Escola é reformada e entregue a comunidade no sítio Várzea Redonda

Foram reformadas este ano todas as escolas do campo do município de Santa Terezinha (PB). A reforma ocorreu com recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação e recursos próprios do Município.

Na manhã dessa quinta-feira (22), a Prefeitura inaugurou a reforma da EMEF Manoel Rodrigues de Amorim. Foi feito um novo piso, foi colocada cerâmica no corredor, o banheiro foi adaptado para as crianças, foram colocadas portas e janela, além da pintura interna e externa.

Além da reforma a escola foi contemplada com o mobiliário escolar que foi doado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura.

Foi construída também uma cisterna com capacidade de armazenar 52 mil litros de água, com um sistema de abastecimento até a cantina, contendo três filtros de barro e uma bomba elétrica. O programa Cisternas nas Escolas é financiado pelo Governo Federal, em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e prefeituras. Na região esta ação é executada pela Ação Social Diocesana de Patos.

O Secretário de Educação, Osvambergh Oliveira, falou do descaso que estavam às escolas do campo. Ele disse que não veio para brincar de ser secretário, veio para trabalhar sério e que boas novas virão.

“Conheci de perto a realidade das escolas do campo e comprovei o descaso, especialmente aqui nesta escola. Hoje é um dia de festa para todos. Nós da Secretaria de Educação não estamos aqui para brincar, estamos para trabalhar e proporcionar uma educação de qualidade para todos. Esse é o nosso dever,” enfatizou.

A gestora municipal, Terezinha de Zé Afonso, lamentou que outros gestores não deram o apoio necessário as escolas do campo. Ela falou que todos os anos esses recursos serão usados em reformas nas escolas.

“Eu só tenho a lamentar a atitude de alguns gestores que não tiveram o respeito com os alunos e com os funcionários, enfim, não tiveram o respeito com as comunidades rurais, deixando as escolas abandonadas. Estamos cumprindo com os nossos direitos, esse dever que muitos não fizeram. Quero dizer que todos esses recursos serão investidos todos os anos nas escolas, dando dignidade e melhorando a aprendizagem dos nossos queridos alunos”, destacou.

A professora Maria de Fátima Medeiros falou da importância da obra.

“As reformas eram feitas apenas com a pintura, mas uma reforma estrutural, nunca aconteceu. O piso era irregular, banheiros inadequados, entre outros problemas. Essa reforma foi muito importante para nós. Toda a comunidade ganha com isto, principalmente a comunidade escolar. É um sonho realizado”, disse.

Participaram da solenidade o porta-voz do Município, José Afonso Gayoso Filho; secretários municipais; vereadores; presidentes de associações; pais e responsáveis dos alunos e a comunidade escolar.

Uma criança leu uma mensagem de agradecimento pela conquista. Após a solenidade foi servido um café da manhã para as pessoas.