Esporte 69 anos: Terror do Sertão foi por duas vezes 3º lugar na primeira divisão

Além dos quatro títulos conquistados na segunda-divisão do Campeonato Paraibano, (2005, 2013, 2015 e 2018), o Esporte Clube de Patos obteve o terceiro lugar em duas edições do campeonato paraibano, sua melhor campanha na primeira divisão do futebol do estado.

A primeira delas foi em 1966, quando conquistou 18 pontos ganhos, perdendo apenas para Treze e campinense, que foram campeão e vice respectivamente naquele ano, terminando invicto no clássico contra o Nacional, seu principal rival, vencendo por 2 z 1 e empatando em 2 a 2, nos dois jogos disputados.

O outro ano que o terror do sertão chegou perto de levantar a taça foi em 1990, quando novamente foi terceiro lugar no estadual, perdendo apenas para Auto Esporte e Nacional de Patos, campeão e vice-campeão da temporada, mas superou grandes equipes como Botafogo, Treze e Campinense.

Naquele ano, o Nacional e se classificando para a fase final contra o seu arquirrival, Nacional de Patos, campeão do primeiro turno, Auto Esporte campeão do segundo turno e o Botafogo de João Pessoa, que foi o 3º colocado na classificação geral dos dois turnos.

O alvirubro patoense fez jogos bastante equilibrados contra os seus rivais, num campeonato que só foi decidido na última rodada do quadrangular final, inclusive na disputa caseira com o Nacional, o onde jogou quatro clássicos e empatou em três oportunidades (0x0; 0x0 e 1×1) e perdeu outra partida por 1×0 na fase final do certame.

TORNEIO INÍCIO

Além do 3º lugar em 1966 e 1990, a década reservaria para o Patinho a conquista do Torneio Início em 1993. A competição foi realizada na cidade de Cajazeiras e marcou a abertura oficial do Campeonato Paraibano daquele ano.

Por Genival Junior – Patosonline.com