Início Site Página 1655

São José do Bonfim comemora por não ter mais casos ativos e suspeitos de Covid-19

São José do Bonfim (foto: ferias.tur.br)

A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Bonfim, na Região Metropolitana de Patos, comemora a atual situação do controle da pandemia do Covid-19 no município, que atualmente não tem nenhum caso ativo da doença no município, e nenhum caso suspeito. O último caso confirmado no município foi no dia 18 de agosto.

Tudo isso foi possível através do Setor Epidemiológico que vem fazendo um trabalho contínuo de prevenção e conscientização da população nos cuidados com o uso de máscara, o mapeamento de casos suspeitos, realização de testes entre outras ações.

Já a Administração, por sua vez, tem feito sua parte com a população com a doação de cestas básicas para pessoas carentes, distribuição de kits de máscaras e álcool em gel e material de limpeza, expositores de álcool em comércios e prédios públicos, e além do trabalho realizado pela Educação e Ação Social, que não pararam no município, levando as atividades para as crianças da rede municipal de ensino.

Apesar de que, dentro dos critérios da Secretaria Estadual de Saúde, o município se encontra na bandeira laranja, dentro da classificação de risco do estado, a realidade do município no controle da doença é uma situação muito confortável e tranquila, mas mesmo assim a Secretaria de Saúde está atenta e com todas as medidas de segurança no combate a doença.

Folha Patoense com Assessoria

Paraíba ultrapassa marca de 100 mil recuperados de coronavírus

A Paraíba contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 434 casos confirmados de Covid-19, totalizando 124.749. O número de óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus subiu de 2.884 para 2.894 entre essa quarta (7) e esta quinta-feira (8). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o boletim da SES, 100.334 pessoas já se recuperaram da doença. A última atualização aponta que 384.598 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados na Paraíba.

Resumo | Últimas 24h na Paraíba

  • Confirmados: 124.749 (eram: 124.315)
  • Descartados: 171.611 (eram: 170.842)

Dentre os casos confirmados:

  • Recuperados: 100.334 (eram: 99.926)
  • Isolados em casa: 21.286 (eram: 21.263)
  • Internados: 235 (eram: 242)
  • Mortos: 2.894 (eram: 2.884)

Mortes

Dos 10 óbitos confirmados nesta quinta (8) pela SES, cinco ocorreram nas últimas 24 horas. Os pacientes tinham idade entre 52 e 84 anos. As vítimas são três homens e sete mulheres. Duas delas não possuíam ou não informaram comorbidades às autoridades sanitárias.

Ocupação de leitos

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e obstétrico em todo o estado é de 36%. Se for feito um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), 31%. Em Campina Grande, estão ocupados 38% dos leitos de UTI adulto e, no Sertão, 52%.

Leitos para Covid-19 ativos em todo o estado

  • Enfermaria: 494 (137 ocupados)
  • UTI: 267 (98 ocupados)

76,7% das cidades já registraram morte por Covid-19

De acordo com o boletim da SES, 171 Municípios já registraram pelo menos um óbito por coronavírus desde o início da pandemia. O dado mostra que 76,7%, dos municípios paraibanos já computaram mortes pela doença.

Dos casos confirmados nesta quinta (8), 10 municípios concentram 69,58% dos contaminados em toda a Paraíba.

  • João Pessoa, com 94 novos casos;
  • Bayeux, com 44 novos casos;
  • Campina Grande, com 31 novos casos;
  • Cruz do Espírito Santo, com 31 novos casos;
  • Monteiro, com 20 novos casos;
  • Santa Rita, com 20 novos casos;
  • Cabedelo, com 18 novos casos;
  • Cajazeiras, com 17 novos casos;
  • Itaporanga, com 15 novos casos;
  • São Bento, com 12 novos casos.

PortalCorreio

INSS: saiba como agendar ou remarcar perícia médica

Agendamento deve ser feito pelo Meu INSS, por aplicativo ou pelo telefone 135. Mais de 790 mil pessoas aguardam a realização de perícia médica no país.

As perícias médicas estão sendo retomadas gradualmente nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Só estão sendo atendidos, porém, segurados com agendamento feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Após uma série de problemas e dificuldades enfrentadas pelos usuários na reabertura das agências, o INSS abriu também a possibilidade de remarcação de perícia médica agendada e não realizada.

As perícias são necessárias para permitir que trabalhadores recebam auxílio, retornem ao trabalho ou consigam a aposentadoria. O país tem cerca de 1,5 milhão de processos na fila do INSS. Desse total, 794 mil aguardavam em agosto perícia médica, segundo o último dado disponível.

Como agendar
São 3 as opções:

1 – pelo site Meu INSS
2 – pelo aplicativo Meu INSS
3 – pelo telefone 135

“Como o reagendamento foi incluído no aplicativo no final da semana passada, há nova versão do aplicativo Meu INSS, que deve ser atualizado”, lembra o INSS.

Passo a passo

1 – Acesse o Meu INSS (página ou aplicativo)
2 – Faça o login e clique na opção “Agendar Perícia”
3 – Escolha entre as opções “Perícia inicial”, “Perícia de prorrogação” e “Remarcar perícia” (reagendamento) e clique em selecionar
4 – Siga os passos seguintes e faça o agendamento
5 – Acompanhe o pedido em “Agendamentos/Solicitações”
6 – Compareça na data marcada para a perícia.

O segurado pode verificar as agências abertas e que estão realizando perícias pelo site covid.inss.gov.br/

Pelo telefone 135 basta selecionar a opção “Falar com o atendente” e escolher o tipo de agendamento de perícia desejado.

Documentos necessários
A perícia nada mais é que uma avaliação médica para comprovar a incapacidade para o trabalho, seja ela temporária ou permanente, decorrente de uma doença ou acidente, que dá direito a auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez.

Nesse sentido, no dia da perícia, devem ser levados documentos e exames médicos atualizados que comprovem a incapacidade laborativa, tais como:

  • Documentos pessoais (RG, CPF e carteira de trabalho);
  • Atestado médico devidamente preenchido relativo à doença incapacitante;
  • Exames laboratoriais e clínicos relativos à doença incapacitante;
  • Atestado de saúde ocupacional emitido pelo médico do trabalho;
  • Carta da empresa empregadora que confirme o último dia trabalhado
  • Receituários;
  • Comprovante de tratamento.

Para segurados com impossibilidade de locomoção, a orientação é que o representante legal do periciado compareça na unidade de atendimento selecionada, na data e hora marcada, com a documentação que comprove a necessidade de realização da perícia domiciliar ou hospitalar.

PBAgora com G1

Tribunal de Justiça reduz multa, mas mantém condenação de ex-gestor de Santa Terezinha por improbidade

Arimateia Camboim / Foto: Jordan Bezerra

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve as condenações do ex-prefeito de Santa Terezinha, José de Arimatéia Nunes Camboim, e do contador Aderaldo Serafim de Sousa por Improbidade Administrativa. No entanto, foram reduzidas as multas aplicadas na sentença, como, também, foi excluída a penalidade de suspensão dos direitos políticos pelo prazo de quatro anos. O caso é oriundo do Juízo da 4ª Vara Mista de Patos.

De acordo com os autos, o ex-prefeito de Santa Terezinha teria contratado os serviços do contador Aderaldo Serafim com dispensa de licitação. Para o Ministério Público, o procedimento de inexigibilidade de licitação nº 01/2014, no valor anual de R$ 79.680,00 e vigência até dezembro de 2014, foi realizado em desacordo com a Lei n° 8666/93.

No Primeiro Grau, o ex-prefeito foi condenado nas seguintes penalidades: suspensão dos direitos políticos por quatro anos e multa civil de R$ 50 mil. Já para o contador foi aplicada multa de R$ 30 mil. As partes recorreram da sentença, alegando ausência de dolo na conduta apontada nos autos, bem como que não houve caracterização de dano, tampouco lesão ao erário.

A relatoria do processo nº 0800950-83.2015.8.15.0251 foi do juiz convocado Inácio Jário Queiroz. Ele entendeu que houve acerto do juiz de primeiro grau em condenar o ex-prefeito e o contador pela prática de Improbidade Administrativa. No entanto, em respeito ao princípio da proporcionalidade, considerou que a multa civil deveria ser reduzida, sendo no caso do ex-prefeito de R$ 50 mil para R$ 20 mil e a do contador de R$ 30 mil para R$ 10 mil.

Já no tocante à suspensão dos direitos políticos por quatro anos, o relator observou que tal sanção deve ser afastada, em razão de sua incompatibilidade em relação ao ato de improbidade administrativa imputado, por não ter vislumbrado nenhuma finalidade ilícita voltada ao proveito pessoal em favor do ex-prefeito.

Da decisão cabe recurso.

Fonte: Lenilson Guedes/Gecom-TJPB – Tjpb.jus.br

Menor de 16 anos esfaqueia o próprio pai, em Itaporanga

Um fato lamentável foi registrado nessa quarta-feira (07) no município de Itaporanga, na região do Vale do Piancó.

Um menor de 16 anos esfaqueou o próprio pai, após um desentendimento entre ambos.

Segundo as informações, o adolescente tinha feito uso de entorpecentes e quando o pai reclamou para ele não sair mais de casa, os agressor se armou com uma faca e desferiu um golpe certeiro no genitor.

A vítima foi socorrida ao Hospital da cidade. O filho foi levado a DP para os procedimentos necessários serem realizados.

FONTE: Repórter PB

Faça Com Que Seu Discurso Chegue De Forma Inclusiva Com A Janela De Libras

Promova a Acessibilidade em sua comunicação.  A comunicação faz parte do compromisso com a Responsabilidade Social.

Hoje se sabe que a linguagem não é utilizada apenas como forma de comunicação, mas, é através dela que se constitui o pensamento, logo, toda a reflexão e as diferentes aprendizagens humanas. Por isto, seu papel na sociedade é incontestável.

Prestamos o serviço de gravação da Janela de Libras para:

  • Propaganda Política
  • Vídeos Institucionais
  • Vídeo Treinamento
  • Palestras
  • Cardápios em Libras
  • Cinema
  • Documentários
  • Cobertura de Eventos
  • Programas de TV

Seguimos as principais normas e recomendações de órgãos reguladores, tais como o MinC – Ministério das Comunicações, a Ancine para cinema e ABNT para redes de TV.

Metodologia: Você pode optar em receber o arquivo da Janela de Libras e inserir em seu Vídeo.

Etapas:

1 . Envie seu vídeo em baixa resolução para ser usado como referência na gravação.

2 . Com o vídeo de referência, gravamos o intérprete, sincronizamos com seu material e exportamos no formato de sua preferência.

Enviamos o arquivo de vídeo pelo e-mail

Dessa forma, salientamos a importância da utilização da Libras – Língua Brasileira de Sinais no processo de inclusão social, tomando-a como referencial recurso comunicativo a ser utilizado pelos meios de comunicação audiovisual.

Neste sentido, destacamos a realidade dos indivíduos que possuem limitações auditivas, identificados como surdos, que revelam especificidades linguísticas, ainda negligenciadas pela sociedade constituída – em sua maioria – por ouvintes.

Podiumcursos.org

Falsos policiais apresentam falso mandado de busca e apreensão e praticam roubo em residência em Sousa

A Polícia Militar da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, foi informada de um roubo praticado em uma residência, localizada as proximidades do supermercado Universo, onde segundo informações repassadas à Polícia Militar dão conta que três pessoas, trajando roupas de cor escura chegaram em um veículo Prisma, de cor preta, se passando por policias civis, apresentaram um papel, que suspostamente seria um mandado de busca a apreensão.

Os falsos policiais ao entrarem a residência, do autônomo “Manasses”, renderam as pessoas presentes, anunciaram o roubo e conseguiram fugir subtraindo uma quantia em dinheiro não revelada, na fuga o carro veio a estouror um dos pneus, endo abandonado as proximidades do Riacho dos Anísios e fugiram a pé tomando rumo ignorado. As guarnições de serviço foram mobilizadas e passaram a realizar diligências pela cidade, porém os suspeitos não foram encontrados.

Sertão Informado

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de Patos desta quinta-feira

Nabor Wanderley (Republicanos) – 10

Manhã das 08h as 10h : Bom Dia, Patos (Visita ao bairro Juá Doce).

Tarde: Boa Tarde, Patos das 16h as 18:30 ( Visita ao Bairro Dona Milindra)

Noite : Entrevista à TV SOL- PROGRAMA FAROL POLÍTICO as 19:20 e Plenária no Residencial Itatiunga 20:30.

Lenildo Morais (PT) – 13

6h30 Visitas casa a casa no Bairro do Jatobá
9h30 Visitas qualificadas
12h Almoço
14h Reunião interna
16h Visitas casa a casa no Bairro do Jatobá
20h30 Visitas qualificadas.

Héber Advogado (Democracia Cristã) – 27

Manhã: 9h – Caminhada H27 no Santo Antônio

Tarde: 16h30 – Caminhada H27 no Santo Antônio

Noite: 19h – Plenária na rua Espinharas.

Juiz Ramonilson (Patriota) – 51

Manhã
O Juiz faz visita em empresas da cidade.

Tarde
O Juiz realiza visitas no Bairro das Placas.

Noite
O Juiz recebe adesões em bairros da cidade.

Folha Patoense com Assessorias

MEC apresenta guia para retorno de aula presencial na educação básica

O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nessa quarta-feira (7), o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento foi produzido pelas secretarias de Alfabetização, de Educação Básica e de Modalidades Especializadas de Educação e oferece informações para que as redes estaduais e municipais possam se preparar para um retorno seguro.

O guia reúne normas técnicas de segurança em saúde e recomendações de ações sociais e pedagógicas a serem observadas pelos integrantes da comunidade escolar para um retorno seguro. A decisão de retorno às aulas presenciais, no entanto, é exclusiva de estados e municípios. Entre as orientações, estão o uso obrigatório de máscaras, a garantia de um distanciamento mínimo de um metro entre os alunos, o uso de equipamentos de proteção individual para os profissionais de ensino e a adoção de regimes de revezamento de equipes, para diminuir a circulação de pessoas. O documento está disponível no site do MEC.

Segundo o MEC, o guia foi elaborado com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), além do Ministério da Saúde.

Além disso, no Guia, também, foram considerados os documentos e as sugestões produzidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além dos cuidados relativos à educação alimentar e nutricional e à segurança dos alimentos, elaborados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Agência Brasil

‘Acabei com a Lava-Jato porque não tem mais corrupção no governo’, diz Bolsonaro

Em solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro declarou na tarde desta quarta-feira (07) que acabou com a Operação Lava-Jato porque “não existe mais corrupção no governo”.

Bolsonaro deu a declaração durante cerimônia de lançamento do programa Voo Simples.

“Queria dizer a essa imprensa maravilhosa nossa que eu não quero acabar com a Lava-Jato… eu acabei com a Lava-Jato porque não tem mais corrupção no governo”, disse Bolsonaro, que foi aplaudido pelas autoridades presentes.

“Eu sei que isso não é virtude, é obrigação. Para nós, fazemos um governo de peito aberto”, acrescentou o presidente.

Paraiba.com.br