Enquanto os dados de casos ativos e os dados de mortes estão diminuindo ou se instabilizando no Brasil e no estado da Paraíba, no município de Santa Terezinha situado na Região Metropolitana de Patos, distante a 319 km da capital, a realidade é o inverso, em menos de oito dias, foram registrados um aumento de 55,6% nos casos ativos além de um óbito.
Em 21 de julho foi registrado mais um óbito por Covid-19 e no dia 23 de julho foram oficializados 18 casos ativos.
No Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (28), foi informado que 28 pessoas estão em tratamento domiciliar, ou seja, um aumento de 55,6% dos casos ativos nos últimos cinco dias. Ainda consta que foram notificados 1233 casos , destes, 994 casos estão descartados, 239 casos confirmados, 198 pessoas foram recuperadas e 13 óbitos.
Nas redes sociais tem gerado debates sobre o tema, com sugestões para tentar diminuir o avanço da doença na Princesinha das Espinharas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dados divulgados em 23 de julho, o município recebeu 3.075 doses de vacinas, sendo todas aplicadas na população. Foram aplicadas na primeira dose 2.116 vacinas e foram aplicadas na segunda dose 879 vacinas. Foram aplicadas 80 doses únicas.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o município está na Bandeira Laranja e tem a segunda maior taxa de letalidade do estado com 5,56%, abaixo de Cacimba de Areia com 7,27%.