Presidente e vice-presidente do TRE-PB observam in loco Eleição Suplementar de Boa Ventura

Neste domingo (7), com a realização da eleição suplementar para o sistema proporcional, ou seja, eleição para o cargo de vereador do município de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba, as desembargadoras Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão e Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, presidente e vice-presidente/corregedora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), respectivamente, se descolocaram ao município, e acompanhadas pela diretora do Fórum Eleitoral de Itaporanga e juíza eleitoral da 42ª Zona, Francisca Brena Camelo Brito, e pelo chefe do Cartório da 42ª Zona, Rafael Câmara de Souza, visitaram as seções nos locais de realização do pleito que aconteceu das 8h às 17h.

Boa Ventura é um dos municípios que pertencem à 42ª Zona Eleitoral sediada em Itaporanga/PB.

A avaliação inicial que a presidente do TRE-PB fez do o pleito suplementar é de que tudo transcorreu de forma tranquila, muito ordeira, com participação intensa do eleitorado, dentro do previsto.

“Essa Eleição Suplementar de Boa Ventura, não é uma simples eleição, é uma eleição que tem um efeito bastante pedagógico, que é cumprir a conta de gênero, para que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens têm para administra o município, para legislar no município, para representar a sua gente. Então, o que nós percebemos é que essa festa cívica está muito bonita, está muito participativa e com muita consciência popular de que a lei existe e é para ser cumprida,” asseverou a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão.

“Faço um balanço muito positivo do funcionamento da recepção dos votos, do comparecimento em massa das eleitoras e eleitores, e da motivação das mesárias e mesários em trabalhar, de forma que é muito agradável testemunhar os resultados positivos. Percebemos que na equipe de trabalho a participação feminina é preponderante. Chegamos a seções que a sua formação, da fiscal à secretária, eram mulheres, participantes ativas e dedicadas,” ressaltou a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.

A juíza Brena Brito, considera positiva a realização do pleito e asseverou: “O comparecimento das eleitoras e eleitores foi bastante expressivo, tudo transcorreu dentro da normalidade, urnas funcionando perfeitamente e biometria também”.

Acompanharam a presidente e vice-presidente do TRE-PB, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Vanessa do Egypto; o secretário de Tecnologia de Informação e Comunicação, José Cassimiro Júnior; o assessor jurídico da Vice-Presidência, Allan William Lucena de Oliveira; o coordenador de Eleições Informatizadas e Segurança Cibernética, George Bezerra Cavalcanti Leite; o coordenador de infraestrutura de TIC, Sylvio Rogério Soares do Nascimento; o assessor de comunicação e multimídia, Humberto Borges Lima de Vasconcelos, servidores e técnicos.

Boa Ventura tem um eleitorado de 5.340 aptos a votar nas 20 seções eleitorais distribuídas em quatro locais de votação.

O pleito suplementar ocorreu nos moldes do sistema eletrônico de votação e apuração, contou com a colaboração de 80Mesários Voluntários e 20Apoios Logísticos.

Participam da eleição, os partidos que, até seis meses antes do pleito, tinham registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e possuíam, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.

As seções eleitorais foram instaladas a partir das 6 horas do domingo (7), quando foi emitido o relatório Zerésima, dando início à votação para o período das 8 às 17 horas, e após a votação, foram emitidos os boletins de urna e iniciada a apuração e a totalização dos resultados.

A Justiça Eleitoral da Paraíba já realizou quatro eleições suplementares, foram elas:

Soledade em 1º de setembro de 2013;

Cabedelo em 17 de março de 2019;

Gado Bravo em 12 de setembro de 2021; e

Monte Horebe em 11 de dezembro de 2022.

Ascom – TRE-PB