Início Site

Paraíba tem nove açudes completamente secos e 39 podem secar a qualquer momento

Enquanto algumas cidades da Paraíba tem registado grandes volumes de chuva nos últimos dias, algumas localidades amargam com a falta de chuvas. Atualmente, o estado tem 9 açudes completamente secos e 39 podem secar a qualquer momento.

A AESA-PB (Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba) monitora 136 reservatórios espalhados em todo o estado. Desse total, apenas 4 estão sangrando, ou seja, ultrapassaram o limite da sua capacidade de armazenamento. São eles: Olho D’água (Mari), Poções (Monteiro), Araçagi (Araçagi) e São José II (Monteiro).

Os açudes São Mamede (em São Mamede), Jeremias (em Desterro), Roçado (Conceição), Sabonete (Teixeira) Livramento – Russos (Gurjão), São José III (São José dos Cordeiros), Gurjão (Gurjão), Caraibeiras (Picuí) e Bastiana (Teixeira) estão totalmente secos.

Os açudes Lagoa do Meio (Taperoá), Riacho Fundo (Tenório), São Francisco II (Teixeira), Bichinho (Barra de São Miguel), São José IV (São José do Sabugi), Riacho das Moças (Teixeira), Ouro Velho (Ouro Velho), Tapera (Belém do Brejo do Cruz), São Paulo Prata), Riacho de Santo Antônio Riacho de Santo Antônio), Várzea (Várzea), Coronel Jueca (Cacimbas), Curimataú (Barra de Santa Rosa), Escondido (Belém do Brejo do Cruz), Farinha (Patos), Algodão (Algodão de Jandaíra), Taperoá II-Manoel Marcionilo (Taperoá) e Soledade (Soledade) estão com menos de 1% da sua capacidade ocupada.

Maiores açudes da Paraíba

Embora não tenham o risco iminente de secar, os 4 maiores açudes do estado não se encontram em uma situação confortável no momento.

O Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, comporta até 466.525.964m³, mas armazena apenas 180.633.033,50m³, que corresponde a 38,72%. Já Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras amarga os 17,47% do seu volume total de 293.617.376,00m³.

Clickpb

Inmet emite alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para mais de 60 cidades paraibanas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (18), dois alertas de chuvas intensas (um na cor amarela e outro na cor laranja) para 64 municípios do Sertão da Paraíba. Os avisos são válidos até as 10h da próxima sexta-feira (20) e indicam diferentes níveis de risco associados ao volume de chuva e à intensidade dos ventos na região.

O alerta amarelo, classificado como de perigo potencial, prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, com ventos que podem chegar a 60 km/h. Nesse nível, o risco de corte de energia elétrica e quedas de árvores é considerado baixo.

Já o alerta laranja, que representa situação de perigo, aponta possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos que podem atingir até 100 km/h, aumentando o risco de alagamentos, descargas elétricas, interrupções no fornecimento de energia e queda de árvores.

Municípios sob alerta amarelo

Aguiar
Aparecida
Belém do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito de Santa Fé
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Cachoeira dos Índios
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Carrapateira
Catolé do Rocha
Conceição
Condado
Coremas
Curral Velho
Diamante
Emas
Ibiara
Igaracy
Itaporanga
Jericó
Joca Claudino
Lagoa
Lastro
Manaíra
Marizópolis
Mato Grosso
Monte Horebe
Nazarezinho
Nova Olinda
Olho d’Água
Paulista
Pedra Branca
Piancó
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Pombal
Princesa Isabel
Riacho dos Cavalos
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Francisco
São João do Rio do Peixe
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Piranhas
São José de Princesa
São José do Brejo do Cruz
Serra Grande
Sousa
Triunfo
Uiraúna
Vieirópolis
Vista Serrana
Municípios sob alerta laranja
Aguiar
Aparecida
Belém do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito de Santa Fé
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Cachoeira dos Índios
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Carrapateira
Catolé do Rocha
Conceição
Condado
Coremas
Curral Velho
Diamante
Emas
Ibiara
Igaracy
Itaporanga
Jericó
Joca Claudino
Lagoa
Lastro
Manaíra
Marizópolis
Mato Grosso
Monte Horebe
Nazarezinho
Nova Olinda
Olho d’Água
Paulista
Pedra Branca
Piancó
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Pombal
Princesa Isabel
Riacho dos Cavalos
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Francisco
São João do Rio do Peixe
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Piranhas
São José de Princesa
São José do Brejo do Cruz
Serra Grande
Sousa
Triunfo
Uiraúna
Vieirópolis
Vista Serrana

Recomendações do Inmet

Alerta amarelo

Não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Alerta laranja

Não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas.

Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como medida preventiva.

Segundo o Inmet, moradores das áreas afetadas devem redobrar a atenção, principalmente durante rajadas de vento. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Portal Paraíba

Fábio Ramalho vê força na oposição e se coloca como opção de vice de Cícero

O deputado estadual Fábio Ramalho (PSD) confirmou ontem,terça-feira (17), que seu nome está à disposição para compor como vice na possível chapa encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), nas eleições de 2026 para o Governo da Paraíba. A declaração foi dada durante o encerramento do evento Crescer 2026, em Campina Grande.

Ao lado de Cícero, do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e do vereador Raoni Mendes, Ramalho destacou que deseja integrar o que classificou como “projeto das oposições”, defendendo mudanças em áreas como segurança pública, educação e abastecimento hídrico no estado.

Segundo o parlamentar, o cenário político atual demonstra fortalecimento do grupo oposicionista, com diferentes nomes colocados para a disputa majoritária. Ele lembrou que, em 2022, a definição da vaga de vice ocorreu apenas no dia da convenção partidária, e avaliou que, desta vez, há maior diversidade de opções.

“Hoje Cícero tem vários nomes postos. Isso mostra a força do projeto”, afirmou.

Entre os nomes cotados no campo da oposição estão Pedro Cunha Lima (PSD) e Romero Rodrigues. Sobre a possível adesão do ex-superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra (Avante), Ramalho disse aguardar um posicionamento público.

“Eu acredito que não só Jhony, mas muitos atores políticos estarão agregando a esse projeto”, declarou.

Agenda no interior

Antes do evento em Campina Grande, Cícero Lucena cumpriu agenda no Sertão e no Agreste durante o Carnaval. Em três dias, visitou cinco municípios, onde participou de festividades e se reuniu com lideranças locais.

A programação começou no domingo (15), em Coremas, no bloco RK Folia, ao lado do ex-prefeito Irani Alexandrino. Em seguida, esteve em Catolé do Rocha. Na segunda-feira (16), acompanhou eventos em Uiraúna e Cajazeiras, ao lado dos deputados federais Mersinho Lucena e Wellington Roberto. Já na terça-feira, visitou São João do Rio do Peixe, onde foi recepcionado pelo prefeito Luiz Claudino e lideranças regionais.

PB Agora

Frentes parlamentares evangélica e católica criticam desfile em homenagem a Lula

As frentes parlamentares evangélica e católica criticaram o desfile em homenagem ao presidente Lula (PT) pelas sátiras a famílias evangélicas e anunciaram o pedido de medidas judiciais contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro.

O incômodo ocorreu pela ala “neoconservadores em conserva”, que retratava famílias de grupos identificados com a direita (evangélicos e representantes do agronegócio), como famílias dentro de latas de conserva.

A Frente Parlamentar Evangélica divulgou nota de repúdio à “conduta desrespeitosa e afrontosa” da escola no Carnaval. “É inadmissível que o direito à manifestação cultural seja distorcido para promover escárnio contra a fé cristã e o deboche aberto aos valores conservadores que sustentam nossa sociedade”, diz o texto.

O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), presidente da frente, afirmou que acionará a PGR (Procuradoria-Geral da República) e o Poder Judiciário para responsabilização criminal e cível dos envolvidos. “O que vimos foi uma afronta, lamentavelmente financiada com dinheiro público, pelos nossos impostos”, afirma.

A escola de samba recebeu R$ 1 milhão da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), mesmo valor entregue pela estatal às demais escolas do grupo principal do Carnaval do Rio.

O presidente da Frente Parlamentar Católica, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), disse que exigirá providências e a atuação dos órgãos competentes para a devida apuração dos fatos e eventual responsabilização.

“A fé cristã integra a identidade histórica e social do Brasil e inspira valores que estruturam milhões de famílias brasileiras. Representações que possam ser interpretadas como desqualificação ou ridicularização dessas convicções não contribuem para o ambiente de respeito que a democracia exige”, afirmou em nota.

Portal Correio com R7

Polícia Militar reforça segurança e garante tranquilidade no Carnaval 2026 na área do 3º BPM

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Polícia Militar da Paraíba, por meio do 3º BPM, intensificou o emprego operacional da Operação Carnaval, com atuação direcionada aos eventos carnavalescos realizados nas áreas da 1ª, 3ª e 4ª Companhias, garantindo presença policial e acompanhamento contínuo das festividades.

A atuação abrangeu eventos promovidos nos municípios de Patos, Santa Luzia, Várzea, Quixaba, Areia de Baraúnas, Teixeira, São José do Bonfim e Cacimba de Areia, onde o policiamento foi distribuído a partir de planejamento prévio e análise dos contextos operacionais, permitindo o emprego estratégico do efetivo. Dentro da dinâmica operacional, foram empregados policiamento a pé e motorizado, atuação integrada das frações operacionais e apoio do policiamento especializado, fortalecendo as ações preventivas durante os eventos.

O comando do 3º BPM destacou que o desempenho operacional registrado durante o período evidencia o alinhamento entre planejamento, integração e comprometimento do efetivo, ressaltando que a presença ostensiva da Polícia Militar contribuiu para a manutenção de um ambiente seguro, compatível com os eventos, os quais transcorreram dentro da normalidade e sem registro de ocorrências relevantes, refletindo a eficiência do planejamento e a atuação coordenada do policiamento ao longo de toda a programação carnavalesca.

Ouça a avaliação do comandante do 3º BPM, tenente coronel Esaú:

Polícia Forte, Sociedade segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3°BPM

Polícia Militar prende indivíduo por descumprimento de Medida Cautelar durante o Bonfim Folia

Na noite do último sábado, dia 14 de fevereiro, a guarnição da 4ª Cia/3º BPM realizou a condução de um indivíduo monitorado por tornozeleira eletrônica durante as ações de segurança no evento carnavalesco do município de São José do Bonfim.

A ocorrência foi registrada após a equipe policial ser acionada para averiguar a presença de um indivíduo monitorado pelo Sistema Penitenciário do Paraná no local da festa. Durante a abordagem, foi constatado que o mesmo fazia uso de bebida alcoólica, não apresentou autorização judicial para permanência no evento e não soube informar as medidas cautelares às quais estaria submetido, circunstâncias que indicavam descumprimento das condições impostas pelo monitoramento eletrônico. A posteriori, conforme consulta ao sistema de dados, verificou-se que o indivíduo responde a processos pelos crimes de duplo homicídio e roubo de carga.

Diante da situação, o indivíduo foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patos, onde foi apresentado à autoridade policial competente para a adoção das providências cabíveis.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3° BPM

PRF prende homem por documento falso e apreende arma e cocaína com passageira de ônibus durante fiscalização na BR-230, em São Mamede

Patos (PB), 18/02/2026 – Nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2026, a Polícia Rodoviária Federal realizou duas prisões, durante fiscalizações no km 308 da BR-230, na sua Unidade Operacional localizada na zona rural do município de São Mamede, no estado da Paraíba.

Na tarde do dia 17, por volta das 17h50, os policiais rodoviários federais abordaram o veículo VW/Saveiro, de cor preta, ano 2021, que transitava com o farol baixo esquerdo queimado e utilizando lâmpadas de LED nas luzes de posição, em desacordo com a regulamentação de trânsito. Durante a fiscalização, foi realizada consulta aos sistemas de segurança, que indicou licenciamento vencido desde o ano de 2022. Ao ser questionado, o condutor, um homem de 54 anos, residente em Patos, apresentou um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao exercício de 2024.

Diante da divergência entre o sistema oficial e o documento apresentado, os policiais constataram que o documento correspondia, na verdade, a outro veículo, um Fiat/Uno Mille EP, de cor vermelha, registrado em nome de terceiro e emplacado em Afogados da Ingazeira. Diante dos indícios de falsificação documental, o condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Polícia Federal para os procedimentos legais cabíveis.

Já na madrugada do dia 18 de fevereiro de 2026, por volta das 02h00, durante fiscalização de rotina intensificada em razão da Operação Carnaval 2026, a PRF abordou um ônibus de transporte de passageiros, modelo MBENZ/MPOLO Paradiso, pertencente à empresa Expresso Guanabara, que realizava a linha Cajazeiras/PB x João Pessoa/PB, transportando 45 passageiros.

Durante a verificação dos documentos e bilhetes de passagem, uma passageira de 21 anos, residente em Cajazeiras, apresentou comportamento nervoso e informações contraditórias. Ao proceder com a fiscalização de sua bagagem de mão, os policiais localizaram um revólver calibre .38, da marca Forjas Taurus, e aproximadamente 46 gramas de substância análoga à cocaína. A jovem informou que a arma e o entorpecente eram de sua propriedade, porém não soube informar a origem dos materiais.

Diante dos fatos, foram constatados, em princípio, os crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e tráfico de drogas. A passageira foi encaminhada ilesa à Delegacia de Polícia Civil em Patos/PB, com o material apreendido, para os procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Rodoviária Federal destaca que atua diuturnamente nas rodovias federais, intensificando fiscalizações e ações operacionais com o objetivo de garantir a segurança viária e combater o crime, contribuindo para a preservação da ordem pública e a proteção da sociedade brasileira.

Comunicação Social da 3ª Delegacia PRF

Ministro paraibano Gustavo Feliciano celebra recorde de foliões e movimentação de R$ 18,6 bilhões no Carnaval 2026

O paraibano Gustavo Feliciano (União Brasil), Ministro do Turismo, comemorou os números históricos alcançados pelo Carnaval de 2026 em todo o Brasil. Segundo balanço divulgado pela pasta, a festa deste ano se consolidou como uma das maiores da história, batendo recordes tanto em público quanto em retorno financeiro, movimentando mais de R$ 18,6 bilhões.
O montante é 10% superior ao registrado no ano passado e representa o melhor resultado para o mês de fevereiro desde 2011. Para o ministro, os dados confirmam o turismo como um motor essencial para o desenvolvimento do país.

“Estamos celebrando um dos maiores e melhores carnavais da história, com expectativa recorde de foliões e de movimentação financeira, o que mostra o quanto o turismo contribui para o crescimento econômico e social do Brasil”, destacou o Gustavo.

As estimativas apontam que mais de 65 milhões de pessoas curtiram a folia nas ruas de norte a sul do Brasil, um salto de 22% em relação a 2025. No Nordeste, os polos de Recife e Olinda atraíram 7,6 milhões de foliões, injetando R$ 3,2 bilhões na economia regional. Já em Salvador, o público chegou a 8 milhões de pessoas, com movimentação de R$ 2 bilhões.

O Rio de Janeiro e São Paulo também impressionaram: a capital paulista liderou o público com 16,5 milhões de pessoas, enquanto o Rio registrou 98% de ocupação hoteleira, operando quase na capacidade máxima.

Além da valorização da identidade cultural brasileira, o ministro também celebrou a movimentação econômica no país durante os dias de folia.

“O Carnaval de 2026 se consolida não apenas como a maior festa popular do planeta, mas como um motor fundamental para o crescimento econômico do Brasil e, consequentemente, a inclusão social de milhares de brasileiros. A festa move toda uma cadeia produtiva, gerando emprego e renda em diversos setores, desde a hotelaria ao pequeno empreendedor de rua”, enfatizou Feliciano.

O impacto positivo foi sentido diretamente por quem trabalha na ponta, como donos de bares, restaurantes e hotéis. De acordo com o Ministério do Turismo, setores de alimentação fora do lar e agências de viagens registraram faturamentos inéditos.

Alexandre Sampaio, diretor de Turismo da CNC e presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), confirmou o impacto positivo das festas populares sobre a atividade produtiva.

“O Carnaval de 2026 foi um sucesso em todo o Brasil, com hotéis em todos os destinos turísticos lotados, inclusive em destinos de serra, e não somente de praia; restaurantes com alta demanda. Nesses destinos, registramos ocupações plenas e demanda elevada. Um sucesso que demonstra a intensa movimentação de brasileiros e consolida o país como um destino maduro”, avaliou.

Além da festa nas ruas, o turismo náutico também brilhou. Entre os dias 13 e 23 de fevereiro, 10 navios de cruzeiro percorreram a costa brasileira, permitindo que turistas nacionais e estrangeiros aproveitassem a folia a bordo e nas cidades de escala.

PB Agora com MTUR

Mulher é presa suspeita de matar homem a facadas, em Paulista

Uma mulher foi presa em flagrante suspeita de matar um homem a facadas, na tarde desta terça-feira (17), na cidade de Paulista, no Sertão da Paraíba. A prisão ocorreu logo após o crime, segundo a polícia.

De acordo com a Polícia Militar da Paraíba, a suspeita foi encontrada ainda com a faca usada no crime. A corporação informou que, possivelmente, ela mantinha um relacionamento com a vítima.

No momento da abordagem, a mulher confessou ter cometido o crime, sendo conduzida para a delegacia, onde foi apresentada ao delegado de plantão.

A suspeita permanece presa e está à disposição da Justiça.

A Polícia Civil da Paraíba informou que o caso seguirá sob investigação para esclarecer a motivação do homicídio e as circunstâncias da ocorrência.

Portal Paraíba.com.br

Mulher faz campanha para conseguir a reforma de sua casa na zona rural de Santa Terezinha

A santerezinhense Valesca Ferreira entrou em contato com a Redação do Portal Santa Teresinha para divulgar uma campanha que ela está pedindo a ajuda das pessoas para reformar uma residência na zona rural do município de Santa Terezinha (PB).

De acordo com Valesca, ela mora com a sua família na cidade não estão com condições financeiras de pagar o aluguel. Ela citou que o seu marido não pode trabalhar porque tem problemas cardíacos e também é hipertenso.

O seu pai cedeu uma casa para a família morar, mas precisa fazer uma reforma. Qualquer ajuda irá contribuir na parte de encanação da água, instalação elétrica, portas e outros reparos.

Ela gravou um vídeo em suas redes sociais divulgando o pedido de ajuda.

Valesca é casada com Leudo Ferreira, mãe de uma adolescente de 16 anos e de uma criança autista de quatro anos.

Ela disponibilizou O Pix do seu pai, o popular Galego Henrique, mas as pessoas também podem doar materiais de construção.

Pix: 83981683955 – Henrique Ferreira da Costa

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com