Na rádio: Coordenadora explica sobre o trabalho desenvolvido pelo SAMU a população

Os jornalistas Josley Oliveira e Jordan Bezerra, entrevistaram nessa terça-feira (19), a coordenadora do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santa Terezinha (PB), a enfermeira Rozilandia Lucena.

Inicialmente a profissional de saúde falou da história de criação do órgão no país. Ela explicou como é o funcionamento do SAMU, citou que o órgão pode ser acionado através do número 192 em situações como mal súbito ou acidente. No primeiro contato o solicitante deve manter a calma e seguir as orientações do médico.

A coordenadora explicou que uma equipe só pode sair da base após a liberação da Central que fica situada no município de Patos. Comunicou que as pessoas não devem procurar a base do SAMU, devem ligar para o número 192 e seguir as orientações. Quando o médico identifica a emergência ele encaminha a vítima para um Posto de Saúde da Família (PSF) ou desloca uma ambulância (USB) para a ocorrência. Ela destacou que o solicitante deve informar o endereço ou um ponto de referencia para a agilidade dos trabalhos.

A enfermeira destacou em quais casos as pessoas podem ligar para o 192: dor de aparecimento súbito; situação de intoxicação ou envenenamento; queimaduras; trabalho de parto; quedas; crises convulsivas; transtorno psiquiátrico; traumas de tórax, abdômen, crânio e fraturas; perda de consciência; sangramentos; problemas cardiorrespiratórios; afogamentos; choque elétricos; acidentes de trânsito; acidentes domésticos.

Durante a entrevista falou da parceria do órgão com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militares. Rozilandia pediu para que as pessoas não passem trotes porque dificulta o atendimento para as vítimas que necessitam desse beneficio de saúde.

Os profissionais do órgão em Santa Terezinha passaram por uma capacitação nas cidades de Patos e Campina Grande. Foram adquiridos camas, autoclave, seladora, oxímetro de pulso e a ambulância passou por uma revisão geral.

O repasse financeiro aumentou, segundo a coordenadora. Antes o repasse mensal era R$ 13.125,00 e atualmente está vindo para a base local R$ 21.919,00.

As informações repercutiram no Jornal Conexão FM, transmitido pela Rádio Conexão FM (104,9).

Josley Oliveira