POLÍCIA CIVIL. DELEGACIA DE HOMICÍDIOS E ENTORPECENTES DE PATOS (DHE) – 15° DSPC – 3ª SRPC– PRISÃO EM DECORRÊNCIA DE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA (OPERAÇÃO CACIMBA NOVA 2)
A Polícia Civil do Estado da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE) com o apoio da Delegacia de Roubos e Furtos de Patos, deflagrou a segunda fase da Operação Cacimba Nova.
A primeira fase que foi deflagrada em março de 2025 já tinha levado à prisão de 7 pessoas, porém houve relaxamento das prisões por questões processuais.
A Polícia Civil do Estado da Paraíba continuou as investigações e angariou mais provas comprovando a estrutura criminosa voltada para o cultivo em larga escala de maconha e na data de hoje prendeu 5 integrantes da organização.
O roçado de maconha foi destruído pela Polícia Civil em outubro de 2024, na referida data foram apreendidos diversos insumos agrícolas utilizado na plantação da droga.
As investigações comprovaram que foram despendidos cerca de, no mínimo, R$ 800.00,00 para compra da fazenda, insumos agrícolas, mão-de-obra, melhorias na infraestrutura da propriedade, construção de sistema de irrigação.
Nessa segunda fase da operação foi novamente preso o ex-prefeito do município de Vista Serrana/PB, S.G.N, denunciado pelo Ministério Público da Paraíba como sendo o chefe da organização criminosa.
Além do ex-prefeito, foram denunciadas outras 6 pessoas responsáveis por também integrarem a organização, participando da logística, cultivo e financiamento da atividade criminosa.
Foi ainda apreendido um veículo do tipo pick up empregado também na logística criminosa.
Por fim, o inquérito foi relatado pela Polícia Civil, tendo o Ministério Público do Estado da Paraíba aquiescido com as investigações, procedendo à denúncia contra 7 membros da organização criminosa.
Polícia Civil do Estado da Paraíba – Investigar e Proteger
Fonte: DHE – Patos