Início Site Página 2007

Bolsonaro faz nesta sexta-feira primeira viagem ao Nordeste como presidente

O presidente Jair Bolsonaro fará nesta sexta-feira (23) sua primeira viagem desde a posse, em 1º de janeiro, a um estado do Nordeste. A estreia do presidente na região será em Pernambuco, com agendas nas cidades de Recife e Petrolina.

A agenda do presidente prevê os seguintes compromissos:

10h: Presidente visita o acervo do Instituto Ricardo Brennand;
10h45: Bolsonaro participa em Recife da reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene);
14h30: Bolsonaro participa em Petrolina da entrega de unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
Na quarta-feira (21) passada, Bolsonaro recebeu deputados e senadores da bancada nordestina em um café da manhã no Palácio do Planalto. O encontro serviu de prévia para a viagem. O presidente afirmou aos parlamentares que gostaria de ouvi-los, já que eles conhecem os problemas da população na região.

Os parlamentares, segundo o deputado Júlio César (PSD-PI), solicitaram o fortalecimento de órgãos na região, em especial do Banco do Nordeste, e a conclusão de obras de infraestrutura, como a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

Para esta sexta, Bolsonaro deverá debater, junto com governadores da região, um plano regional de desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Segundo a Sudene, o plano regional tem previsão de seis eixos estratégicos:

Inovação;
Desenvolvimento de capacidades humanas;
Dinamização e diversificação produtiva;
Desenvolvimento social;nservação ambiental;;
Desenvolvimento social
Desenvolvimento institucional.

Nordeste

O Nordeste foi a única região na qual Bolsonaro não venceu no segundo turno da eleição presidencial de 2018. Na oportunidade, o candidato Fernando Haddad (PT) registrou 69,7% dos votos válidos da região, contra 30,3% de Bolsonaro.

O Nordeste também é a região que, em abril, registrava a maior reprovação ao governo de Bolsonaro. Segundo pesquisa Datafolha divulgada em 7 de abril pelo jornal “Folha de S.Paulo”, 39% dos entrevistados avaliaram o governo do presidente com ruim ou péssimo.

G1

Fortaleza vence Belo-PB, na primeira partida pelas finais da Copa NE; segundo jogo vai ser no dia 29

O sonho não acabou, para o Botafogo-PB, mas nessa primeira partida na noite de ontem (23), na Arena Castelão, pelo título da Copa do Nordeste, deu Fortaleza. A partida foi movimentada e marcada por festa nas arquibancadas. O Belo apertou a marcação, o Leão buscou balançar as redes, mas a decisão só veio aos 33 do segundo tempo, com gol de Wellington Paulista. Com a vitória por 1 a 0, o Fortaleza tem a vantagem do empate no jogo de volta, no dia 26, em João Pessoa.

No primeiro tempoa partida começou disputada. Fortaleza tentava sair com o ataque e o Botafogo-PB investia em uma defesa segura para parar as tentativas dos donos da casa. O Tricolor chegou com o perigo primeiro, com uma cabeçada de Tinga aos 17. Saulo salvou. O Belo investiu nos contra-ataques, mas não foi bem sucedido no último passe. Aos 26, Clayton mandou no gol de Boeck, que fez uma defesa segura. A grande jogada do Bota veio aos 37, quando Dico venceu a marcação, avançou sozinho, tirou do goleiro e bateu para meta. Errou por pouco, mas estava em posição de impedimento. O Leão ainda arriscou alguns cruzamentos, o Belo se manteve fechado, e as equipes foram para o vestiário com o 0 a 0.

Os times voltaram do vestiário sem alterações, mas com a intenção de desenvolver um jogo mais dinâmico. Aos 8, Edinho cobrou falta na barreira, deixando fácil para a defesa. Aos 10, o Fortaleza chegou de novo, com Wellington Paulista, mas parou na marcação. Os problemas na criação e de erros de passe foram crescendo, e os técnicos resolveram mexer um pouco nas equipes. Torcida pediu Marcinho e Ceni atendeu. Aos 24, foi Romarinho que quase abriu o placar, mas o gol da vitória do Leão só veio aos 33, dos pés de Wellington Paulista. A partida da volta, que vai apontar o campeão da competição regional, ocorre na próxima quarta-feira (29), no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Fortaleza tem a vantagem do empate.

PBAgora

Jovens da Paróquia de São Pedro criam projeto de combate ao suicídio, em Patos

O Projeto Jovem em Missão da Paróquia São Pedro, em Patos, formado por 70 jovens missionários, começará neste sábado, 25, uma ação chamada “Cadeiras do Bem”, que tem como intuito conversar com as pessoas que precisam desabafar com alguém e também rezar por elas, para que assim, unidos numa só fé, a graça de Deus possa diminuir essa onda de suicídios que vem acontecendo em nossa cidade, inclusive com os jovens.
Essa atitude de jovens católicos é muito importante para todos que por lá passarem e sentarem para conversar, pois que muitas das vezes as pessoas não têm com quem conversar nem desabafar. “Seremos oito jovens caracterizados com um colete branco e uma plaquinha com o letreiro “Posso rezar por você? que estarão espalhados disseminando o amor de Deus para às outras pessoas”, disse o jovem Akson Bruno, coordenador do projeto

Adilson Medeiros e sua esposa Rosalba Medeiros são envolvidos no projeto e se empenham em ajudar os jovens e dar a eles um direcionamento correto para o bom crescimento e amadurecimento espiritual deles. “É importante essa iniciativa dos jovens para que outras pastorais da nossa diocese vejam e sigam este exemplo e assim possam ajudar outras pessoas que estão a necessitar dessas conversas ou até mesmo apenas de um abraço”, comentou Rosalba.

Folha Patoense com Assessoria

Cientistas da UFCG criam material para tornar carros mais baratos

Os pesquisadores que atuam no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG, estão trabalhando em parceria com pesquisadores da Alemanha com o intuito de criar componentes mais rígidos, seguros e baratos para os carros e, especialmente, utilizando-se de compostos de base biológica, de forma a preservar o meio ambiente. Trata-se de uma parceria entre UFCG, UFPB, Certbio, Fapesq/PB e o Instituto Fraunhofer-IFAM, um dos maiores da Europa no campo de pesquisa aplicada, localizado em Bremen, na Alemanha.

“Carros sustentáveis já foram desenvolvidos no mercado, não é exatamente um tema novo. No entanto, de tudo que vem sendo criado, o comportamento mecânico é por muitas vezes falho. Então esse campo ainda está bem aberto e com lacunas, e é aí que também entramos com nossa pesquisa”, explicou uma das integrantes da equipe, a estudante Janetty Barros. O grupo é composto ainda pelos alunos William Souza, Ingridy Dayane, Eunice Paloma e Nichollas Guimarães.

O trabalho, coordenado pela professora do Departamento de Engenharia de Materiais da UFPB, Renate Wellen, pode ser entendido em duas partes. A princípio, os pesquisadores trabalham com os reagentes, fazendo testes práticos, substituindo uma parte do sistema tradicional de confecção por materiais biológicos. Nesse processo, usa-se, por exemplo, óleo de soja como resina, e pó da casca de ovo como catalisador, material que seria, como comumente acontece, descartado como resíduo.

Segundo explica a professora Renate Wellen, atualmente o mercado utiliza componentes oriundos do petróleo e que, ao final, precisam ser colocados em incineradoras ou são despejados em aterros. O objetivo do projeto, então, é alterar esses elementos, utilizando óleo de soja ou linhaça.

“Assim, a fonte passa a ser biológica e renovável. O material é previsto para durar de 20 a 30 anos, período considerado comum para a vida útil de peças de automóveis, segundo pesquisas na Alemanha. A grande diferença, porém, é que, ao final, os componentes podem ser descartados no próprio meio ambiente, já que são biodegradáveis, servindo inclusive como matéria orgânica (adubo), ou seja, há grande foco na conservação e preservação do meio ambiente, sem perder com isso a qualidade do produto obtido”, explicou a coordenadora da pesquisa no Certbio.

Best-Bio-PLA

O projeto leva o nome de Best-Bio-PLA, em alusão ao biopolímero utilizado. Na Alemanha, conta com aprovação do Ministério de Educação e Pesquisa, que disponibiliza mais de um milhão de euros como investimento, além de contar com o poio de várias empresas privadas europeias. No Brasil, a parceria é com a Fapesq/PB, contando também com a colaboração da empresa Sisal-Gomes.

“Fazemos uma junção de duas espécies de plástico, uma mais firme e outra mais maleável. Esse é o diferencial. Então estudamos todo o processo de trabalho, a parte cinética e o processo de análise técnica, endurecimento e reações, para, a partir daí, entender em que parte de um carro, por exemplo, acoplar tal material seria mais proveitoso”, detalhou o pesquisador William Souza, explicando que o produto deverá ser usado em revestimentos internos, como forros, portas, etc.

“Essa investigação termina por desenvolver um produto mais barato, leve, resistente, tenaz e, acima de tudo, não tóxico, ou seja, sustentável, além de diminuir o próprio consumo de combustível”, finalizou.

Maleabilidade

Uma segunda parte do estudo é adotar os melhores parâmetros obtidos na análise inicial e adicionar o chamado “termoplástico”, que seria a espécie mais maleável do produto.

A pesquisa, que segue em efetivo desenvolvimento, teve início há pouco mais de um ano. O contrato de parceria está em pleno vapor, e a expectativa é que testes práticos sejam realizados dentro dos próximos anos, assim que se encerrar a fase de testes de laboratórios. Estes, inclusive, foram iniciados este mês, no Certbio (Brasil) e no Instituto Fraunhofer (Alemanha).

PortalCorreio

Homem é encontrado morto dentro de casa, em Condado

Na manhã desta quinta-feira, 23, foi encontrado morto em sua residência, no centro de Condado, Região Metropolitana de Patos, o trabalhador autônomo conhecido por João Baigado, de aproximadamente 40 anos. A causa da morte não foi informada.

Folha Patoense

Homem é preso depois de levar três menores a motel, em Itaporanga

Um homem, de 35 anos, residente no Alto do Ginásio, em Itaporanga, foi preso, acusado de levar três meninas menores de idade, uma delas de apenas 12 anos de idade, para um motel. O fato ocorreu na noite da última segunda-feira, dia 20.

De acordo com informações da Polícia Militar, em uma moto, o acusado foi até o motel com as três menores, uma de 12, outra de 13 e outra de 16 anos de idade. Em seguida, ele estacionou o veículo no lado de fora e os quatro entraram a pé no motel

Pouco tempo depois, porém, o acusado, juntamente com as meninas menores, pulou o muro do motel, pegou a moto e os quatros fugiram do local, levando vários objetos, entre eles, bebidas, lençol, travesseiro, cigarros, salgadinhos e absolvente feminino, fato que foi confirmado por um funcionário do local, que acionou a polícia.

Durante as diligências, a Polícia Militar conseguiu identificar, localizar e prender o acusado, que teve seu nome mantido em sigilo, em função de não expor os nomes das menores. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, onde foi ouvido e autuado pelo delegado Renato Leite por corrupção de menores e embriaguez ao volante.

Depois de ser autuado o homem foi levado para a Cadeia Pública de Itaporanga, de onde ele havia saído a poucos dias, em função de ter esfaqueado sua própria companheira.

Vale do Piancó Notícias

Deputados paraibanos justificam voto em mudança do Coaf para Ministério da Economia

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), inicialmente vinculado ao Ministério da Economia, posteriormente transferido ao Ministério da Justiça por meio de Medida Provisória (MP) da Reforma Administrativa, voltou a fazer parte do Ministério da Economia após votação da MP. Com três faltosos, os deputados paraibanos decidiram por 5 a 4 pela retirada do Coaf da tutela de Moro.

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), justificou o voto pela retirada do órgão do Ministério da Justiça, alegando que acompanhou o partido. “Houve uma reunião de líderes e a decisão majoritária do partido foi definida, a liderança fez o encaminhamento e acompanhamos a orientação”, disse.

Ruy Carneiro (PSDB), votou para que a Coaf ficasse no Ministério da Justiça, para ele “o momento político brasileiro pede isso e não cria nenhum problema o Conselho ficar no Ministério da Justiça, assim como o Cade que é o Conselho de Desenvolvimento Econômico, está”, disse.

Para ele, o parlamento deveria ter deixado o Coaf e disse que há pessoas na Casa que boicotam o ministro Sérgio Moro, porém que outros acreditam que tecnicamente o órgão deve ficar com na Economia. “Na minha opinião, foi um erro do parlamento, mas a democracia é isso, venceu a maioria por 18 votos”, disse.

Entre os paraibanos a votação foi acirrada também: 5 x 4. Foram favoráveis a tirar o Coaf do Ministério da Justiça: Aguinaldo Ribeiro (PP), Damião Feliciano (PDT), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Hugo Mota (PRB). Os contrários foram: Efraim Filho (DEM), Julian Lemos (PSL), Pedro Cunha Lima (PSDB), Ruy Carneiro (PSDB). Faltaram à votação: Edna Henrique (PSDB), Wellington Roberto (PR) e Wilson Santiago (PTB).

Marília Domingues / Felipe Nunes – paraiba.com.br

Sancionada lei que institui dia da maconha medicinal na PB

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou, lei de autoria da deputada Estela Bezerra (PSB), que institui o Dia Estadual de Visibilidade da Cannabis Terapêutica (maconha medicinal) na Paraíba. A iniciativa foi publicada na página 2, da edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com a lei, a data escolhida para celebrar a iniciativa é 7 de maio.

Autora do projeto, a socialista ressaltou que a Paraíba está na vanguarda de uso terapêutico da Cannabis, graças à ação organizada por famílias que têm filhos sofrendo de patologias crônicas.

De acordo com a deputada, o uso terapêutico da Cannabis tem contribuído com a qualidade de vida de pacientes acometidos de patologias como Mal de Parkinson, Alzheimer, convulsões, entre outras doenças crônicas. “O Cannabidiol já é aprovado em nosso país, já é um remédio possível de ser usado terapeuticamente e se mostra altamente eficiente no tratamento de quem tem convulsões continuadas e que sofre de doenças crônicas, as quais a medicina tradicional não consegue ter uma medicação eficiente”, explicou.

PortalCorreio

Lucy Alves posa nua coberta apenas por um lençol

Foto: Reprodução/Extra

Atriz, cantora e apresentadora. O talento de Lucy Alves já pôde ser comprovado em novelas e nos palcos, e no ensaio que fez, posando nua coberta só por um lençol, ela revela sua beleza. E sem modéstia.

“No geral, me acho bem bonita. Sou supertranquila, superfeliz com meu corpo. Claro que a gente nunca está satisfeito, mas, no geral, gosto do meu corpo do jeito que ele é, da minha cor de pele, do meu cabelo, tudo”, afirma ela em entrevista à revista “Caras”.

Apresentadora do “Só toca top” ao lado de Wesley Safadão, Lucy Alves conta também que está solteira e feliz com sua vida atual e brinca que está namorando com o seu trabalho. “Sou workaholic. Namoro com meu trabalho, sempre. Não posso reclamar de nada. Estou fazendo tudo o que gosto. Isso me deixa feliz.”

Clickpb

Ex-governador Ricardo Coutinho visita Lula, em Curitiba, nesta quinta

O ex-governador da Paraíba e atual presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Coutinho (PSB), visitará na tarde desta quinta-feira (23), juntamente com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o ex-presidente Lula.

Lula está preso desde 2018 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e recebe visitas sempre às quintas-feiras.

Logo após a visita, tanto Coutinho quanto Carlos Lupi devem receber à imprensa.

Nessa quarta-feira (22), Ricardo Coutinho confirmou que será testemunha de defesa em processo que tem o ex-presidente como réu.

O socialista revelou que foi convidado a depor pelo advogado Cristiano Zanin. Existe a previsão de que o ex-governador seja ouvido na 16ª Vara Federal de João Pessoa, através de videoconferência até o dia 31 de maio.

PB Agora