O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, reagiu às medidas unilaterais confirma pelo presidente americano, Donald Trump, que incluem uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e sanções políticas ao ministro do STF Alexandre de Moraes. Em declaração oficial, Motta criticou qualquer tentativa de interferência externa nas instituições brasileiras e reafirmou o compromisso da Câmara com a defesa da soberania nacional.
“A democracia brasileira é sustentada por três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — que devem atuar com independência e harmonia, como estabelece a Constituição”, afirmou o presidente da Casa.
Hugo Motta também sublinhou que o Brasil não pode aceitar sanções direcionadas a integrantes dos Poderes da República, sejam eles do Legislativo, do Executivo ou do Judiciário.
“Como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores.”
Por fim, Hugo Motta reforçou o papel do Legislativo como mediador e garantidor da estabilidade nacional. “Reafirmo que a Câmara dos Deputados será sempre espaço de diálogo e equilíbrio na defesa da institucionalidade e do Brasil, sobretudo em tempos desafiadores.”
Wscom