Sebrae reúne professores do Sertão para discutir educação empreendedora nas escolas

107

Evento aconteceu na cidade de Patos e teve finalidade de trabalhar o processo de inovação em escolas públicas de ensino básico

Com o objetivo de trabalhar o processo de formação de professores e destacar a importância do seu papel no ensino voltado à educação empreendedora, o Sebrae/PB realizou nesta sexta-feira (10) o evento Jornada Professor Empreendedor. O encontro aconteceu no auditório da agência regional da instituição na cidade de Patos e reuniu profissionais que atuam na educação pública de sete cidades da região do Sertão.

A programação teve início com uma palestra ministrada pela professora, Patrícia Rosas, vencedora do Prêmio LED edição 2022 na categoria Educação Básica e, na sequência, se apresentou ao público a cordelista e professora pedagoga com mestrado em formação de professores, Juliana Soares.

De acordo com a gestora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Fabíola Vieira, a jornada é apenas uma das etapas que busca trabalhar o processo de formação dos professores, considerando o foco no tema empreendedorismo. “O objetivo é levar para o professor o entendimento sobre o que é educação empreendedora e sair dessa seara que empreender é apenas colocar negócios. O papel do Sebrae é conectar os professores ao desenvolvimento de experiências que possam impactar positivamente na educação de seus alunos em sala e mostrar o empreendedorismo como uma ferramenta de transformação e mudança de comportamento”, disse.

Os professores que participaram do evento nesta sexta-feira serão acompanhados também em outras ações do Sebrae, a partir da atuação de Agentes Locais de Inovação e que estão inseridos no ALI – Educação Empreendedora. “O processo será feito diretamente junto aos municípios com a execução de ações de inovação, tanto relacionado à gestão das escolas, como também na complementação de outras atividades voltadas ao empreendedorismo em sala de aula envolvendo alunos e professores”, explicou Niedja Arruda, gestora do Programa.

A palestra de encerramento da programação da Jornada Professor Empreendedor foi apresentada pelo professor José Motta Filho, que dialogou com os professores sobre o tema “Educação 5.0 – Bem-vindo ao Futuro”.

Por sua vez, a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania, destacou a abordagem do tema empreendedorismo no contexto educacional como uma iniciativa de fortalecimento do ensino público. “Esse processo de inovação trabalhado com os professores nesse momento é estratégico e, consequentemente, chegará também até os alunos como resultado positivo. Não podemos mais pensar em educação e não considerar o empreendedorismo, pois esse tema precisa ser trabalhado desde cedo para gerar conhecimento”, disse.

Estiveram presentes no evento professores de escolas dos municípios de Catingueira, Junco do Seridó, Patos, São José do Bonfim, Santa Luzia, Salgadinho e São José do Sabugi.

Educação Empreendedora no Cariri – assim como aconteceu na cidade de Patos, a agência regional do Sebrae/PB de Monteiro promoveu na quinta-feira (9) a Jornada do Professor Empreendedor. O evento também é resultado do Programa ALI – Educação Empreendedora e contou com a participação de profissionais especialistas e professores de várias cidades da região do Cariri.

Assessoria – Sebrae – Paraíba