Início Site

Vaqueiro Salsicha conquista a 7ª colocação na 1ª etapa do Circuito Seridoense Jacu de Vaquejada 2026

Entre os dias 22 e 25 de Janeiro ocorreu no Parque de Vaquejada 5J, no município de Caicó (RN), a primeira etapa do Circuito Seridoense Jacu de Vaquejda 2026.

O vaqueiro Clenio Salsicha ficou em sétimo colocado na competição. O seu bate-esteira foi o vaqueiro Nenenzinha. Eles estavam representando o Haras 2S do município de Santa Terezinha (PB).

São oito etapas do circuito de vaquejada que movimentarão o estado do Rio Grande do Norte. A próxima vaquejada será entre os dias cinco e oito de março no Rancho Manoel Marques no município de Parelhas. A última vaquejada será no mês de novembro no Parque Ana Francisca Dantas, no município de Carnaúba dos Dantas.

Circuito Seridoense Jacu de Vaquejda 2026 ocorrerá nos municípios de: Caicó (RN), Parelhas (RN), Santa Luzia (PB), São José do Seridó (RN) e Carnaúba dos Dantas (RN).

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Caminhada de Nikolas mostra ‘nova direita’, avaliam deputados

A caminhada de sete dias do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de Minas Gerais, a Brasília não mudou em nada a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas mostrou uma “nova direita”.

A avaliação foi feita por deputados de centro ao R7 Planalto. Eles consideram que o ato, que reuniu milhares de pessoas, incluindo outros parlamentares de oposição, mostrou um “grupo político renovado” para a direita.

Nikolas iniciou o movimento sozinho, mas, em poucos dias, angariou apoio de diversas pessoas, dando maior visibilidade para o ato.

A caminhada teve como pauta pedidos de “justiça” e “liberdade” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023, segundo os organizadores.

Ao chegar em Brasília, o deputado discursou e, entre outras coisas, chamou o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), de “omisso”. Ele também pediu a pauta do veto do presidente Lula (PT) ao PL da Dosimetria.

Portal Correio com R7

Efraim Filho defende CPI do Banco Master e cobra aprofundamento das investigações

O senador, Efraim Filho (União Brasil), afirmou, nesta quarta-feira (28), que assinou o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Master por considerar necessário o aprofundamento das investigações envolvendo a instituição financeira.

A declaração foi feita durante entrevista ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM.

Segundo o parlamentar, há indícios que causam preocupação e que precisam ser esclarecidos, especialmente no que diz respeito a relações institucionais e contratuais.

Efraim também destacou que há possíveis vínculos do Banco Master com o governo federal e com o Partido dos Trabalhadores (PT), que precisam ser melhor esclarecidos. Para Efraim, esses elementos reforçam a necessidade de atuação do Senado como órgão fiscalizador.

Durante a entrevista, o parlamentar ressaltou o papel constitucional do Poder Legislativo, enfatizando que a fiscalização é um dos seus pilares fundamentais, ao lado da atuação orçamentária, que envolve a busca por recursos, ações e investimentos. Na avaliação de Efraim Filho, o Senado tem falhado ao não exercer de forma plena essa função fiscalizadora.

“O papel do Senado não é se acovardar diante de fatos que precisam ter suas investigações aprofundadas”, afirmou o senador, ao justificar sua assinatura no pedido de CPI.

Portal Paraíba

Negócios no setor de panificação crescem 14% e somam mais de 4 mil empresas na Paraíba

Foto: Pixabay

Maior parte dos novos negócios é impulsionada pelo surgimento de Microempreendedores Individuais

Considerado um segmento estratégico para o ambiente da economia, tanto pela condição de geração empregos quanto pelo abastecimento da cadeia alimentar, o setor de panificação vivencia uma realidade de avanço no mercado da Paraíba. Em 2025, segundo levantamento do Sebrae/PB, com base em dados da Receita Federal, o estado apresentou 1.127 novos pequenos negócios registrados no setor, somando 14% de crescimento em comparação com o ano de 2024, quando 989 empresas foram abertas.

Conforme os dados, a maior parte dos novos empreendimentos corresponde a Microempreendedores Individuais (MEIs). Foram 1.005 negócios formalizados nessa categoria, o que representa 89,17% de todos os registros no período do último ano. Em seguida, aparecem as Microempresas (ME) com 107 estabelecimentos (9,49%) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com 12 (1,06%).

O levantamento caracteriza os novos negócios em atuação no setor com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Neste caso, foram observadas as empresas que realizam a fabricação de produtos de panificação (728) e atuam no comércio varejista de produtos de padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes (399).

Para o analista técnico do Sebrae/PB, Oton Amorim, o crescimento do setor no estado é impulsionado, principalmente, pelo incentivo das políticas públicas e a busca dos empreendedores por novos espaços no mercado. “De um lado temos o incentivo que é gerado pelas políticas públicas, que é inquestionável em favor do fortalecimento de toda nossa cadeia alimentar, e de outro podemos destacar a governança que existe no setor de panificação com o apoio de outras instituições para fortalecer cada vez mais o crescimento de suas atividades. Isso cria um ambiente favorável para novas oportunidades e os resultados aparecem”, avalia.

O apoio prestado pelo Sebrae/PB ao lado de outras instituições parceiras como o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria da Paraíba (Sindipan/PB), segundo o analista técnico, também tem colaborado de forma positiva para estimular o setor. Isso ocorre em ações como eventos voltados à panificação, ou, pela disponibilidade de consultorias, cursos e capacitações.

“Temos exemplos positivos de eventos como a Fipan, que é a maior feira de panificação e confeitaria da América Latina e sempre conta com caravanas do nosso estado, e a realização da Expopão Paraíba. São momentos estratégicos de mobilização e que contribuem para o acesso à tecnologia, inovação, bem como a própria compra de novas máquinas e equipamentos que impactam na melhoria da produtividade do negócio. O Sebrae acompanha a evolução do setor e oferta ainda cursos, consultorias e capacitações para auxiliar esses empreendedores no processo de gestão”, complementa Oton Amorim.

Tradição, inovação e investimento

Há 30 anos em atividade no mercado, a empresa Acácia Pães e Massas está localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa. O negócio se destaca pela oferta de um leque de produtos entre massas, doces, além das ofertas de café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e outros lanches.

De acordo com o empresário Ramarielison Costa, a diversidade de itens presente no cardápio é o diferencial buscado pelo empreendimento para se manter competitivo. “Iniciamos como um ponto para venda de pães e com o passar dos anos outros produtos foram agregados para atender a demanda. Temos atualmente o segmento de pastelaria completa, confeitaria, refeições que são servidas em diferentes momentos do dia, pães especiais com fermentação natural, a parte de frios, ou seja, muita coisa mudou”, pontua.

Para o futuro, o empresário revela que a intenção é continuar agregando valor à empresa e, entre os investimentos esperados, destaca-se a implantação de um autosserviço, que é um modelo de atendimento onde o cliente faz suas compras e efetua o pagamento de forma autônoma.

Dados gerais

Em todo o estado, o setor de panificação apresenta 4.057 negócios em atividade. Do total de empresas classificadas por porte, 2.585 são MEIs. Já o restante, 1.392 são identificadas como ME, 73 como EPP e as demais somam o total de 7 registros.

O levantamento aponta ainda o ranking das 10 cidades paraibanas com o maior número de empreendimentos no setor. São elas: João Pessoa (1.416), Campina Grande (596), Santa Rita (121), Patos (108), Bayeux (98), Cabedelo (84), Guarabira (65), Sousa (55), Cajazeiras (48) e Mamanguape (43).

Neste cenário geral, a estatística tem como referência a identificação de negócios com atuação na fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria; e empresas do tipo padaria e confeitaria com predominância de revenda.

Ascom – Sebrae – PB

Ministro das Comunicações cumpre agenda na Paraíba, nesta quinta-feira (29)

Nesta quinta-feira (29), o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, vai inaugurar uma nova infraestrutura de telefonia móvel em áreas rurais do município de Alagoa Grande, no brejo paraibano.

De acordo com a pasta, o objetivo da ação é ampliar a cobertura de sinal de celular e garantir conectividade para comunidades que antes enfrentavam dificuldades de comunicação.

Serão ativadas duas antenas de telefonia móvel, instaladas nos distritos de Zumbi e Canafístola, que já estão em funcionamento. Ao todo, cerca de 26,7 mil pessoas serão beneficiadas com a melhoria da cobertura, resultado de um investimento de R$ 769 mil.

A agenda no município também inclui visita à Escola Municipal Severino Ramalho, unidade atendida pelo programa Escolas Conectadas, onde o ministro acompanhará a instalação da internet.

A ação faz parte da estratégia do Ministério das Comunicações de ampliar a inclusão digital, fortalecer serviços públicos e levar conectividade a regiões que historicamente tiveram acesso limitado às telecomunicações.

Portal Correio

Polícia Militar apreende Drogas e Motocicleta após denúncia, em Itaporanga

Policiais Militares do 13º BPM, após denúncia de populares, realizaram uma ação na Rua Brunet Ramalho, na cidade de Itaporanga-PB, onde um indivíduo, já bastante conhecido no meio policial, estaria comercializando Drogas em via pública.

De forma estratégica, a guarnição desembarcou em ponto próximo ao local para não ser percebida e conseguiu visualizar o suspeito repassando entorpecentes, portando uma bolsa de cor azul. Ao perceber a aproximação dos policiais, o indivíduo empreendeu fuga, adentrando uma residência e deixando cair a bolsa no chão da calçada, enquanto outro elemento que o acompanhava também fugiu, pulando muros de residências vizinhas.

Foram realizadas diligências na área, porém não foi possível localizar os suspeitos. Durante a ação, os policiais encontraram uma motocicleta na residência do suspeito, a qual apresentava numeração de chassi e motor suprimidas, não sendo possível confirmar a compatibilidade com a placa.

Todo o material entorpecente apreendido, bem como a motocicleta, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, para que fossem adotadas as medidas legais cabíveis.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

Polícia Militar localiza e prende suspeito de importunação sexual, em Malta

Na tarde desta terça-feira, 27 de janeiro, por volta das 14h40, a guarnição da 2ª Cia/3º BPM foi acionada para atender a uma ocorrência de importunação sexual no município de Malta.

Segundo informações repassadas inicialmente, uma mulher compareceu espontaneamente à delegacia relatando ter sido vítima do crime de importunação sexual, praticado por um indivíduo que, ao avistá-la, teria exposto suas partes íntimas. De acordo com o depoimento, essa não teria sido a primeira vez em que a conduta foi praticada pelo mesmo autor.

Diante da gravidade do fato, a guarnição iniciou diligências imediatas e localizou o suspeito em uma propriedade rural próxima à residência da vítima, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3° BPM

Polícia Militar cumpre Mandado de Prisão, em Junco do Seridó

Na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Militar da Paraíba, por meio de guarnição da 3ª Cia/3º BPM, deu cumprimento a um mandado de prisão civil no município de Junco do Seridó.

Durante o policiamento ostensivo, a equipe realizou o cumprimento da ordem judicial em desfavor de um indivíduo, oriunda da Vara Única da Comarca de Santa Luzia.

O mandado refere-se ao descumprimento de obrigação alimentar, nos termos do artigo 528, §4º, do Código de Processo Civil, que autoriza a decretação da prisão civil do devedor de alimentos.

Após o cumprimento do mandado, o indivíduo foi conduzido e apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia, onde foi colocado à disposição da autoridade competente para a adoção das medidas legais cabíveis.

Policia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3º BPM

Descumprimento de medidas protetivas cresce mais de 1.000% na Paraíba em 2025

Os casos de descumprimento de medidas protetivas de urgência cresceram 1.092% na Paraíba em 2025, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O número de registros saltou de 56 casos em 2024 para 668 no ano passado.

Com o aumento, o descumprimento de medidas protetivas passou de terceiro para o segundo crime mais comum dentro do contexto de violência doméstica no estado.

Violência doméstica na Paraíba

Ao longo de 2025, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) registrou 12.475 crimes de violência doméstica, envolvendo diferentes tipos de agressões contra mulheres.

Apesar do crescimento nos descumprimentos, os pedidos de medidas protetivas diminuíram.

Em 2024, foram 12.411 solicitações. Em 2025, o número caiu para 10.699 pedidos, uma redução de 13,79%.

Situação em João Pessoa

Na capital paraibana, João Pessoa, foram registrados 130 casos de descumprimento de medidas protetivas em 2025. O número representa um aumento de 550% em relação a 2024, quando houve 20 registros.

Casos recentes chamam atenção

Dois casos registrados na terça-feira (27) reforçam a gravidade da situação no estado.

Em João Pessoa, um homem de 39 anos, que já havia sido preso por violência contra a mulher, foi preso em flagrante por descumprir a medida protetiva.

A vítima procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para denunciar o caso. Durante o depoimento, o suspeito continuou enviando mensagens de texto, insistindo para que ela buscasse uma chave e pedindo que não acionasse a polícia.

No município de Patos, no Sertão da Paraíba, outro homem foi preso em flagrante suspeito de descumprir medidas protetivas e ameaçar a ex-companheira.

Segundo o relato da vítima, o investigado passou a persegui-la e chegou a jogar uma motocicleta contra ela, provocando uma queda e lesão no joelho esquerdo, além de ameaças verbais.

Como denunciar violência contra a mulher

Casos de violência doméstica, ameaças, descumprimento de medidas protetivas, tentativa de feminicídio e feminicídio podem ser denunciados pelos canais:

197 – Disque Denúncia da Polícia Civil

180 – Central de Atendimento à Mulher

190 – Polícia Militar (emergência)

Portal Paraíba.com.br

Hugo Motta reúne líderes partidários e define a pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Por meio das suas redes sociais, na noite de ontem (28), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), definiu na primeira reunião de líderes partidários de 2026, a pauta de votação da semana da Casa.

“Defini a pauta da próxima semana em reunião com o Colégio de Líderes. Votaremos a MP Gás do Povo e o PL que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano, além de outras matérias de consenso. Ainda iremos fazer a instalação e eleição das Comissões Permanentes”, disse Hugo em Stories nas suas redes sociais.

Hugo destacou ainda, ao destacar ainda que sobre o Acordo Mercosul-EU: “Assim que chegar à Casa, daremos celeridade. Já a PEC da Segurança Pública será debatida nas próximas semanas, com previsão de votação após o Carnaval. O trabalho continua”, comentou.

PB Agora