Início Site Página 1959

Lidianny diz que a prefeita Terezinha de Zé Afonso está trabalhando para conseguir poços artesianos e uma van para atender aos pacientes

Foi realizada na tarde / noite dessa sexta-feira, 16 de agosto de 2019, a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB).

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) falou sobre a morte do ex-prefeito Naíde Cabral dizendo que ele contribuiu bastante com o desenvolvimento do município. Desejou os seus sentimentos aos familiares.

Parabenizou a Prefeitura e a Secretaria de Assistência Social pelo trabalho desenvolvido com os idosos. Informou que esta ação leva alegria e impede os idosos de ficarem depressivos. Destacou a festa para os pais. Parabenizou a gestão municipal pelo Curso de Montagem e Manutenção de Computadores para os alunos da EMEIF Pedro Soares de Almeida que estão tendo aulas no laboratório de informática do Colégio Santa Terezinha. Citou que a Prefeitura implantou internet via satélite em escolas na zona rural no sítio Maracujá, Assentamento Dom Expedito e Fazenda Tamanduá e em breve outras escolas serão contempladas. Parabenizou o secretário de Educação, Osvambergh Oliveira que conseguiu colocar a Educação do Município em Destaque e conseguiu desbloquear recursos da antiga gestão que estavam travados. Destacou que ultrassonografias obstétricas foram zeradas e parabenizou o trabalho do médico Rui Filho. Disse que a população está observando o trabalho e lamenta que a oposição só denuncia e não elogia as ações positivas da gestão.

A parlamentar disse que a prefeita Terezinha de Zé Afonso estava em João Pessoa tentando conseguir poços artesianos para a zona rural porque as comunidades têm sede, custeio para a Educação e uma van para transportar pacientes para os grandes centros médicos.

A vereadora relatou que a gestão municipal não faz o João Pedro, mas realiza um grande evento de emancipação politica, realizado no mês de dezembro. Ela citou que mais importante do que festa, são as necessidades do povo. Relatou que hoje os salários estão sendo pagos em dia, a prefeitura voltou a ter crédito com os fornecedores, diferente da antiga gestão que deixou um enorme débito.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Zé Nilton diz que Naíde Cabral foi o prefeito que mais fez obras em Santa Terezinha

Foi realizada na tarde / noite dessa sexta-feira, 16 de agosto de 2019, a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB).

Falou sobre à morte do ex-prefeito Naíde Cabral dizendo que foi um grande político e administrador. Para o parlamentar, Naíde foi o prefeito que mais fez obras em Santa Terezinha. Desejou os seus sentimentos aos familiares.

Sobre a administração municipal disse que na medida do possível diante da crise financeira nos pequenos municípios, a gestão está com o pagamento dos servidores em dia e a recuperação das estradas 90% concluídas. Relatou que a prefeita Terezinha de Zé Afonso está passando por dificuldades na gestão porque não tem o apoio de deputados que podem ajudar a melhorar a situação através de emendas parlamentares.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Pedro Sopa apresenta documento que cria CPI

Foi realizada na tarde / noite dessa sexta-feira, 16 de agosto de 2019, a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB).

Na tribuna o vereador Pedro Sopa apresentou um documento pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na perfuração de poços.

Ele Falou sobre à morte do ex-prefeito Naíde Cabral dizendo que fez muito pelo município e destacou a construção do grupo escolar no sítio Lagedo. Desejou os seus sentimentos aos seus familiares.

O parlamentar comunicou que a Câmara é o lugar para debater política e não o lugar de difamar as pessoas. Relatou que o trabalho da casa legislativa é legislar e fiscalizar. Denunciou novamente a falta de medicamentos na Farmácia Básica e falou estar triste porque o dinheiro tem para a compra dos remédios. Disse que as cidades da região fizeram grandes eventos e em Santa Terezinha não foi realizado o João Pedro. Disse que a cidade está abandonada e falta planejamento na Prefeitura.

O parlamentar disse que ‘tira o chapéu’ para o povo de Santa Terezinha porque sabe votar e deixa o prefeito apenas um mandato no cargo.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Vereadores solicitam pleitos ao deputado federal Hugo Motta

Os vereadores do município de Santa Terezinha (PB) reuniram-se nesse domingo, 18 de agosto de 2019, na cidade de Patos, com o deputado federal Hugo Motta (PRB), para apresentar alguns pleitos da população.

Foram entregues requerimentos subscritos por todos os nove parlamentares que pedem uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recuperação de uma caixa d’água no sítio Santana e ônibus escolares devido a frota ser antiga.

Participaram da reunião: Edcarlos Soares (DEM), Zé Nilton (PR), Pedro Sopa, Menon (PSB), Lila (PSB), Francisco Bezerra (PSB) e o ex-prefeito Davi Cordeiro. Os parlamentares fazem parte dos grupos de Situação e Oposição.

O deputado assumiu o compromisso de lutar pelas reivindicações da sociedade.

A informação repercutiu nas redes sociais do deputado.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Família procura jovem que está desaparecido há quatro dias em Patos

O jovem Mauricio Lima Medeiros, de 29 anos, residente no bairro das Placas, em Patos, está desaparecido desde a quinta-feira passada, 15, e a família disponibiliza dois números para quem puder dar qualquer informação sobre o paradeiro dele: 99601-1656 e 996511211 (telefones de duas irmãs dele).

Maurício, que tem problemas mentais em decorrência de um acidente que sofreu há alguns, nunca se distanciou muito de casa e a família está preocupada.

Esse é o segundo caso em poucos dias em Patos. O outro, bastante comentado na cidade, é o da jovem Maria da Conceição (Ceiça), de 33 anos, que também está desaparecida desde a quinta-feira.

Folha Patoense

Caminhão carregado de batata tomba no Vale do Piancó

Um caminhão, carregado de bata, tombou, na manhã deste domingo (18), na estrada carroçável, que dá acesso ao sítio Guaribas, zona rural de Conceição.

De acordo com informações, ainda preliminares, colhidas pelo portal Vale do Piancó Notícias, o motorista, identificado apenas como Cícero Duda, ao subir uma ladeira percebeu que o caminhão perdia forças e ainda tentou controlar o veículo, mas não conseguiu. O caminhão voltou de ré e tombou no meio da estrada.

Ainda de acordo com informações preliminares, ninguém ficou ferido no acidente.

Mais informações, a qualquer momento, caso o portal consiga contato com alguém que esteve no local do acidente.

Portal Vale do Piancó Notícias

No sertão: Popular morre vítima de acidente de trânsito

Um grave acidente de transito foi registrado por volta das 6h deste domingo (18), na Rodovia Mauro Abrantes Sobrinho, nas proximidades do aterro sanitário, no município de Sousa, envolvendo uma caminhonete de cor preta, conduzida pelo jovem Lucas Farias Sarmento e uma moto pilotada por Francisco Ferreira dos Santos.

No houve danos materiais e o motociclista devido à gravidade dos ferimentos veio a óbito. Uma guarnição do PPTRAN comandada pelo Sargento Alexandre esteve no local adotando os procedimentos necessários ao caso.

Sertão Informado

Com fim do mandato de Dodge, Bolsonaro avalia indicações para PGR

O primeiro mandato de dois anos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, termina no dia 17 de setembro. A renovação do mandato de Dodge pelo mesmo período ou a escolha de um novo procurador depende de uma indicação do presidente Jair Bolsonaro. Antes de tomar posse, o escolhido precisa ser sabatinado pelo Senado e ter nome aprovado pelo plenário da Casa. Não há prazo legal para indicação.

Além da tradicional lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), mais dois subprocuradores correm por fora e também podem ser indicados. Bolsonaro não é obrigado por lei a seguir uma indicação da lista tríplice.

O subprocurador Mário Bonsaglia foi o mais votado na lista elaborada pela associação. Bonsaglia é membro do MPF desde 1981. Doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP), ele passou por órgãos de direção do MPF, como Conselho do MP e o Conselho Superior.

Luiza Frischeisen ficou em segundo lugar. É procuradora de República desde 1992 e doutora em direito pela USP. Entre 2013 e 2015, integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na cadeira destinada ao MPF.

Em terceiro lugar ficou Blal Dalloul. É o único dos concorrentes que não é subprocurador da República, atuando como procurador no Rio de Janeiro.

Fora da lista, também podem ser indicados os subprocuradores Augusto Aras e Paulo Gonet Branco. Aras nasceu em Salvador e é integrante do MPF desde 1987. É Doutor em direito constitucional pela PUC-SP. Ele também é professor de direito eleitoral e privado na Universidade de Brasília (UnB).

Paulo Gonet è membro do MPF desde 1987. Atua no Supremo Tribunal Federal como representante do Ministério Público nas turmas da Corte. Doutor em direito e professor de direito constitucional. Gonet foi sócio do ministro do STF Gilmar Mendes no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), faculdade de Direito em Brasília. A sociedade foi desfeita em 2017.

A procuradora-geral Raquel Dodge foi indicada para o cargo pelo então presidente Michel Temer, em 2017. Na ocasião, ela ficou em segundo lugar pela indicação dos pares.

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro disse que o novo procurador-geral da República deverá ser alinhado com os interesses de seu governo.

Agência Brasil

‘Todos podem ser maus’: Especialista diz até onde vai a maldade humana

Uma mãe que amarra o filho e o mantém em cárcere sob sessões de tortura. Um pai que larga a filha na porta de um hospital após matá-la por espancamento. Um bebê de nove meses que é morto por sofrer agressões de um grupo de pessoas. Todos esses casos aconteceram neste ano no Brasil e levantaram questionamentos na sociedade: até onde vai a maldade humana e quando essa maldade pode ser considerada patológica?

Psiquiatra forense e presidente da Associação Paraibana de Psiquiatria, José Brasileiro diz que a maldade é intrínseca ao ser humano. Todo mundo, em algum momento da vida, pode ser mau. Ou seja, os indivíduos são pessoas más em potencial. Entretanto, a forma como o sentimento se manifesta em ações é que fala sobre seu caráter, separando aqueles que têm dos que não têm um distúrbio mental perverso.

“O psicopata é um indivíduo que tem como características a ausência de empatia, de remorso e insensibilidade afetiva. Empatia é quando me solidarizo pelo outro, vejo seu sofrimento e entendo que você está sofrendo. O psicopata não tem essa percepção. Se ele vir alguém morrendo ao seu lado, para ele tanto faz tanto fez. Ele não sente pena, compaixão. Ele também tem insensibilidade afetiva, ou seja, ele não se envolve afetivamente com ninguém. Quando se envolve é por algum interesse. E devido a todas essas condições, ele não tem remorso, arrependimento”, disse.

Somado a este perfil, o psicopata carrega em si várias outras problemáticas. Estas que podem fazer dele um indivíduo além de amoral, criminoso. “Dentro dessas características, temos outras como a mentira patológica, a capacidade de manipulação e sedução, a tendência ao tédio. O psicopata tem que estar sempre se colocando no risco, buscando uma condição na qual ele possa desafiar. O que caracteriza o comportamento criminoso é essa necessidade de romper com as regras. Ele traz consigo a necessidade de romper com as regras e imperativamente faz isso, sem remorsos”, disse José Brasileiro.

Já a maldade, explica o médico, não necessariamente estará no indivíduo em todas as etapas da sua vida. E não necessariamente ela implicará numa conduta criminosa. “Muita gente pergunta: o psicopata tem jeito? Não, o psicopata não tem cura, nem tem jeito. Ele estará sempre reincidindo. Já a maldade é uma condição que esta inerente ao ser humano. Todo ser humano, em algum momento pode ser mau. Não tem como o ser humano ser isento de maldade porque a condição de maldade está atrelada a questões sociais, culturais, psicológicas. Todo ser humano em algum momento da vida foi mal. Isso não caracteriza a psicopatia”.

Pais que machucam

Em julho deste ano, uma criança de sete anos deu entrada no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, vindo da cidade de Boqueirão, onde era torturado pela mãe e pelo padrasto. Segundo informações da Polícia Civil, o menino era mantido acorrentado e passava por sessões de tortura, sendo espancado com fios elétricos, cordas e velas, além de passar fome.

No boletim médico, a criança foi diagnosticada com anemia, desnutrição, sinais de hematomas e queimaduras no corpo, precisando passar por uma cirurgia de reconstrução do couro cabeludo. Maria Aparecida Silva Sousa, de 26 anos, e o esposo dela, o agente de saúde Edilson Cosme de Albuquerque, de 25 anos, foram presos.

Este é só mais um dos casos ocorridos este ano no país onde pais e parentes próximos mataram ou violentaram crianças com requintes de sucessivas crueldades, deixando na sociedade as marcas da capacidade bárbara do ser humano. Na avaliação do psiquiatra José Brasileiro, a figura do pai e da mãe criada na sociedade se desfaz quando entre eles há o componente da psicopatia.

“A partir do momento que não tenho empatia, essa imagem do pai e da mãe que cuidam do filho se desfaz. O filho, muitas vezes, acaba sendo o produto do relacionamento. Ele foi reproduzido, mas não ha empatia e afetividade para com ele. Independente do caso, quando se é psicopata, ele faz uso do filho para ter algum ganho ou por algum motivo, e sem arrependimento. Essa ideia que temos do pai e mãe ideal, que ama e cuida, não funciona para o psicopata”, disse.

Muitas vezes, explicou o especialista, as experiências familiares também fabricam o indivíduo psicopata. “Geralmente não ha expressão de afeto, ligação, entre o psicopata e seu filho. Temos que entender que a condição de psicopatia tem forte fator genético, ambiental e psicológico. Muitas pessoas que são psicopatas podem ter sofrido abuso quando criança e ao longo da vida. Não justifica o ato dela, mas quando vamos no histórico de vida acontece muitos casos que os abusos aconteceram. Um pai psicopata e uma mãe psicopata podem muito bem gerar filhos que serão psicopatas”.

Não é que estes crimes estejam aumentando, destaca o psiquiatra José Brasileiro, mas hoje em dia se dá mais visibilidade e importância aos mesmos. “A psicopatia foi um conceito introduzido na década de 60 e foi melhor elaborado entre 70 e 80. Esse conceito conseguiu determinar uma escala para medir a intensidade e definir a partir de quantos pontos a pessoas seria considerada psicopata. Hoje temos uma visibilidade maior, mas esse tipo de coisa sempre ocorreu. Hoje a gente estuda e vê mais, porque o conceito de psicopatia é muito novo. Antes da década de 80 não se tinham muitas definições, a gente sabia do comportamento cruel, existiam definições como a sociopatia, a insanidade moral, mas bem estruturado como hoje não”.

Tríade do mal

Especialista em psicologia da personalidade, o pesquisador americano Delroy Paulhus realizou uma série de testes para entender a pensamento maldoso. Seu estudo partiu de uma pergunta comum: por que algumas pessoas têm prazer em serem cruéis? Não aquelas classificadas como psicopatas ou condenadas por crimes violentos, mas especificamente os bullies das escolas, os trolls da internet e até membros da sociedade tidos como respeitáveis, como políticos e policiais.

Em uma reportagem publicada pela BBC, Paulhus diz que é muito fácil tirar conclusões rápidas e simplistas sobre esse tipo de indivíduo. “Temos uma tendência a querer simplificar o mundo dividindo as pessoas entre as boas e as más”, afirma o psicólogo, professor da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá. Mas, segundo ele, existe uma “taxonomia” para os diferentes tipos de maldades encontradas no dia a dia. O interesse de Paulhus começou com os narcisistas – indivíduos incrivelmente egoístas e vaidosos que atacam os outros para defender sua própria autoestima.

Há pouco mais de uma década, um aluno seu, Kevin Williams, sugeriu que explorassem a possibilidade de essas tendências ao egocentrismo estarem ligadas a duas outras características desagradáveis: o maquiavelismo (uma manipulação fria) e a psicopatia (uma insensibilidade aguda e indiferença ao sentimento dos outros).

Juntos, os dois cientistas descobriram que os três traços eram bastante independentes, apesar de às vezes coincidirem, formando uma “Tríade do Mal”, aponta a reportagem da BBC. A honestidade dos voluntários nos testes de Paulhus o surpreendeu. Ele percebeu que os participantes que concordavam com frases como “Gosto de provocar pessoas mais vulneráveis” ou “Não é uma boa ideia me contarem segredos” geralmente se abriam sem pudor e tinham passado por alguma experiência de bullying, na adolescência ou na vida adulta.

Essas pessoas também apresentaram uma tendência maior a serem infiéis a seus parceiros e a trapacear em exames. Paulhus notou ainda que essas características não apareciam em um primeiro contato frente a frente com o voluntário. “Essas pessoas estão lidando com a sociedade cotidianamente, por isso têm autocontrole suficiente para não se meterem em confusão. Mas uma coisa ou outra em seu comportamento acaba chamando a atenção”, afirma o psicólogo.

Sadismo cotidiano

Recentemente, Paulhus começou a examinar mais profundamente as partes mais sombrias da psique humana. “Preparamos questionários com perguntas mais extremas e descobrimos que alguns voluntários facilmente admitiam já ter causado dor em outras pessoas apenas por prazer”, conta. Para ele, essa tendência não é apenas um mero reflexo do narcisismo, da psicopatia ou do maquiavelismo, mas sim uma subespécie de maldade, à qual deu o nome de “sadismo cotidiano”.

Em uma das experiências, os entrevistados tinham a possibilidade de jogar insetos em um triturador. Sem que os participantes soubessem, a máquina foi adaptada para dar aos insetos uma saída, mas ainda assim produzia sons arrepiantes que imitavam o ruído dos animais sendo esmagados. Algumas pessoas eram tão sensíveis que se recusavam a participar da experiência, enquanto outras demonstraram ter prazer na tarefa. “Esses indivíduos foram os que marcaram mais pontos no meu questionário sobre sadismo cotidiano”, afirma Paulhus à BBC.

Paulhus acredita que esse comportamento é semelhante ao dos chamados ‘trolls’ da internet. “Eles são a versão online do sadista cotidiano porque passam um bom tempo procurando pessoas para atacar”. Uma pesquisa anônima com indivíduos que deixam comentários com teor de ‘trolagem’ na rede concluiu que eles são os que marcam mais pontos nos testes de personalidade cruel e têm o prazer como sua principal motivação. Os estudos de Paulhus chamaram a atenção da polícia e de agências militares, que querem trabalhar com ele para investigar por que algumas pessoas abusam de suas posições.

*Texto de Beto Pessoa, do Jornal CORREIO

Fonte: PortalCorreio

Caixa e Banco do Brasil iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

A partir da próxima segunda-feira (19), inicia-se o calendário de disponibilização dos recursos Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Neste primeiro dia, os cotistas que possuem contas na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil terão dinheiro depositado em conta corrente ou em poupança. Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pela Caixa e Banco do Brasil.

Essa liberação das cotas do PIS/Pasep foi feita por meio da Medida Provisória 889/2019, anunciada pelo governo no início do mês. Pela MP, também houve liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A liberação das cotas é diferente do pagamento anual do abono salarial. Esse pagamento do calendário 2019/2020 começou no final de julho.

No caso das cotas do PIS/Pasep, os recursos ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade. Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro, lembrou o Ministério da Economia.

Segundo o ministério, as novas regras previstas pela MP facilitam ainda o saque para herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos, sendo necessário apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não há outros herdeiros conhecidos.

Têm direito ao saque todos os cotistas da iniciativa privada cadastrados no PIS e servidores públicos cadastrados no Pasep até 4 de outubro de 1988.
O PIS e Pasep constituem um fundo único, cujo saldo pode ser sacado pelo trabalhador cadastrado entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e que ainda não tenha retirado o valor total das cotas na conta individual de participação.

PIS beneficia 10,4 milhões

Serão disponibilizados para saque R$ 18,3 bilhões, referentes a 10,4 milhões de trabalhadores que possuem cotas do PIS. Para os cotistas que possuem conta corrente ou poupança na Caixa, os créditos serão realizados de forma automática.

O cotista que não é correntista da Caixa e tem idade a partir de 60 anos poderá realizar o saque das cotas do PIS a partir do dia 26 de agosto. Já os cotistas com até 59 anos e que não possuem conta no banco podem receber o benefício a partir do dia 2 de setembro.

Os saques das cotas do PIS com valor até R$ 3 mil podem ser feitos com o Cartão do Cidadão e a senha Cidadão nos terminais de autoatendimento, nas unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, com documento de identificação oficial com foto. Os valores acima de R$ 3 mil e de cotistas que não possuem Cartão do Cidadão e senha devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

O beneficiário legal, na condição de herdeiro, pode comparecer a qualquer agência da Caixa portando documento oficial de identificação com foto e outro que comprove sua condição de sucessor para realizar o saque.

O representante legal do cotista está apto a retirar o saldo, mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque das Cotas do PIS.

Para atender aos trabalhadores com direito a cotas do PIS, a Caixa disponibilizou o site www.caixa.gov.br/cotaspis, onde é possível consultar o direito às cotas, além de valores, cronograma e locais mais convenientes para o saque.

O cotista também pode acessar as informações pelo aplicativo Caixa Trabalhador, pelo telefone 0800 726 0207, terminais de autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão e agências da Caixa. Os correntistas do banco podem utilizar o Internet banking Caixa, na opção “Serviços ao Cidadão”.

Como sacar o Pasep

Os cerca de 30 mil cotistas do Pasep que possuem conta corrente ou poupança no BB terão o depósito feito automaticamente nesta segunda-feira (19), à noite.

Os cotistas clientes de outras instituições financeiras, com saldo de até R$ 5 mil, poderão transferir o saldo da cota via Transferência Eletrônica Disponível (TED), sem nenhum custo, a partir de terça-feira (20). A opção de TED disponibilizada pelo BB pode ser realizada tanto via internet, pelo endereço eletrônico www.bb.com.br/pasep, quanto pelos terminais de autoatendimento.

O beneficiário legal, na condição de herdeiro, pode comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil portando documento oficial de identificação e outro que comprove sua condição de sucessor para realizar o saque.

Também está apto a retirar o saldo o representante legal do cotista, mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores.

Para o participante saber se tem direito às cotas, basta acessar o portal www.bb.com.br/pasep. As soluções de consulta e saque da cota para envio de TED também estão disponíveis nos terminais de autoatendimento do BB. O cotista ainda pode obter informações por meio da Central de Atendimento BB pelos telefones 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).

Agência Brasil