Fotos de uma freira participando de uma corrida de rua em João Pessoa têm viralizado nas redes sociais desde ontem (6). Como observou o ClickPB, as fotografias foram captadas durante a 2ª corrida da Imaculada Conceição, na praia de Manaíra, zona leste da capital paraibana, pelo fotógrafo esportivo Victor Lima(@sorriaesporte). Apenas na publicação original já são mais de 30 mil curtidas, em um dia.
“Nem só de tênis e medalhas vive uma corrida… tem fé correndo junto também! 🙏👟”, escreveu o fotógrafo esportivo no post viral. Segundo Victor, a freira encantou todos na corrida, que foi organizada pelo Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição. “Leveza, devoção e força no mesmo passo”, escreveu no Instagram o fotógrafo.
“Que massa, uma freira corredora”, reagiu uma internauta na publicação. “Não é porque ela é religiosa e tem sua vida doada à igreja que ela não pode cuidar de si; esporte não é apenas um hobby, é também cuidado com a saúde”, comentou um corredor no post.
Freira diz que sempre gostou de atividades físicas
A freira na imagem, segundo verificou o ClickPB, é a irmã Rosineide Andrade. Ela correu o percurso de cinco quilômetros, com largada e fim no Largo da Gameleira. Conforme dados da empresa de cronometragem da corrida, Rosineide alcançou a 14º colocação geral na corrida, ao percorrer os cinco quilômetros em 29 minutos e 46 segundos.
Em entrevista ao Portal ClickPB, a irmã detalhou que sempre gostou de atividades físicas e que está cursando licenciatura em Educação Física.
“Sempre gostei de atividades físicas. Estou concluindo a Licenciatura em Educação Física e compreendo que o cuidado com o corpo faz parte da nossa formação integral. Sou muito grata à minha comunidade e, de modo especial, à Madre, que nos motiva a cultivar hábitos saudáveis e a praticar exercícios regularmente”, disse.
Surpresa com a repercussão das fotos e importância da evangelização
A freira Rosineide explicou que não imaginava que as fotos teriam um grande alcance e comentou que de certa forma ajudaram a comunicar sobre as Irmãs Diocesanas.
“Certamente eu não imaginava tamanha repercussão. Mas fico feliz, porque de algum modo essa imagem ajudou a comunicar o nosso carisma de Irmãs Diocesanas: ser elo entre o coração do povo e o coração de Cristo. Ao passar pela orla, muitas pessoas recordam de Deus ao ver o hábito, e isso já é uma evangelização”, falou ao ClickPB.
Esporte como prática comum entre as irmãs
O ClickPB também entrevistou a madre Isis Stela, do Instituto das Irmãs Diocesanas do Divino Coração, do qual a irmã Rosineide Andrade faz parte. Segundo Isis, a prática de esportes por parte das freiras é comum e além de Rosineide outras irmãs também correram.
“Nós gostamos muito de esportes (…) as irmãs que estavam na corrida correm todos os dias aqui no bairro, em Oitizeiro”, explicou. Segundo a madre, a prática de esporte faz parte da formação humana.
“Cuidar do nosso corpo que é também um instrumento de nossa missão. É no nosso corpo que a vontade de Deus se realiza. Para ser um ser integrado precisamos cuidar de todas as dimensões do nosso ser”, disse ao ClickPB.
Sobre o instituto
Localizado no bairro de Oitizeiro, zona oeste da cidade, o instituto religioso existe há 12 anos. Ele é formado por 14 irmãs, algumas em processo de formação e outras já são consagradas. Clique aqui para saber mais.
Clickpb

