Psicólogo fala sobre a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Acontecem todos os anos nos meses de setembro, a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Nesta quinta-feira (16), o psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha (PB), Caio Félix, foi entrevistado no jornal Conexão com a Notícia, na Rádio Conexão FM (104,9), para falar sobre o tema.

Ele explicou que as pessoas com pensamentos suicidas elas dão indícios como: chorar com facilidade, aparece transtornos depressivos, transtornos bipolares ou ansiedade grave.

Quando a pessoa chama a atenção nas suas atitudes é porque o problema deve ser bastante sério e o dialogo com frequência ajuda a identificar que o indivíduo está com grandes problemas.

Defensor do uso de medicamentos, ele cita também a terapia como forma de curar o ser humano. Fazer atividade física também é aconselhado no tratamento.

Ele explicou que desde a época da faculdade acompanhou homens e mulheres de ação suicida, automutilação e transtorno depressivo grave. Caio mostrou que a consulta é essencial.

Ouvintes que tem ansiedade perguntaram o que fazer para controlar a ansiedade. O psicólogo comentou que mais de 80% dos seus pacientes, todos têm um pouco de ansiedade, um dos males existentes na Pandemia da Covid-19, mas que já existe há algum tempo. A Ansiedade possui vários sintomas, como físicos e como mentais, entre eles, o pensamento automático, que caracteriza pensamentos negativos.

Ele relata quando o individuo perde o sentido da vida, entretanto, a psicologia mostra que vivemos infinitas situações, algumas vezes não estamos preparados para determinados fatos, gerando uma visão de funil, que não existe uma saída, entretanto, possui saída sim, sempre procurando a ajuda da família, dos amigos e dos profissionais de saúde.

As pessoas que desejar atendimento psicológico, podem procurar as unidades de saúde, que o médico faz o encaminhamento ou procurar a sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro e fazer o agendamento.

Josley Oliveira