Jornalista faz o registro fotográfico da ‘Super Lua’ no Sertão da Paraíba

Os céus do planeta Terra registraram um verdadeiro espetáculo nessa sexta-feira (27). Trata-se do eclipse lunar mais longo do século 21, conhecido popularmente como ‘Lua de Sangue’. Há três anos que os brasileiros não acompanhavam este momento bastante magnifico.

Em várias partes do mundo as pessoas e alguns veículos de comunicações fizeram registros desta etapa encantadora. No Brasil o fenômeno astronômico iniciou às 16h30 (horário de Brasília) com o seu término previsto às 18h13.

O jornalista Josley Oliveira fez o registro da ‘Lua de Sangue’, na cidade de Santa Terezinha, região metropolitana de Patos, a 320 km de João Pessoa (PB). De acordo com o profissional de imprensa, o registro fotográfico foi feito às 18h05.

“Eu sou admirador da natureza, sou um admirador de belas paisagens, um amante da lua. Acho tudo isso fascinante, sempre que posso faço registros e publico nas minhas redes sociais. Soube desse fenômeno que iria ocorrer hoje e fiquei aguardando com a máquina na mão. Era por volta das 18h05 quando fiz o primeiro registro sem sucesso, porque a lua ficou totalmente escura.após alguns minutos ela começou a surgir novamente e comecei a fazer os clicks”, disse.

Lua de Sangue

 O raro fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e a Lua estão muito alinhados e a Tarra se move diretamente entre o Sol e a Lua, fazendo o bloqueio da luz solar, formando o eclipse devido à entrada do satélite na sombra criada pelo planeta Terra.

Quando acontece o eclipse total a Lua ganha um tom avermelhado ou alaranjado denominado Lua de Sangue.