Coordenador do projeto de Telemedicina visita o município de Santa Terezinha

Devido à pandemia do Coronavírus, vários serviços ficaram suspensos, apenas os serviços essenciais funcionavam. Um setor com as atividades paralisadas foram às consultas médicas de especialidades.

Pensando neste público que necessita destes atendimentos médicos, a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB iniciou o trabalho de Telemedicina com os profissionais do município de Campina Grande. Toda semana os usuários são atendidos em uma sala no Centro de Procedimentos Especializados, situado na Secretaria Municipal de Saúde. A sala possui uma plataforma tecnológica (uma tv, um fone de ouvido com microfone, um notebook e uma impressora). O paciente permanece na cadeira e o especialista fica do outro lado da tela, em seu consultório e a partir daí inicia a consulta médica. Após o procedimento, a receita é impressa e enviada para o Whatsapp do paciente ou do acompanhante.

O coordenador do projeto, o endocrinologista, Dr. Antônio Fernandes, esteve na noite dessa quarta-feira (5), visitando Santa Terezinha, e falou sobre os atendimentos por Telemedicina.  Ele enfatizou que o Município de Santa Terezinha é pioneiro no estado e abraçou o projeto piloto que está dando muitos resultados, ouça:

A prefeita Terezinha de Zé Afonso falou da importância deste projeto e citou que o Município é referencia não apenas com atendimentos médicos remotos, mas também na área de Educação com o programa Saber na Conexão, na rádio local, com aulas remotas e sendo pioneiro na região, ouça:

Os atendimentos médicos são nas áreas de: Endocrinologia, Dermatologia, Ortopedia, Neurologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia e Nutrição.

Os pacientes que necessitam destas consultas, devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro, em frente a Diretoria Municipal de Transportes, nos períodos da manhã ou da tarde e apresentar o Cartão do SUS, comprovante de residência e o RG.