Idosa faz 106 anos e recebe o carinho da família e dos amigos em São José de Espinharas

No dia 17 de abril de 1917, no Sítio Lajes, município de Jardim do Seridó-RN, nascia dona Maria Carolina de Santana. Ainda lúcida, conta histórias vividas por ela ao longo dos seus 106 comemorados nessa segunda-feira, dia 17, recebendo amor da família e amigos.

Há mais de 40 anos residente no Sítio Maria Paz, em São José de Espinharas, vinda de Patos onde parte da família reside, a agricultora constituiu uma família de seis filhos (dois já falecidos), 59 netos, 53 bisnetos e 15 trisanetos.

Familiares contam que apesar da idade avançada, dona Maria Carolina ainda reconhece, mesmo que parcialmente, às pessoas, faz contas com dinheiro, e não apresenta problemas de saúde característicos da idade – coração, diabetes, hipertensão. Apenas escoliose acentuada que a deixou numa cadeira de rodas. Está sempre atenra ao que se passa ao seu redor.

Dona Maria Carolina é avó de Nêgo Deda (como é mais conhecido), que trabalhou na Prefeitura de Patos, por vários anos.

A expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Muito além das estatísticas, dona Maria já superou essa marca há 31 anos.

Folha Patoense