Dennes Informatica
Início Destaques Maranhão sugere redução de tributos como solução para impasse no país

Maranhão sugere redução de tributos como solução para impasse no país

Diante da greve dos caminhoneiros que j[á se estende por 10 dias e causou desabastecimento em todo o Brasil, o senador José Maranhão (MDB) obrou na Tribuna do Senado, a redução da carga tributária sobre os combustíveis. Para o senador, essa é a solução para conter a alta dos combustíveis.

“Do preço que se paga pela gasolina e o diesel no posto de gasolina, para abastecer o carro, o ônibus, o caminhão, nada menos do que 45% são impostos. São 16% de CIDE, PIS/PASEP e COFINS, mais 29% de ICMS. Talvez esteja exatamente aí a saída mais imediata para aliviar o bolso do consumidor”, ressaltou.

Segundo Maranhão, tocar no assunto desoneração, em qualquer caso, atrai a simpatia e a antipatia inversamente proporcionais dos consumidores, por um lado, e do Governo, por outro. Se os primeiros ficam felizes, o segundo já pensa nas consequências das perdas de receita.

“Mas, diante desta crise grave, não vislumbro outra alternativa. Parece-me que rever impostos, em especial a generosa fatia do ICMS, é a única ferramenta caseira, o instrumento interno de que podemos lançar mão para atenuar o problema sem mais tardanças”.

O senador lembrou que a constante alta dos preços dos combustíveis tem um potencial devastador para a atividade econômica em geral, com consequências tão imprevisíveis quanto danosas para a sociedade. Além disso, afirmou, pode alimentar a inflação, que pressiona o poder de compra dos trabalhadores e gera instabilidade para toda a cadeia produtiva nacional.

Para Maranhão, essa crise causada pela greve dos caminhoneiros, não é política, mas sim econômica com repercussões no setor social.

“Eu não acredito que tenha desdobramento político. A crise no abastecimento está caminhando na direção da normalidade, da regularização das coisas. Agora, não podemos esperar que isso aconteça num passe de mágica”, opinou.

PBAgora