Início Site

Vaqueiros santerezinhenses são campeões da 1ª Pega de Boi no Mato do Grupo Edmilson Carneiro

Ocorreu no domingo (25), a 1ª Pega de Boi no Mato do Grupo Edmilson Carneiro, no sítio Serra da Onça, município de Patos (PB), com premiações do primeiro lugar ao décimo lugar. Foram R$ 2.550 em prêmios.

Mais uma vez os vaqueiros santerezinhenses foram destaques trazendo para Santa Terezinha grandes conquistas.

Os irmãos, Kiel Vaqueiro e Nito Vaqueiro, ganharam a competição. Davi Vaqueiro ficou na segunda colocação. Os vaqueiros João Vitor, Vitor e Davi da Goiabeira completaram o pódio na oitava colocação.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Família de João Batista Leite cria Vaquinha Solidária para conseguir fazer cirurgia nos olhos

A Família de João Batista Leite (69), conhecido popularmente por João Baixinho, morador do município de Santa Terezinha (PB), criaram uma Vaquinha Solidária para arrecadar recursos financeiros para uma cirurgia nos olhos porque ele está perdendo a visão.

O valor da cirurgia custa R$ 5.000 e será feita nos dois olhos. A família não tem condições financeiras de pagar procedimento cirúrgico.

Foi divulgada uma Chave Pix 047.538.214-55 – Josefa Miguel Leite.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Polícia Militar apreende arma de fogo durante abordagem em bar na cidade de Catolé do Rocha

A Polícia Militar, através da Força Tática do 12º Batalhão, apreendeu uma pistola calibre .380 e 120 munições intactas. A apreensão ocorreu neste domingo (25) durante abordagem de rotina a frequentadores de um bar no sítio Rancho do Povo em Catolé do Rocha.

O material apreendido, que estava dentro de um veículo, e o indivíduo de 31 anos, que informou ser CAC, foram levados à delegacia da Polícia Civil para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – 12º BPM

Violência não começa no feminicídio, alerta secretária das Mulheres da Paraíba

A Secretaria de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana fez um alerta sobre os casos de violência contra a mulher na Paraíba. O tema foi abordado pela secretária Lídia Moura, durante entrevista ao programa Tribuna Livre, da TV Arapuan, nesta segunda-feira (26).

Na entrevista, a secretária destacou que a violência doméstica costuma evoluir de forma gradual e que o feminicídio representa o estágio mais extremo da agressão, sendo precedido por episódios considerados “menores”, mas igualmente graves.

Violência começa antes do feminicídio

Ao comentar o caso envolvendo o cantor paraibano, João Lima, Lídia Moura ressaltou a importância de a vítima ter sobrevivido (saiba mais abaixo).

“Nós temos que agradecer ainda que Raphaeella está viva, pois a violência culmina no feminicídio”, afirmou.

Segundo a secretária, o feminicídio não ocorre de forma isolada. Ele é resultado de uma sequência de agressões. “A violência não começa no feminicídio. O feminicídio é o ápice. Começa como um tapa, um empurrão, o desrespeito”, explicou.

Medo e vergonha dificultam busca por ajuda

Lídia também chamou atenção para a dificuldade que muitas mulheres enfrentam para denunciar os casos de violência.

“Temos uma dificuldade grande, porque muitas mulheres só procuram ajuda quando a situação se agrava. Em muitos casos, a vítima sente vergonha e medo”, destacou.

A secretária reforçou que é fundamental que as mulheres busquem apoio aos primeiros sinais de violência, evitando que os casos evoluam para situações mais graves.

Caso do cantor João Lima

O cantor paraibano João Lima teve a prisão preventiva decretada pela Justiça da Paraíba após ser investigado por violência doméstica contra a esposa. A decisão ocorreu depois que vídeos divulgados nas redes sociais mostraram o artista agredindo a mulher. Segundo o processo, as agressões teriam incluído socos, apertos na mandíbula e amordaçamento, além de ameaças com uma faca.

A vítima registrou boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em João Pessoa e obteve medida protetiva, que impede João Lima de se aproximar da esposa e frequentar lugares por onde ela circula.

A esposa, a médica Raphaella Brilhante, confirmou publicamente as agressões e afirmou que está enfrentando uma “dor que atravessa o corpo e a alma”. A defesa do cantor divulgou nota afirmando que ele cumpriu medidas protetivas anteriores e que se apresentará voluntariamente às autoridades.

O caso segue sob investigação pela Polícia Civil.

Como denunciar violência contra a mulher
Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais:

190 – Polícia Militar (emergência)

197 – Polícia Civil

180 – Central de Atendimento à Mulher

Portal Paraíba

Após Nikolas, ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga fará peregrinação da Paraíba até Juazeiro do Norte

Marcelo Queiroga

Após a caminhada do deputado federal Nikolas Ferreira até Brasília em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga decidiu também fazer a sua própria peregrinação. Ele partirá da Paraíba até Juazeiro do Norte, no Ceará, segundo detalhou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (23/01).

Marcelo Queiroga, que é o atual presidente do PL na Paraíba, disse não ter “o intuito de estabelecer um paralelo com o deputado federal Nikolas Ferreira. O que nós vamos fazer é algo nosso e, se as pessoas quiserem aderir, elas são livres. Mas, se eu não tiver ninguém comigo, eu estarei sozinho nessa missão.”

O ex-ministro disse, ainda, que não está preocupado com o número de apoiadores que terá no ato.

“É algo intimista, uma volta ao meu passado e às minhas origens. Uma reflexão sobre o que fizemos como cidadão e homem público e o que poderemos fazer ainda pela Paraíba e pelo Brasil”, disse.

Percurso

Marcelo Queiroga partirá de Cajazeiras, terminando o trajeto em Juazeiro do Norte, na Colina do Horto, local onde os católicos devotos do Padre Cícero Romão se reúnem em devoção e fé.

“Quero partir de Cajazeiras e, de lá, eu vou até a cidade de Barro, no Ceará, seguindo para Missão Velha e, depois, eu vou para Juazeiro subir a Colina do Horto. Isso aí é um trajeto de aproximadamente 100km e o objetivo é fazer isso em quatro dias”, explicou ele.

Cardiologista, Marcelo Queiroga disse que “o coração aguenta.”

“O coração aguenta, eu não sei os pés”, brincou ele, ao responder o questionamento do apresentador Clilson Júnior sobre a disposição de encarar o percurso.

Marcelo Queiroga pretende fazer essa travessia na quaresma, tempo religioso da Igreja Católica focado na oração, reflexão e preparação para a Páscoa, que simboliza para os católicos a ressurreição de Jesus Cristo.

Clickpb

VÍDEO: sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José e Luan Estilizado

Um sanfoneiro mirim paraibano realizou o sonho de conhecer o cantor, compositor e músico Flávio José. Gabriel Sanfoneiro tem 7 anos e é natural de Sumé e conseguiu ver de perto seus ídolos.

Nos encontros com cada artista, Gabriel tocou em sua sanfona músicas interpretadas por Flávio José e por Luan Estlizado, como verificou o ClickPB. Os artistas ficaram encantados com o talento do menino.

“Uma noite inesquecível, realizando o meu sonho de tocar para os meus ídolos, os quais são inspirações pra mim. Obrigado meu Deus”, escreveu o menino, com ajuda da mãe, em seu perfil no Instagram monitorado por ela.

Gabriel Sanfoneiro também mostrou seu talento ao público em uma pequena roda que se formou ao seu redor e foi aplaudido.

Confira nos vídeos abaixo:

Clickpb

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta segunda-feira com mais de 12 mil bolsas na Paraíba

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 começam nesta segunda-feira (26). O processo permite que estudantes disputem bolsas de estudo em faculdades privadas de ensino superior em todo o Brasil. O prazo segue até 23h59 do dia 29 de janeiro. O cadastro deve ser feito no Portal Acesso Único, do Ministério da Educação, com login gov.br, CPF e senha.

Na Paraíba, são 12.859 bolsas de estudo, sendo 5.764 são integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 7.095 são parciais, com desconto de 50%. Ao todo, 133 cursos participam da edição no estado.

A seleção dos candidatos é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A participação é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao todo, as bolsas estão distribuídas entre cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, oferecidos por instituições privadas que participam do programa no estado.

Quem pode se inscrever no Prouni 2026

Segundo o edital, podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio e participaram do Enem 2024 ou 2025. É necessário ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.

Não é permitida a inscrição de candidatos que fizeram o Enem como treineiros, ou seja, antes de concluir o ensino médio. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, neste último caso exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia.

PB Agora

Quem é João Lima, cantor paraibano que teve prisão preventiva decretada por agressão à esposa

A Justiça da Paraíba decretou, nesse domingo (25), a prisão preventiva do cantor João Lima, investigado por violência doméstica contra a esposa, após a divulgação de vídeos que mostram agressões. O caso repercutiu nacionalmente no sábado (24). A Justiça também concedeu medida protetiva à vítima.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo plantão judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A decisão é assinada pelo juiz Bruno César Azevedo Isidro e tem como objetivo garantir a ordem pública.

Segundo a decisão judicial, as agressões teriam ocorrido no dia 18 de janeiro. Conforme os autos, o cantor teria agredido a vítima com socos, apertos na mandíbula e amordaçamento, para silenciar os gritos. Ainda de acordo com o processo, ele teria entregue uma faca à mulher, ordenando que ela se matasse.

Três dias depois, João Lima teria ido à casa da mãe da vítima e feito novas ameaças. Ele teria afirmado que acabaria com a vida da mulher caso não houvesse reconciliação e que mataria ambos se ela se envolvesse em outro relacionamento.

Além da prisão, a Justiça determinou medidas protetivas de urgência. O cantor está proibido de se aproximar da esposa, de frequentar a residência onde morava e de manter contato com ela ou com familiares.

A decisão estabelece distância mínima de 300 metros entre João Lima e a vítima. Ele também está impedido de frequentar locais como shoppings e academias, para preservar a integridade da mulher.

Quem é João Lima

João Lima é cantor e compositor paraibano e neto de Pinto do Acordeon, um dos principais nomes da música paraibana, que morreu em 2020. De família musical, o artista afirma ter composições gravadas por nomes como Wesley Safadão, Xand Avião e Gustavo Mioto.

No São João de 2025, João Lima se apresentou na abertura do São João de Patos, no Sertão da Paraíba. Ele também realizou shows em cidades como Araruna, Rio Tinto e Soledade.

João Lima é filho de Cicinho Lima, cantor e político paraibano que já ocupou cargos como deputado estadual e secretário executivo de Cultura do Estado.

Defesa

Em nota, a defesa informou que foi surpreendida com a decretação da prisão preventiva, alegando que João Lima cumpriu integralmente as medidas protetivas anteriormente estabelecidas.

Segundo os advogados, foi acordado com a autoridade policial que o cantor se apresentará voluntariamente nas próximas horas, reafirmando respeito à Justiça. A defesa declarou confiar no esclarecimento dos fatos e no direito à ampla defesa.

Nota:

“A defesa do cantor João Lima informa que, nesta data, fomos surpreendidos com a decretação de sua prisão preventiva, apesar do integral cumprimento das medidas protetivas anteriormente estabelecidas.

João Lima jamais desrespeitou as determinações judiciais e sempre se colocou à disposição para colaborar com a Justiça.

Já foi acordado formalmente com a autoridade policial que João Lima se apresentará voluntariamente nas próximas horas, reafirmando seu respeito à polícia e à justiça.

Confiamos que os fatos serão devidamente esclarecidos, e reiteramos nosso compromisso com a verdade e com o direito de defesa.

João Pessoa (PB), 25 de janeiro de 2026″.

Entenda o caso

A Polícia Civil da Paraíba investiga João Lima por violência doméstica, após vídeos divulgados nas redes sociais mostrarem agressões. A vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em João Pessoa.

A advogada da vítima, Dayane Carvalho, afirmou que as agressões começaram durante a lua de mel, em novembro de 2025. A defesa sustenta que, antes do casamento, não houve episódios de violência durante os dois anos de namoro.

Câmeras internas da residência do casal registraram algumas agressões. Em um dos episódios, o casal estava separado. A vítima havia retornado à casa dos pais e ainda não tinha relatado os fatos às autoridades.

Após a repercussão, a esposa de João Lima, a médica Raphaella Brilhante, publicou um texto nas redes sociais confirmando as agressões. Ela afirmou enfrentar “uma dor que atravessa o corpo, a alma e a história” e destacou que nenhuma mulher deveria precisar chegar a esse ponto para ser ouvida.

Como denunciar violência contra a mulher
Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais:

190 – Polícia Militar (emergência)

197 – Polícia Civil

180 – Central de Atendimento à Mulher

Fonte: Portal Paraíba

Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração, em Nova Olinda

Policiais Militares do 13º BPM, durante rondas na cidade de Novo Olinda, efetuaram a apreensão de uma motocicleta com sinais de adulteração. A abordagem ocorreu por volta das 23h deste domingo.

A guarnição estava à realizar rondas na cidade quando se depararam com um indivíduo conduzindo uma motocicleta Honda Titan 150 KS, de cor cinza, com escapamento do tipo cano turbal.

Ao perceber a presença da viatura, o condutor empreendeu fuga, sendo realizado acompanhamento tático. Após alguns instantes, o suspeito abandonou o veículo em uma estrada carroçável e fugiu a pé por um matagal próximo à cidade, tomando destino ignorado.

Durante a averiguação, foi constatado que a placa afixada na motocicleta, correspondia a outro veículo, uma Honda CG 150 KS, de cor vermelha, registrada na cidade de Sapê/PB.

Em continuidade à identificação veicular, verificou-se que o número do motor encontrava-se suprimido. Já a consulta do chassi revelou outra placa, registrada na cidade de Bauru/SP, evidenciando sinais de adulteração.

Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga/PB, onde será adotadas as providências cabíveis pela autoridade policial.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 13º BPM

Polícia Militar apreende duas motocicletas com sinais de adulteração, em Juru

Na tarde deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba, por meio das guarnições dos DPMs de Juru e Tavares, pertencentes ao 20º BPM, realizou a apreensão de dois veículos no município de Juru, durante ação de fiscalização.

Durante a ocorrência, foram apreendidas uma Honda CG Titan 160, ano/modelo 2025/2026, cor vermelha, e uma Honda POP 110i, ano/modelo 2017/2017, cor vermelha, ambas com indícios de adulteração nos sinais identificadores.

Os veículos e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Princesa Isabel para as providências legais cabíveis.

POLÍCIA FORTE, SOCIEDADE SEGURA.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – P/5 | 20º BPM