Prefeita de Santa Terezinha participará de encontro com a bancada federal que discutirá a crise econômica dos municípios

Os prefeitos paraibanos estarão reunidos nesta segunda-feira (23), às 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em João Pessoa, com os senadores e os deputados que representam o estado no Congresso Nacional. Na pauta será discutida a crise financeira que os municípios estão enfrentando e na oportunidade irão enviar uma carta ao presidente Michel Temer, solicitando ajuda financeira.

De acordo com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), os gestores estão preocupados porque pode faltar dinheiro para pagar a folha de pagamento, 13º salário e o pagamento aos fornecedores. Ainda de acordo a Famup, alguns municípios estão com o pagamento dos servidores atrasados, devido a crise econômica.  A meta da associação é conseguir um valor de R$ 200 milhões para cumprir com as suas obrigações. No país a meta é de R$ 4 bilhões.

A prefeita de Santa Terezinha, Terezinha de Zé Afonso, irá participar do encontro com a bancada federal. A gestora explicou sobre a crise financeira e está otimista para que os pleitos sejam atendidos.

“Nós prefeitos paraibanos decidimos nos unirmos e juntos reivindicarmos as melhorias para os municípios. Marcamos uma reunião no auditório do TCE-PB com a maioria dos prefeitos. Estarão presentes os senadores e os deputados federais do nosso estado. Vamos mostrar a realidade dos municípios, a preocupação maior surgiu no dia 10 de outubro, a maioria das prefeituras zerou e outras prefeituras quase zeraram os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Concluímos que desse jeito não pode ficar, temos que trabalhar pelo nosso povo, mas dessa forma está inviável. Vamos assinar e enviar uma carta ao presidente Michel Temer mostrando as principais reinvindicações e estamos confiantes que os pleitos serão atendidos  porque o nosso objetivo é fazer uma administração digna e o principal beneficiado seja o nosso povo”, relatou.

Cerca de 150 prefeitos já confirmaram presença no encontro com a bancada federal.