Início Site Página 1032

Lula vence o segundo turno e volta para o terceiro mandato de presidente

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente da República neste domingo (30), na votação do segundo turno. Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.

Àquela altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos.

A diferença percentual a favor de Lula é a menor de um presidente eleito desde 1989.

Após a confirmação do resultado, Lula foi comemorar com aliados e simpatizantes na Avenida Paulista, em São Paulo.

Com o resultado, o Partido dos Trabalhadores volta à presidência após um intervalo de seis anos. O PT comandou o país por oito anos com Lula (de 2003 a 2010) e por seis anos com Dilma Rousseff (2011 até o impeachment em 2016).

Torneiro mecânico, líder sindical e membro fundador do PT, Lula foi eleito para seu terceiro mandato e deverá tomar posse no cargo em 1º de janeiro de 2023. Desta vez, o petista terá quatro dias a mais para governar o país – uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.

Ao votar mais cedo, em São Paulo, Lula disse que a eleição definiria o “modelo de Brasil” para os próximos anos. Ele falou também que era o dia mais importante da vida dele.

“Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida. E acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro porque hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer”, declarou o agora presidente eleito.

Disputa voto a voto

A campanha do segundo turno durou quatro semanas. Lula e Bolsonaro percorreram o país em busca dos votos dos eleitores indecisos ou que tinham votado em outros candidatos no primeiro turno.

Em um cenário de forte polarização, Lula e Bolsonaro travaram uma “guerra santa” em busca de votos de fiéis religiosos, trocaram acusações de fake news e protagonizaram um disputa de popularidade com apoios de artistas e recordes de audiência em podcasts e emissoras de TV.

Chapa Lula-Alckmin

O vice-presidente eleito é Geraldo Alckmin (PSB), político que detém o recorde de maior tempo à frente do governo estadual de São Paulo – maior colégio eleitoral do país – desde a redemocratização.

A improvável aliança entre Lula e Alckmin foi confirmada em abril, poucos meses após o ex-governador deixar o PSDB, partido que ajudou a fundar e ao qual foi filiado por 34 anos. A campanha de Bolsonaro chegou a explorar a antiga rivalidade entre os políticos, mas não conseguiu reverter o resultado das urnas.

Ao longo da campanha, Alckmin agiu para reduzir a resistência de empresários e investidores à campanha de Lula. A ideia era sinalizar que um eventual terceiro governo Lula seria moderado, com viés de centro-esquerda e não buscaria “vingança” pela sequência de derrotas enfrentada pelo PT em anos anteriores.

Os últimos 12 anos

Ao fim do segundo mandato, em dezembro de 2010, Lula se preparava para entregar a faixa à sucessora Dilma Rousseff (PT) com uma aprovação recorde: 80% consideravam o governo bom ou ótimo, segundo o Ibope, e 87% avaliavam bem o próprio presidente.

Os anos seguintes, no entanto, seriam difíceis para o PT. Dilma se reelegeu em 2014 por uma margem apertada, com a pressão de uma crise econômica, e não chegou a concluir o segundo mandato – interrompido por um impeachment confirmado no dia 31 de agosto de 2016.

Em abril de 2018, Lula se tornaria o primeiro presidente pós-ditadura militar a ser preso, e o primeiro da história do país a ser preso por crime comum. O político tinha sido condenado em duas instâncias – em julho de 2017 e, depois, em janeiro de 2018 – por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Lula passou 580 dias preso e só foi solto em novembro de 2019, quando o STF reviu o entendimento da prisão em segunda instância e determinou que os réus do país tinham direito a recorrer em liberdade até o trânsito em julgado.

Enquanto estava preso, Lula chegou a se apresentar como candidato para as eleições de 2018, mas foi obrigado a ceder espaço para Fernando Haddad – que chegou ao segundo turno, mas foi superado por Jair Bolsonaro no que seria a única derrota do PT em eleições presidenciais no século 21, até o momento.

Em março de 2021, o ministro do STF Luiz Edson Fachin anulou as condenações de Lula impostas pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava-Jato. A decisão foi confirmada pelo plenário e, com isso, Lula hoje não tem qualquer condenação judicial.

G1

Pedro agradece a confiança dos paraibanos que votaram pela renovação da Paraíba e deseja sorte ao governador eleito

O deputado federal Pedro Cunha Lima agradeceu a expressiva votação de mais de 1 milhão de paraibanos que acreditaram em seu nome para um novo projeto administrativo ao Estado. Pedro reconheceu o resultado das urnas e parabenizou João Azevêdo pela vitória, desejando sorte e responsabilidade na condução dos rumos da Paraíba.

“Nossa trajetória foi muito bonita, com muita gente que acreditou que a Paraíba pode muito mais. Agradeço aos paraibanos e paraibanas pela expressiva votação que tivemos em todo o Estado. Desejo sorte e responsabilidade ao governador eleito. Que ele possa fazer um trabalho eficiente e que melhore a vida da nossa população”, disse Pedro.

Assessoria

1ª mulher eleita: Raquel Lyra é eleita governadora pelo estado de Pernambuco

Com 91,36% das urnas apuradas, a candidata Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora do estado de Pernambuco, com 58,85% dos votos válidos. Em seguida, Marília Arraes (Solidariedade) aparece com 41,15%.

Raquel Lyra (PSDB) é servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado, 44 anos, Raquel é formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Teve 1.009.556 votos (20,58% dos votos válidos). Se elegeu deputada estadual por duas vezes e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru (PE) em 2016 e reeleita em 2020. A vice na chapa será a deputada Priscila Krause (Cidadania), 44 anos.

Agência Brasil

João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba

João Azevêdo (PSB) foi reeleito governador da Paraíba neste domingo (30), segundo turno das Eleições 2022. Às 18h48, 97,19% das urnas tinham sido apuradas e o gestor computava 52,33% dos votos válidos, o que representava apoio de cerca de 1,2 milhão de eleitores. Lucas Ribeiro (Progressistas) é o vice. Pedro Cunha Lima (PSDB) registrava pouco mais de 1 milhão de votos (47,67%). Brancos (2,39%) e nulos (7,06%) somavam mais de 236 mil votos.

A festa da vitória ocorre no Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa. Já em Campina Grande, a comemoração para o governador eleito será no Parque do Povo, também no Centro. Os eventos deverão ser encerrados às 23h. A definição de locais foi acertada em reunião dos candidatos com a Justiça Eleitoral.

No primeiro turno das Eleições 2022, disputado em 2 de outubro, João Azevêdo conquistou 863.174 eleitores (39,65% dos votos válidos). Já Pedro Cunha Lima recebeu apoio de 520.155 eleitores (23,90% dos votos válidos). Brancos (4,80%) e nulos (9,90%) somaram 375.152 votos.

Relembre abaixo trajetória e propostas de João Azevêdo e Lucas Ribeiro para o Governo da Paraíba.

Perfil

João Azevêdo Lins Filho, natural de João Pessoa, tem 69 anos e é engenheiro civil e professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de direção e chefia em programas e repartições públicas municipais em João Pessoa e Bayeux. Foi secretário de Infraestrutura da Capital entre 2007 e 2010 e, em 2011, foi nomeado pelo então governador Ricardo Coutinho para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia. Em 2015, a partir da fusão de pastas, passou a responder também pela Infraestrutura do Estado.

Atual governador da Paraíba, João Azevêdo foi eleito em 2018 no 1º turno, com mais de 1,1 milhão de votos, o que representou 58,18% dos votos válidos.

João e Ricardo romperam politicamente devido à Operação Calvário e o novo chefe do Executivo estadual migrou para o Cidadania no fim de janeiro de 2020. Poucos meses após a ida de Ricardo Coutinho para o Partido dos Trabalhadores (PT), João Azevêdo anunciou retorno ao PSB, partido no qual concorreu à reeleição.

O vice-governador

Lucas Ribeiro Novais de Araújo, natural de João Pessoa, tem 33 anos e é advogado. Filho da senadora Daniella Ribeiro, sobrinho do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e neto do ex-prefeito de Campina Grande Enivaldo Ribeiro, Lucas ingressou na política em 2016, aos 27 anos, quando foi eleito vereador da ‘Rainha da Borborema’. Em 2019, licenciou-se da Câmara para assumir o cargo de secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2020, Lucas Ribeiro foi eleito vice-prefeito de Campina Grande em 1º turno, na chapa encabeçada por Bruno Cunha Lima.

Propostas

EDUCAÇÃO

Realização de concurso público
Expansão da oferta de matrículas do Ensino Médio nas modalidades de tempo parcial e integral em todos os municípios
Ampliação do Programa Alfabetiza PB – Educação de Jovens e Adultos
Aperfeiçoamento do uso de tecnologias educacionais para fomentar a implementação de propostas pedagógicas à distância, remotas e híbridas
Criação de programa voltado para o desenvolvimento de ações de atenção pedagógica e psicossocial para estudantes e profissionais da educação de toda a rede estadual
Ampliação das ações do Programa Conexão Mundo
Fortalecimento da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com aumento da oferta de cursos e vagas

SAÚDE

Realização de concurso público
Garantia de políticas públicas voltadas à atenção primária e especializada
Garantia de políticas públicas voltadas a novas modalidades cirúrgicas e de exames
Ampliação e fortalecimento do Programa Opera Paraíba e do Projeto Amar
Consolidação do Centro Estadual de Regulação Hospitalar
Reforço da assistência farmacêutica com a expansão e integração de uma ampla rede de serviços, a partir da implantação de Centros de Distribuição Regionais

SEGURANÇA

Realização de concurso público
Sistematização das ações de patrulhamento pelos Centros Integrados de Comando e Controle
Fortalecimento de videomonitoramento e capacitação de profissionais da área
Expansão de delegacias especializadas no atendimento à população LGBTQIAP+

EMPREGO E RENDA

Consolidação do Sistema Nacional de Emprego – SINE como indutor da Qualificação Profissional, presencial e à distância
Incentivo ao desenvolvimento econômico para a geração de emprego e renda em áreas populosas das principais cidades do eixo viário BR-230 Rodovia Transamazônica na Paraíba
Fortalecimento da Economia Solidária como uma política alternativa para a geração de renda e inclusão social e produtiva na Paraíba

Portal Correio

Família comunica o falecimento de Zé Grosso

A família comunica o falecimento de José Justino Cavalcante (88), conhecido popularmente por Zé Grosso.

O seu corpo está sendo velado em sua residência no sítio Lagedo, município de Santa Terezinha (PB). O sepultamento será às 17h no Cemitério São Miguel, na cidade de Patos.

Desde já, a família agradece a todos que comparecer a este ato de solidariedade.

Patoenses acompanharão a Final da Libertadores entre Flamengo e Athletico

Os patoenses Pascoal Medeiros e Bruno Rocha saíram daqui da cidade de Patos na última segunda-feira (24), com destino a Guayaquil, no Equador, a mais 11.804 km, para acompanhar a final da Copa Libertadores da América entre Flamengo e Athletico-PR, que acontece neste sábado, dia 29 de outubro.

Ao repórter Pabhlo Rhuan, os amigos contaram que ao ver o time se aproximando da final tiveram a ideia de comprar os ingressos para acompanhar de perto o jogo do Flamengo. O valor para tudo isso ficou em torno de R$ 8 mil reais para cada.

“A gente quando viu o Flamengo se aproximando, a gente comprou a ideia de vir para a final e hoje estamos aqui representando a nossa cidade, a nossa Paraíba e o nosso Nordeste”, disse Pascoal.

O Flamengo, em suas redes sociais, postou o registro dos patoenses com a bandeira do time e da cidade de Patos.

Pascoal relata que foram dois longos dias até o Equador, mas que apesar do cansaço, foi muito bem recebido pelos equatorianos e que até já encontrou outros brasileiros dos estados de Belém, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Pascoal conta que retorna à Paraíba já no dia 3 de novembro, para Patos, e que está valendo muito a pena as experiências vividas junto ao Flamengo.

Flamengo e Athletico-PR se enfrentam pelo grande título da Libertadores neste sábado, às 17h, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. Caso erga a taça, esse será o terceiro título de Libertadores do Mengão em toda a sua história.

Patos Online

Jovem é assassinado a tiros na calçada de sua residência, no Sertão

Um jovem de 22 anos, identificado como Daniel Aleixo Viera, mais conhecido por “Espoleta” foi morto com vários tiros de arma de fogo na noite desta quinta-feira (27), em frente a sua residência, que fica localizada no bairro Bela Vista, na cidade de Uiraúna.

De acordo com informações, “Espoleta” estava sentado na calçada de sua casa, quando foi surpreendido com os disparos de autoria desconhecida.

Uma equipe do SAMU foi mobilizada para prestar socorro ao jovem, porém ao chegar ao local, constatou-se que ele já estava sem vida. A área foi isolada pela Polícia Militar para ser feita a perícia e em seguida, o corpo da vítima foi encaminhado ao NUMOL para o exame cadavérico.

Diligências foram realizadas pela localidade, porém nenhum suspeito foi identificado ou encontrado. A Polícia Civil deverá investigar o ocorrido.

Sertão Informado

Lei Seca na Paraíba: venda de bebidas alcoólicas no segundo turno não será proibido

A venda de bebidas alcoólicas não será proibida na Paraíba durante o segundo turno das Eleições 2022. De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado, não haverá publicação de portaria de Lei Seca na Paraíba, que proíba a comercialização de bebidas no território estadual.

Apesar disso, o juiz de cada Zona Eleitoral pode fazer determinações específicas por cidade. No entanto, até esta sexta-feira (28) não havia nenhuma publicação sobre a Lei Seca no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-PB.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), o eleitor pode ser enquadrado em algum crime eleitoral a partir do consumo de bebida alcoólica caso incite desordem no local de votação, cometendo, por exemplo, agressões.

Para evitar situações assim, em anos anteriores decretos eram publicados pela Secretaria de Estado da Segurança, determinando a suspensão da venda do produto nas eleições.

Paraiba.com.br

Telefone 191 da PRF atenderá denúncias de crimes eleitorais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará até o dia 30 de outubro a Operação Eleições 2022, Segunda Fase. A ação tem como objetivo o policiamento e fiscalização direcionadas ao combate aos crimes eleitorais, inclusive com a fiscalização de veículos de transporte de passageiros.

Além de garantir aos usuários das rodovias federais segurança do direito ao voto, conforto e fluidez do trânsito, a PRF estará atenta à existência de qualquer ilícito que esteja sendo transportado.

“Para esta etapa da operação, o número 191, principal telefone de contato da população com a PRF, terá foco, além das finalidades usuais, no recebimento de denúncias de crimes eleitorais. Além disso, o recém-lançado aplicativo PRF Brasil também estará à disposição para o recebimento de denúncias de delitos dessa natureza, entre outros serviços já prestados”, informou a PRF em nota.

Agência Brasil

Vídeo: Furtos em estabelecimentos comerciais de Itaporanga causam insegurança

Comerciantes de Itaporanga (PB) estão apreensivos com os sucessivos casos de furtos que vêm ocorrendo na cidade. Esse é o caso de um dono de um bar que fica localizado na avenida Padre Lourenço. Na madrugada dessa quarta-feira (26), a vítima afirmou que alguém quebrou dois cadeados do local e furtou pertences.

Nas redes sociais, o proprietário do estabelecimento divulgou um vídeo relatando o ocorrido. “Eles (assaltantes) entraram aqui, e a televisão que tava aqui, levaram. As birita que tava aqui, não deixaram nada. Itaporanga tá ruim”, disse.

O homem também comentou que foi a primeira vez que aconteceu com ele. “20 anos que eu tenho de bar na minha vida, e eu nunca fui roubado”, afirmou.

Os assaltos a estabelecimentos comerciais têm acontecido de foram constante no município. Um dos casos mais recentes ocorreu no mês passado, em que criminosos usaram uma escada para invadir uma loja de eletrônicos na avenida Getúlio Vargas.

Os assaltantes conseguiram levar mais de R$ 30 mil em mercadorias. Eles só forma pegos nesta semana após também furtarem uma loja em Campina Grande.

Especialistas em segurança pública afirmam que o aumento dos casos é decorrente da falta de efetivo policial. O Governo do Estado, nos últimos três anos, não investiu em concurso público para preencher o quadro da Polícia Militar.

 

Fonte: Diamante Online