Desembargadora Maria das Graças lança ‘História da Comarca de Patos’ em março no Fórum Miguel Sátiro

A história da Comarca de Patos, município conhecido como ‘Capital do Sertão’, é a 11ª edição da Coletânea ‘História das Comarcas Paraibanas’, e tem como autora a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba. O lançamento está marcado para o dia 19 de março, no prédio do Fórum Miguel Sátiro. A obra tem como coautores Damião de Lucena, Flávio Sátiro Fernandes e José Ozildo dos Santos. A coordenação do livro é do juiz Aluízio Bezerra Filho e a editoração de Martinho Sampaio.

‘História da Comarca de Patos’ enfatiza e traz elementos históricos ao expressar a cronologia do tempo da comarca, desde a sua criação, todos(as) juízes(as) que passaram pela unidade judicial e os(as) atuais, a parte da evolução jurisdicional e administrativa até os dias de hoje, com o avanço da tecnologia.

No prefácio, a autora revela a virtude e as vinculações com a comarca. A desembargadora destaca a alegria e comprometimento para colaborar no sentido de pesquisar e escrever sobre a sua história, ressaltando que, em 1955, aos cinco anos de idade, “recebi o sacramento do batismo na Catedral de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Patos, marcando uma afinidade que perdura ao tempo de minha existência”.

A passagem pela Comarca de Patos possibilitou à autora realizar alguns empreendimentos na sua estrutura administrativa e jurisdicional, que ganharam contornos de relevância por melhorar o atendimento e a vida daqueles que litigam e atuam no âmbito da Justiça, quais sejam: a instalação e inauguração do Juizado Especial de Pequenas Causas, conquista que ampliou e diversificou a prestação jurisdicional na Comarca, na gestão do então presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Evandro de Sousa Neves.

O juiz auxiliar da Presidência, Ely Jorge Trindade, disse que a comarca de Patos está de parabéns, assim como a sociedade patoense em geral. “A desembargadora Graça tem uma identificação de vida e de trabalho com a Comarca de Patos. Nesse livro ela consegue expressar de forma genuína os valores, as virtudes e a grandeza dessa Comarca para a qual ela contribuiu como juíza, desembargadora e como vice-presidente do Tribunal, oportunidade em que pode envidar os máximos esforços que vieram concretizar a elevação da comarca de Patos para terceira entrância”, afirmou.

A obra destaca, ainda, os operadores do Direito que contribuíram para o crescimento da comarca, com os serviços judiciários, os(as) juízes(as), promotores(as) de Justiça, defensores públicos, advogados(as) e serventuários(as), mencionadas nos períodos de suas atuações funcionais ao longo da existência da comarca.

Narra com precisão a comarca como um marco do Poder Judiciário em mais uma cidade sertaneja, de terceira entrância.

 

Ascom TJPB