Um forte vendaval acompanhado de chuva atingiu a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, no final da tarde desta quinta-feira (5), causando uma série de danos em diferentes pontos do município. O fenômeno durou aproximadamente 15 minutos, mas foi suficiente para derrubar árvores, estruturas metálicas, provocar prejuízos em empresas e deixar vários bairros sem fornecimento de energia elétrica.
Entre os locais mais afetados, na Zona Leste, está o giradouro localizado na saída da cidade para Campina Grande, onde postes metálicos foram derrubados pela força do vento. O vendaval também estourou os vidros da Via Lest, loja de veículos do empresário Siduca, além de causar danos em estabelecimentos da Yamaha e de outras empresas da cidade.
Na empresa Catingueira Veículos, a situação foi ainda mais grave. A cobertura metálica do pátio foi arrancada pelos ventos e caiu sobre veículos novos e seminovos. De acordo com o empresário Brandão, os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. “Debaixo dessa estrutura tinha cerca de 100 veículos e grande parte ficou avariada com a queda da estrutura”, relatou.
As fortes rajadas de vento também destruíram as tendas que haviam sido montadas na Alça Sudeste para a prévia do carnaval, que começa neste sábado, dia 7, além de derrubar contêineres metálicos utilizados para armazenar equipamentos da construção civil. Muros residenciais também não resistiram à força do vendaval, como no condomínio Vila Real.
O temporal provocou ainda a interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversos bairros da cidade. Até às 20h desta quinta-feira, partes dos bairros Salgadinho e Placas permaneciam sem eletricidade. Equipes da Energisa foram acionadas e seguem trabalhando para restabelecer o serviço.
O vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, esteve visitando os locais mais atingidos, incluindo a empresa Catingueira Veículos, onde conferiu de perto os estragos. “Nós estamos aqui não apenas para prestar nossa solidariedade, mas para oferecer apoio. As máquinas da edilidade podem ajudar na retirada dos escombros”, afirmou.

Há relatos de que, em cidades da região, como Quixaba e Imaculada, a chuva veio acompanhada de granizo. Em Patos, moradores questionam a ausência de alertas prévios por parte do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), já que o vendaval pegou a população completamente de surpresa.
A cada momento, a redação recebe novas informações sobre danos provocados pelo fenômeno. Até o momento, a Defesa Civil do município não informou se está realizando um levantamento oficial das áreas afetadas. Já o Corpo de Bombeiros deverá divulgar nesta sexta-feira (6) um balanço das ocorrências atendidas em decorrência do vendaval.
A FontePB

