Duas famílias concluem o Curso de Formação do Programa Família Acolhedora, em Santa Terezinha

Ocorreu na tarde dessa quarta-feira (20), a etapa final do Curso de Formação de Famílias Acolhedoras, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado na cidade de Santa Terezinha (PB). A parceria é da Prefeitura Municipal com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. O Família Acolhedora é um serviço de acolhimento familiar de crianças e de adolescentes afastados do convívio familiar por meio de Medida Protetiva, em residências de famílias devidamente cadastradas.

O curso foi dividido em três módulos e se inscreveram duas famílias. As famílias estão aptas a se cadastrarem no programa para acolherem as crianças ou adolescentes.

Adriana Perônico, psicopedagoga do Serviço de Acolhimento Familiar, comentou sobre o curso.

“Estamos aqui em Santa Terezinha finalizando mais um curso formação de famílias acolhedoras no terceiro módulo onde formamos e habilitamos famílias para receberem em seu lar crianças e adolescentes afastadas provisoriamente do seu lar. É muito importante isso para a comunidade para fortalecer o serviço da rede, tanto no socioassistencial, quanto intersetorial. É muito importante também para o município porque traz uma ampla visibilidade sobre o serviço de acolhimento familiar na região”, enfatizou.

O secretário adjunto de Administração, Joselito Macedo, relatou que recebeu o convite da assistente social do CRAS para fazer o curso e gostou bastante.

“A minha iniciativa foi através da assistente social do CRAS de conhecer o Programa Família Acolhedora. Hoje concluímos o curso com bastante êxito e gostamos bastante. Provavelmente estaremos ingressando como membros dessa família acolhedora”, disse.

Aline Sousa, coordenadora do CRAS, também comunicou sobre o curso para as famílias santerezinhenses.

“Eu fico muito feliz com a equipe do Governo do Estado vim finalizar mais uma etapa do curso de formação das famílias acolhedoras do município. É muito importante essa parceria com o governo estadual em realizar esse curso de formação em nosso município e ainda levantando a importância de ter mais famílias conhecendo e se cadastrando no Programa Família Acolhedora”, destacou.

Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora é um serviço de acolhimento familiar de crianças e de adolescentes afastados do convívio familiar por meio de Medida Protetiva, em residências de famílias devidamente cadastradas. Para fazer o cadastro a família deve procurar a sede do CRAS, situado na Rua José Estevão Carneiro, s/n, Centro, BR 361, saída para Patos, no período da manhã, das 8h às 12h. A idade mínima para se inscrever é de 21 anos; possuir residência em condições dignas; ter a concordância de todos os membros da família; ter instabilidade financeira; ter perfil para cuidar de crianças e adolescentes de acordo com as regras do serviço.

O serviço é voluntário. A Família Acolhedora receberá um salário mínimo por criança ou por adolescente acolhido para ser utilizado conforme as orientações da equipe técnica na execução do Plano Individual de Atendimento.

Ascom