A Polícia Federal deflagrou uma operação que visa combater a remoção e a comercialização ilegal de minérios na cidade de Cubati, na Paraíba, na manhã desta quarta-feira (18).
Com apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, a ação está cumprindo 14 mandatos de busca e apreensão. Todos eles foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande.
Uma operação iniciada após uma investigação da delegacia de Campina Grande, que inclui a extração ilegal de minério de bentonita no município de Cubati, com vendas para empresas beneficiadoras na própria cidade e também em Soledade.
A polícia também coletou acusações de que as empresas utilizariam artifícios para conseguir vender os bens no mercado nacional, só que com um abaixo do valor de mercado.
Ainda em 2022, no mês de agosto, a primeira fase da operação apreendeu documentos e celulares, que após serem analisadas embasaram a realização desta segunda fase com o objetivo de aprofundar a investigação.
Caso se confirmem as suspeitas, os investigados deverão responder pelos crimes de degradação/exploração de mineral/matéria-prima da União, com posterior lavagem de ativos e possível organização criminosa.