Campanha do Brasil em 2023 é a terceira pior da Seleção em Copas do Mundo Femininas

Thais Magalhães/CBF

A seleção brasileira está eliminada da Copa do Mundo Feminina. A queda precoce veio com o empate em 0 a 0 com a Jamaica, nesta quarta-feira (2).

Esta é apenas a segunda eliminação da Seleção em fases de grupos na história dos Mundiais femininos. Isso só havia acontecido em 1991 e 1995, nas duas primeiras edições da competição.

Em 1991, o Brasil estreou com vitória diante do Japão, mas perdeu em seguida para Estados Unidos e Suécia, com gol de Pia Sundhage.

Quatro anos depois, a Seleção venceu a Suécia no primeiro jogo, mas caiu após perder para Japão e Alemanha. Novamente três pontos em três jogos.

Neste ano, a Seleção estreou novamente com vitória, como fez em todos os nove Mundiais até aqui. Mas o panorama mudou após a derrota para a França no segundo jogo. O time de Pia se viu obrigado a vencer a terceira partida, contra a Jamaica, para seguir na competição. Mas com uma exibição pouco inspirada, o Brasil não saiu do empate sem gols contra as caribenhas.

Vale destacar também que, desde 2007, quando foi vice-campeã, a seleção brasileira tem piorado de colocação a cada Mundial. Em 2011, queda nas quartas e quinto lugar. Quatro anos mais tarde, queda nas oitavas e nono lugar. Na Copa passada, nova queda nas oitavas e décimo lugar.

CNN Brasil