Início Site Página 1059

Alunos e professor do IFPB Campus Patos são convidados para Jornada Espacial 2022

Para a participação da XVIII Jornada Espacial, edição 2022, foram convidados cinco alunos e o professor orientador do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Patos, em função do excelente desempenho na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (25ª OBA), especialmente nas questões de Astronáutica, realizada em 20/05/22, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

O primeiro critério utilizado para seleção dos convidados a participarem da XVIII Jornada Espacial foram as notas obtidas nas questões de Astronáutica; o segundo critério foi a nota total (Astronomia e Astronáutica); o terceiro e último critério foi a idade, dando-se preferência aos alunos mais velhos. Em decorrência do terceiro critério de seleção, os alunos que não preencheram suas datas de nascimento no momento da inscrição para a prova da OBA não foram considerados no processo seletivo da XVIII Jornada Espacial.

Veja abaixo a lista do professor e os alunos:

Ordem Nome do professor e alunos

01 Geovane de Almeida Pessoa – Professor
02 Enrique Gomes da Silva
03 Samuel Melo da Silva
04 Gabriel Sampaio de Lucena
05 Carlos Eduardo Silva Rodrigues
06 Devid de Souza Teófilo

Folha Patoense com Assessoria

“A Sudema vinha colaborando com tudo” declara superintendente sobre operação do Gaeco

Nesta terça-feira (20), após o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrar a Operação Licença, cumprindo mandados de busca e apreensão na sede da Sudema, em João Pessoa, o superintendente do órgão, Marcelo Cavalcante, deu detalhes sobre o caso.

De acordo com ele, quatro servidores da instituição estão entre os alvos da operação, além de despachantes. Os servidores já foram afastados e a Sudema já vinha cooperando com as investigações desde o início.

Em entrevista ao Bom Dia Paraíba Marcelo Cavalcante ainda frisou que não há membros da diretoria entre os investigados.

“A Sudema vinha colaborando com tudo o que o Ministério Público vinha solicitando. Não temos os detalhes da investigação, apenas que alguns servidores e despachantes estão entre os investigados”, declarou.

PB Agora

Prazo para emissão de segunda via do título eleitoral acaba na quinta

Os cidadãos que perderam o título de eleitor têm até quinta-feira (22) para solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral da zona onde tiverem cadastro. Para isso, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode haver débitos pendentes, como multas por ausência não justificada em eleições anteriores.

Neste ano, os eleitores que estiverem em situação regular na Justiça Eleitoral poderão imprimir o título por meio do autoatendimento, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem precisar comparecer a um cartório eleitoral. Para isso, basta preencher o campo “Imprimir o título eleitoral”.

No entanto, o título de eleitor não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. Qualquer documento oficial com foto pode ser usado para identificar o eleitor que estiver apto a votar.

De acordo com o TSE, no momento da votação, serão aceitos o documento de identidade, a carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte ou a identidade funcional emitida por órgão de classe. A Justiça Eleitoral ressalta que esses documentos poderão ser usados mesmo que a data de validade esteja vencida.

e-Título

Aqueles com inscrição eleitoral em situação regular também podem usar o e-Título, ou seja, a versão digital do título eleitoral. O aplicativo pode ser obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

PortalCorreio com R7

Quatro servidores da Sudema são afastados dos cargos após investigação de fraude em licenças ambientais em troca de propina

A “Operação Licença”, que foi deflagrada na manhã desta terça-feira (20), apura supostas irregularidades na concessão de licenças ambientais na Paraíba. A ação tem como alvo quatro técnicos da Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) e mais quatro despachantes, que são as pessoas contratadas para atuar junto ao órgão, como intermediários que organizam a documentação e dão entrada nas licenças.

Os servidores da Sudema foram afastados dos cargos após investigação de fraude em licenças ambientais em troca de propina. São apurados os crimes de corrupção, organização criminosa e crimes ambientais. A Sudema é um órgão público ligado ao Governo da Paraíba responsável pela execução da política de proteção e preservação do meio ambiente.

Com o afastamento, os servidores já não tem mais acesso aos dados da instituição desde que a operação foi deflagrada. Na sede da Sudema os policiais averiguaram documentos em busca de informações que possam ser usados como prova contra os investigados.

A Operação Licença cumpre os mandados nas residências das pessoas investigadas e também na própria sede da Sudema.

Participam da ação integrada equipes do Grupo de Atuação Especial Contra Crime Organizado (GAECO), da Polícia Civil e do Grupo de Operações Especiais (GOE) do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Mais de 70 agentes das forças de segurança participam da operação. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de João Pessoa.

Fonte: Clickpb

Polícia Militar apreende duas armas de fogo, em São José do Bonfim

Na manhã desta segunda-feira, 19/09/2022, policiais militares pertencentes a 4ª Cia/3º BPM, realizaram a apreensão de mais duas armas de fogo no município de São José do Bonfim-PB.

A ação aconteceu quando a guarnição policial militar realizava rondas pela Zona Rural, mais precisamente pelo Sítio Ilha do Antero.

No momento da ação preventiva, os militares perceberam a aproximação de dois indivíduos em uma motocicleta que ao visualizarem a presença policial, fizeram o retorno e fugiram por uma estrada carroçal, dificultando a perseguição.

Durante as buscas, no local em que os suspeitos fizeram o retorno para fugir, os militares encontraram um saco plástico. Ao abrir aquele pacote, foram encontradas duas espingardas de calibre indefinido.

As armas de fogo apreendidas, foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Teixeira-PB, para que fossem adotadas as providências cabíveis.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Reino Unido se despede da rainha Elizabeth II

Foto: Hannah McKay- WPA Pool/Getty Images

O funeral da rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira (19), na Abadia de Westminster, em Londres.

Britânicos, líderes de Estado e autoridades de diversos países acompanham as cerimônias em homenagem à monarca.

Após o funeral de estado, o caixão segue para o Arco de Wellington em um cortejo com a participação do rei Charles III e membros da família real.

De Londres, o caixão da rainha vai para a Capela de São Jorge, dentro do Castelo de Windsor. No local, será realizada uma missa por volta das 12h.

As homenagens finais à monarca serão privadas. A rainha será sepultada ao lado do seu falecido marido, o príncipe Philip, na Capela Memorial do Rei George VI.

As cerimônias póstumas reuniram milhares de pessoas no Reino Unido, que fizeram fila para ver o caixão da soberana no Westminster Hall do Parlamento britânico. Eventos memoriais foram realizados em vilas, cidades e vilarejos de todo o país.

CNN Brasil

Simone Mendes chora em 1º show sem Simaria após rompimento oficial

Após subir ao palco para fazer uma participação especial no show de Gusttavo Lima, na noite do último sábado, 17, no evento Avião Fantasy, realizado no Castelão, em Fortaleza, Simone Mendes se emocionou bastante. A cantora não conseguiu segurar as lágrimas ao ouvir o amigo dizer que o “Brasil a ama” e que ela “vai começar a melhor fase da vida” agora em carreira solo. Em agosto, ela e a irmã deram um ponto-final ao trabalho da dupla sertaneja Simone & Simaria após dez anos no mercado.

“Estamos eu e essa galera maravilhosa de Fortaleza para te desejar tudo que há de melhor nessa vida. Tenho certeza que Deus vai colocar em prática na sua vida a carreira solo, de agora para frente… Esse povo te ama, o Brasil te ama, todo mundo que é fã de você … Que você tenha a melhor fase da sua vida. Vai começar agora”, falou Gusttavo, enquanto Simone chorava com a cabeça baixa.

O público presente ovacionou a cantora, que agradeceu. “Obrigada, Fortaleza. Estamos juntos. Eu só preciso de duas coisas e tenho certeza que tenho: Deus e vocês. Obrigada pelo carinho”, disse.

Esse foi o primeiro show da artista após o rompimento oficial da dupla Simone e Simaria.

Carreira solo

Nas redes sociais, Simone Mendes confirmou que manterá a mesma equipe da dupla com a irmã em sua carreira solo: do empresário à assessoria de imprensa. “É o mesmo empresário (Robertão do Montese) que está comigo e com a Simaria há 18 anos. Então, ele continua, dá segmento a esse projeto comigo. A banda é a mesma, os músicos são os mesmos. A gente vai só dar uma roupagem nova bacana. Vamos ensaiar valendo e preparar um show muito fera pra vocês. Estou com uma vontade do tamanho do mundo de jogar duro para vocês”, revelou a cantora, que pretende retomar as apresentações em outubro.

R7

Pedro é recebido por multidão em Conceição: “Sertão vai ter um governador presente”

As ruas de Conceição ficaram pequenas para a multidão de pessoas que foi encontrar o candidato a governador Pedro Cunha Lima neste sábado (17). Acompanhado do prefeito Samuel Lacerda, do ex-prefeito e candidato a deputado estadual, Nilson Lacerda, Pedro garantiu que vai fazer uma gestão próxima dos sertanejos, com investimentos que garantam mais desenvolvimento para a região.

“O sertão é cheio de riquezas, mas tem sido esquecido pelo atual governador. Vamos virar esta página, garantir um novo momento para o sertão, com um governo presente, que invista nos potenciais da região para que ela desenvolva e gere mais oportunidades para os sertanejos e sertanejas”, disse Pedro.

Assessoria

Nilvan participa de sabatina e assina carta compromisso com a Advocacia e Imprensa

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e a Associação Paraibana de Imprensa (API), deram continuidade, nesta segunda-feira (19), a série de sabatinas com os candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano, sabatinando o candidato Nilvan Ferreira.

O evento aconteceu no auditório da OAB-PB, no Centro de João Pessoa, e foi transmitido ao vivo pelo canal da Ordem no Youtube.

As sabatinas estão sendo realizadas de forma individual. Já foram sabatinados João Azevedo, Major Fábio, Adjany Simplício, Veneziano Vital e Antônio Nacimento. Adriano Trajano não compareceu ao dia marcado para a sua sabatina e Pedro Cunha Lima finalizará os debates na próxima quinta-feira (22).

Na sabatina, o candidato respondeu a 10 perguntas de entidades da sociedade civil organizada, representantes das áreas de saúde, educação, segurança, habitação, desenvolvimento econômico, mulheres, negros, LGBTQI+, agricultura e turismo; além de duas perguntas livres da advocacia e da imprensa. O mesmo procedimento é adotado em todos os eventos.

No final, o candidato assinou uma carta compromisso com as propostas das duas entidades.

Paraiba.com.br com Assessoria

“Não sou processado em absolutamente nada”, garante João ao afirmar que tema Calvário não lhe incomoda

O tema Operação Calvário não causa “nenhuma preocupação” ao governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB).

Em entrevista à Rádio Arapuan FM, onde participou de uma sabatina, nesta segunda-feira (19), o socialista reafirmou que não está sendo processado em nenhuma esfera cível ou criminal e que isso pode ser consultado publicamente porque qualquer cidadão interessado.

Ainda de acordo com João, o tema incomoda, na realidade, os seus adversários ao constatarem que ele tem “o nome limpo”.

“Eu não tenho nenhuma preocupação. Eu fui investigado e não tenho absolutamente nenhum processo. Pedi, inclusive, e publiquei nas minhas redes sociais a minha certidão. Está lá público que eu não sou processado em absolutamente nada, então eu fico muito tranquilo com relação a isso”, disse.

João é ex-secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), apontado como uma das figuras centrais das investigações da Operação Calvário – daí a razão de ele ser frequentemente questionado sobre o assunto.

Diferente de Ricardo e outros ex-secretários, como Márcia Lucena e Gilberto Carneiro, João não foi denunciado em nenhuma das fases da Operação realizada pelo Gaeco do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Fonte: PBAgora