Samara Martins é lançada como pré-candidata da Unidade Popular à presidência do Brasil

A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) lançou nota oficial na noite deste domingo, dia 1 de fevereiro, para anunciar a pré-candidatura de Samara Martins à presidência do Brasil.

Veja a nota na íntegra:

“Em reunião do Diretório Nacional, neste domingo, 01 de fevereiro, de forma unânime, foi aprovado o nome de Samara Martins como pré-candidata à Presidência da República, para representar o programa de luta pelo socialismo nas eleições de 2026.

Vivemos um momento de aprofundamento da crise geral do capitalismo em escala mundial, com aumento da exploração dos trabalhadores e trabalhadoras, destruição da natureza e o início de novas guerras imperialistas, por meio da atuação direta das classes ricas, donas das grandes empresas, dos bancos e do agronegócio, tendo como sua representação política a extrema-direita golpista. Apesar disso, cresce a luta do povo, com grandes revoltas populares e greves gerais em todos os continentes como resposta contundente contra o imperialismo.

A pré-candidatura de Samara é parte da resposta da classe trabalhadora brasileira à terceirização, à pejotização, à uberização, à escala 6×1, às longas e extenuantes jornadas de trabalho, aos baixos salários e à violência contra as mulheres e a população negra.

Samara Martins é dentista e trabalhadora do SUS no estado do Rio Grande do Norte, coordenadora nacional da Frente Negra Revolucionária e vice-presidente nacional da UP. Desde sua juventude, organiza-se nas lutas populares, a exemplo da conquista do passe livre estudantil em Belo Horizonte e em defesa da moradia popular nas ocupações urbanas Brasil afora.

Convocamos você, trabalhador e trabalhadora, indignado com os problemas sociais que vivemos, a transformar toda a sua indignação em luta.”

Unidade Popular pelo Socialismo (UP)

Fonte: Polêmica Patos