Início Site

Felipe de Pedro é Campeão da Categoria Aspirante da Vaquejada do Parque José Ezelino, em Santa Luzia

O vaqueiro santerezinhense Felipe de Pedro foi campeão da Categoria Aspirante da Vaquejada do Parque José Ezelino realizada nesse final de semana no município de Santa Luzia (PB).

Ele correu ao lado do Bate-Esteira, o santerezinhense Dallys Noberto. Eles estavam representando o Parque Argemiro Remígio (Santa Terezinha – PB) e a indústria Murielli (botas, chuteiras, bolas e calçados).

Assista o momento em que ele derruba o boi na fase decisiva da competição e também veja o seu pronunciamento após ser consagrado campeão:

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Padre Fabrício lança Diário Devocional nesta segunda-feira em João Pessoa

Evento na Capital ocorrerá na comunidade Filhos da Misericórdia a partir das 19h.

Reconhecido em todo o Nordeste por seu trabalho evangelizador, o Padre Fabrício Dias lança nesta segunda-feira, dia 22/04, em João Pessoa, o Diário Devocional “Uma palavra de fé para cada dia”.

A obra reúne mensagens de esperança e comentários bíblicos para reflexão no cotidiano, além de motivar a construção de propósitos espirituais no leitor. Antenado a liturgia da Igreja, o fiel terá uma grande oportunidade de aprofundar a vida de oracão e o pertencimento à comunidade religiosa.

O livro iniciará suas vendas a partir das 19h na comunidade Filhos da Misericórdia, localizada na rua Jovita Gomes Alves, 475, Bairro dos Ipês.

Assessoria

Homem morre em acidente de motocicleta, no Vale ao Piancó

Um corpo de um homem foi encontrado na estrada que liga a vila Cachoeirinha, zona rural, à cidade de Santana de Mangueira (PB) nesse domingo (21).

Segundo informações de populares, João Francisco dos Santos Filho, popularmente conhecido como “Nego do bar”, teria sido vítima de um acidente de moto.

A causa do acidente será investigada.

Diamante Online

Chuvas no município de Patos ultrapassam os 550 mm em 2024 e confirma previsão de Dr. Rodrigo Cézar

Uma estação chuvosa com chuvas mal distribuídas, mas suficientes para ultrapassar os 550 mm no município de Patos, conforme previu o estudioso do clima e consultor meteorológico do agronegócio Rodrigo Cézar.

Do dia 01 de janeiro a 20 de abril, Patos registrou de acordo com dados oficiais da Empaer fornecidos pelo técnico Marcone Palmeira, 581 mm de chuva, a previsão do estudioso Rodrigo Cézar, era de um índice pluviométrico esse ano superior a 550 mm na Morada do Sol, previsão confirmada.

As chuvas são muito mal distribuídas em 2024

Não faltaram chuvas para as lavouras e para as pastagens ressalta o pesquisador, no entanto, com as precipitações muito irregulares, pequenos açudes em algumas localidades dentro do município de Patos tiveram pouca recarga.

No setor sul do município, os pequenos reservatórios encheram, já no setor norte houve pouca recarga, inferiores a 20% acrescenta.

Tal fato culminando com essa considerável má distribuição espacial das chuvas dentro do próprio município, está associada à atividade do fenômeno climático e oceânico El Niño, ou seja, no setor sul do município a alta pressão em altitude associada ao fenômeno esteve menos intensa dentro dos 04 primeiros meses do ano, resultado, choveu bem de forma a beneficiar os pequenos açudes, já no setor norte do município, a alta pressão associada ao fenômeno esteve mais intensa, com isso a qualidade das precipitações não proporcionou enchimento dos pequenos reservatórios.

Conforme também previu o estudioso no início de fevereiro, em vários locais do semiárido paraibano choveria bem esse ano, em outros choveria em quantidade razoável e em outros locais choveria pouco, fato que está se confirmando em 2024.

Foto: Patos (arquivo da Folha Patoense)
Portal Ciência em Foco

Trabalho de remoção do corpo de motorista vítima de acidente na Serra do Teixeira durou cerca de 9 horas

No início da tarde deste domingo (21), uma ocorrência de acidente com vítima fatal na rodovia estadual PB-262, no trecho que compreende a Serra do Teixeira, envolvendo um caminhão, mobilizou esforços coletivos em uma ação complexa de resgate que durou aproximadamente nove horas. O sinistro aconteceu por volta das 14h, próximo ao “apertado da hora”, uma das curvas já conhecidas pelo alto número de acidentes.

Conforme o comandante do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), Major Galvão, o veículo, modelo Mercedes Benz ATRON 2324, de placa AYT-2449/Cascável-PR, carregado de baterias automotivas, estava vindo do estado de São Paulo com destino às cidades de Patos, Campina Grande e Natal-RN, onde realizaria a entrega das mercadorias.

Na descida da serra, o motorista, identificado apenas por Elias, perdeu o controle, capotou e caiu na ribanceira. Ele acabou ficando preso às ferragens e infelizmente foi a óbito de imediato. O SAMU ainda esteve no local, mas apenas constatou a morte.

Major Galvão detalhou que o veículo ficou virado e bastante danificado, o que atrapalhou o trabalho de retirada do corpo. Ele conta que o local onde o motorista estava era de difícil acesso e foi necessário o apoio de máquinas e tratores que chegaram apenas no início da noite. Somente após desvirar o caminhão, os bombeiros conseguiram alcançar a cabine para fazer o corte das ferragens e remoção do corpo, em um trabalho que durou até por volta das 23h.

“Nós tivemos bastante trabalho para acessar o local onde o motorista estava, precisando do apoio de máquinas e tratores que chegaram no início da noite apenas. A partir daí, foi feito o acesso ao caminhão e o mesmo foi desvirado, só então nós conseguimos fazer o corte da cabina para tirar o motorista das ferragens, em um trabalho que foi das 14h às 23h”, comentou Galvão.

Conforme informações apuradas pelo Patosonline.com, o motorista, Elias, residia na cidade de Agudos, no estado de São Paulo, e trabalhava para a empresa de baterias que fica sediada em Bauru-SP.

A carga ficou espalhada no acostamento da via e foi recolhida pela polícia, sendo levada até a Delegacia, para evitar possíveis saques.

Esse foi o terceiro acidente registrado praticamente no mesmo trecho em menos de 15 dias, infelizmente, o segundo com vítimas fatais. O fato reacende mais uma vez o debate acerca da urgência na construção de uma estrada alternativa à Serra do Teixeira.

Patos Online

Pai mata filho a facadas durante discussão no Litoral Sul da Paraíba

Um homem foi assassinado pelo próprio pai na noite desse domingo (21), omunidade do sítio Vieira, localizada no distrito de Mata Redonda, em Alhandra, Litoral Sul paraibano.

Fernando Borges de Souza, de 18 anos, foi morto a facadas durante uma briga com seu genitor, identificado apenas como ‘Pescador’.

Ferido, o rapaz buscou socorro no no posto da Polícia Rodoviária Federal, chegou a ser socorrido pelos policiais para o hospital da cidade, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu.

O suspeito do crime fugiu e ainda não foi preso. O caso é investigado pela Polícia Civil.

MaisPB

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.

“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os estados com as menores porcentagens da população vacinada são o Distrito Federal (13,78%), Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%).

Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Agência Brasil

Operação Tiradentes: Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração, em Brejo do Cruz

Neste sábado (20) policiais militares do 12º Batalhão apreenderam uma motocicleta Honda Titan vermelha com sinais de adulteração, no bairro Brejinho, na cidade de Brejo do Cruz.

A guarnição efetuava rondas preventivas quando se deparou com o veículo ostentando placa fora do padrão. Ao realizar uma abordagem e em seguida uma averiguação, os militares perceberam que os caracteres tanto do chassi quanto do motor estavam fora do padrão original.

Diante dos indícios de adulteração veicular, o condutor e a moto foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de São Bento para os procedimentos legais.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional⁣⁣⁣ – 12º BPM

Complexo Hídrico Coremas Mãe D’Água ultrapassa os 200 milhões de metros cúbicos de água no ano de 2024

O Complexo Hídrico Coremas Mãe D’Água, situado no município de Coremas (PB) ultrapassou neste ano os 200 milhões de metros cúbicos de água, fato que ocorreu neste domingo (21). Atualmente o reservatório alcançou no ano de 2024 o equivalente a 204.667.618 m³, aumentando 2m74cm em sua lamina de água. Nas últimas 24h aumentaram 9cm.

Faltam 5m44cm para transbordar. O volume atual é de 725.199.737 m³, ou seja, 56,25%.

Os dados são da Tabela da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). As informações foram divulgadas ao Portal Santa Teresinha por José Albertino, secretário municipal de Meio Ambiente.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Agricultores de São José do Bonfim são contemplados com Garantia Safra 2022/2023

Os agricultores do município de São José do Bonfim receberam essa última semana uma ótima notícia, o município está entre os municípios Paraibanos a receber o benefício do Garantia Safra, que visa ajudar os agricultores diantes a perca de suas produções.

No município foram contemplados com o benefício 86 agricultores(a) que receberam em média 1.200,00 reais em referência ao ano 2022/2023.

O Governo Federal publicou a portaria 139, de 16 de Abril de 2024, que autoriza o pagamento do beneficio do Garantia-Safra aos agricultores de 10 estados do país. Na Paraíba, 83 municípios foram contemplados com o pagamento.

O pagamento integral do benefício Garantia-Safra será realizado em parcela única, os pagamentos serão realizados a partir do mês de abril de 2024, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Ascom