Início Site Página 3

Operação integrada entre Polícia Militar e Polícia Civil resulta na prisão de quatro pessoas e apreensão de drogas, em Patos

Na manhã desta quinta (18), por volta das 9h30, guarnições da Polícia Militar da Paraíba, por meio do 3º BPM, participaram de uma operação integrada com equipes da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) da Polícia Civil, no bairro Santa Clara, em Patos.

A ação, realizada no contexto da “Operação São João Seguro”, teve como objetivo intensificar o combate ao tráfico de drogas durante o período dos festejos juninos. Durante as diligências, foram apreendidas porções de cocaína, maconha e substância conhecida como “loló”, além de dinheiro fracionado, anotações relacionadas à comercialização de entorpecentes, embalagens utilizadas para o acondicionamento das drogas, três motocicletas e uma ave silvestre.

A operação resultou na condução de quatro pessoas, sendo dois homens, uma mulher e um adolescente, que foram apresentados à autoridade policial para os procedimentos cabíveis.

A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança pública no enfrentamento à criminalidade, demonstrando o compromisso da Polícia Militar da Paraíba com a preservação da ordem pública e a promoção da segurança da população durante o São João de Patos.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3º BPM

Polícia Militar age rápido e recupera celular roubado, em Patos

Na noite da quinta-feira (18), por volta das 21h11, a Polícia Militar da Paraíba por meio de guarnições da 1ª CIA do 3º BPM, atenderam a uma ocorrência de roubo nas proximidades do Mercado Central, em Patos.

Após serem acionados pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), os policiais militares deslocaram-se imediatamente ao local, onde colheram informações sobre o fato e iniciaram diligências na área. Durante as buscas, um suspeito com características compatíveis às repassadas foi localizado e abordado.

A ação rápida e eficiente da Polícia Militar resultou na recuperação do aparelho celular subtraído, bem como na identificação do suspeito apontado como autor da ação criminosa.

Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a vítima e o material recuperado, sendo apresentado à autoridade competente para a adoção das medidas cabíveis.

A pronta resposta da Polícia Militar reforça o compromisso da Corporação com a segurança da população, atuando de forma preventiva e ostensiva no combate à criminalidade.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING INSTITUCIONAL DO 3º BPM

CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro por ocasião das eleições de 2026

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Conselho Permanente, divulgou nesta quinta-feira, 18 de junho, uma mensagem ao povo brasileiro por ocasião das eleições de 2026. No texto, os bispos reafirmam o compromisso da Igreja com a promoção da vida, da dignidade humana e do bem comum, ao mesmo tempo em que destacam a importância da participação consciente dos cidadãos no processo eleitoral.

Inspirada na passagem bíblica “Examinai tudo e guardai o que for bom” (1Ts 5, 21), a mensagem recorda que a Igreja Católica não indica candidatos nem partidos políticos. Entretanto, ressalta que a fé cristã e a Doutrina Social da Igreja reconhecem a política, quando orientada pela ética, como uma das mais elevadas formas de caridade e serviço à sociedade.

Os bispos afirmam que as eleições representam uma oportunidade privilegiada para o exercício da cidadania e da corresponsabilidade social. Segundo o texto, mais do que escolher governantes e representantes, os brasileiros são chamados a renovar o compromisso com valores fundamentais para a convivência democrática, a justiça social e a fraternidade.

Desafios que afetam a vida pública

A mensagem também faz um alerta diante de desafios que afetam a vida pública do país. A CNBB manifesta preocupação com a desigualdade social, a corrupção, a compra de votos, o uso indevido de recursos públicos e a disseminação deliberada de notícias falsas. Os bispos ressaltam ainda que o abuso do poder econômico e político, assim como as diversas formas de violência, fragilizam a confiança nas instituições democráticas e comprometem a convivência social.

Outro ponto destacado é a necessidade de fortalecer a democracia por meio do respeito às instituições da República, à Constituição Federal, ao Estado Democrático de Direito e aos mecanismos legítimos de apuração da vontade popular. O texto reafirma a importância da confiança no processo eleitoral, do respeito aos resultados das urnas e da observância da Lei da Ficha Limpa.

Ao dirigir-se aos eleitores, a CNBB convida cada cidadão a assumir sua responsabilidade no processo democrático. A mensagem observa que a abstenção não é a melhor escolha e propõe um discernimento que vá além das promessas de campanha, considerando a trajetória de vida dos candidatos e as consequências dos compromissos assumidos.

“O Brasil necessita reforçar a capacidade de construir pontes, promover encontros e cultivar a amizade social”, afirmam os bispos.

A Conferência destaca, ainda, que a esperança cristã se expressa por meio da participação, do diálogo, da defesa da verdade, da proteção da democracia e da promoção da justiça. Os bispos convidam todos os homens e mulheres de boa vontade a serem promotores da paz social e construtores da fraternidade.

Ao final, a mensagem encerra com uma oração pela nação brasileira, confiando o país à proteção de Nossa Senhora Aparecida e pedindo que Deus ilumine cada eleitor e eleitora no exercício de sua responsabilidade cidadã.

 

Ascom – CNBB

Integração entre as instituições fortalece a segurança pública, em Princesa Isabel

O 20º Batalhão de Polícia Militar participou, na manhã desta quarta-feira (18), de um café da manhã junino promovido na Delegacia Seccional de Polícia Civil de Princesa Isabel.

O encontro reuniu representantes de diversas instituições que atuam de forma integrada em prol da segurança pública, entre elas o Ministério Público, a Prefeitura Municipal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Tutelar e a imprensa local.

O momento proporcionou a aproximação e o fortalecimento dos laços institucionais entre os órgãos parceiros, favorecendo o diálogo, o alinhamento de ações e o aprimoramento do trabalho conjunto em benefício da população.

A iniciativa reforça a importância da integração entre as instituições para a promoção da ordem pública, da cidadania e da segurança da sociedade, evidenciando o compromisso coletivo com o desenvolvimento de ações cada vez mais eficazes em favor da comunidade.

POLÍCIA FORTE, SOCIEDADE SEGURA

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – 20º BPM

PSD confirma agenda de Ronaldo Caiado na Paraíba

O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), deve cumprir uma agenda política na Paraíba, na próxima semana. A programação foi divulgada nesta quinta-feira (18) pelo partido.

Segundo a programação, nos dias 22 e 23 de junho, o pré-candidato à presidência da República terá encontros com lideranças políticas, representantes da sociedade e visitas a duas cidades.

Em Campina Grande, Caiado prestigiará o Salão do Artesanato Paraibano e o Maior São João do Mundo, celebrando a força da cultura nordestina. Já em João Pessoa, visitará o Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento oncológico, onde também concederá entrevista à imprensa as 10h.

Portal Correio

Polícia Militar cumpre Mandado de Prisão, em Princesa Isabel

Na manhã desta quinta-feira (18), policiais militares da Força Tática do 20º Batalhão de Polícia Militar cumpriram um mandado de prisão na cidade de Princesa Isabel, no Sertão paraibano.

Durante ações de policiamento ostensivo, a guarnição recebeu informações sobre a existência de um mandado de prisão em aberto contra um indivíduo. Após consulta aos sistemas de segurança, foi constatada a veracidade da informação, sendo identificado um mandado de regressão cautelar expedido pelo Poder Judiciário.

Diante da confirmação, os policiais militares realizaram a abordagem do suspeito e efetuaram sua condução à Delegacia de Polícia Civil, onde ele foi apresentado à autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

Polícia Forte, Sociedade Segura.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional – 20º BPM

Jaques Wagner diz que recebeu telefonema de Lula após operação e acredita que não deixa liderança do governo

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, afirmou que recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero. O petista deu entrevista à BandNews, nesta quinta-feira (18), e negou relação com Daniel Vorcaro ou atuar em favor do Banco Master.

De acordo com Jaques Wagner, Lula prestou solidariedade e disse que estavam tentando desestabilizar o senador.

“O presidente Lula ligou para se solidarizar comigo, dizer que mantém absoluta confiança, a gente se conhece há 48 anos. Portanto, ele sabe como é o meu modo de agir. Ele só ligou para dizer: “Fique firme, essa é uma tentativa de desestabilizar você, mas conte com a minha confiança”, disse o senador.

O parlamentar ainda acrescentou que vai manter a pré-candidatura à reeleição ao Senado e acredita que Lula não irá retirá-lo da liderança do governo.

Apesar das declarações de Jaques Wagner, já há um movimento, dentro do PT e do governo, pela saída do senador da Bahia do cargo de liderança. Essa posição foi levantada nos bastidores do Planalto e defendida, publicamente, pelo deputado federal Rogerio Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara.

As investigações da Polícia Federal apontam que o senador teria recebido um apartamento em Salvador e R$ 3,5 milhões em troca de atuação política no Congresso.

Em relação ao dólares apreendidos pela PF, Jaques informou que o dinheiro tem origem declarada e estava armazenado em envelopes com o timbre do Senado.

“Eu, várias vezes, viajei pro exterior, mandei até levantar. E, de 2019 pra cá ,eu recebi de diárias, aproximadamente US$ 70 mil dólares, e outras vezes que eu fui viajar eu comprei via Banco do Brasil, onde eu tenho conta, dólares ou euro, para fazer a viagem. Então, eu não tenho nenhuma coisa para esconder”, afirmou Jaques. “Então, do ponto de vista do dinheiro, estou absolutamente tranquilo. Nunca recebi dinheiro de ninguém, muito menos do Master ou do Augusto Lima. Então, eu estou absolutamente à vontade”, acrescentou.

Clickpb com informações G1

Wilson Santiago faz coro à projeção de João sobre eleição completa da chapa governista e quebra de tabu de 30 anos

O deputado federal licenciado Wilson Santiago (Republicanos) afirmou ontem (19), que acredita que nestas eleições será quebrado o lapso de temporalidade de que não se elege uma chapa governista completa na Paraíba.

Se acordo com Santiago, o povo não vai trocar o certo pelo duvidoso e vai eleger, além do governador Lucas Ribeiro (PP), os dois senadores da chapa, João Azevêdo (PSB) e Nabor Wanderley (Republicanos). Ainda conforme o parlamentar do republicanos fazendo uma comparação com as eleições de 2018, na qual Daniella Ribeiro disputou o Senado Federal com Cássio Cunha Lima e ganhou as eleições.

Ela estava pontuando apenas 2% nas pesquisas e Cássio 67%, mas o que pesou à época para a eleição da senadora foi a união da chapa e a integração de todos na mesma campanha, no mesmo projeto político.

“Foi vendido e mostrado a todos que o melhor para a Paraíba naquele momento era aquela chapa. Hoje, nós defendemos a mesma coisa quando se refere a esses pontos, somados a um projeto político-administrativo que tem dado certo na Paraíba. Como é que o povo vai mudar um projeto que está dando certo na Paraíba? Não vão arriscar no escuro em um projeto que ninguém sabe o que vem pela frente. O povo não é besta”, disse Wilson.

A declaração faz coro à projeção do ex-governador João Azevêdo que no último final de semana disse acreditar que a população paraibana reconhecerá o trabalho realizado pelo atual grupo político e elegerá os três principais nomes da aliança.

“Vamos eleger a chapa inteira, você vai ver. A Paraíba vai eleger a chapa inteira. Isso vai ser muito bom para a Paraíba, ter um governador e dois senadores apoiando o Estado”, declarou na ocasião.

PB Agora

Pré-candidato à ALPB, ex-comandante da PM/PB confirma voto na chapa do governo, mas rejeita Lula: “Vou de Flávio Bolsonaro”

O ex-comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba e pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos, coronel Sérgio Fonseca, confirmou nesta terça-feira (16), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, que seguirá integralmente a chapa majoritária do grupo governista no estado com Lucas, João e Nabor. No entanto, afirmou que, na disputa pela Presidência da República, apoiará o senador Flávio Bolsonaro, rejeitando a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é apoiada pelo seu grupo.

Ao comentar sua estratégia política para as eleições de 2026, Sérgio Fonseca revelou que mantém parceria com o deputado federal Wilson Santiago, com quem pretende fazer dobradinha durante a campanha.

“Sempre tive um relacionamento muito próximo com o deputado Wilson Santiago. Ele foi um parceiro importante durante o período em que estive no comando da Polícia Militar e acredito que estaremos seguindo juntos nessa pré-campanha e na campanha”, afirmou.

Questionado sobre a orientação do Republicanos para os votos na majoritária, o pré-candidato explicou que conversou com a direção partidária e decidiu acompanhar o projeto político do grupo governista na Paraíba.

“No meu caso específico, conversei com o partido e, na majoritária aqui no estado da Paraíba, sigo o grupo do governador Lucas Ribeiro, do presidente do Republicanos, Nabor Wanderley, e do ex-governador João Azevêdo”, declarou.

Apesar do alinhamento estadual, Sérgio Fonseca adotará um caminho diferente na eleição presidencial. Segundo ele, sua avaliação sobre a política nacional, especialmente na área da segurança pública, o leva a apoiar o nome de Flávio Bolsonaro.

“Quando vamos para o cenário nacional, também conversei com o partido e tenho a convicção de que o atual governo federal, na minha concepção, não tem tido as ferramentas necessárias para o combate à criminalidade. Nesse caso específico, para o governo federal, eu sigo o pré-candidato Flávio”, afirmou.

PB Agora

Secretaria de Receita de Patos alerta população sobre tentativas de golpe envolvendo cobranças falsas de tributos

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Receita, está alertando a população sobre tentativas de golpe praticadas por meio de mensagens enviadas via WhatsApp, SMS e outros canais digitais. Nos últimos dias, alguns contribuintes procuraram a sede da Secretaria relatando o recebimento de mensagens suspeitas que solicitavam dados pessoais e direcionavam para links de supostos pagamentos de tributos municipais.

O diretor de Tributos Imobiliários, Robson Sousa, esclareceu que a Secretaria de Receita possui canais oficiais de atendimento já conhecidos pela população, como o WhatsApp institucional, o e-mail oficial e o Portal do Contribuinte disponível no site da Prefeitura.

Segundo ele, a gestão municipal não realiza cobranças de IPTU ou qualquer outro tributo por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou links enviados diretamente aos contribuintes.

“Alguns contribuintes compareceram à Prefeitura informando que receberam mensagens solicitando dados pessoais e orientando o acesso a links suspeitos. Queremos reforçar que a Prefeitura de Patos não faz cobranças por SMS nem envia links para pagamento de tributos. Todas as notificações e cobranças oficiais são realizadas por meio de correspondência ou pelos canais oficiais de atendimento”, explicou Robson.

O diretor também destacou que, quando o contribuinte entra em contato pelos canais oficiais, os servidores podem informar sobre a existência de débitos, mas nunca enviam links para pagamento.

Outro ponto importante é que a Prefeitura não recebe pagamentos diretamente em sua sede ou em seus setores de atendimento. Todos os tributos municipais são pagos por meio de boletos oficiais, que podem ser quitados em casas lotéricas, instituições financeiras ou aplicativos bancários. Antes de concluir qualquer pagamento, o cidadão deve verificar se o beneficiário informado é a Prefeitura de Patos.

Robson orienta que, caso o contribuinte receba mensagens suspeitas relacionadas a cobranças de IPTU ou outros tributos, não forneça dados pessoais, não clique em links desconhecidos e procure imediatamente a Prefeitura para confirmar a autenticidade da informação.

“Se houver qualquer dúvida, a orientação é procurar nossos canais oficiais ou comparecer à sede da Prefeitura. Nossa equipe está preparada para prestar todos os esclarecimentos necessários e ajudar a população a evitar fraudes e golpes”, finalizou.

A Secretaria de Receita reforça o alerta para que os contribuintes redobrem a atenção e utilizem apenas os canais oficiais de atendimento, garantindo mais segurança e tranquilidade na relação com o poder público municipal.

Assessoria