Prefeitura de Malta começa projeto para transformar antigo lixão em área verde com reflorestamento de árvores nativas

Em um esforço para preservar o meio ambiente e combater a degradação do solo, a prefeitura lançou um ambicioso projeto de reflorestamento no antigo lixão da cidade.

O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente, Hildo Monteiro, designou uma equipe composta pela especialista em educação ambiental e idealizadora do Projeto ‘Cuidadores do Meio ambiente’, Euzimar Gregório, popularmente conhecida como Mazinha, juntamente com o responsável pela Defesa Agropecuária, Francisco de Assis e José Nildo Leandro da Cruz Filho, que atua como operário de serviços gerais, que foram até o local para iniciar o projeto.

E o primeiro passo foi plantar a Moringa, uma árvore nativa que tem poderosos benefícios medicinais e é capaz de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente, Hildo Monteiro, esse é apenas o começo nos próximos meses, a prefeitura planeja plantar várias outras espécies de árvores nativas, incluindo a Catingueira, Munfubo, Jucá, entre outras. Todo esse esforço é para criar um espaço verde em uma área que antes era um deserto urbano de lixo.

“É inspirador ver a iniciativa da prefeitura em transformar um antigo lixão em uma floresta de árvores nativas, promovendo não só a preservação ambiental, mas também a valorização da biodiversidade e a qualidade de vida da comunidade”, completou o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Hildo Monteiro.

Vale ressaltar que além de melhorar a qualidade do ar, o reflorestamento também terá um impacto positivo na biodiversidade local, criando um habitat para muitas espécies de animais e plantas que antes não tinham onde viver.

A iniciativa tem sido elogiada por ambientalistas locais, que acreditam que o projeto pode servir como um modelo para outras cidades do país que enfrentam problemas semelhantes. E a prefeitura espera que o exemplo inspire os moradores locais a se tornarem mais conscientes sobre a importância da preservação ambiental e do reflorestamento.

Com essa ação, a prefeitura está mostrando que é possível transformar um antigo lixão em um espaço mais verde, e é um exemplo inspirador de como podemos cuidar melhor do nosso planeta.

Ascom