O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja para o Egito nesta segunda-feira (14) para participar da COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A expectativa é de que, durante o evento, ele anuncie nomes para a área ambiental. A informação é do R7.
Na quarta-feira (16), Lula participa, às 11h do Egito (6h de Brasília), do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”. Ele estará com os governadores Antônio Waldez, do Amapá, Gladson Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa, do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia. Às 17h15, horário do Egito (12h15 horário de Brasília), Lula faz o seu pronunciamento na COP27, na área da ONU.
No dia seguinte, quinta-feira (17), às 10h no horário local (5h horário de Brasília), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, e, às 15h (10h horário de Brasília), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.
Na sexta-feira (18), Lula segue para Portugal, onde tem encontro com autoridades portuguesas. Ele retorna ao Brasil no fim de semana.
O presidente eleito viajará ao lado da futura primeira-dama, a socióloga Janja, do ex-chanceler Celso Amorim e de Fernando Haddad.
A deputada federal eleita por São Paulo Marina Silva chegou ao evento no último dia 9. Ela estava acompanhada de Sônia Guajajara, ex-coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, e de Célia Xakriabá, liderança indígena de Minas Gerais.
Marina, integrante do governo de transição e ex-ministra do Meio Ambiente, é cotada para voltar à pasta no novo governo. A ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira também é um dos nomes cotados para ocupar um posto de destaque na área ambiental.
Compromissos de governo
Lula foi convidado para ir à COP27 primeiro pelo governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), em nome do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal. Na sequência, recebeu o chamado da Organização das Nações Unidas (ONU) e do presidente do Egito, Abdul Khalil El-Sisi.
A expectativa é de que o presidente eleito aproveite a ocasião para reforçar os seus compromissos de governo com a agenda ambiental. O desmatamento da Amazônia foi um dos temas de interesse internacional durante as eleições presidenciais.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Coremas (PB), José Albertino, entrou em contato com o Portal Santa Teresinha para informar a pluviometria das últimas 24 no município.
De acordo com o pluviômetro da AESA / DNOCS, choveu 30.4 mm. Já o pluviômetro automático da Cemaden do Governo Federal, choveu 52 mm.
O dia amanheceu neste domingo (13) com chuvas e o clima bastante nublado.
Com a expectativa de movimentar R$2,2 milhões em negócios e fomentar a cultura do empreendedorismo com inovação na região do Alto Sertão da Paraíba, a Cajazeiras Expo Negócios teve a sua abertura realizada nesta quinta-feira (10). O evento é promovido pelo Sebrae/PB e Prefeitura de Cajazeiras, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e acontece no espaço da casa de shows Pallacium.
Conforme os organizadores, 9,5 mil pessoas devem visitar o local ao longo da programação que segue até o próximo sábado (12). A abertura da Cajazeiras Expo Negócios contou com a presença do diretor técnico do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, do vice-prefeito de Cajazeiras, Marcos Antônio, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Daianny Valêncio, assim como do presidente da CDL, Alexandre Costa, do superintendente do Banco do Nordeste, João Nilton, empresários, donos de pequenos negócios e expositores.
De acordo com Luiz Alberto Amorim, a Cajazeiras Expo Negócios é resultado de um trabalho coletivo que visa fortalecer e colaborar com o ambiente de negócios no mercado da região do interior do estado. “O objetivo do evento vai além do processo de comercialização, é mostrar também o potencial econômico de Cajazeiras e região e possibilitar uma ampliação da rede de contatos aos participantes. A programação oferece uma grande oportunidade de aprendizagem com capacitações, palestras, exposição de marcas e o intuito do Sebrae é contribuir com esse ambiente e fortalecer a atuação dos empresários na região”, disse.
Por sua vez, o vice-prefeito de Cajazeiras, Marcos Antônio, destacou durante o momento de abertura a parceria estabelecida entre Prefeitura, Sebrae/PB e CDL. Ele representou o gestor executivo da cidade que justificou a ausência devido uma viagem à Brasília. “O evento cresceu muito ao longo do tempo e hoje Cajazeiras consegue mostrar para o estado a sua força empresarial. Destacar o apoio do Sebrae, CDL e toda equipe do município que trabalha de forma incansável para isso tudo acontecer. É uma iniciativa que gera desenvolvimento econômico”, comentou.
De volta ao calendário de eventos após o período de dois anos de suspensão em decorrência da pandemia da Covid-19, a Cajazeiras Expo Negócios chega a sua terceira edição com uma estrutura de 160 estandes para a exposição de produtos e serviços, além de espaço reservado para praça de alimentação, área de moda e beleza e a instalação de quatro arenas, locais onde são realizadas palestras sobre temas relacionados ao empreendedorismo para o público. “Voltamos com muito entusiasmo após esse período da pandemia e estamos demonstrando a grande capacidade que o nosso mercado tem para atrair investimentos”, destacou Alexandre Costa, presidente da CDL de Cajazeiras.
Programação – O evento conta com uma grade ampla de palestrantes e nomes reconhecidos pela atuação no segmento do empreendedorismo, entre eles, Alê Vendas, que realizou a palestra de abertura da Cajazeiras Expo Negócios e dialogou com a plateia sobre o tema ‘Como aumentar entre 30% a 70% das vendas da sua empresa’.
Nesta sexta-feira (11) a programação de palestras inicia às 18h30 no auditório master. Vinnie de Oliveira será o primeiro a se apresentar destacando o tema ‘6 passos para um negócio lucrativo’, e logo na sequência, Alex Monteiro conversa com o público sobre ‘Seja influente: nas redes e na vida’.
No sábado (12) a palestra de encerramento será com a presença de Kaká Diniz falando sobre ‘Empreendendo com propósito’. Outras informações sobre o evento podem ser consultadas por meio do site: https://cajazeirasexponegocios.com.br/.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Áudio de Luiz Alberto Amorim – diretor técnico do Sebrae/PB – a Cajazeiras Expo Negócios 2022, ouça:
Nesta quinta-feira, 10/11, na Zona Rural de Areia de Baraúnas-PB, onde a guarnição foi solicitada para averiguar indivíduos suspeitos de estarem praticando furto de bombas de sucção de água.
Ao chegar no local os policiais militares pertencentes a 3ª CIA/3° BPM, verificaram que os próprios moradores já haviam detido 02 indivíduos que já estavam em um poço artesiano concretizando o furto de bomba de sucção.
Os policiais intensificaram diligências, e conseguiram localizar os outros integrantes que confessaram estarem juntos na tentativa de furto, sendo detidos 07(sete) indivíduos.
Os suspeitos, foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil em Patos-PB.
Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM
Um homem, de 35 anos, foi preso pela Polícia Militar, no final da manhã desta sexta-feira (11), na Rua Lino Mangueira de Figueiredo, Bairro Novo Horizonte, em Conceição.
De acordo com informações do Copom da 2ª Companhia Polícia, a guarnição da Força Tática foi informada por um popular, que não quis se identificar, que o suspeito estaria vendendo droga em um bar e se deslocou para o local.
Ao chegar no bar, a guarnição realizou uma busca em todos que se encontravam no local. Com um dos que estavam no estabelecimento comercial, os policiais encontraram a 18 pedras de substâncias semelhantes a crack, embrulhadas e uma quantia de 30 reais. O celular do suspeito também foi apreendido.
O homem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, onde serão tomadas as medidas cabíveis.
Após a reunião da bancada federal da Paraíba, foi definido o rol das 15 emendas, fruto de ações que foram apresentadas pelos entes federativos e das sugestões recebidas pelas entidades estaduais. Entre essas, para o coordenador, o senador eleito Efraim Filho, se destacam: o projeto S.O.S. Triplicação BR230, em um reforço orçamentário para destravar essa importante obra na região metropolitana da capital; a iniciativa para viabilizar o Hospital de Trauma do Sertão e o Hospital da Criança em Campina Grande, entre outros.
Para Efraim, esse é um momento em que se destaca a coesão e a unidade da bancada federal na hora de lutar por recursos e investimentos estruturantes para o Estado. “Passada a eleição, as disputas devem ficar para trás e a bandeira da Paraíba é que deve ficar em primeiro lugar na ordem de importância para a bancada federal”, comenta. O valor global das emendas de bancada deve alcançar a marca de R$ 300 milhões, porém o valor específico por cada uma das iniciativas será definido durante a apresentação final da proposta na próxima segunda-feira (14).
Das 15 iniciativas, destacam-se:
Na área da saúde, cinco iniciativas: o Hospital de Trauma do Sertão, o Hospital da Criança e o Hospital Help, ambos em Campina Grande, o custeio de ações de atenção básica e o custeio de ações de média e alta complexidade para os municípios; na educação foram quatro iniciativas: investimentos para as quatro grandes entidades de ensino na Paraíba: UFPB, UFCG, UEPB e IFPB, com recursos destinados à modernização da infraestrutura dos centros universitários.
Em infraestrutura e mobilidade, foram três iniciativas: a destinação de recursos para a BR230 entre João Pessoa e Cabedelo, com o projeto S.O.S. Triplicação, a construção do Arco Metropolitano que interliga a BR230 e a BR101, apresentado pelo Governo do Estado, a reforma e ampliação dos mercados públicos da cidade de João Pessoa, apresentado pela prefeitura da capital, e o 3° eixo da transposição do São Francisco, Ramal Piancó, que já conta com recursos do orçamento do ano anterior para o desenvolvimento do projeto.
Finalizando, na área de agricultura, pesca e desenvolvimento sustentável regional, foram duas iniciativas: aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas destinados ao Estado e aos municípios, para reforçar as ações na zona rural e estimular a agricultura familiar, e recursos para a construção de uma escola modelo de embarcações, de acordo com importante arranjo produtivo local e vocação econômica da região litorânea de Cabedelo.
Uma operação realizada pela Polícia Civil e Energisa, iniciada na última terça-feira (8) e finalizada nessa quinta (10), combateu furtos de energia elétrica no município de Catingueira, na Região Metropolitana de Patos. Ao todo, 29 unidades foram inspecionadas, entre residências e comércios, com identificação de 7 irregularidades nas medições de energia, com a recuperação estimada de R$ 11.495,90, sendo R$ 2.150,26 em ICMS e 18.641 de quilowatt-hora de energia. Esse montante seria suficiente para abastecer 141 residências por um período de 1 ano.
Cinco pessoas foram presas durante a operação, que contou com 11 equipes, formadas por técnicos da Energisa, da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba. Antes de programar os locais da inspeção, a empresa fez um levantamento prévio, por meio de sistemas tecnológicos com inteligência artificial.
“Através de dados de consumo, a distribuidora consegue mapear clientes que tiveram oscilações incomuns na quantidade de energia consumida. Com este levantamento e cruzamento de dados, as inspeções em campo se tornam cada vez mais assertivas”, explicou o coordenador de Serviços Comerciais, Danillo Lelis.
Danillo destaca, ainda, que os furtos de energia oneram a população, prejudicam o fornecimento, a arrecadação de impostos e a receita da empresa, comprometendo os investimentos na melhoria dos serviços. “Por isso, precisamos combater o furto e a população tem um papel fundamental nisso, denunciando esses crimes”, complementa. Outro fator de atenção é o risco à segurança da população: as ligações clandestinas ou irregulares, em sua maioria, são feitas por pessoas sem conhecimento técnico, que utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, ocasionam em riscos de rompimento de cabos e/ou acidentes como choque elétrico.
Denúncias
Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 083 0196 (ligação gratuita) e nas agências de atendimento.
A Paraíba será representada na Copa do Mundo do Catar, mas não dentro do campo – como se esperava com o atacante Matheus Cunha, do Atlético de Madrid. A honra caberá a outro Matheus: o engenheiro civil Matheus Montenegro, de 26 anos, que foi aprovado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e será um dos 20 mil voluntários trabalhando no torneio.
Fã de futebol e torcedor do Botafogo-PB, Matheus, que tem um canal de YouTube e um perfil de Instagram chamados “Um Torcedor Pelo Mundo”, anunciou a novidade em suas redes recentemente, depois de uma longa espera.
“Eu fiquei meio que sem acreditar, porque eu confesso que não esperava ser aprovado (na seleção de voluntários), a concorrência é muito grande. São 20 mil voluntários e desses, são 15 mil do Catar e 5 mil de outras nacionalidades. O processo foi bem demorado, eu apliquei em março e só fui receber uma primeira resposta em julho”, contou ao Portal Correio.
Após passar por mais algumas etapas do processo de seleção, Matheus foi escolhido para fazer parte da equipe de voluntários que vai ajudar na parte de tecnologia nos estádios, responsável, entre outras coisas, pela montagem da cabine do árbitro de vídeo (VAR) próxima ao campo – ele fará esse trabalho em sete partidas do torneio, incluindo jogos de seleções campeãs mundiais como França e Uruguai, além dos adversários do Brasil na primeira fase (Camarões, Suíça e Sérvia).
O primeiro jogo que Matheus vai acompanhar de perto no Mundial é França x Austrália, em 22 de novembro. O último, talvez, seja um dos confrontos das oitavas-de-final, no dia 5 de dezembro. O “talvez” é porque a ideia dele é tentar prolongar a estadia no Oriente Médio e, para isso, ele afirmou que está tentando parcerias com empresas e vai vender bonés personalizados para os seguidores, como forma de tentar viabilizar financeiramente o projeto.
Realizando um sonho
Além de trabalhar como voluntário, Matheus também estará nas arquibancadas, como torcedor, nas três primeiras partidas do Brasil na Copa.
“Só vou acreditar quando estiver lá no Catar, e sentir o choque de estar em uma realidade diferente. Assistir um jogo da Seleção Brasileira em Copa do Mundo, em outro país, representando a Paraíba, é um dos grandes sonhos da minha vida e eu vou conseguir realizar. Sem contar em viver o clima de Copa, viver um pouco da cultura de outro país, vai ser fantástico”, disse Matheus.
A ideia dele é tentar prolongar a estadia no Oriente Médio e, para isso, ele vai vender bonés personalizados para os seguidores de suas páginas.
Rodando o mundo pelo futebol
Matheus já foi, segundo ele, em 330 jogos em 58 estádios no Brasil e em 13 países diferentes. Nos últimos dois anos, no entanto, a experiência de estar nas arquibancadas ganhou um novo sentido: o projeto “Um Torcedor Pelo Mundo”, que começou no Instagram em plena pandemia.
Matheus morou na Hungria entre setembro de 2020 e abril de 2022, quando foi fazer um curso de especialização na área de Engenharia. Lá, ele juntou a paixão pelo futebol com a vontade de produzir conteúdo sobre o esporte nas redes sociais.
“Eu já tive várias ideias em criar conteúdo relacionado a futebol, só que não queria fazer o ‘mais do mesmo’. A primeira grande ideia que surgiu, que seria diferente, apareceu quando fui morar na Europa: fazer um conteúdo mostrando estádios ao redor do mundo, principalmente na região da Hungria, do Leste Europeu em geral, que não é muito mostrada mas que muita gente tem curiosidade”, contou.
No início do projeto, o diferencial, como ele mesmo gosta de destacar, foi que enquanto estádios no Brasil e em muitos outros países estavam fechados ou com público restrito, na Hungria o público era totalmente liberado.
O país foi um dos que recebeu jogos da Eurocopa, o torneio continental de seleções. Entre as partidas que Matheus acompanhou “in loco”, uma das mais marcantes para ele foi confronto entre Portugal e França, que ele viu, ao vivo, craques como Cristiano Ronaldo e Mbappé.
Ele também viu jogos da Liga dos Campeões da Europa, o principal torneio de clubes do mundo, mas, para ele, a melhor experiência em estádio foi no “Clássico de Belgrado”, na Sérvia, entre Partizan e Estrela Vermelha. “Esse é o maior jogo que eu já vi na vida, foi a atmosfera mais sensacional que eu vivi em um estádio”, disse Matheus.
Experiências fora do futebol
Além de viver intensamente o esporte que ama, a experiência de viver na Europa foi também uma oportunidade de conhecer lugares e pessoas de diversas partes do mundo. Para Matheus, os momentos mais marcantes fora do futebol, nesse período, foram as visitas a cidade de Chernobyl (Ucrânia) – famosa mundialmente pelo acidente na usina de energia nuclear, e ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.
“O futebol foi a porta de entrada para viver tudo isso. A partir do momento que eu comecei a receber mensagens de outras pessoas, dizendo que eu motivava elas, que se inspiravam em mim para sair por aí viajando, viver experiências, eu criei uma responsabilidade maior e me dediquei mais (a produzir conteúdo)”, disse.
O Comitê do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19, decidiu por unanimidade recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados da instituição. A decisão foi tomada em reunião realizada nessa quinta-feira (10), por meio de videoconferência, e é reflexo do aumento de casos da infecção no estado.
Ainda segundo o Comitê do IFPB, a medida é válida para servidores, agentes terceirizados, estudantes e visitantes a partir da entrada e durante toda a permanência nas dependências das unidades do Instituto Federal da Paraíba.
De acordo com o reitor em exercício, Neilor César dos Santos, o aumento da transmissão do vírus da Covid-19, embora apresente baixa mortalidade, trouxe uma situação que requer cuidados. “O IFPB sempre foi muito prudente durante o período da pandemia”, ressaltou o gestor.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa Silva, falou sobre a importância de conter o avanço da doença e sugeriu que os servidores que apresentarem sintomas gripais, deverão ficar em trabalho remoto e os estudantes deverão apresentar atestados médicos, caso apresentem sintomas.
UFCG
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já pratica, desde julho deste ano, a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências da instituição.
UFPB e UEPB
A UFPB e UEPB ainda não emitiram nenhuma nova recomendação. No final de setembro, a Universidade Estadual da Paraíba havia tornado facultativo o uso de máscaras na instituição.
Saúde do Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) informou ao ClickPB que, em nota técnica publicada no último dia 8 de novembro, ficou definido que “as máscaras podem ser usadas para a proteção de pessoas saudáveis (quando em contato com alguém infectado) ou para controle da fonte (quando usadas por alguém infectado para prevenir transmissão subsequente).”
Ainda segundo a Secretaria, “permanece a recomendação do uso de máscaras para pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela covid-19, como: locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.”
Saúde de João Pessoa
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa informou ao ClickPB que, sobre as máscaras, “ainda não existe uma recomendação oficial, mas é importante que pacientes com sintomas de síndrome gripal utilizem ao buscar atendimento”.
Após o deputado federal eleito, Murilo Galdino, declarar que na sua análise, Efraim Filho faria um caminho ‘natural’ de retorno à base do governador João Azevêdo (PSB), o senador eleito pela Paraíba negou nesta sexta-feira (11) que estes não são seus planos e disse que prefere se manter em uma posição de independência do governo estadual.
De acordo com Efraim, durante entrevista à rádio Band News Manaíra, apesar de Murilo ser um parceiro importante em diversos municípios, para manter a postura que julga como coerente ele prefere rebater essa análise do colega e afirmar que vai se manter ajudando a Paraíba como ela precisa, mas sem necessariamente fazer parte da base.
“Agradeço o carinho de Murilo Galdino. Foi um parceiro importante em vários municípios, mas vou manter minha posição de independência e de coerência. Disputei na Paraíba pela oposição. O governador encontrará o meu gabinete de portas abertas, mas não pretendo ser da base. Não me interessa!”, resumiu.
A declaração de independência vale também para o governo federal a partir de 2023. “Serei independente e coerente com meus princípios. A Paraíba estará em primeiro lugar. Eu não preciso ser base do governo federal e nem estadual para lutar pelo meu estado. Ser base significa ir atrás de cargos e eu não vou, nem preciso disso. Guardarei a independência porque não vou aprovar todos os projetos do governo. Quero ter liberdade e independência”, declarou.