STF julga prisão preventiva de Bolsonaro nesta segunda-feira

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar nesta segunda-feira, em plenário virtual, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com início às 8h, os ministros votam de forma eletrônica se mantém decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Como trouxe o ClickPB, Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde a manhã do sábado (22) após a tentativa de violação da tornozeleira e uma convocação de vigília em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar, feita por Flávio Bolsonaro.

Os ministros da Primeira Turma: Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia votam se mantém a prisão preventiva de Bolsonaro ou revogam a decisão de Moares.

Caso decisão seja mantida, Bolsonaro pode permanecer preso pelo tempo em que a Justiça entenda que a medida é necessária.

Na decisão da prisão, Moares determinou atendimento médico integral a Bolsonaro e visitas, além de advogados de defesa e médicos, devem ser autorizadas.

Em audiência de custódia realizada no domingo (23), Bolsonaro confirmou ter mexido na tornozeleira durante surto por uso de medicamentos. O ex-presidente disse não ter intenção de fugir.

A juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino manteve decisão de Moraes, ao entender que prisão ocorreu dentro da legalidade. Bolsonaro respondeu sobre acesso à defesa e maus-tratos ou se houve alguma irregularidade.

Clickpb