Ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara será o novo presidente do Banco do Nordeste

Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco, será o novo presidente do Banco do Nordeste (BNB). Segundo a apuração do Portal ClickPB, o ex-gestor é bastante próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi indicado na cota pessoal do chefe do Executivo federal.

A nomeação do novo mandatário do BNB será publicada no Diário Oficial da União após o Senado aprovar as mudanças na Lei das Estatais. A informação é do jornal Valor Econômico, vinculado ao Grupo Globo.

Paulo Câmara chegou a ocupar um espaço na equipe de transição de Lula, na área de controle e integridade. Na última sexta-feira (27), o gestor deixou o PSB, após oito anos no partido.

A indicação, contudo, ainda depende de alteração da Lei das Estatais, que deve ser votada em fevereiro, na volta do Legislativo. Isso porque o gestor era dirigente do PSB até pouco tempo e precisaria cumprir um período de afastamento da função partidária.

Além de Paulo Câmara, também foram cotados para assumir a presidência do BNB: o assessor especial de Relações Institucionais do Estado do Ceará, Nelson Martins; o secretário de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Everton de Farias; diretor-presidente do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Stélio Gama; a diretora de Economia Popular e Solidária da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Silvana Parente; e a presidente do Inec, Zilana Ribeiro.

Atualmente, o BNB é presidido pelo pernambucano José Gomes da Costa. Funcionário de carreira da instituição financeira há 39 anos, Gomes da Costa era diretor Financeiro e de Crédito do BNB e chegou a assumir o cargo como interino no dia 17 de janeiro de 2022. Porém, a efetivação ocorreu apenas em agosto. Ele chegou para substituir Anderson Possa, que comandou o BNB por quatro meses, após Romildo Rolim ser demitido do cargo.

Clickpb