Padre Luciano faz apelo à AESA para fechar comporta do Açude Capoeira

O padre Luciano Dias de Morais, vigário da paróquia de Santa Terezinha-PB, esteve no último domingo (31), no manancial Capoeira, onde realizou uma Missa por chuvas e em gratidão pelas águas do açude. Logo em seguida ele foi averiguar uma denúncia de moradores de que as comportas do manancial estavam abertas sem necessidade a mais de 130 dias.

O padre fez uma apelo à Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraiba (AESA) pata que feche a comporta, pois o manancial está baixando dois ecntímnetros por dia, e também não se sabe ao certo como será o invernoe ste ano.

Ele pediu a sensibilidade da AESA para atender ao pedido dos ribeirinhos, que concordam que a comporta seja aberta apenas por dois dias consecutivos durante um mês, e no mês seguinda abrir dois dias, o que é suficiente para a manutenção dos pastos, dos serviços domésticos e para o consumo pelos animais.

“Quando cheguei aqui me deparei com esse problema sério dessa turbina que está aberta aí desde setembro. A lâmina de água baixa dois centímetros todos os dias. Precisamos urgentemente de uma tomada de providências. Por favor, autoridades, onde estão vocês para tomar uma providência? A natureza tem seu ciclo. Não devemos fazer pouco caso desse abuso. Até chegar na barragem de Açu estamos com essa vazão de água aqui da Capoeira. Ela é preciosa. Abastece várias cidades, então faço um apelo: Aesa, por favor, venha ver isso, nos tire dessa dificuldade, pois não sabemos o que vai acontecer”, declarou o vigário.

Blog do Jordan Bezerra