Início Site Página 1966

Procon-PB abre canal para receber denúncias sobre descumprimento de lei que isenta cobrança de estacionamento

As equipes de fiscalização do Procon-PB começam nesta quinta-feira (08) a notificar os estabelecimentos comerciais para que possam cumprir a lei que dispensa cobrança da taxa em estacionamentos em todo o estado da Paraíba. A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana confirmou em entrevista ao ClickPB que “a lei está em pleno vigor a partir de hoje”.

Caso algum consumidor considere que está tendo seu direito violado, e a lei não seja cumprida, poderá acionar o Procon a partir da formalização de uma denúncia. O número de telefone para o recebimento de denúncias é o 151.

Até o momento, o órgão não registrou nenhuma denúncia sobre a infração da lei que dispensa a cobrança de taxa de estacionamento.

Se o consumidor for cobrado, é interessante que guarde o comprovante de pagamento do estacionamento para que possa buscar seus direitos junto à Justiça, ao Procon e aos demais órgãos que garantem seus direitos.

“A fiscalização já vai para campo agora e vai notificar para que os estabelecimentos se adéquem imediatamente à lei”, ressaltou Késsia.

A superintendente ainda ressaltou que “não cabe ao Procon ver a constitucionalidade da lei, cabe a fiscalização”. Késsia ainda explicou que pretende “dar cumprimento à lei porque trata de relação de consumo”. No entanto, em sua avaliação pessoa, ela considera que a legislação é frágil.

A lei de autoria do deputado Taciano Diniz foi promulgada por decisão do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino. Publicada na edição desta quinta-feira (08) do Diário Oficial do Estado, a norma passa a valer a partir de hoje.

De acordo com o texto da lei, o consumidor terá uma tolerância de 20 minutos para permanecer no estacionamento sem pagar. “Se o consumidor sair do estacionamento antes de 20 minutos de permanência, é vedado ao fornecedor a cobrança do serviço”, diz a lei.

Conforme a norma aprovada pelo Legislativo, a dispensa do pagamento fica condicionada a realização de compras que totalizem um valor igual ou superior a 10 vezes o que for cobrado do consumidor pelo seu tempo de permanência no estacionamento. O cliente deverá comprovar a compra através de documentação fiscal emitida pelo estabelecimento ou loja, desde que seja no mesmo dia.

O benefício previsto na lei só poderá ser utilizado pelo cliente que permanecer por no máximo 5 horas no interior do estabelecimento. Caso seja ultrapassado o tempo de permanência do veículo do cliente dentro do estacionamento, o tempo excedente será cobrado conforme tabela de preços utilizados normalmente pelo estabelecimento.

Os estabelecimentos deverão divulgar o conteúdo da lei através de letreiros ou cartazes expostos nas suas dependências com todas as informações necessárias aos consumidores.

Camila Bezerra – Clickpb

Prefeitura emite Nota de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito Naíde Cabral

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha (PB) emitiu uma Nota de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito Naíde Cabral da Nóbrega, ocorrido na madrugada de hoje (4) em um hospital na cidade de João Pessoa.

Naíde foi prefeito de 1983 a 1988. Ele conseguiu eleger o seu genro, o comerciante Demetrius Marques (1989-1992) e a sua filha Regina Nóbrega (1993-1996). Naíde também ocupou uma vaga de vereador no período de 2004 a 2008. Chegou a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, mas não obteve êxito. Para alguns políticos e populares, Naíde Cabral, como era conhecido, é considerado um dos maiores líderes políticos do município.

O sepultamento será nesta segunda-feira (5), às 9h, no cemitério São Miguel em Patos. O seu corpo será velado em sua residência, na Rua São José, no Bairro do Santo Antônio, com início às 15h.

Leia a nota:

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha lamenta a morte daquele que foi um grande líder de nosso município, o ex-prefeito e ex-vereador Naíde Cabral da Nóbrega.

A nossa cidade amanhece mais triste. Naíde Cabral é sinônimo de liderança, de integridade e de bom gestor. Deixa um legado político diferenciado e uma grande contribuição ao nosso município, como a construção do antigo Clube Municipal, de grupos escolares na zona rural, o início da construção do que hoje é Estádio Municipal de Futebol O Gayosão, entre outras obras.

A morte de Naíde Cabral representa uma perca irreparável para o povo de Santa Terezinha, marcando com tristeza a história da cidade.

A Prefeitura, em nome da Prefeita Constitucional Terezinha de Zé Afonso, solidariza-se com a família, com os santaterezinhenses e com os amigos de Seu Naíde, externando os votos de pesar e desejando o conforto necessário nesse momento de dor e de tristeza.

Terezinha Lúcia Alves de Oliveira

Prefeita Constitucional de Santa Terezinha

Morre Naíde Cabral, ex-prefeito de Santa Terezinha

Faleceu na madrugada deste domingo (4) em um hospital de João Pessoa (PB), o ex-prefeito de Santa Terezinha, Naíde Cabral da Nóbrega.

A informação foi divulgada na rede social pelo seu neto, o advogado Tiago Nóbrega.

Naíde foi prefeito de 1983 a 1989. Ele conseguiu eleger o seu genro, o comerciante Demetrius Marques (1989-1992) e a sua filha Regina Nóbrega (1993-1996). Naíde também ocupou uma vaga de vereador no período de 2004 a 2008. Chegou a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, mas não obteve êxito. Para alguns políticos e populares, Naíde Cabral, como era conhecido, é considerado um dos maiores líderes políticos do município.

O sepultamento será no cemitério São Miguel em Patos, horário a definir e o seu corpo será velado provavelmente em sua residência no Bairro do Santo Antônio. O corpo ainda está na capital.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Após ideia de Edcarlos, vereadores aprovam requerimento para solicitando de deputados federais ambulância do SAMU

Foi realizada na tarde / noite dessa sexta-feira (2), a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB).

Na tribuna o vereador Edcarlos Soares (DEM) destacou a 4ª Mostra de Bandas Marciais, sediada no município e organizada pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Parabenizou todas as pessoas envolvidas no evento. Segundo o parlamentar este evento foi realizado porque na cidade, a atual gestão realiza um desfile cívico no dia de Emancipação Política do Município com a presença de várias bandas marciais da região.

Ele enfatizou a presença do deputado estadual Wilson Filho (PTB), na 4ª Mostra de Bandas Marciais e informou que o deputado está bastante empenhado em trazer benefícios para Santa Terezinha. . O deputado garantiu mesmo garantiu uma banda marcial para a EEEFM Professor João Noberto. Foi informado ao deputado que a prioridade são os ônibus escolares. Relatou a visita a Escola Pedro Soares de Almeida acompanhado do deputado, da prefeita Terezinha Lúcia, dos colegas vereadores e juntos pediram a reforma e conclusão do Anexo II daquela instituição de ensino, entretanto, devido a algumas pendencias junto ao Governo do Estado pode dificultar tal reforma.

Disse que será licitada a obra de reforma da Praça Frei Damião, importante centro turístico da cidade.

Sobre a declaração do vereador Francisco Bezerra (PSB) que relatou as condições da ambulância do SAMU que está há muito tempo sendo utilizada pela população, ele solicitou da gestão adquirir uma nova ambulância. O vereador Edcarlos concordou com o colega e disse que os vereadores também cobrassem uma nova ambulância aos seus deputados federais. Diante da ideia, os parlamentares entraram em um acordo e foi apresentado e aprovado um requerimento subscrito por todos os parlamentares para se entregue pessoalmente aos deputados Hugo Motta (PRB) e Wellington Roberto (PR), solicitando uma ambulância para a base do SAMU de Santa Terezinha.

Sobre a saída do vereador Pedro Sopa (PSDB), Edcarlos falou que o colega tem seus motivos e contribuiu sempre votando em matérias de interesse da gestão e do povo santerezinhense e que continue com esta mesma linha em votar nos projetos e nos requerimentos que beneficiem ao povo.

Josley Oliveira

Lidianny diz que o vereador Pedro Sopa nunca foi do grupo de Situação devido as suas atitudes

Foi realizada na tarde / noite dessa sexta-feira (2), a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB).

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) destacou a 4ª Mostra de Bandas Marciais, sediada no município e organizada pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Parabenizou todas as pessoas envolvidas no evento. Também destacou a presença do deputado estadual Wilson Filho (PTB) e na oportunidade visitou a Escola Pedro Soares de Almeida acompanhado da vereadora, da prefeita Terezinha Lúcia, dos colegas vereadores e juntos pediram a reforma e conclusão do Anexo II daquela instituição de ensino. A parlamentar garantiu que o deputado prometeu uma banda marcial para a EEEFM Professor João Noberto e prometeu lutar por ônibus escolar.

Ela citou que irá iniciar em breve a reforma da Praça Frei Damião e será entregue a Academia da Saúde no sítio Santana.

Sobre a saída do vereador Pedro Sopa (PSDB) do grupo de Situação, a parlamentar informou que ele nunca foi do grupo e que pediu muitos empregos para a sua família.

Lidianny enfatizou alguns benefícios conseguidos na atual gestão: oito carros novos, reforma de um local para a Diretoria de Transportes tirando o setor de uma área alugada, reforma das escolas e estradas sendo recuperadas.

Disse que em Santa Terezinha a população tem um plano de saúde, com atendimento médico todos os dias, entrega de remédios, exames de ultrassonografias e pequenas cirurgias sendo feitas pelos médicos Rui Pontes e Rui Filho.

Ela enfatizou que tem gratidão aos médicos José Afonso Gayoso e Rui Pontes e se a população também tiver não votará contra eles.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Zé Nilton parabeniza a Prefeitura de Santa Terezinha pelo salário pago de maneira correta e pelo pagamento da 1ª parcela do 13º salário

Foi realizada na tarde / noite dessa sexta-feira (2), a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB).

O vereador Zé Nilton (PR) disse que acreditou no presidente Jair Bolsonaro, mas decepcionou com atitudes infantis. Disse que o presidente quer criar o Imposto Único e acabar com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e devido a isto, quem vai sofrer são os municípios, principalmente os pequenos municípios.

Parabenizou a Prefeitura que mesmo diante da crise, está com o pagando em dia aos servidores e destacou o pagamento da 1ª parcela do 13º Salário que também já foi paga.

Ele comunicou ainda que o trabalho de recuperação das estradas vicinais está quase concluído.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Pedro Sopa diz que o seu partido é o povo

Foi realizada na tarde / noite dessa sexta-feira (2), a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha (PB).

Na tribuna o vereador Pedro Sopa (PSDB) disse que a prefeita Terezinha Lúcia exonerou a sua filha, secretária de Infraestrutura, mas ele iria entregar o cargo e que na época não pediu secretaria a ninguém. Disse que foi eleito pelo povo e não tem partido, o seu partido é o povo.

Chamou a prefeita de mentirosa quando a gestora disse que tem remédios na Farmácia Básica, pois ele foi neste lugar com duas receitas para pegar dois tipos de remédios e só tinha um tipo de medicamento. Relatou que para trabalhar na Farmácia deve ser um farmacêutico. O parlamentar disse que a sua intenção não é prejudicar ninguém, não tem raiva de ninguém, apenas gosta das coisas certas. Comunicou que o grupo de Situação tem pessoas boas, mas tem também pessoas ruins e que investiu neste grupo político. Citou que não aguenta humilhação de ninguém.

Comunicou que o seu mandato é independente e está neste mandato porque gosta do povo e não está por dinheiro ou privilégios. Falou que em 2020 vai visitar o povo e dizer que está na Oposição porque a Situação fracassou.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Receita abre consulta a terceiro lote de restituição do IR

Os contribuintes poderão consultar se estão no terceiro lote de restituição de Imposto de Renda (IR), a partir das 9h de hoje (8). O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

O crédito bancário para mais de 2,978 milhões de contribuintes será feito no próximo dia, somando R$ 3,8 bilhões.

Desse total, R$ 298,493 milhões são para contribuintes com prioridade: 7.532 idosos acima de 80 anos, 44.062 entre 60 e 79 anos, 6.888 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 24.513 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistência de dados identificada pelo processamento.

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, o que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF – Cadastro de Pessoa Física.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, utilizando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento (telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer instituição.

Agência Brasil

Padrasto foragido: Ele é acusado de estuprar enteada de 12 anos na região de Teixeira

A Delegacia de Polícia Civil na cidade de Teixeira, através do Delegado Wender Gomes, está apurando todos os detalhes para averiguar o estupro que teria sido cometido contra uma criança de apenas 12 anos de idade. O caso aconteceu no Distrito de São Sebastião de Cacimbas, região de Teixeira, na noite da última terça-feira, dia 06.

De acordo com informações colhidas, o acusado é padrasto da criança e foi flagrado consumando o ato de estupro pela própria mãe da garotinha. A vítima, que enteada do acusado, confessou que o padrasto já havia praticado o estupro outra vez, porém, disse que se a menina falasse, ele a mataria.

A criança foi encaminhada ao Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, e logo após foi atendida também por equipes da Maternidade Dr. Peregrino Filho onde recebeu coquetel de medicamentos para evitar doenças infectocontagiosas e possível gravidez.

De acordo com informações apuradas pela reportagem, o acusado é Diego Felipe do Carmo e vivia maritalmente com a mãe da criança. O caso revoltou o pequeno povoado e causou indignação diante do estupro.

Guarnições da Companhia de Polícia Militar na cidade de Teixeira ajudam nas diligências e contam com apoio de Policiais Civis, pois o acusado está foragido desde o flagrante feito pela mãe da criança.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Saiba como consultar o saldo do FGTS dentro do limite de R$ 500

A Caixa Econômica Federal disponibilizou o link em seu site que possibilita ao trabalhador verificar o saldo que ele tem disponível para o saque dentro do limite de R$ 500 por conta vinculada.

Os saques para valores de até R$ 500 das contas ativas e inativas do FGTS começarão em 13 de setembro para quem tiver conta poupança na Caixa e no dia 18 de outubro para quem não for correntista. Cada situação tem um calendário específico – veja aqui.

O trabalhador que optar por não fazer a retirada no período de liberação no mês de seu aniversário terá até o dia 31 de março de 2020 para fazer o saque. A Caixa alerta, entretanto, que à medida que o trabalhador vai adiando seu saque, ele ficará sujeito ao efeito cumulativo dos outros calendários, o que acumulará mais pessoas para receber.

Nos saques de até R$ 500 será possível fazer a retirada de valores das contas do emprego atual e de empregos anteriores. O saque abrange todas as contas vinculadas do trabalhador que ainda tenham saldo. Por exemplo: se ele tiver duas contas, uma com saldo de R$ 1.000 e outra com saldo de R$ 2.000, ele poderá sacar R$ 500 de cada uma delas. Se tiver R$ 70 na conta, poderá retirar o valor total.

<
Para saber o total disponível dentro do limite dos R$ 500, o trabalhador deve acessar este link.

Em seguida, é preciso preencher os dados do CPF ou número do NIS/PIS/Pasep e data de nascimento.

G1