Botafogo marca dois nos acréscimos, bate Nacional e conquista classificação heroica

Foi com muito drama e emoção até o fim que Nacional de Patos e Botafogo-PB definiram quem seria um dos semifinalistas do Campeonato Paraibano Betino 2023. No domingo (12), com casa cheia no estádio José Cavalcanti, as equipes se enfrentaram pela última rodada da primeira fase do estadual e, com gols aos 52 e 55 minutos do segundo tempo, o Belo venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga no mata-mata da competição. O Naça está eliminado.

Um empate servia para o Canário do Sertão, e o técnico Flávio Araújo ainda assim seguiu mandando para campo um time com três atacantes, promovendo a entrada de Kel Baiano, recentemente contratado, entre os titulares. Já Tiago Batizoco, interinamente no comando botafoguense, mudou a dupla de zaga, escalando Grasson e Daciel, promoveu a estreia do goleiro Gustavo Silva, um dos destaques do jogo, e escalou de início o volante Willian Kaefer.

A primeira etapa foi toda nacionalina. Com exceção de uma cobrança de falta de Renatinho defendida por Mauro Iguatu, o time sertanejo comandou as ações e pelo menos em três oportunidades o atacante Charles, em jogadas individuais, acabou finalizando e o goleiro do Belo precisou fazer grandes defesas para evitar o gol, além de uma bola que foi chutada na trave direita.

Na segunda etapa, o Botafogo-PB mexeu, voltou mais ofensivo com as entradas dos atacantes Matheus Anderson e Wendson nas vagas de Marco Antônio e Tiago Reis.

O jogo foi mais equilibrado, mas todas as emoções foram reservadas para o fim. Quando a torcida do Nacional já gritada “eliminado” nas arquibancadas, aos 52 minutos, Renatinho aproveitou falha da defesa e tocou de pé esquerdo para vencer Mauro Iguatu.

Em desvantagem, o Canário foi para cima e, desorganizado, deu espaço para o Botafogo-PB que, pela direita, avançou com Lucas Mendes até a linha de fundo, de onde tocou para o meio onde Miller chutou firme para fazer o segundo e fechar o placar.

O Belo chegou aos 15 pontos e acabou a primeira fase na quarta posição. Na semifinal, o time pessoense vai encarar o Sousa em jogos de ida e volta. O primeiro, no Almeidão, ainda em data a ser definida. O Nacional de Patos, com 14 pontos, ficou na quinta colocação e vai voltar as atenções para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Voz da Torcida