Hugo Motta diz que anistia a presos do 8 de Janeiro será analisada ‘no momento certo’

Deputado Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse, nesta segunda-feira (1°), que o projeto de lei que anistia os presos pelos atos extremistas do 8 de janeiro será votado “no momento certo”.

A declaração ocorreu durante a 14° edição do Fórum Nordeste, em Recife (PE).

“Vamos continuar discutindo. Respeitamos os partidos e as pautas que os partidos trazem e com muita serenidade procuramos decidir a favor de pautas que possam dialogar com o momento, mas acima de tudo com a necessidade do país. Vamos continuar tratando a pauta com o respeito devido e, no momento, certo vamos deliberar sobre esse assunto”, afirmou Motta.

Na ocasião, o presidente da Câmara também comentava sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com o foro privilegiado a políticos.

As duas pautas são pleitos da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados.

No início de agosto, o grupo chegou a ocupar os plenários da Câmara e do Senado em protesto pedindo a pauta das duas propostas.

Eles desocuparam os locais sob promessa de lideranças partidárias de que as duas matérias seriam analisadas pela Câmara, o que não aconteceu até o momento.

No caso da anistia, os entraves estão relacionados ao texto. Enquanto a oposição quer uma anistia ampla e irrestrita, líderes do centrão temem que o relatório beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF por tentativa de golpe.

Parada em uma comissão especial que ainda não foi instalada desde o fim de 2024, o texto ainda não tem um relator.

Portal Correio com R7