Sessão Solene homenageia grupo de AA pelos 50 anos de fundação, em Patos

A Câmara Municipal de Patos-PB realizou na noite desta segunda-feira (08/05) uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de fundação do Grupo Espinharas de Alcoólicos Anônimos, fundado no dia 13 de maio de 1973. A propositura partiu da presidente da mesa diretora da casa, vereadora Tide Eduardo (UB) através do Requerimento Nº 475/2023, aprovado por unanimidade. “Há alguns dias recebi a visita do senhor Cláudio Florentino, um dos membros desse grupo, oportunidade em que nos informava da programação alusiva aos 50 anos de fundação do AA em nossa cidade. Foi então que surgiu a ideia de fazermos essa homenagem.”, informou a parlamentar, autora, também, de um Voto de Aplauso concedido a instituição pelos relevantes serviços prestados à sociedade ao longo desses anos. “Muitas vidas foram salvas graças ao trabalho de homens e mulheres que se reúnem para compartilhar experiências com o intuito de resolver um problema comum entre os participantes que é o alcoolismo. Por tanto, não poderíamos deixar de fazer esse reconhecimento. ”, pontua. Osvaldo Mota, que há 32 anos integra o grupo Espinharas, recebeu o Voto de Aplausos em nome dos demais membros. “Estamos todos de parabéns e felizes. Pois ao longo de todo esse tempo conseguimos salvar muitas vidas e devolver muitos pais de família aos seus lares. ”, destacou Mota, durante pronunciamento de agradecimento.

Na tribuna, muitos outros membros fizeram relatos emocionantes sobre a trajetória de vida de um doente alcoólatra e a superação ao alcançar as primeiras 24 horas de sobriedade. “Foram maravilhas que o AA fez na minha vida e na vida de minha família. ”, comemorou o senhor José Carlos, que começou a ingerir bebidas alcoólicas aos 9 anos de idade. “Eu tinha tempo pra tudo e pra todos. Menos para minha família. ”, lamentou, relembrando os momentos difíceis que enfrentou antes de procurar o AA.

José Ateildo, durante seu testemunho, lembrou que esteve na sarjeta, mas graças ao apoio da irmandade conseguiu se afastar da bebida. “Eu vim da lama e hoje contribuo com a construção da nossa cidade. ”, relatou emocionado.

O monsenhor João Saturnino, que na ocasião representou o Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, destacou o esforço da Diocese com o trabalho de recuperação de pessoas dependentes químicas, “e a gente sabe que o AA vem fazendo esse trabalho há muito tempo. ”, relatou. “Lembro-me de quando cheguei em Patos, Osvaldo Mota, Sucupira e tantos outros mais antigos, faziam esse trabalho com muita dedicação. ”, testemunhou o monsenhor, relatando a importância dos grupos espalhados em todas as cidades paraibanas.

Outro depoimento que surpreendeu os presentes foi o do advogado e juiz aposentado Ramonilson Alves Gomes. Ele, que há 29 anos faz parte da irmandade, relatou momentos constrangedores vividos à época em que bebia. “Eu sou alcoólatra. Tenho essa doença progressiva, incurável e com determinações fatais. Todos aqui vivenciaram as desgraças que esse falso ‘deus’ causa na vida de quem é alcoólatra e muitos vieram do fundo do poço. Ainda jovem, quando bebia, na maioria das vezes não lembrava absolutamente de nada no dia seguinte. ”, revelou Gomes, lembrando que o uso de outras drogas, começam, geralmente, pelo consumo do álcool. “Parabenizo o Grupo Espinharas pelos 50 anos e os vereadores por essa iniciativa importante. ”, pontuou.

Também se pronunciaram: o secretário de saúde de Patos, Leônidas Dias; Hígia Lucena, membro do Grupo Amigas Viva a Vida; o vereador Josmá Oliveira (PL) e Cláudio Florentino, um dos organizadores da programação alusiva aos 50 anos de fundação do Grupo Espinharas, que transcorre durante toda essa semana. “Dizer, vereadora Tide, Padre João, o quanto é valioso pra nós, por muito tempo considerados invisíveis, mas que hoje tem notabilidade seja como empresário, professor universitário, taxista, em fim. Meu agradecimento aos meus irmãos e a minha família que acreditou que o ser humano é recuperável. Ninguém é descartável. Somos a imagem e semelhança de Jesus Cristo e todos merecemos uma segunda chance. ”, ressaltou Florentino, agradecendo aos presentes.

Ascom – CMP