Início Site Página 1083

Dr. Ramonilson apresenta propostas para expansão da educação inclusiva

Em entrevista à imprensa sertaneja na manhã deste sábado, 20 de agosto, Dr. Ramonilson defendeu mais investimentos do Governo do Estado no intuito de garantir a expansão de programas de educação inclusiva, tendo em vista a alta taxa de analfabetismo que chega a 16,1% entre pessoas com mais de 15 anos, de acordo com o IBGE.

O índice coloca a Paraíba na segunda colocação no Brasil, bem acima das médias nacional (6,6%) e do Nordeste (13,9%), totalizando cerca de 508 mil pessoas. Segundo o juiz aposentado, é fundamental uma busca ativa na cidade e na zona rural com vistas a mapear as regiões com maior índice de evasão escolar ou baixa escolaridade.

“É preponderante que a Gestão Pública possa ampliar iniciativas importantes como o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Projovem Urbano e do Campo, que infelizmente não tem recebido a atenção necessária. Além disso, é preciso um trabalho de porta a porta na casa das pessoas, somado a uma parceria efetiva com associações de moradores, entidades não-governamentais e igrejas. A redução do analfabetismo é uma luta de toda a sociedade”, concluiu.

Assessoria

Veneziano recebe apoio do prefeito Chicão, do vice-prefeito João Novo, vereadores e lideranças de Serra Redonda

O candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, recebeu na manhã desta sexta-feira (19) o apoio do prefeito Chicão Bernardo, de Serra Redonda, e de todo o seu grupo político e administrativo.

O apoio foi selado durante encontro no qual Veneziano agradeceu a confiança e reafirmou seu compromisso com Serra Redonda e com os demais municípios paraibanos. Segundo ele, a Paraiba precisa de mudanças efetivas e urgentes e essas mudanças estão todas contempladas e detalhadas em seu Plano de Governo.

“Com muita alegria e sentimento de gratidão recebemos nesta manhã o apoio do meu querido prefeito Chicão, de Serra Redonda; do vice-prefeito João Novo, dos vereadores Melque da Farmácia, Dé de Danda, Ney e Adolfo, da minha querida Nataly e de tantos amigos e amigas que compõem este competente grupo político e administrativo do nosso Chicão. Com diálogo e trabalho poderemos fazer muito mais pela Paraíba!”, declarou Veneziano, por meio de suas redes sociais.

Veja mais detalhes: https://www.instagram.com/p/ChcVHRAuU0b/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Assessoria de Imprensa
Veneziano Vital do Rêgo – MDB 15
Candidato a Governador da Paraíba
Coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’

Candidaturas mais jovem e mais velha da Paraíba são separadas por 58 anos

Uma diferença de 58 anos e 10 meses separam as candidaturas mais jovem e mais velha a disputar um cargo eletivo na Paraíba em 2022. E, por coincidência, trata-se de duas mulheres, sendo que ambas disputam uma vaga na Assembleia Legislativa.

A candidata mais jovem é Beka Morais (PSDB), que nasceu em 31 de março de 2000 e com 22 anos vai para a sua primeira disputa eleitoral. Já a mais velha é Francisca Motta Republicanos), que nasceu em 18 de maio de 1941 e tem 81 anos.

Como comparação entre ambas, pode-se registrar que quando Beka nasceu, em 2000, Francisca já havia sido vice-prefeita de Patos e estava em seu segundo mandato como deputada estadual.

As informações são do portal do Tribunal Superior Eleitoral, que traz as estatísticas de todas as candidaturas do país.

Na Paraíba, são 732 candidatos registrados. Desses, 34,29% têm entre 40 e 49 anos, o que corresponde a 251 candidatos.

A segunda maior faixa etária é dos candidatos que têm entre 50 e 59 anos, que respondem a 23,36% do total (171 candidatos).

São dois candidatos com mais de 80 anos. E sete candidatos entre 21 e 24 anos.

G1PB

Mobilidade urbana: Dr. Ramonilson defende união da classe política e sociedade civil em torno da duplicação da BR 230

Em entrevista aos veículos de comunicação na manhã desta sexta-feira, 18 de agosto, Dr. Ramonilson destacou a importância da duplicação da BR 230 de Campina Grande a Cajazeiras, com vistas a possibilitar uma maior segurança e celeridade no trânsito de pessoas e mercadorias. Para o juiz aposentado, a referida pauta é um dos maiores desejos do sertanejo, que acreditam no grande impacto econômico da referida obra.

“Precisamos construir uma agenda de mobilizações, assim como ocorreu em Campina Grande no ano passado, que agregou lideranças políticas, civis, empresários e diversas entidades. Entendo, que é fundamental que a duplicação chegue às cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras, tendo em vista o escoamento da produção agrícola e a preponderância de atendimento aos pacientes que são assistidos nos grandes centros como João Pessoa. Nessa perspectiva, cabe a nós, reafirmar nosso pleito junto ao Governo Federal por intermédio do Parlamento, que já confirmou apoio e destinou emenda ao DNIT”, pontuou

No final de novembro de 2021, o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou o início das obras de duplicação da BR 230, entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo, colocando um fim ao embargo ambiental que existia desde 2018. Além disso, a Bancada Federal, coordenada pelo Deputado Federal Efraim Filho (DEM) garantiu o montante de 35 milhões para a execução dos viadutos e vias marginais no trecho que compreende o entroncamento da BR 104/408/pb-095 em Campina Grande à BR 110/361 em Patos.

ASSESSORIA

Polícia prende quatro suspeitos de assaltarem joalheria em Itaporanga

Policiais militares do 13° Batalhão prenderam, em flagrante, quatro suspeitos de terem assaltado uma joalheiria no centro da cidade Itaporanga (PB) na tarde desta quarta-feira (17). A prisão ocorreu em uma estrada vicinal que liga São José de Caiana ao município de Bonito de Santa Fé.

Segundo informações repassadas ao Diamante Online, no momento da ação, eles tentavam fugir das guarnições. Dentre os elementos, estava uma mulher.

O quarteto foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga para serem autuados.

Diamante Online

Homem é assassinado em Várzea

Um homicídio foi registrado na tarde desta quinta -feira (18) por volta das 15:40hs na comunidade rural São Francisco, Sítio Mansinho, município de Várzea- PB, de acordo com informações, Gerônimo Jeová dos Santos Silva de 34 anos, retornava para a sua residência com sua companheira, quando dois homens em uma moto, aguardava a vítima, um deles efetuou um disparo de espingarda calibre 12, que atingiu Gerônimo, a vítima não resistiu e morreu na hora. No local não se sabe ainda o que motivou o homicídio.

O SAMU foi acionado para prestar socorro mas, Gerônimo veio a óbito, o crime será investigado pela a polícia Civil sob os trabalhos do delegado Pedrosa, a polícia Militar foi acionada para resguardar o corpo no local.

Policiais da 3ª Companhia de Santa Luzia efetuaram diligências na tentativa de capturar os suspeitos do crime, ainda de acordo com informações, os suspeitos fugiram em uma moto modelo Honda Broz de cores preto e vermelho, um deles trajava uma jaqueta camuflada.

Ainda de acordo com informações, a cerca de três meses, uma outra tentativa de homicídio foi registrada no mesmo local, dessa vez, a vítima foi um irmão de Gerônimo, que de madrugada saiu para tirar o leite no curral, quando foi atingido por disparos de arma de fogo.

Portal Vale Notícias

Azul Viagens confirma datas dos voos de SP, Minas Gerais e Goiás para João Pessoa

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul Linhas Aéreas, anunciou sua malha aérea para a alta temporada de verão 2022/2023 e João Pessoa foi contemplada com os chamados voos dedicados (fretados) com operações diretas e exclusivas de cidades que chegam pela primeira vez à Paraíba. Serão sete voos dedicados semanais a partir do dia 17 de dezembro, chegando de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, interior de São Paulo; Uberlândia, em Minas Gerais; e Goiânia, capital de Goiás.

Os voos vindos de São Paulo serão operados até os dias 9 de janeiro de 2023 (São José do Rio Preto) e 28 de janeiro (Ribeirão Preto). Já o voo a partir de Goiânia (GO) será operado até o dia 24 setembro de 2023, e o de Uberlândia (MG) até o dia 30 de setembro do próximo ano. Existe a possibilidade dos voos de Goiás e Minas Gerais se tornarem permanentes de acordo com os resultados da demanda de passageiros.

A confirmação das datas dos voos dedicados foi comemorada pelo trade turístico paraibano. Conforme a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, esse voos são a concretização de um trabalho que o Governo da Paraíba vem fazendo há muitos anos, “o fortalecimento do nome da Paraíba dentro da Azul Linhas Aéreas e Azul Viagens, que proporcionou, pela primeira vez, esses voos dedicados semanais no período de alta estação 2022/2023 de uma única operadora”, pontuou a executiva.

“É fruto de muito trabalho nosso juntamente com os parceiros, como a Prefeitura de João Pessoa, ABIH-PB e todo trade que nos ajuda nessa luta”, afirmou Ruth Avelino, prevendo o aumento de fluxo de turistas no período, que deverá ser recorde, inclusivo, atestado pela própria Azul Viagens, que revelou números de crescimento na venda de pacotes para João Pessoa nos últimos meses. “Temos trabalhado intensamente junto à direção da operadora e começando a colher os frutos”, disse.

De acordo com a Azul Viagens, os voos dedicados para a temporada de verão representam um aumento de 45% na oferta de assentos em relação ao mesmo período do ano passado. A operadora diz acreditar que esta será uma alta temporada de recordes, com o aumento de oferta sendo uma consequência direta das vendas que cresceram 60% no primeiro semestre, se comparado com o mesmo período de 2019. Em relação aos destinos brasileiros, o crescimento é de 70%.

Fonte: Paraíba Já

Simone e Simaria terminam dupla e vão seguir em carreira solo

Simone e Simaria anunciaram nesta quinta-feira (18) o fim da dupla após dez anos. Elas vão seguir cantando em carreira solo.

Os shows que já estavam marcados serão realizados por Simone.

Veja o que disse Simaria sobre o fim da dupla:

“Me afastarei temporariamente dos palcos para cuidar dos meus filhos e da minha condição vocal. Sigo cumprindo meus compromissos de publicidade e planejando os próximos passos da minha carreira artística. Aos nossos fãs, todo o meu carinho, amor e gratidão, vocês são o meu combustível para seguir adiante”

Veja o que disse Simone sobre o fim da dupla:

“A minha vontade de estar nos palcos é imensa e preciso fazer aquilo que amo! Seguirei cantando e levando toda a minha alegria e amor para os fãs de todo o Brasil. Em breve estarei de volta aos palcos e conto com o apoio, carinho e energia de vocês nessa minha nova trajetória”

As irmãs nascidas em Uibaí (BA) começaram a cantar profissionalmente ainda adolescentes, como vocalistas de apoio de Frank Aguiar. Depois elas fizeram parte da banda Forró do Miúdo.

Em 2012, elas formaram a dupla. Apesar do início de carreira voltado ao forró e ao arrocha, a dupla se tornou um dos maiores nomes do feminejo, o movimento que aumentou a presença de mulheres na música sertaneja.

Entre os maiores sucesso da dupla estão “Regime fechado”, “Loka” (com Anitta), “Ta tum tum” (com Kevinho), “Vontade de morder” (com Zé Felipe), “Foi pá pum” e “Amor mal resolvido” (com Jorge e Mateus).

Em 2022 elas tiveram desentendimentos públicos e já tinham anunciado uma pausa.

Além das declarações acima , o comunicado divulgado nesta quinta-feira também diz:

“Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo.”

“Reiteramos que todos os compromissos de shows já contratados até a presente data serão pontualmente cumpridos por Simone.”

“As artistas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que essa pausa se fez necessária para a definição dos próximos passos de suas carreiras.”

Desentendimentos

A pausa e, depois, o fim da dupla, vieram após especulações sobre uma possível separação da dupla. Isso porque as duas não esconderam algumas de suas desavenças.

Relembre:

Em maio, vazou um áudio com uma discussão da dupla durante a gravação do “Programa do Ratinho”,
Logo depois, Simaria minimizou a situação e afirmou a seguidores do Instagram que as duas fizeram as pazes e que tudo não passou de um desentendimento entre irmãs,
No início de junho, Simaria chegou ao show da dupla em Caruaru (PE) com mais de uma hora de atraso. Simone fez quase toda a apresentação sozinha e tentou encerrar o show algumas vezes após a chegada da irmã. Mas Simaria insistia em dar sequência,
Em sua festa de 40 anos, na segunda-feira (13), Simaria disse em uma entrevista que era recriminada pela irmã em tudo o que fazia,
No dia seguinte, quando os fãs começaram a temer uma possível separação, a dupla prometeu um anúncio na tarde de quarta-feira (15). “Cansei de fofocas, vou revelar uma grande informação”, dizia o texto,
Mas as “coleguinhas” apenas divulgaram o clipe de uma de suas novas músicas, “Amiga” (o vídeo está disponível desde 29 de abril),
No entanto, na quinta-feira (16), o anúncio veio: Simaria anunciou que iria se “afastar dos palcos” e Simone assumiria a agenda sozinha. “Preciso cuidar da minha saúde”, disse a cantora, sem detalhar o período que ficará fora dos shows,
Na noite desta quinta-feira (16), Simone fez seu primeiro show sozinha após o anúncio e se emocionou no palco, em Paty de Alferes, no Rio de Janeiro. “Vocês não imaginam como é difícil”, disse a cantora, que ainda se declarou para a irmã: “Você é a coisa mais importante da minha vida. O amor que eu tenho por sua vida é tão grande, tão grande, que sou capaz de dar minha vida por sua vida.”
Nesta quinta-feira (18), Simone e Simaria anunciaram o fim da dupla.

Clickpb com G1

Ministério Público Eleitoral pede impugnação de candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma ação de impugnação contra a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) ao Senado Federal, sob o argumento de que o petista está inelegível. Confira documento mais abaixo.

Na ação apresentada ao juiz José Ferreira Ramos Júnior, o MPE argumenta que “ao examinar as fontes de dados disponíveis a este Órgão Ministerial, foi possível constatar que o impugnado está inelegível, devido à condenação pela prática de abuso de poder político com viés econômico, nas eleições do ano de 2014, ilícito reconhecido em decisão colegiada proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral”.

A procuradora do MPF, Acácia Suassuna, solicitou que o magistrado indefira o pedido de candidatura e pediu que a coligação/partidos não repassem recursos públicos do fundo partidário na campanha do petista.

Acácia argumentou que a manutenção da candidatura de Ricardo, que não teria validade devido à inelegibilidade, “resultaria em dilapidação do erário, pois seria beneficiada com recursos públicos destinados ao financiamento da campanha”.

“O montante à disposição do pretenso candidato, por sua vez, empenhado em uma candidatura absolutamente natimorta, será irrecuperável, de forma a caracterizar grave lesão ao erário e ao sistema democrático. Com efeito, os montantes públicos repassados deixariam de ser aplicados em candidaturas aptas ao escrutínio do processo democrático, o que não ocorre no presente caso, pois o impugnado é inelegível”, argumenta o órgão.

Diante dos fatos apresentados em quase 50 páginas, o Ministério Público solicitou a concessão de tutela provisória de urgência para impedir que Ricardo Coutinho tenha acesso a recursos de fundos públicos, “devendo ser realizada a notificação da coligação e de todos os partidos que a integram, tanto os diretórios estaduais quanto nacionais, para que não efetuem o repasse de valores, sob pena de multa no valor de R$ 100 mil.

Fonte: Paraiba.com.br

Paraíba tem 1 advogado para cada 208 habitantes, diz levantamento

O estado da Paraíba possui um advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil para cada 208 habitantes. É o que mostra novo levantamento do Conselho Federal da OAB (CFOAB). Com uma população de pouco mais de 4 milhões de habitantes, o estado possui 19.479 advogados inscritos na OAB.

O levantamento mostra ainda que o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão entre 212,7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.

À frente do Brasil em números absolutos está a Índia, com pouco mais de 2 milhões de advogados, mas com uma população muito maior que a brasileira: 1,4 bilhão de indianos frente aos 212,7 milhões de brasileiros, o que resulta em aproximadamente 1 advogado para cada grupo de 700 habitantes. Os dados são da International Bar Association (IBA).

Nos Estados Unidos, os números mostram os mesmos 1,3 milhão de advogados, porém para uma população de 329,5 milhões de pessoas. As informações são respectivamente da American Bar Association (ABA) e da ONU e mostram uma proporção de 1 advogado para cada 253 habitantes.

Para se ter uma ideia do alto número de advogados entre a população brasileira, é possível comparar os dados com outras nações, a começar pela vizinha Argentina. Com uma população de 46,1 milhões de pessoas, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), existem 126 mil advogados – número informado pela Federación Argentina de Colegios de Abogados (FACA). Logo, uma proporção bem menor que a brasileira: 1 advogado para 365 pessoas.

A Europa tem vários cenários. Entre os 10 milhões de portugueses, por exemplo, apenas 16 mil são profissionais da advocacia: 1 advogado para cada 625 habitantes. O Reino Unido, por sua vez, tem 146 mil advogados atuantes para uma população de 68,8 milhões de pessoas — 1 advogado para 471 habitantes.

Abertura de cursos

Segundo a CFOAB, uma das razões para o enorme número de advogados no Brasil é a “abertura indiscriminada de cursos de Direito pelo país”. Se o número de inscritos na OAB é surpreendentemente grande, aquele referente aos estudantes de Direito é ainda maior. Existem, hoje, no país, cerca de 1,8 mil cursos jurídicos e, atualmente, segundo dados do próprio órgão, são mais de 700 mil alunos matriculados.

“Luta antiga e histórica da OAB, a qualificação do ensino de Direito no país poderia ter avanços maiores se não fosse a autorização desenfreada de cursos superiores na área jurídica pelo Ministério da Educação (MEC). A Ordem, por meio do Exame de Ordem Unificado (EOU), acaba funcionando como uma espécie de funil educacional, peneirando os alunos aptos a trabalhar na área. A maioria não consegue passar no exame, e a taxa de aprovação, desde que a prova foi unificada no país, não passa de 20% – uma exceção foi o 33° EOU, em 2021, quando a taxa foi de 31,4%”, disse a CFOAB.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, entende que o caminho ainda é longo. “Precisamos avançar muito na formação de futuros advogadas e advogadas. A OAB tem o compromisso de lutar e contribuir com a modernização do ensino jurídico brasileiro, sem abrir mão de sua qualidade, eficiência e superioridade técnico-científica”, afirma Simonetti.

Recomendação

Uma das bandeiras da atual gestão é conseguir tornar vinculantes os pareceres que a OAB elabora ao MEC, em relação à criação de novos cursos no país. Hoje, estes pareceres são considerados apenas opinativos.

Para incentivar as faculdades a oferecerem uma graduação em Direito com nível qualitativo cada vez mais elevado, a OAB criou, em 1999, o Selo OAB Recomenda. “O indicador é mais uma das ferramentas da luta que a Ordem vem travando em defesa da proteção da educação jurídica no país. Junto com o EOU, o selo é um dos instrumentos fundamentais para a garantia da qualificação dos profissionais de direito no Brasil”, diz a CFOAB.

Ao instituir essa forma de reconhecimento, o objetivo da OAB era criar um balizador para os cursos da área no país. Em 1999 – ano da criação do selo – o MEC contabilizava 380 cursos de Direito no Brasil. Um número já considerado grande na época, com mais de 300 mil alunos cursando faculdades de Direito.

Portal Correio