Início Site

Polícia Civil prende dois homens acusados de furto de animal, em Patos

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos/PB, prendeu em flagrante, nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, dois suspeitos envolvidos em um caso de abigeato no bairro São Sebastião, em Patos.

Os autores, G.A.L., de 18 anos, e F.S.L., de 23 anos, teriam furtado um animal durante a madrugada utilizando duas motocicletas. A dupla identificou o animal, realizou o furto e o transportou até o bairro do Jatobá.

Após tomar conhecimento dos fatos, os investigadores da DRF iniciaram diligências imediatas, localizaram os suspeitos e efetuaram a prisão em flagrante, recuperando também o animal subtraído.

Os dois permanecem à disposição da Justiça.

Fonte: DRF – Patos

Nito Vaqueiro é campeão da Pega de Boi no Mato Parque dos Amigos, em São José do Bonfim

Foi realizada no domingo (23) a 4ª Pega de Boi no Mato Parque dos Amigos na Fazenda de Totó Moreira, no município de São José do Bonfim (PB).

Foram R$ 2.800 em prêmios mais troféus divididos do primeiro lugar ao décimo segundo lugar.

O vaqueiro santerezinhense Nito Vaqueiro foi o campeão, ele conseguiu pegar o boi sozinho. Anderson Vaqueiro também natural de Santa Terezinha – PB ficou na 11ª colocação. Kiel Vaqueiro e Dudu vaqueiro também da Princesinha das Espinharas ficaram na 12ª colocação.

Lei Municipal

Foi sancionada no dia 3 de Novembro de 2025 pelo prefeito constitucional do Município de Santa Terezinha – PB, Arimatéia Camboim, a Lei Municipal que reconhece a Pega de Boi no Mato como esporte. A lei é de autoria do vereador Cadmo Cordeiro.

A lei tem por finalidade valorizar e preservar uma manifestação cultural enraizada nas origens do povo nordestino, reconhecendo o vaqueiro como símbolo da resistência, da bravura e do espírito de comunidade sertaneja.

Anderson Vaqueiro
Kiel Vaqueiro
Dudu Vaqueiro

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Paraíba apresenta roteiros de fé no Fórum Nacional de Turismo Religioso, em Goiás

A Paraíba participa da 7ª edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso, que será realizada nesta terça (25) e quarta-feira (26), em Trindade, Goiás. O evento, considerado um dos mais importantes do segmento no país, reúne profissionais do setor, gestores públicos, lideranças religiosas, destinos turísticos e agentes de viagem para debater, trocar experiências e fortalecer o turismo de fé.

Com foco na promoção de seus principais atrativos, a participação do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), busca ampliar a visibilidade da Paraíba no cenário nacional, fortalecer produtos turísticos consolidados e apresentar roteiros e novos espaços de devoção que integram rotas peregrinação e espiritualidade do estado.

Entre os destaques está o Santuário do Padre Ibiapina, em Solânea, referência do turismo religioso no Brejo paraibano. O espaço preserva a memória e o legado do sacerdote, reconhecido por sua atuação social e espiritual. Já Guarabira se mantém como um importante destino de peregrinação, acolhendo devotos de Nossa Senhora da Luz e de Frei Damião de todo o estado.

Em João Pessoa, o Centro Cultural São Francisco é um dos principais ícones turísticos da Paraíba, atraindo fiéis e visitantes interessados em história, arquitetura e manifestações religiosas. Na capital, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha também movimenta a cidade: a romaria, que chega à sua 262ª edição este ano, reúne devotos de diversas regiões do país.

Outro destaque é o Santuário Deus Pai Todo Poderoso, recém-inaugurado no município de Malta, que evidencia o crescimento do turismo religioso no Sertão. Também na região, o Parque Turístico Religioso Cruz da Menina, em Patos, se mantém como um dos destinos de peregrinação mais tradicionais, atraindo visitantes de diversas partes do país.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou que a diversidade de santuários, centros culturais e roteiros de fé coloca a Paraíba em posição de destaque no turismo religioso do Nordeste e do Brasil. “Em todas as regiões do estado temos roteiros religiosos que atraem turistas de diferentes partes do país”, afirmou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, reforçou a importância da promoção e valorização desses destinos. “Investir na divulgação e no fortalecimento do turismo de fé é também valorizar nossa história, cultura e tradições. Cada santuário ou roteiro representa uma oportunidade de mostrar a Paraíba para o Brasil e para o mundo”, disse.

Secom – PB

Atletas de Patos brilham no Pan-Americano em Natal e garantem vaga no Mundial de Karatê 2026

A cidade de Patos voltou a ser destaque no cenário internacional do karatê. Entre os dias 20 e 23 de novembro de 2025, Natal (RN) recebeu o Panamerican Championship de Karatê, promovido pela International Karate Union, reunindo cerca de 800 atletas de países como Brasil, Argentina, México, Peru e Chile.

Representando o Brasil e levando o nome do Sertão paraibano ao tatame, o professor Jonathan Ferreira e o jovem atleta Isaac Medeiros conquistaram resultados expressivos e reafirmaram a força do karatê patoense na modalidade.

Jonathan Ferreira: tricampeão pan-americano

Com desempenho impecável, Jonathan sagrou-se campeão na categoria Kumitê (combate) absoluto por equipes e ainda alcançou o vice-campeonato no Katá Sênior, prova que teve a participação de 50 competidores.

Com as conquistas, o atleta chega ao tricampeonato pan-americano, após vencer também as edições de 2018 e 2023.

Isaac Medeiros: campeão no Katá Sub-14

Seguindo os passos do professor, o talentoso Isaac Medeiros brilhou na categoria Katá Sub-14, conquistando o título continental em uma disputa que reuniu 11 atletas.

Isaac, que já é bicampeão paraibano e bicampeão brasileiro, consolida-se como uma das maiores promessas do karatê nacional na base.

Rumo ao Mundial de 2026

Com os excelentes resultados, os dois atletas garantiram vaga no Campeonato Mundial, que será realizado em outubro de 2026, na cidade de Liubliana, Eslovênia.

A classificação reforça o protagonismo da dupla e o crescimento do karatê praticado na cidade de Patos.

Jonathan comemorou o momento especial: “Feliz em representar mais uma vez Patos e região”, destacou o tricampeão pan-americano.

As conquistas em Natal elevam, mais uma vez, o nome de Patos, da Paraíba e do Brasil no cenário internacional, trazendo orgulho para o esporte patoense.

Felipe Vilar – Patos Online

Cabo Gilberto escreve carta para primeira-ministra da Itália pedindo que não extradite Carla Zambelli

Foto: Lula Marques/EBC

Filho da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), João Zambelli está pedindo que os colegas de Parlamento da mãe – que está presa na Itália desde 29 de julho – escrevam cartas para a primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, pedindo que não extradite Zambelli para o Brasil.

O R7 Planalto teve acesso a quatro cartas escritas pelos deputados federais Luiz Lima (Novo-RJ), Bia Kicis (PL-DF), Cabo Gilberto (PL-PB) e Filipe Martins (PL-TO).

Nos escritos, os aliados de Zambelli alegam que ela é “vítima” de perseguição política no Brasil.

“Sua detenção não apenas viola seus direitos individuais, mas silencia a voz de quase um milhão de eleitores, configurando um ataque direto à representação democrática e aos direitos políticos fundamentais consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU”, alegou Bia.

Já Martins alega que a extradição da deputada “poderia representar a validação involuntária de um processo marcado por questionamentos quanto à imparcialidade e ao devido processo legal”.

Em outubro deste ano, o Ministério da Justiça italiano emitiu parecer favorável à extradição da deputada. O processo ainda não foi concluído.

Ela foi condenada pelo STF a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do CNJ. Mas a parlamentar foi para a Itália antes do trânsito em julgado. Ela ainda enfrenta um processo de cassação na Câmara.

Portal Correio com R7

Polícia Militar apreende arma de fogo, em Juru

Na madrugada deste domingo (23), por volta das 3h, policiais militares do 20º BPM foram acionados por meio de denúncia anônima informando sobre um indivíduo armado na zona rural de Juru, nas proximidades do Parque de Vaquejada.

Durante a abordagem, a guarnição localizou um revólver Magnum inox calibre .357, com cabo de borracha, numeração preservada e carregado com sete munições intactas. O suspeito recebeu voz de prisão e foi imediatamente conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Princesa Isabel para as medidas cabíveis.

Polícia forte, sociedade segura.
Seção de Comunicação Social – 20º BPM

Polícia Militar efetua prisão em flagrante de homem acusado de Tentativa de Homicídio em Itaporanga

Na manhã de hoje (23/11), Guarnições do 13º BPM conseguiram localizar e prender um homem acusado de praticar uma tentativa de homicídio na noite deste sábado (22/11), no Sítio Cunha, zona rural de Itaporanga.

O suspeito teria desferido várias golpes de roçadeira contra a vítima, que atualmente está hospitalizada no Hospital Distrital de Itaporanga.

O agressor foi reconhecido pelo irmão da vítima e, após a sua detenção, confessou ter praticado o delito.

O infrator foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e apresentado ao Delegado plantonista para que o flagrante fosse formalizado.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

Polícia Militar prende indivíduo que ateou fogo em homem que dormia em praça pública na cidade de Coremas

Policiais Militares do 13º BPM conseguiram prender o responsável por um ataque violento ocorrido na madrugada do último sábado (22/11) em Coremas.

A vítima, de 26 anos, foi atacada enquanto dormia em uma praça. O criminoso, de 24 anos, jogou um combustível inflamável sobre ela e ateou fogo. Em seguida, o ferido foi socorrido e encaminhado para receber atendimento médico.

“A PM entrou em diligência em toda a região e, ainda no sábado, constatamos que um homem havia furtado combustível de um posto na cidade durante a madrugada. Conseguimos chegar ao paradeiro dele e efetuar a prisão”, explicou o Tenente-coronel C. Lima, comandante do 13º BPM. “O acusado tem 24 anos de idade, e já tinha um mandado de prisão pelo crime de roubo. A principal suspeita da motivação do crime é que ambos vivem em situação de rua e estado de drogadição”, destacou o comandante.

Após ser detido, o acusado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Piancó para que os procedimentos legais fossem realizados.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

STF julga prisão preventiva de Bolsonaro nesta segunda-feira

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar nesta segunda-feira, em plenário virtual, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com início às 8h, os ministros votam de forma eletrônica se mantém decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Como trouxe o ClickPB, Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde a manhã do sábado (22) após a tentativa de violação da tornozeleira e uma convocação de vigília em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar, feita por Flávio Bolsonaro.

Os ministros da Primeira Turma: Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia votam se mantém a prisão preventiva de Bolsonaro ou revogam a decisão de Moares.

Caso decisão seja mantida, Bolsonaro pode permanecer preso pelo tempo em que a Justiça entenda que a medida é necessária.

Na decisão da prisão, Moares determinou atendimento médico integral a Bolsonaro e visitas, além de advogados de defesa e médicos, devem ser autorizadas.

Em audiência de custódia realizada no domingo (23), Bolsonaro confirmou ter mexido na tornozeleira durante surto por uso de medicamentos. O ex-presidente disse não ter intenção de fugir.

A juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino manteve decisão de Moraes, ao entender que prisão ocorreu dentro da legalidade. Bolsonaro respondeu sobre acesso à defesa e maus-tratos ou se houve alguma irregularidade.

Clickpb

“Todo mundo sabe o que ele fez”, diz Lula sobre prisão de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste domingo (23), que “todo mundo sabe” o que o ex-presidente Jair Bolsonaro fez, e que a Justiça tomou a decisão que lhe cabia ao condenar o ex-mandatário.

Lula concedeu entrevista à imprensa em Joanesburgo, na África do Sul, onde participou da Cúpula de Líderes do G20, e foi questionado sobre a prisão de Bolsonaro neste sábado (22), determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. Ou seja, então, a Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir com a pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez”, disse aos jornalistas.

Lula foi questionado ainda sobre o relacionamento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fez retaliações ao Brasil e a ministros do STF em razão do julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe.

“Acho que o Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa Justiça decide e o que decide aqui está decidido”, completou o presidente brasileiro.

Risco de fuga

Na decisão que determinou a prisão preventiva de Bolsonaro, o ministro Moraes citou eventual risco de fuga diante da tentativa de Bolsonaro de violar a tornozeleira eletrônica e da vigília convocada pelo seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nas proximidades da casa onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar.

Jair Bolsonaro foi levado para a Superintendência Regional da PF no Distrito Federal, de onde participou de audiência por videoconferência, neste domingo.

Nesta sexta-feira (21), o ex-presidente Bolsonaro usou um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica, o que gerou alerta para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap), responsável pelo monitoramento do equipamento.

O ministro Alexandre de Moraes deu 24 horas para que a defesa se manifeste sobre a tentativa de violação, prazo que termina neste domingo às 16h30.

Na audiência de custódia, Bolsonaro alegou que “teve uma certa paranoia de sexta para sábado em razão de medicamentos que tem tomado receitados por médicos diferentes e que interagiram de forma inadequada”.

Ele afirmou ainda que “não tinha qualquer intenção de fuga e que não houve rompimento da cinta [da tornozeleira]”.

Sobre a vigília convocada por seu filho, o ex-presidente disse que “o local da vigília fica a setecentos metros da sua casa, não havendo possibilidade de criar qualquer tumulto que pudesse facilitar hipotética fuga”.

Os advogados vão recorrer da decisão da prisão preventiva. Segundo eles, a tornozeleira eletrônica só foi colocada para “causar humilhação” ao ex-presidente e que a fuga com o rompimento do equipamento é apenas uma narrativa para justificar a prisão.

Nesta segunda-feira (24), o STF irá analisar a decisão do ministro Alexandre de Moraes. O ministro do STF, Flávio Dino, convocou uma sessão virtual extraordinária da Primeira Turma para referendar a decisão.

Condenação

Condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista, Bolsonaro e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas. Na semana passada, a Primeira Turma da Corte rejeitou os chamados embargos de declaração do ex-presidente e de mais seis acusados para reverter as condenações e evitar a execução das penas em regime fechado.

Neste domingo, termina o prazo para a apresentação dos últimos recursos pelas defesas. Se os recursos forem rejeitados, as prisões serão executadas.

A defesa do ex-presidente chegou a pedir, na sexta-feira, a concessão de prisão domiciliar humanitária a Jair Bolsonaro, o que foi rejeitado por Moraes neste sábado. Segundo os advogados, Bolsonaro tem doenças permanentes, que demandam “acompanhamento médico intenso” e, por esse motivo, o ex-presidente deveria continuar em prisão domiciliar.

Bolsonaro estava detido em sua casa, em Brasília, em razão de descumprimento de medidas cautelares já fixadas pelo STF.

Elas foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela atuação junto ao governo Donald Trump para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.

Agência Brasil