas assistindo à apresentação em João Pessoa, que foi transmitida para o mundo”, ressaltou.

Frei Gilson nasceu em São Paulo, em 17 de dezembro de 1986, e iniciou sua trajetória musical aos 14 anos, quando aprendeu a tocar violão. Ingressou na vida religiosa aos 18, sendo ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 2013. Desde então, vem dedicando sua vida ao serviço da Igreja, com destaque para o período em que exerceu a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Diocese de Santo Amaro, por nove anos consecutivos.

PB Agora com Ascom CMJP