Início Site Página 1024

PRF recupera motoneta furtada que circulava clonada no sertão da Paraíba

Aparecida (PB), 10/11/2022 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba recuperou, na tarde desta quinta-feira (10) uma motoneta que circulava com placas clonadas.

A equipe da PRF realizava ronda no município de Aparecida-PB e abordaram uma motoneta HONDA/BIZ 125 de cor vermelha, ano 2015 que estava estacionada às margens da rodovia BR 230. Ao realizar as primeiras consultas pela placa aparente da motoneta, não foi identificada qualquer ocorrência de roubo/furto. Porém, após uma fiscalização detalhada, a equipe policial percebeu sinais de adulteração no chassi e constatou que tratava-se de um clone. A motoneta tinha sido furtada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, na data de 14/03/2022. A equipe procurou nas imediações o responsável pela motoneta, porém sem êxito. Dessa forma, a motoneta foi recuperada e encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil em Sousa-PB para os procedimentos cabíveis e de devolução ao seu proprietário. Neste ano de 2022, a Polícia Rodoviária Federal recuperou mais de 60 veículos no Sertão da Paraíba.

Roubo/Furto de Veículos – SINAL

Inclua seu veículo roubado ou furtado no Sistema SINAL da PRF

Comprovadamente, a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato. Assim, o Sistema Nacional de Alarmes (SINAL) da PRF supre uma importante necessidade, pois disponibiliza aos policiais rodoviários federais em todo o país, imediatamente após o registro, informações de ocorrências de furto/roubo de veículos, tornando-se uma eficiente ferramenta no combate a esse tipo de crime.

O registro no SINAL também pode ser feito por telefone. Basta ligar para o número de emergência da Polícia Rodoviária Federal, o 191.

IMPORTANTE: O registro no sistema SINAL da PRF não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Ascom – PRF – PB

PRF realiza Operação Proclamação da República 2022

Na Paraíba, o reforço no policiamento acontecerá entre os dias 11 e 15 de novembro com enfoque na redução dos acidentes graves e combate à criminalidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba iniciará às 00h dessa sexta-feira (11) a Operação Proclamação da República 2022 nas rodovias federais de todo o estado, as ações se estenderão até as 23h59 da terça-feira próxima (15).

No dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República no Brasil, este ano a data ocorre em uma terça-feira, o que pode promover um feriado prolongado em algumas regiões do estado, aumentando assim o fluxo de veículos nas rodovias federais. Tal fator pode influenciar nas estatísticas de violência no trânsito, uma vez que uma maior quantidade de veículos circulando aumenta as chances de acidentes.

Dessa forma, o reforço no policiamento ostensivo terá início desde as primeiras horas da sexta-feira, a fim de garantir um trânsito seguro e a livre mobilidade nas rodovias federais paraibanas.

A fiscalização terá como enfoque principal as condutas que mais geram riscos de acidentes graves, por exemplo, embriaguez ao volante, ultrapassagens indevidas, não uso de cinto de segurança ou capacete, dentre outras infrações perigosas.

ORIENTAÇÕES PARA GARANTIR UMA VIAGEM SEGURA

– Primeiramente fazer um planejamento da viagem, identificar locais de parada para abastecimento, alimentação e descanso do motorista.
– Fazer uma revisão no veículo, verificando freios, luzes, nível de combustível, dentre outros itens obrigatórios e fundamentais para sua segurança.
-Verificar se a documentação do veículo e do condutor se estão em dia.
– Antes de iniciar a viagem, com o veículo ainda parado, colocar o cinto de segurança e se certificar que os demais passageiros também estejam, lembrando que as crianças deverão usar dispositivo de retenção adequado para a sua idade e peso (ex: Bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).
– No caso de motocicleta, colocar adequadamente o capacete, tanto o condutor quanto o passageiro.
– Durante a viagem, respeitar a sinalização e as normas de trânsito. Destacamos especialmente o respeito aos limites de velocidade, só ultrapassar em locais permitidos e com segurança, não transitar pelo acostamento e por fim, jamais misturar bebida e direção.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191 e também do aplicativo PRF Brasil, disponível para Android e IOS, onde os usuários poderão enviar fotos e áudios para auxiliar os policiais que atenderão a ocorrência.

Ascom – PRF – PB

Esporte Solidário: Polícia Militar implementa projeto “Lutando pela Paz”, em Teixeira

Na noite desta quarta-feira, 09/11, aconteceu a solenidade de abertura e aula inaugural do Projeto Lutando pela Paz, que tem como finalidade a prevenção por meio da prática esportiva do jiu-jitsu.

O projeto será desenvolvido com 15 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, por meio de uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Teixeira-PB. Todos os alunos receberam o material de alta qualidade, necessário para esta prática esportiva.

Ações como esta têm como finalidade utilizar o esporte como formador de cultura, enfatizando a inclusão social, demonstrada como um fator de desenvolvimento e transformação humana, gerando mais saúde, mais disciplina, agregando valores e principalmente, um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.

O objetivo principal do projeto é proporcionar a construção de valores éticos, a promoção de saúde e o vínculo de boas  amizades entre os jovens,  mantendo-os longe das drogas e da violência.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Polícia Militar recupera motocicleta, em Quixaba

Na tarde desta quinta-feira (10/11), a Polícia Militar, recuperou durante fiscalização na PB-228 uma motocicleta da marca Honda roubada há 14 anos.

O fato ocorreu quando a guarnição da 4ª CPTran, em rondas na rodovia PB-228, abordou o condutor I.D.C trafegando em uma motocicleta com placa do estado de São Paulo de urbes diferentes. Que ao realizar uma consulta detalhada, foi constatado que os sinais identificadores estavam adulterados, sendo a placa verdadeira com restrição de roubo/furto no estado do RN. Diante dos fatos a motocicleta  e o condutor foram conduzidos e apresentadas ao delegado plantonista na delegacia de homicídios em Patos.

P/5 – Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional da 4ªCPTran

Prefeitura de São José do Bonfim disponibilizará transporte para os estudantes que irão prestar o ENEM 2022

Nos próximos dias, 13 e 20 de novembro, serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2022).

Para os candidatos Bonfinenses que irão prestar as provas na cidade de Patos/PB, nos respectivos dias, a Secretaria Municipal de Educação, disponibilizará transporte gratuito.

Para a melhor organização e planejamento na logística do transporte.

Lembre-se que a primeira prova será no próximo domingo (13), com o horário de embarque no transporte às 11:30h da manhã, no ponto de ônibus de frente a EMEF Senador Humberto.

Ascom

Dom Manoel dos Reis 3° bispo de Patos completa 21 anos de ordenação episcopal

Nesta quinta-feira (10), Dom Manoel dos Reis de Farias, completa 21 anos de ordenação episcopal. No dia 10 de novembro de 2001, em frente a Catedral da Diocese de Nazaré de Mata, PE, o nosso querido 3° bispo diocesano foi ordenado para a Diocese de Patos pela imposição das mãos e orações de Dom Jorge Tobias de Freitas. Seu lema episcopal é “Servir na Unidade”.

Em setembro desse ano, Dom Manoel esteve em Patos onde pregou na quarta noite do novenário da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Guia, na Igreja Catedral. Na ocasião, o bispo foi homenageado recebendo de presente uma imagem da padroeira, além do carinho fraternal dos católicos de Patos.

Atualmente, Dom Manoel é o 7° bispo emérito de Petrolina, PE, e reside em João Pessoa, PB, na Comunidade Católica Servos de Maria.

Patos Verdade com Zé Filho

Lula diz que PT tem de ‘aprender a conversar’ com o centrão

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que o PT precisa “aprender a conversar” com o centrão sobre as propostas do partido. Para o petista, é preciso manter o diálogo aberto com os poderes, sem deixar a autonomia de lado, e buscar o apoio do Congresso Nacional para dar encaminhamento às pautas a ser trabalhadas pela gestão do futuro governo. A informação é do R7.

“Temos de lidar com quem pensa diferente da gente. O centrão é uma composição de vários partidos, e [o vice-presidente eleito, Geraldo] Alckmin [do PSB], eu e o PT temos de aprender a conversar e tentar convencê-los das nossas propostas”, afirmou Lula, durante uma entrevista no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Vamos fazer com muita competência, porque o Brasil não tem mais tempo de ficar se batendo, se xingando e se criticando. Não acredito que o Congresso vá criar problema. Não cabe ao presidente da República interferir no funcionamento da Câmara e do Senado, são poderes autônomos”, complementou o presidente eleito.

As declarações à imprensa ocorreram após um encontro de Lula com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Rosa Weber; e do TSE, o ministro Alexandre de Moraes.

Lira e Pacheco demonstraram, durante a reunião, “muita disposição de fazer com que as coisas aconteçam com a maior pressa possível”, de acordo com o presidente eleito. Questionado sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, necessária para financiar propostas como a manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600 mais R$ 150 para famílias com crianças menores de 6 anos, Lula disse estar confiante na aprovação do texto.

“Alckmin vai montar o cronograma da PEC da Transição. O importante é ter prazo para votar o Orçamento. Acho que vamos conseguir aprovar [a PEC da Transição], porque há disposição. É um projeto para recuperar a capacidade de investimento nas coisas essenciais. Vamos fazer com a certeza de que vai ser aprovado. O papel do presidente não é gostar ou não, é conversar com quem dirige a instituição. Vou trabalhar para que todas as propostas que mandarmos para discussão tenham o maior número de votos”, anunciou.

Para ele, o Orçamento aprovado precisa de ajustes. “Vamos fazer as propostas que entendemos serem corretas. Tudo vai acontecer no tempo certo. Alckmin e Mercadante [Aloizio Mercadante, coordenador do grupo técnico petista] estão fazendo o trabalho de conversar com as pessoas. As coisas vão acontecer com muita tranquilidade”, afirmou.

Resultado

O presidente eleito afirmou que respeita as instiuições e que os encontros ao longo do dia tiveram o objetivo de mostrar as relações que o próximo governo pretende manter com os tribunais e o Congresso. “Não enxergo essa coisa de centrão, enxergo deputados que foram eleitos, e, portanto, vamos ter de conversar para garantir o necessário para melhorar a vida do povo brasileiro”, declarou.

Sobre ter vencido o presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo de outubro, Lula afirmou que “não há tempo para vingança, raiva nem ódio”, porque “o tempo é de governar”. “Eu pretendo trabalhar 24 horas por dia”, completou.

Em relação aos protestos de apoiadores de Bolsonaro que contestam o resultado das urnas, o presidente eleito classificou-os como “sem pé nem cabeça”. “Essas pessoas que estão protestando, sinceramente, não têm por quê. Elas deveriam dar graças a Deus pela diferença [de votos ter sido] menor do que merecíamos. É preciso detectar quem está financiando esses protestos, que não têm nem pé nem cabeça, [com] ofensas às autoridades, ameaças de fechamento e agressões verbais, coisa que eu, que fui diretor sindical e fiz greve, não tinha por hábito usar”, criticou.

A respeito do relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação feito pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas, Lula afirmou que não está preocupado. Ele foi questionado, ainda, sobre a composição dos ministérios a partir do próximo ano. “Não estou pensando em ninguém. Quando voltar do Egito, vou começar a pensar na montagem dos ministérios.”

Lula viaja para o Egito na próxima segunda-feira (14), para participar da COP27. Em seguida, o presidente eleito segue para Lisboa, onde vai se encontrar com o primeiro-ministro português, Antônio Costa, e com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Portal Correio com R7

Homem morre após cair de cima de jumento, no Vale do Piancó

Um homem de 48 anos morreu após cair de cima de um jumento nessa quarta-feira (9) na cidade de Boa Ventura (PB). Luiz do Vale Filho teve traumatismo craniano.

Segundo informações de familiares, Luiz teria se desequilibrado e batido a cabeça no chão. Ele foi socorrido ainda com vida ao Hospital Distrital de Itaporanga, mas não resistiu.

O corpo foi levado para a realização da perícia em Patos.

Diamante Online

Governo assina contrato com empresa chinesa para construção e transferência de tecnologia do radiotelescópio Bingo, em Aguiar

O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTC), assina contrato nesta quinta-feira (10) com a empresa CETC54 – Research Institute of China Electronics Technology Group Corporation, para o início da fabricação de equipamentos integrantes do radiotelescópio Bingo como dos refletores e torres, entre outros, e transferência de tecnologia.

O evento acontecerá no auditório da PaqTC-PB, localizado na Rua Emiliano Rosendo, 115, Bodocongó, em Campina Grande, e dá sequência ao evento ocorrido em dezembro de 2021 quando o Governo do Estado transferiu para o Projeto Bingo recursos da ordem de R$ 12 milhões para a finalização do radiotelescópio.

A CETC54 é uma empresa chinesa de relevante participação no mercado chinês e mundial, cujas atividades se destacam para estes tipos de demanda. Foi responsável pela construção do maior radiotelescópio do mundo, o FAST, na China, cujo espelho refletor tem 500m de diâmetro. A empresa também se dedica a criar soluções inovadoras na área de telecomunicações como cidades e segurança inteligente.

A cerimônia de celebração da parceria acontecerá na modalidade híbrida (presencial e online). Participarão o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, e o secretário Executivo de Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, representando o Governo da Paraíba. O coordenador geral do Bingo, Élcio Abdalla (USP); o coordenador científico do Bingo, Alex Wuensche (Inpe), os coordenadores do Bingo, Amílcar Rabelo (UFCG) e Bin Wang (Yangzhou University), além de Luciano Barosi (UFCG). Da China, participarão o vice-presidente da CETC54, Wang Dong, reitores, pró-reitores e pesquisadores de algumas das universidades mais prestigiadas da China e integrantes da Ciência e Tecnologia da China, além de institutos de pesquisa aeroespacial chineses.

Posteriormente, os cientistas farão visita técnica no local de construção do radiotelescópio no município de Aguiar.

Projeto Radiotelescópio Bingo – É um esforço científico internacional para a construção de radiotelescópio projetado para fazer a detecção de Oscilações Acústicas de Bárions, que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no início do Universo, e que podem ser observadas na faixa de radiofrequência. Está em construção no município de Aguiar, Sertão da Paraíba, com financiamento do Governo do Estado da Paraíba, Governo do Estado de São Paulo (Fapesp), Governo Federal (MCTI/Finep), Yangzhou University e UFCG.

Folha Patoense com SECOM-PB

Deputado Wilson Filho confirma seu nome na disputa pela presidência da ALPB

O deputado estadual reeleito, Wilson Filho (Republicanos), confirmou, nesta quarta-feira (9), que seu nome está posto para concorrer à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba. O parlamentar declarou que conta com o apoio do governo, além de parlamentares que já aderiram ao seu projeto. Ele disse ainda que não se colocará mais à disposição para ser líder da bancada governista, tendo em vista o interesse de entrar no páreo pelo comando da Casa de Epitácio Pessoa.

“É natural que o debate sobre a eleição da mesa diretora da assembleia se inicie. É uma caminhada longa a eleição efetivamente só acontece no dia primeiro de fevereiro, e nós estamos colocando o nosso nome à disposição dos colegas deputados, para que a gente possa fazer a assembleia cada vez mais altiva, atuante, e que os deputados possam conseguir cumprir suas responsabilidades seus mandatos com a competência que eles já têm, e com isso os paraibanos possam se sentir ainda mais, e melhor, representados, essa é a nossa missão”, disse em entrevista à rádio Correio 98 FM.

Wilson Filho declarou não se colocará mais à disposição para ser líder da bancada governista, tendo em vista o interesse de entrar no páreo pela presidência da Casa de Epitácio Pessoa.

“Nós estamos começando um novo momento político, que é a discussão interna sobre a eleição da mesa diretora da próxima legislatura e, para essa missão, coloco meu nome à disposição e não poderia colocar para duas funções. Com muito respeito aos colegas com a credibilidade que a gente construiu e estou colocando meu nome e acho que qualquer um tem a legitimidade de colocar seu nome à disposição”, falou o deputado.

O parlamentar destacou ainda a amplitude do Republicanos na ALPB, partido do qual faz parte e que elegeu a maior bancada de deputados nas eleições deste ano.

“Nós temos uma base de governo bastante ampla. Eu particularmente faço parte do republicanos, que elegeu oito deputados estaduais, e estamos trabalhando internamente, e dentre os 35 outros deputados competentes e qualificados que alcançaram uma vitória e representam de forma bastante significativa as suas respectivas regiões”, ressaltou.

Wilson disse que conta com o apoio do governo do estado para entrar na disputa, além de outros parlamentares da casa que também já manifestaram adesão ao seu projeto.

“Nós estamos começando esse trabalho. É um trabalho de bastidor, de convencimento, de conquista, que conta com o carinho do governo, de vários amigos. Depois que nós colocamos o nome a disposição, já recebemos gestos de apoio de vários deputados e estamos avançando. Vou procurar fazer essa caminhada com muita lealdade, respeito, mantendo nossa credibilidade, adquirida nessa trajetória pública que nós já temos, e com esse respeito e credibilidade a gente vai avançando”, concluiu.

Wscom