Há mais paraibanos no Bolsa Família do que com carteira assinada

De acordo com dados do Governo Federal, o total de beneficiários do Bolsa Família na Paraíba chega a 710 mil. O número é bem superior ao de trabalhadores com carteira assinada no estado, que é de 449 mil.

Mas, conforme informações apuradas pela 98 FM, rádio da Rede Correio Sat, pelo menos 42 mil desses beneficiários, que tinham irregularidades no registro do programa, tiveram os benefícios suspensos após a revisão de dados feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Em todo o Brasil, segundo o portal R7, parceiro nacional do Portal Correio, a suspensão dos pagamentos atinge 1,2 milhão de pessoas que se cadastraram no Bolsa Família no segundo semestre de 2022, informando que moravam sozinhas. O MDS começou a informar estas pessoas sobre o bloqueio através de mensagens SMS desde esta quarta-feira (12).

Quem teve o benefício bloqueado tem um prazo de até 60 dias para procurar um posto de atendimento em seu município para atualizar os dados do Cadastro Único. O beneficiário deve comprovar que preenche os requisitos do programa e comprovar que mora sozinho – as parcelas que não foram creditadas durante o bloqueio serão creditadas de forma retroativa.

Para aqueles que estão com o cadastro em ordem, o pagamento do benefício começa ser feito nesta sexta-feira (14). Veja o calendário dos pagamentos de abril:

NIS com final 1: pagamento no dia 14 de abril;
NIS com final 2: pagamento no dia 17 de abril;
NIS com final 3: pagamento no dia 18 de abril;
NIS com final 4: pagamento no dia 19 de abril;
NIS com final 5: pagamento no dia 20 de abril;
NIS com final 6: pagamento no dia 24 de abril;
NIS com final 7: pagamento no dia 25 de abril;
NIS com final 8: pagamento no dia 26 de abril;
NIS com final 9: pagamento no dia 27 de abril;
NIS com final 0: pagamento no dia 28 de abril.

Portal Correio com R7