Nos dias 7 e 8 de agosto, a cidade de João Pessoa – PB foi palco para o Seminário da Atenção Primária à Saúde (APS) nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado. A iniciativa foi realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.
O evento ocorreu no Centro de Convenções de João Pessoa e reuniu profissionais da saúde, gestores e representantes da área da saúde de diferentes municípios, com o objetivo de discutir propostas e ações voltadas ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). Esse nível de atenção é considerado essencial como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável por garantir acolhimento, continuidade do cuidado e proximidade com a população.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha – PB marcou presença no seminário, reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde.
Para a secretária de Saúde do município, Marília Aires, investir na Atenção Primária é essencial para o fortalecimento do SUS.
“Fortalecer a Atenção Primária é garantir um cuidado mais próximo, humano e eficiente para todos. É nela que construímos o vínculo com o cidadão e asseguramos uma saúde mais resolutiva e equitativa”, destacou.
A secretária esteve participando do evento na companhia da enfermeira sanitarista, Laiany Carreiro; da odontóloga, Maria Clara Alves.
O Ministério da Saúde também distribuiu kits de Desenvolvimento Infantil para as unidades básicas de saúde do município.
Ascom