Início Site Página 2014

Operação Recidiva: terceira sentença condena sete réus e novas prisões são decretadas

Sete réus na Operação Recidiva (que apura denúncias de desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e irregularidades em licitações em vários estados, incluindo a Paraíba) foram condenados na terceira sentença prolatada pela Justiça Federal em Patos (PB), neste domingo (12). São eles: Dineudes Possidônio de Melo, Marconi Édson Lustosa Félix, Madson Fernandes Lustosa, Charles Willames Marques de Morais, Francisco de Assis Ferreira Tavares, Naiane Moreira do Vale e Luís Felipe Diógenes Bezerra.

Na mesma sentença, que envolve esquemas com as empresas Millenium e M&M, o juiz decretou novas prisões preventivas de Madson, Marconi, Charles, Dineudes e Francisco de Assis. Segundo o magistrado, é extremamente provável que novas condutas criminosas (altamente lucrativas) sejam praticadas pelos acusados se postos em liberdade. Os cinco estão presos no presídio de Patos.

Condenações da terceira sentença – Segundo a nova sentença do juiz federal Claudio Girão Barreto, da 14ª Vara, Dineudes foi condenado a seis anos de reclusão e 15 de detenção; Marconi, Charles e Madson a quatro anos de reclusão e 15 de detenção; Francisco de Assis a quatro anos de reclusão; Naiane a três anos de reclusão e Luís Felipe a três anos e seis meses, também de reclusão. Além das penas privativas de liberdade, todos foram condenados ao pagamento de multa.

Condenações anteriores – Madson, Marconi, Charles e Francisco de Assis já haviam sido condenados na segunda sentença da Operação Recidiva. Madson pegou uma pena de 24 anos e seis meses de reclusão e nove anos de detenção; Marconi oito anos de reclusão; e Charles e Francisco cinco anos e quatro meses de reclusão.

Além deles, foram condenados na segunda sentença Ednaldo de Medeiros – Naldinho (19 anos de reclusão e nove anos de detenção); José de Medeiros – Caetano (seis anos e seis meses de reclusão e seis anos de detenção); Sérgio Pessoa (14 anos e 10 meses de reclusão e nove anos de detenção); Eron Meira (dois anos e quatro meses de reclusão) e Dênis Ricardo (dois anos de reclusão). Todos também foram condenados ao pagamento de multas na segunda sentença.

Já na primeira sentença, por obstrução à Justiça, foi condenado a quatro anos e seis meses de reclusão o empresário Joílson Gomes da Silva. Segundo a sentença, ele dificultou as investigações com destruição de provas, a exemplo de um celular que continha conversas importantes para o andamento do processo.

Penas somadas – As penas de detenção e reclusão impostas aos quatro condenados em duas das três sentenças da Operação Recidiva até aqui, somadas, dão: 52 anos e seis meses (Madson); 27 anos (Marconi); 24 anos e quatro meses (Charles) e 9 anos e quatro meses (Francisco de Assis).

Processo nº 0800019-53.2019.4.05.8205S

Fonte: PBAgora

Mulher mata marido com facada no peito, em Teixeira

Um fato lamentável foi registrado no final da noite deste domingo (12), no município de Teixeira, região metropolitana de Patos.

Uma discussão de casal terminou com um homem morto a facada. De acordo com informações, o marido e a mulher teria se desentendido, momento que ela se armou com a arma branca e desferiu um golpe no peito da vítima.

Gustavo Cordeiro Quaresma, de 24 anos não resistiu à gravidade do ferimento e morreu no local.

Maria Izayne Alves Ferreira, de 20 anos não fugiu do local. Ela mesma ligou para a Polícia de Patos contando o fato e informando que agiu em legítima defesa.

A acusada foi presa em flagrante e encaminhada a Delegacia de Polícia Civil, onde ficará a disposição da justiça.

FONTE: Repórter PB

Polícia Militar é acionada para controlar princípio de “Motim” no CEA na cidade de Sousa

Por volta das 18h50 deste domingo (12), guarnições da ROTAM, CPU e Rádio Patrulha foram mobilizadas para conterem um princípio de rebelião, no Centro Educacional do Adolescente (CEA), localizado no bairro Jardim Brasilia, em Sousa.

De acordo com informações dos agentes socioeducativos e militares que realizavam a guarda na unidade de detenção, os adolescentes iniciaram o “Motim” nas celas, causando um grande alvoroço, batendo grades e promovendo diversas ameaças.

Guarnições rapidamente compareceram ao local, onde realizaram o trabalho de contenção e identificação dos autores que iniciaram o tumulto. Cinco adolescentes foram identificados e conduzidos à delegacia de Polícia Civil, para serem adotadas medidas necessárias, pelo delegado de plantão.

Ao término da ação policial não houve registro de pessoas feridas, e nem fulga dos internos. O motivo do princípio de rebelião não foi revelado por parte da direção.

Sertão Informado

Pedidos de recurso e revisão do INSS passam a ser feitos pela internet

A partir desta segunda-feira (13) os pedidos de revisão de valor do benefício, de recursos e de cópia de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser feitos apenas pela internet, no Meu INSS, ou pelo telefone 135.

A estimativa do INSS é que atualmente esses serviços levem mais de 70 mil pessoas por mês às agências. Com as solicitações feitas pela internet ou telefone, o órgão espera melhorar o atendimento ao público e poupar trabalho e gastos aos cidadãos que precisam se descolar em busca de uma agência do órgão.

A mudança faz parte do projeto de transformação digital implantado pelo INSS para ampliar a oferta de serviços digitais.

Como acessar o Meu INSS

O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. Para usar o serviço é preciso se cadastrar e obter uma senha no próprio site. Também é possível obter a senha no internet banking de instituições da rede credenciada que são Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi. Em caso de dúvida, basta ligar para o 135.

Para acessar os serviços de cópia de processo, revisão e recurso basta ir em Agendamentos/Requerimentos, escolher o requerimento ou clicar em Novo Requerimento, atualizar os dados caso seja pedido e, em seguida, escolher a opção Recurso e Revisão ou Processos e Documentos. Este último é para aqueles que buscam uma cópia de processo.

Agência Brasil

Juíza autoriza transferência de Temer para Comando de Choque da PM em SP

A Justiça autorizou na tarde desta segunda-feira (13) a transferência do ex-presidente Michel Temer, preso desde quinta (9) na sede da Polícia Federal de São Paulo, para o Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar, no centro da capital paulista, onde há uma cela especial para autoridades.

A decisão foi tomada pela juíza Caroline Figueiredo, substituta de Marcelo Bretas na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pelas decisões a respeito da custódia do ex-presidente.

“Defiro o pedido do delegado regional executivo e determino a transferência de Michel Miguel Elias Temer Lulia para o Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde deverá cumprir a prisão preventiva em sala de Estado-maior”, afirma a juíza no despacho.

Temer está desde quinta numa sala improvisada na Superintendência da PF na Lapa de Baixo (zona oeste) e tinha requisitado a mudança desde que se apresentou.

Temer foi preso pela segunda vez ao ter seu habeas corpus revogado um dia antes pelo TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região).

Segundo a Procuradoria, Temer é suspeito de chefiar uma quadrilha criminosa que, por 40 anos, recebeu vantagens indevidas por meio de contratos envolvendo estatais e órgãos públicos. Ele nega.

Clickpb com FolhaPress

‘O que o G10 quer é diálogo com o governo’, revela deputado

O recém-empossado deputado estadual Anísio Maia (PT), nesta segunda-feira (13), garantiu que o grupo composto por dez parlamentares na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que ficou conhecido como G-10 deve continuar apoiando o governador João Azevêdo (PSB), mas revelou algumas inquietações dos integrantes.

“O G10 quer dialogo com governo, com as lideranças políticas e eu concordo, o governo tem que dialogar, ouvir critica e, nesse sentid, o G10 tem seu papel importante”, declarou o petista em entrevista ao programa de rádio Arapuan Verdade.

Anísio completou: “não existe nenhum governo com a base 100% satisfeita, isso é normal, mas a maioria das pessoas não leva isso a público até porque faz parte da estratégia preservar o governo”.

Yves Feitosa – paraiba.com.br

Escolas municipais de Santa Terezinha fazem homenagens às mães

As escolas municipais da cidade de Santa Terezinha (PB) prestaram homenagens às mães nessa sexta-feira (10).

A festa iniciou na EMEIF Pedro Soares de Almeida com várias apresentações dos alunos homenageando as suas mamães. Foram sorteados brindes e distribuídos lanches.

Na EMEF Colégio Santa Terezinha também aconteceram várias apresentações dos alunos homenageando as suas mamães e logo após foram sorteados brindes e distribuídos lanches.

A prefeita Terezinha de Zé Afonso e o secretário de Educação Osvambergh Oliveira prestigiaram os eventos.

Os eventos foram organizados pelas direções e pelos professores das respectivas escolas com o apoio da Secretaria de Educação.

Fotos e vídeos das Escola Pedro Soares de Almeida

 

 

Fotos do Colégio Santa Terezinha

 

Imagens: Escolas municipais

Convite Missa de 1º aniversário de falecimento pela alma de Silon Noberto

A família de Francisco Silon Noberto dos Santos convida os parentes e os amigos para a missa de 1º aniversário de seu falecimento.

A celebração eucarística será segunda-feira (13), às 15h30, na residência da família, situada no sítio Maracujá, zona rural de Santa Terezinha (PB).

Desde já os familiares agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade humana.

Acusado de matar a ex-companheira em São Mamede se entrega à polícia

Severino Neto de Medeiros, de 34 anos, acusado de matar sua ex-companheira Maria de Fátima da Silva Torres, conhecida por Cidinha de 27 anos, na manhã da quinta-feira (09/05), em São Mamede, se entregou na manhã deste sábado, 11, na delegacia do município. A informação é do comandante da Terceira Cia da PM em Santa Luzia. Ele foi conduzido ao Presídio de Santa Luzia, onde vai aguardar audiência de custódia na próxima terça-feira 14/05. Seu comparecimento à delegacia se deu 46 horas após o homicídio. Netinho, como é conhecido, confessou o crime e agora vai ficar a disposição da Justiça.

O crime

Por volta das 5 horas da manhã da quinta-feira (09/05), Maria de Fátima da Silva Torres, conhecida por Cidinha, de 27 anos, foi tirada de dentro de casa e morta a tiros no meio da pista que passa em frente à residência dela (a PB 251, que liga São Mamede à cidade de Ipueira-RN). O suspeito, de acordo com as informações, é o ex-companheiro dela, de nome Severino Neto de Medeiros, conhecido por Netinho.

Segundo os amigos, o casal havia se separado recentemente, mas ele não aceitava o fim do relacionamento. Cidinha residia em São Mamede, mas era natural da cidade de Quixaba.

O destacamento militar de São Mamede vinha realizando constantes diligências na tentativa de prender o acusado e a informação é de que logo chegaria ao acusado, pois já tinha uma linha de investigação. Os comentários é de que ele, sob pressão de ser preso a qualquer momento, preferiu se entregar.

Folha Patoense

Grave acidente envolvendo carro e moto deixa uma vítima fatal, no sertão

Por volta das 7h20 desta sexta-feira (10), um grave acidente de trânsico envolvendo um veículo Ford Ka de cor preta, placas NIP 6894 e uma moto Yamaha de cor vermelha, placa MNK 8828, foi registrado no contorna da saída de Sousa para Aparecida, onde deixou um popular gravemente ferido.

Segundo informações, a vítima seguia sentido Conjunto Mutirão ao Assentamento Nova Vida I, quando em dado momento a condutora do carro realizou uma possível manobra errada no contorno e veio a colidir com o motociclista. Devido ao forte impacto, o senhor identificado como Francisco de Assis Silva Costa, conhecido como “Chico Vermelho” de 64 anos, foi arremessado a alguns metros do local e caiu ao solo.

Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para prestarem socorro à vítima, que estava em estado gravíssimo, tentaram reanimá-lo, porém não obtiveram êxito. O corpo será encaminhado ao NUMOL de Patos, para ser realizado o exame cadavérico. Uma guarnição do PPTRAN esteve no local controlando o trânsito da rodovia, até a chegada da PRF.

Sertão Informado