Início Site

TCE-PB iniciará processo para escolha de novo conselheiro

Com a aposentadoria do conselheiro Fernando Catão oficializada nesta quarta-feira (22), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) dará início ao processo para escolha do novo integrante da Corte de Contas.

De acordo com o regimento interno do Tribunal, a nova indicação deve respeitar a origem da vaga. Como Catão foi indicado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a próxima escolha também caberá ao Legislativo.

Dessa forma, o Tribunal comunicará oficialmente a vacância à Assembleia. A partir daí, será aberto o prazo para inscrições de candidaturas. Cada requerimento deve ser subscrito por, no mínimo, 28 deputados estaduais.

Após o encerramento das inscrições, os nomes serão encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB, que terá até 10 dias para emitir um parecer sobre a regularidade e os requisitos constitucionais de cada postulante.

Concluída essa etapa, o processo seguirá para o plenário da Assembleia, onde a escolha ocorrerá por votação secreta entre os deputados.

Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar maioria absoluta dos votos. O escolhido terá o nome formalizado por meio de um Decreto Legislativo, que será encaminhado ao governador do Estado, responsável pela nomeação oficial.

Tramitação no TCE

Após a nomeação pelo governador, o Tribunal de Contas abrirá um processo administrativo para verificar se o nomeado cumpre todos os requisitos constitucionais exigidos para o cargo.

Entre as exigências estão: ser brasileiro, ter entre 35 e 70 anos de idade, possuir idoneidade moral e reputação ilibada, além de comprovar notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública. Também é necessário comprovar pelo menos dez anos de experiência profissional nessas áreas.

Impedimentos

O regimento do TCE impede a posse de pessoas que respondam a ações penais por crimes contra a administração pública, improbidade administrativa, ou que tenham contas rejeitadas por irregularidade insanável, entre outras restrições legais previstas na Constituição Federal e nas leis complementares.

Com todas as etapas cumpridas, o novo conselheiro será empossado pelo Tribunal de Contas, assumindo uma das cadeiras responsáveis pela fiscalização e controle dos gastos da Paraíba.

Portal Correio

Adriano Galdino recebe título de cidadão de Patos

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, foi homenageado na cidade de Patos, no Sertão paraibano, nesta quarta-feira (22). O parlamentar foi agraciado com o título de cidadão patoense e um voto de aplauso pela Câmara dos Vereadores. A solenidade prestigiou diversas autoridades e também celebrou a emancipação política do município, que completa 122 anos nesta quinta-feira (24).

A homenagem, aprovada por unanimidade, reconheceu o trabalho do parlamentar e a realização da sessão itinerante da ALPB, realizada em Patos no final do último mês de setembro.

“Receber esta honraria em Patos, uma cidade tão importante para o desenvolvimento da Paraíba, é um momento de profunda emoção e reconhecimento. Este título de cidadão patoense e o voto de aplauso são um incentivo para continuarmos trabalhando incansavelmente, levando as ações da Assembleia para perto do povo, como fizemos com a sessão itinerante. A gratidão é imensa por todo o carinho recebido”, ressaltou Adriano Galdino.

A deputada Chica Mota parabenizou o presidente pelas homenagens. “A presença da Assembleia aqui em Patos, e a homenagem ao nosso Presidente, mostram que estamos sintonizados com as necessidades do interior. O trabalho que Galdino tem desenvolvido fortalece não só a ALPB, mas garante que as leis que criamos aqui tenham impacto positivo direto na vida dos patoenses. É um reconhecimento merecido por sua liderança e dedicação à nossa gente”, disse.

O deputado Cicinho Lima destacou as ações realizadas pela Casa, através do comando do presidente Adriano Galdino. “A Assembleia, por meio das leis, semeia oportunidades para a comunidade e seus cidadãos. Portanto, a região de Patos manifesta sua gratidão homenageando o presidente Galdino. Sendo assim, como filho ilustre desta Casa, venho abraçar e prestigiar o presidente”, disse.

A vereadora Fátima Bocão, autora do título, ressaltou que não poderia deixar de reconhecer a luta do deputado. “É uma honra receber em nossa cidade o presidente do Poder Legislativo Estadual, cuja presença engrandece e abrilhanta as festividades. Este momento é motivo de alegria para nós, para nossos eleitores e para todos os patoenses”, disse.

A presidente da Câmara, Valtide Paulino, ressaltou que as homenagens a Adriano Galdino são decorrentes do trabalho que ele vem exercendo no seu mandato. “Nós, vereadores da Câmara Municipal de Patos, apresentamos este voto como demonstração de apreço e gratidão. O presidente Adriano tem demonstrado ser um líder que aglutina e, obviamente, isso tem lhe rendido as homenagens”, pontuou.

Sobre o homenageado –

Adriano Cezar Galdino de Araújo nasceu em Campina Grande, é formado em Engenharia Civil e direito. Foi vereador por dois mandatos e prefeito por três, do município de Pocinhos. Galdino tornou-se deputado estadual em 2010. Está no quarto mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. Foi eleito presidente do parlamento paraibano de 2015 a 2016. Atualmente, está novamente como presidente da Casa Epitácio Pessoa. Adriano também já ocupou os cargos de secretário de Interiorização da Paraíba e chefe da Casa Civil do Estado, além de governador interino. Ele é casado e pai de três filhas.

PB Agora com Assessoria

PRF prende homem com mandado de prisão por associação ao tráfico na BR-230, em São Mamede

Foragido da Justiça de Alagoas foi capturado durante fiscalização de rotina na Unidade Operacional da PRF

São Mamede (PB), 22/10/2025 — Por volta das 14h10 desta quarta-feira, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização em frente à Unidade Operacional da PRF, localizada no Km 310 da BR-230, quando abordou um veículo Fiat/Uno Vivace 1.0, de cor preta. O automóvel era conduzido por um homem de 45 anos.

Durante as consultas aos sistemas de segurança, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas – 16ª Vara Criminal da Capital / Execuções Penais, datado de 21 de março de 2024. O mandado se referia ao crime previsto no artigo 35 da Lei nº 11.343/2006 (associação para o tráfico de drogas).

Diante da constatação, o condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Patos (PB), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Comunicação Social da 3ª Delegacia PRF

AISP emite Nota de Pesar pelo falecimento Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega Sócio Fundador da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano

É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Thalita Araújo Nóbrega, de 27 anos, filha do jornalista e sócio fundador da AISP, Misael Nóbrega. Ela faleceu na tarde desta quarta-feira (22) em decorrência de complicações durante o parto, em uma unidade de saúde particular. O bebê sobreviveu e permanece internado em uma UTI neonatal, recebendo cuidados médicos intensivos.

Thalita era fundadora e professora da escola Thalita Nóbrega Ballet (TNB), localizada no bairro Jardim Tavares, onde era reconhecida pelo talento, carisma e dedicação à arte da dança. Sua morte gerou grande comoção entre familiares, amigos, alunos e admiradores, que manifestaram nas redes sociais mensagens de pesar e solidariedade, pedindo orações pela recuperação do bebê e conforto à família.

O corpo será velado no Campo Santo Parque da Paz em Campina Grande. A missa será celebrada no mesmo local, às 15hs em seguida o sepultamento.

A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano – AISP, vem a público lamentar profundamente o falecimento de Thalita Araújo Nóbrega, e ao mesmo tempo se solidarizamos com o jornalista Misael e toda família.

Assessoria

Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração, em Juru

A Polícia Militar, através da guarnição da Força Tática do 20º BPM, sediado em Princesa Isabel, realizou na manhã desta quarta-feira (22) a apreensão de uma motocicleta com indícios de adulteração, durante rondas ostensivas no Sítio Várzea, zona rural do município de Juru-PB.

Durante a abordagem, foi constatado que o veículo apresentava chassi raspado e motor pinado, levantando suspeitas sobre sua procedência.

Diante da situação, a condutora e a motocicleta foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Água Branca-PB, para que fossem adotadas as medidas cabíveis conforme a legislação vigente.

Polícia Forte, Sociedade Segura
Seção de Comunicação Social e Marketing Digital – 20º BPM

Polícia Militar cumpre Mandado de Prisão e apreende arma de fogo na zona rural de Imaculada

Na noite desta quarta-feira (22), a Polícia Militar, através das equipes da Patrulha Rural e do Destacamento de Imaculada, pertencentes ao 20º BPM, realizou o cumprimento de mandado de prisão na zona rural do município, no Sítio Garra.

A operação foi deflagrada após informações indicarem a presença de um foragido da Justiça na localidade. As guarnições montaram campana e realizaram abordagens, interceptando um veículo em que o procurado foi identificado e detido.

Durante a ação, os militares apreenderam uma arma de fogo de fabricação artesanal e uma balaclava utilizada pelo suspeito. O homem apresentava um ferimento na mão esquerda, possivelmente causado por disparo acidental de arma de fogo.

O preso e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Princesa Isabel-PB para os procedimentos legais.

Em seguida, o indivíduo foi encaminhado ao Hospital Regional de Princesa Isabel para atendimento médico.

Polícia Forte, Sociedade Segura
Seção de Comunicação Social e Marketing Digital – 20º BPM

Polícia Militar prende homem condenado por furto, em Itaporanga

Na noite de hoje (22/10), durante um patrulhamento realizado na Avenida Getúlio Vargas, centro de Itaporanga, Policiais Militares do 13º BPM prenderam um indivíduo em cumprimento a um Mandado de Prisão.

A ordem judicial, expedida pela 2ª Vara Mista local, é decorrente de uma sentença condenatória pelo crime de Furto qualificado. A pena estabelecida foi de quatro anos de reclusão.

Após inteirar-se da decisão, o homem foi detido e imediatamente conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde os procedimentos legais foram adotados.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

CCJ do Senado aprova gratuidade de bagagem de mão de até 10 kg

O Senado correu na frente e aprova projeto que proíbe cobrança de bagagens de mão em voos aéreos.

Nessa quarta-feira (22), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto que permite o transporte gratuito de até 10 quilos de bagagem de mão, sem risco de cobrança adicional por parte das companhias aéreas.

A proposta tramitava em caráter terminativo sem necessidade de ser aprovada no plenário da casa, por isso, seguiu para análise na Câmara dos Deputados.

O relator da proposta, o senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, disse que a regulação da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, permite brechas para esse tipo de cobrança, que deve ser revertida.

“Observa-se que o normativo que disciplina as condições de oferta de transporte regular de passageiros, não obrigava as companhias a disponibilizarem gratuitamente o compartimento superior da cabine de passageiros para transporte da bagagem de mão. Essa omissão, segundo mídias especializadas, geraria o risco que de que companhias aéreas que atuam no mercado brasileiro viessem a cobrar pelo transporte de bagagem de mão nesses compartimentos, como, de fato, vimos nesses últimos dias”.

A Câmara dos Deputados também quer aprovar projeto que limita essa cobrança por parte das companhias aéreas.

Com isso, um novo impasse pode ser criado: da paternidade da proposta – dos senadores ou dos deputados. Já que uma casa precisa analisar o projeto aprovado pela outra.

Outra opção é de retomar um projeto aprovado em 2022, que garantia a gratuidade de malas em viagens áreas. Naquele momento, o ex-presidente Jair Bolsonaro vetou a proposta e o Congresso Nacional até hoje não analisou esse veto.

Agência Brasil

Cerca de 100 mil paraibanos são ressarcidos por descontos indevidos do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quarta-feira (22), que mais de 100 mil aposentados e pensionistas paraibanos, alvos de descontos indevidos, já foram ressarcidos.

Segundo o órgão, até a última segunda-feira (20), cerca de R$ 60 milhões de reais foram creditados nas contas dos beneficários.

Além disso, outros 100.941 aposentados e pensionistas paraibanos aderiram ao acordo nos últimos dias. O número representa 71,89% do total de 140.418 aptos para aderir a proposta.

Dados nacionais

Nesta semana, forma pagos cerca de R$ 2,1 bilhões no acordo de ressarcimento a 3,1 milhões de aposentados e pensionistas. O pagamento é feito diretamente na conta do benefício, com correção pela inflação (IPCA), sem necessidade de ação judicial.

Nesta nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam a análise da resposta das entidades vão poder aderir ao ressarcimento.

Ressarcimento

O prazo para aderir ao acordo segue aberto. O procedimento é gratuito, simples e não exige envio de documentos (veja abaixo). O INSS pagará 5% de honorários advocatícios em ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.

Veja lista de quem pode aderir ao acordo de ressarcimento:

  • Beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis.
  • Quem recebeu resposta irregular da entidade, como assinaturas falsificadas ou gravações de áudio no lugar de comprovantes válidos.
  • Quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025.
  • Beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido os valores (nesse caso, é preciso desistir da ação para aderir ao acordo).

1. Contestar o desconto indevido – É o primeiro passo. Pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou nas agências dos Correios.

2. Aguardar a resposta da entidade – Prazo: até 15 dias úteis.

3. Sem resposta da entidade? – O sistema libera automaticamente a opção de adesão ao acordo.

4. Recebeu resposta irregular? – Nesta nova etapa, o INSS também está liberando a adesão para beneficiários que receberam respostas irregulares das entidades, como assinaturas falsificadas ou gravações de áudio.

5. Aderir ao acordo – Pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.

No aplicativo Meu INSS:

  • Acesse com CPF e senha;
  • Vá em “Consultar Pedidos” → “Cumprir Exigência”;
  • Role até o último comentário, selecione “Sim” em “Aceito receber” e envie.
    Importante: não é possível aderir ao acordo pela Central 135. A contestação dos descontos indevidos pode ser feita até 14 de novembro de 2025. Mesmo após essa data, a adesão ao acordo de ressarcimento continuará disponível para quem tiver direito.

Como evitar golpes:

  • O INSS não envia links, SMS ou mensagens com pedido de dados;
  • Não cobra taxas nem solicita intermediários;
  • Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas agências dos Correios.

Portal Correio

Lula propõe reajuste de 17,5% no auxílio alimentação do funcionalismo federal

Por meio da assessoria de comunicação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a representação dos servidores e servidoras do serviço público federal se foi realizado e divulgado ontem (22/10), na 12ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente o processo de diálogo e de democratização das relações de trabalho no setor público federal, o MGI apresentou uma proposta de reajuste do auxílio alimentação, a ser pago ainda em 2025, e informou que o projeto de lei que regulamenta a convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estabelecendo garantias para a organização sindical no setor público e regulamentando o direito de greve, será encaminhado ao Congresso Nacional este ano.

Além desses dois pontos, o governo ouviu os representantes do funcionalismo sobre a proposta de Reforma Administrativa formulada no âmbito do Legislativo. “Ainda no governo de transição, o governo do presidente Lula assumiu compromissos claros com o funcionalismo público. Impedir o avanço da PEC 32, regulamentar a negociação coletiva no serviço público, reinstalar um sistema de negociação que seja permanente e a recomposição salarial dos servidores ”, disse o secretário de Relações do Trabalho, José Lopes Feijóo. O PL que estabelece garantias para a organização sindical e garante e torna permanente o processo de negociação representa o cumprimento de todos os compromissos assumidos.

O secretário apresentou aos representantes dos servidores a proposta de um aumento de 17,5% no valor atual do auxílio-alimentação, que passará para R$ 1.175,00 se a proposta for aceita, começando a ser pago em dezembro deste ano. Quando o governo atual assumiu, em 2023, o auxílio-alimentação estava congelado havia seis anos.

Com a proposta apresentada, o reajuste acumulado do auxílio-alimentação será de 156,55% desde 2023, ressaltou Feijóo, reforçando o compromisso do governo tanto com melhora das condições de vida e trabalho dos servidores, como com a responsabilidade fiscal. O impacto da proposta é de R$ 1,1 bilhão em 2026, e já está estimado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026 enviado ao Congresso em agosto. Os gastos com pessoal do governo federal, considerando salários e benefícios, estão estimados em 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo percentual de 2025 e 2024, indicando estabilidade nessa despesa.

“O reajuste do auxílio-alimentação é parte do compromisso deste governo com a valorização das servidoras e dos servidores públicos. Estamos garantindo ganhos reais, dentro da responsabilidade orçamentária, para melhorar as condições de vida de quem trabalha no serviço público federal”, afirmou José Lopes Feijóo

Convenção 151 e negociação sindical no setor público

Com a regulamentação da Convenção 151, o governo torna permanente o processo de negociação com a representação sindical dos trabalhadores no serviço público.

Feijóo relembrou que o PL que regulamenta a Convenção 151 da OIT foi discutido em um grupo de Trabalho Interministerial formado por uma bancada sindical (Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB; Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB; Central Única dos Trabalhadores – CUT; Força Sindical – FS; Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST; União Geral dos Trabalhadores – UGT) e uma bancada do governo (MGI, Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União, Casa Civil, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Relações Institucionais e Secretaria Geral).

A proposta trará um sistema de negociação que democratiza as condições e as relações de trabalho; e a regulamentação do exercício do direito de greve, uma vez que a Constituição Federal de 1988 assegurou esse direito aos servidores públicos, mas ele não foi regulamentado.

Reajustes e Benefícios

Com o retorno da Mesa nacional de Negociação Permanente e das mesas setoriais a partir e janeiro de 2023, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou o diálogo com os servidores e servidora, democratizando as relações de trabalho e adotando uma política de valorização das pessoas que trabalham no serviço público.

Como resultado desse diálogo e compromisso, ainda em 2023 foi concedido um reajuste linear de 9% para todas as categorias, o primeiro após seis anos de salários congelados para a imensa maioria das categorias do funcionalismo federal.

Depois do reajuste linear, foram negociados 53 termos de acordo, com novos aumentos pagos entre 2025 e 2026, garantindo reajuste real para todos servidores e servidoras em relação à inflação projetada para o período 2023-2026.

Ainda em 2023, o governo fez uma correção de 43,66% no auxílio-alimentação, cujo último reajuste havia sido concedido em 2016. Em maio de 2023, o valor foi reajustado de R$ 458,00 para R$ 658,00. Em maio de 2024, novo reajuste: passou de R$ 658,00 para R$ 1.000,00 (+51,97%). Com a proposta apresentada nesta quarta-feira, o reajuste acumulado em relação ao valor de 2022 é de 156,55%.

Em 2024, após seis anos sem reajustes, o governo federal corrigiu os valores da assistência pré-escolar e do auxílio-saúde.

O auxílio pré-escolar recebeu um reajuste de 51% e seu valor-teto passou de R$ 321,00 para R$ 484,90.

O reajuste da assistência à saúde suplementar variou de 5% a 100%, sendo, na média, superior a 50%; esse auxílio beneficia 876 mil pessoas, entre ativas, aposentadas, dependentes e pensionistas. Para proporcionar mais equidade, o aumento do auxílio saúde foi maior para as pessoas de maior faixa etária e menor faixa de remuneração. O valor médio do auxílio-saúde passou, em 2024, de R$ 144,00 para R$ 215,00.

Além da correção salarial e dos benefícios, o governo federal adotou uma política de recomposição do quadro de servidores (mais de 15 mil vagas foram abertas através de concursos para mais de 70 órgãos da administração federal), adotou o Plano Federal de Prevenção ao Assédio e à Discriminação, promovendo respeito no ambiente público e garante direitos, alterou a lei de cotas para garantir 30% das vagas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, e estabeleceu a reserva mínima de 30% para pessoas negras nos cargos e funções comissionadas, entre outras medidas de valorização e inclusão.

Com esse conjunto de medidas e ações, o MGI está construindo um serviço público valorizado e com a cara do Brasil, capaz de oferecer os serviços públicos que a população brasileira precisa.

PBAgora com Assessoria