Pinto do Acordeon é homenageado em Rádio durante programa de aulas remotas, em Santa Terezinha

Imagem: Josley Oliveira

O cantor Pinto do Acordeon foi homenageado nessa terça-feira (28), na Rádio Conexão (104,9 FM), em Santa Terezinha (PB), durante o programa Saber na Conexão.

A homenagem foi iniciativa das professoras das escolas do campo: EMEF Polonordeste Tamanduá, na Fazenda Tamanduá; EMEF Vereador Francisco Barbosa, no sítio Maracujá; EMEF Manoel Rodrigues, no sítio Várzea Redonda.

O programa é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha, com o apoio da Prefeitura Municipal que foi criado devido à suspensão das aulas por causa da Pandemia da Covid-19.

Aluciania Costa, coordenadora das Escolas do Campo, explicou como foi desenvolvido o trabalho.

“Surgiu a ideia da gente homenagear Pinto do Acordeon e nós trabalhamos com sequencias didáticas e a nossa preocupação é incentivar os alunos a leitura, porque através da leitura eles podem abrir os caminhos deles para qualquer disciplina. As escolas do campo estão trabalhando voltadas para os gêneros textuais e como iríamos contar a história do artista, então, iniciamos com a Biografia. Nós falamos da sua história de vida e de algumas de suas obras e dentro da música foram abordadas as matérias de Português como a questão gramatical dos verbos, dos pronomes, variação linguística que é própria da nossa região e Artes destacando a Cultura Nordestina. O nosso objetivo maior é que os nossos alunos aprendam a gostar de ler e aprendam aquilo que é próprio da cultura deles. A nossa preocupação não é só mundialmente ou nacionalmente, mas eles conhecerem a nossa região e valorizar as coisas que nós temos, desde os nossos artistas até os nossos professores que estão se empenhando bastante para que o projeto aconteça da maneira que planejamos. Tivemos o privilegio de falar de Pinto do Acordeon que é um marco na nossa cultura”, explicou.

A professora Ana Valéria, da EMEF Polonordeste Tamanduá, comentou que foi selecionada uma canção do compositor com a identidade cultural explorando o regionalismo.

“Nós exploramos a Língua Portuguesa que geralmente tem sido o nosso foco nas nossas aulas. Selecionamos a canção Por Amor ao Forró, explorando o regionalismo, pois a canção retrata a identidade cultural do nordestino e buscamos algumas expressões da música como casa de taipa, tronco de juá, caçuá e pé-de-serra. Falamos sobre isto e como faz parte do dia a dia no campo. Somos muito felizes em termos escolhido esta temática porque ele faz parte da história da nossa cidade, pelo casamento com dona Madalena, pela proximidade com muitos santerezinhenses, se apresentou várias vezes em eventos no município e seria um tema muito interessante para uma aula”, destacou.

Além das explicações das professoras, os artistas Amanda Gomez, Mateia do Forró, Rubens (ex-vocalista do Trio Tamanduá) e Helton Bonzão (cedeu à canção que interpretou de autoria de Reginaldo Rodrigues, que fala sobre a despedida da lenda do forró), enviaram áudios homenageando e contando histórias que vivenciaram ao lado do cantor e compositor.

Pinto do Acordeon

Francisco Ferreira de Lima (72), conhecido artisticamente por Pinto do Acordeon, morreu no dia 21 de julho de 2020, vítima de um câncer. Ele estava internado em um hospital no estado de São Paulo.  O seu corpo foi sepultado no inicio da noite de 22 de julho na cidade de Patos.

Natural de Conceição (PB), no Vale do Piancó, o artista adotou Patos e João Pessoa como morada.

Gravou muitas canções, entre elas, Paixão de Beata (Neném Mulher), Matuto Teimoso, Engenho Velho, Terreiro de Macumba, Vassoura Nova, De Língua, Pé de Lã, Tô Chegando Meu Bem e Por Amor ao Forró. A canção Neném Mulher foi tema da novela Tieta do Agreste, da TV Globo.

Saber na Conexão

É um programa que traz atividades pedagógicas que permite aproximação às famílias, aos professores e todos os profissionais de educação neste momento de Pandemia da Covid-19, levando informação e aulas através das ondas do rádio, canal do Youtube (Santa Teresinha faz Educação), grupos de aplicativos e atividades impressas, planejadas com a Equipe Pedagógica Municipal com o apoio do Conselho Municipal de Educação e outros órgãos competentes.