Padre Erivaldo, Pastoral Carcerária, Professores da Escola Arlindo Bento de Morais, Representantes do Poder Legislativo, Executivo, autoridades das Polícias Militar, Penal, Reeducandos do Ensino Prisional e outros civis, estiveram presentes no Auditório do Fórum, na tarde do dia 25 de Abril de 2023, para comemorar os 10 anos da implantação do Ensino na Unidade Prisional em Santa Luzia/ PB.
As aulas, são ministradas, pelos os professores da Escola Arlindo Bento de Morais.
No decorrer da solenidade, a Diretora da referida Escola, Sra. Sônia Machado, fez uso da palavra; e em vários pontos, ressaltou a importância das aulas para os reeducandos, enfatizando a importância da educação na vida de todos os homens e mulheres.
A Diretora da Escola, agradeceu a Coordenadora Maria Auxiliadora Cartaxo, pelo o seu trabalho diário, que só fortalece o compromisso de fazer uma educação cada vez melhor.
A Professora Genilúcia, Gerente da Sexta Regional de Ensino, disse que estava muito feliz em participar desse momento, tão importante, pois, conforme disse, a educação liberta das prisões humanas.
Em sua fala, parabenizou o Diretor Welson Pereira, pelo seu empenho e dedicação, por motivar que o ensino prisional aconteça como algo muito frutífero.
Outros representantes, fazendo uso da palavra,destacou que a educação é uma porta aberta para abraçar possibilidades de trabalhos, em variados seguimentos e profissões.
O Padre Erivaldo Alves Ferreira, Pároco da nossa cidade,reiterou a importância do processo da ressocialização dos reeducandos, promovido pela educação dentro da Unidade Prisional.
Reafirmou em sua fala, o compromisso da igreja em levar apoio espiritual para todos que se encontram privados de liberdade.
Ressaltou que frequentemente, (a cada 15 dias) a Pastoral Carcerária e o Padre, visitam o Presídio, para levarem palavras de perdão, esperança, paz, amor, misericórdia e caridade.
Padre Erivaldo, concluiu dizendo, que a misericórdia de Deus é infinita e que todos podem recomeçar e reconstruir suas vidas, quanda aceita Jesus Cristo, como o seu Senhor e Salvador. Por que somente Ele, salva, cura e liberta.
O cerimonial foi conduzido pelo o Professor Lenivaldo e a Professora Gilcleide Lemos, que durante 9 anos deu aula dentro do presídio, sendo a primeira mulher a adentrar no interior de uma Cadeia, para dá aulas para os reeducandos.
Gilcleide, demonstrou com veemência, o seu amor pelo o ensino em prisões.
Em nome da Escola Arlindo Bento de Morais, Gilcleide agradeceu a dedicação dos demais colegas professores na execução desse trabalho digno , nobre e valoroso.
A solenidade foi finalizada com um lanche, que na oportunidade, celebrou com os reeducandos e demais pessoas, a Páscoa do ano de 2023.