O chefe da equipe cirúrgica do Hospital DFStar, em Brasília, Cláudio Birolini, informou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve permanecer em recuperação por um período de cinco a sete dias após a cirurgia de hérnia inguinal bilateral. Segundo o médico, a fisioterapia pode ser iniciada a partir desta sexta-feira (26). As declarações foram feitas nesta quinta-feira (25), após o procedimento realizado na unidade hospitalar.
Birolini afirmou que a cirurgia transcorreu conforme o esperado. “O achado intraoperatório foi exatamente o que nós prevíamos”, disse. Questionado sobre o início da fisioterapia, o cirurgião explicou que a equipe optou por aguardar até o dia seguinte ao procedimento.
O médico detalhou ainda que Bolsonaro apresentava uma hérnia de maior volume no lado direito e outra, em estágio inicial, no lado esquerdo, que também foi corrigida para evitar a evolução do quadro clínico. A cirurgia, que tratou ambos os lados, teve duração aproximada de três horas.
Durante a internação, a equipe médica avalia a possibilidade de repetir um exame de endoscopia para reavaliar condições como esofagite, gastrite e refluxo gastroesofágico.
Portal Paraíba com BAND.COM

