Início Site Página 1034

Faleceu nesta quarta o santerezinhense Seu Orlando do Ônibus

Arquivo pessoal: Seu Orlando e a sua esposa Dona Maria na frente do transporte que ele trabalhava.

Faleceu nesta quarta-feira (26), em Angra dos Reis (RJ), o santerezinhense Orlando Alves de Oliveira (89), funcionário público aposentado do Município de Santa Terezinha (PB).

Ele era conhecido como Seu Orlando do Ônibus por ter dirigido por vários anos o transporte da prefeitura transportando alunos do município para a cidade de Patos. Ele era viúvo, deixa filhos e netos. Residiu por vários anos na Rua Mineo Leite, por trás da Igreja Assembleia de Deus, atualmente estava morando no Rio de Janeiro. Descendente do sítio Grossos, era filho dos saudosos: Manoel Preto e Luiza. Irmão de: Lié, Noêmia, Neguinho, Creuza, Rute, Hercia (em memória), Agamenon (em memória), Ton (em memória), e Nicinha.

Ele trabalhou no período de 1982 a 2000 e a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha usou as redes sociais da instituição para desejar os votos de pesar a família e aos amigos.

O sepultamento será nesta quinta-feira às 9h no estado do Rio de Janeiro.

Arquivo pessoal: Seu Orlando ao lado de Beto, seu filho.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Papa Francisco envia mensagem ao Brasil, a quatro dias das eleições

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Brasil nesta quarta-feira, 26 de outubro, a quatro dias das eleições. As informações são do G1. Diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, o pontífice pediu intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro.

“Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”, disse Francisco, que não falou diretamente sobre as eleições no Brasil.

Também nesta data, Francisco recordou a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva realizada na tarde da última segunda-feira, 24 de outubro, na cidade de Crato, no Ceará.

CIRURGIA DE PAPA FRANCISCO É BEM SUCEDIDA

No dia 4 de julho de 2021, o mundo foi surpreendido com a notícia de que o Papa Francisco tinha sido internado para realizar uma cirurgia no intestino. Pela manhã, o sumo pontífice da igreja católica ainda realizou a tradicional missa na praça de São Pedro e só depois a assessoria de imprensa do Vaticano informou sobre a intervenção cirúrgica.

No período da noite, um novo comunicado, assinado por Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, dando conta do resultado da cirurgia.

“O Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon. O Santo Padre reagiu bem à operação conduzida com anestesia geral pelo Prof. Sergio Alfieri, com a assistência do Prof. Luigi Sofo, do Dr.. Antonio Tortorelli e da Dra. Roberta Menghi”, escreveu.

O tempo de internação de Francisco na ocasião não foi informado.

O Problema

A estenose diverticular sintomática do cólon, que levou Papa Francisco para mesa de cirurgia, é um estreitamento do órgão que dificulta a passagem das fezes. Inicialmente essa diverticulite é tratada com medicamentos, mas se houver algum sangramento ou perfuração, é necessária uma cirurgia com certo grau de emergência. No procedimento é retirado o pedaço do intestino lesionado.

Fonte: O Fuxico

Polícia Militar é acionada para conter briga entre irmãos na cidade de Pombal

Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Militar de Pombal foi acionada para atender uma ocorrência de vias de fato, envolvendo dois irmãos, as proximidades do Estádio O Pereirão.

Uma guarnição foi ao local e constatou que os envolvidos já teriam entrado para o interior de suas residências. Em seguida, um deles foi atendido por uma equipe do SAMU e conduzido à delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Fonte: Sertão Informado

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida, no Vale do Piancó

Uma colisão, envolvendo uma moto CB 300, branca e placa FZI4998 e um Carro Chevrolet Classic, placa NPY5372, deixou uma pessoa gravemente ferida, no final da manhã desta quarta-feira (26), na Avenida Wilson Leite Braga, no Centro de Conceição.

De acordo com informações da Polícia Militar, O motorista do carro, Nivaldo Emílio de Sousa, de 61 anos, trafegada na Rua João Suassuna e quando entrou na Avenida Wilson Leite Braga ocorreu a colisão com a moto, pilotada por Rogério Soares da Costa, de 38 anos de idade.

Depois da colisão, Rogério foi socorrido pelo seu irmão para o Hospital e Maternidade Caçula Leite. Segundo a PM, ele sofreu um corte na cabeça, escoriações pelo corpo e pelo corpo.

Rogerinho ficou em observações médica.

O motorista do Classic nada sofreu.

Fonte: Vale do Piancó Notícias

Mulheres se reúnem em evento de apoio a João Azevêdo, em João Pessoa

O governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) participou, nessa terça-feira (25), de um encontro que reuniu mais de mil mulheres, em João Pessoa. O evento demonstrou a união das paraibanas que defendem e trabalham para renovar o mandato do gestor estadual nas eleições do próximo domingo (30).

João agradeceu a demonstração de apoio das paraibanas e reforçou seu compromisso com a ampliação de políticas públicas para garantir a proteção e novas oportunidades para as mulheres. “Estamos no caminho certo e de uma grande vitória no próximo domingo. Nós exercemos a missão de governar com muita responsabilidade para cuidar das pessoas a partir de um governo de inclusão, que olha para todas as pessoas e que anda de cabeça erguida”, sustentou.

Ele também elencou ações do governo voltadas para as mulheres, que têm recebido reconhecimento nacional. “Nós criamos a Patrulha Maria da Penha, abrimos casas de acolhimento porque estamos aqui para servir à sociedade da melhor maneira possível, melhorando a vida das pessoas, com geração de emprego e renda, mais investimentos em saúde e educação”, acrescentou.

A primeira-dama Ana Maria Lins evidenciou a união de forças das mulheres para dar continuidade ao governo de João, que tem investido em ações voltadas para o segmento. “Este é um ato democrático em defesa das políticas públicas que têm melhorado a vida do povo paraibano. Esse encontro mostra a força da mulher e vamos eleger João governador e Lucas vice-governador porque são os melhores para a Paraíba”, falou.

A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) enalteceu o engajamento das mulheres para reeleger João. “Estamos unidas pelo amor à Paraíba e para falar da importância da nossa força nesse momento. Saímos desse evento cheias de energia porque o melhor é continuar com João governador. Vamos juntas à vitória”, declarou.

A deputada estadual Jane Panta (Progressistas) destacou a sua identificação com o projeto de João. “O futuro da Paraíba está bem na nossa frente e vamos continuar com o governo que tem feito a Paraíba melhor, maior e mais justa. Por isso, estamos no caminho certo, votando no 40”, disse.

A deputada estadual Rafaela Camaraense (PSB) afirmou que as mulheres da Paraíba estão firmes e fortes para garantir uma grande vitória ao governador. “Nós vamos reconhecer quem de fato trabalha, que é João Azevêdo. Vamos multiplicar os votos e no próximo domingo, estaremos todos comemorando a vitória do governador”, falou.

A prefeita de Bom Jesus, Denise Bayma, agradeceu ao governador pelo olhar atencioso com os municípios paraibanos. “Somos uma cidade do interior da Paraíba e agradecemos ao nosso governador pelo olhar sensível com a nossa cidade. Fizemos bonito no primeiro turno e faremos ainda mais bonito no segundo turno”, garantiu.

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), prefeitas de diversas regiões da Paraíba e dirigentes partidários prestigiaram o evento.

Wscom

João Pessoa está entre os destinos brasileiros mais procurados para festas de final de ano

João Pessoa

A alta temporada de verão 2022/2023 em João Pessoa deverá bater recorde de turistas na cidade. Além de quase dez voos fretados que chegarão a partir de dezembro e o crescimento nas vendas de pacotes comercializados pelas principais operadoras de turismo, a exemplo da Azul Viagens e CVC Corp. A Decolar.com divulgou levantamento que coloca a Capital paraibana no Top 10 dos destinos mais procurados para o Natal e Ano Novo.

Dos 10 destinos mais buscados para o Natal, sete estão no Nordeste, e João Pessoa está na 10ª posição. Já para os festejos de Réveillon, seis cidades estão localizadas no Nordeste e a capital paraibana se posiciona na 9ª posição. Na opinião do secretário de Turismo do Município, Daniel Rodrigues, o resultado desse levantamento confirma que a cidade é um destino para ser curtido em família e nada mais propício como os festejos de final de ano, quando todos se reúnem.

Para o secretário de Turismo, as ações que vêm sendo realizadas pela Prefeitura têm repercutido positivamente no momento em que as pessoas procuram destinos mais tranquilos, seguros, com mobilidade e com roteiros que privilegiam o sol e o mar. A melhoria dos serviços da rede hoteleira também tem sido um importante diferencial. “Estamos prontos para superar as expectativas de nossos turistas”, pontuou Daniel Rodrigues.

De acordo com a Decolar, o estudo destaca que as buscas por passagens aéreas para Natal e Réveillon cresceram cerca de 220% em relação ao mesmo período de 2021. “Com a aproximação do fim do ano, os clientes acabam intensificando a procura por viagens, que passam a fazer parte das prioridades do seu orçamento. Notamos que esse movimento está se ampliando semana após semana, gerando um aumento em torno de 217% para o Natal e cerca de 226% para o Ano Novo”, afirmou Daniela Araújo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.

Dados – O estudo foi realizado com base na procura por passagens aéreas nacionais e internacionais no site e app da Decolar para viagens no fim do ano. A Decolar é a empresa de viagens líder na América Latina. A companhia atua em 20 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em que sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações.

Posição Natal/Ano Novo
1ª Recife (PE) Rio de Janeiro (RJ)
2ª São Paulo (SP) Recife (PE)
3ª Fortaleza (CE) São Paulo (SP)
4ª Salvador (BA) Fortaleza (CE)
5ª Maceió (AL) Salvador (BA)
6ª Natal (RN) Maceió (AL)
7ª Rio de Janeiro (RJ) Natal (RN)
8ª Porto Alegre (RS) Brasília (DF)
9ª Porto Seguro (BA) João Pessoa (PB)
10ª João Pessoa (PB) Florianópolis (SC)

PB Agora

Edital de concurso da UFPB é publicado com 92 vagas e salários de até R$ 4,1 mil

Foi publicado, nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do concurso público da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O certame oferece 92 vagas para 13 cargos de nível intermediário, médio e superior. Acesse o edital do concurso da UFPB.

As inscrições acontecem de 7 de novembro a 6 de dezembro, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa organizadora do concurso. As taxas custam de R$ 80 a R$ 130, dependendo do cargo pretendido.

As remunerações vão de R$ 1.945,07 a R$ 4,180,66. Para todos os cargos será acrescido à remuneração básica o valor de R$ 458 relativos ao auxílio-alimentação, bem como dos percentuais a título de incentivo à qualificação. Confira, mais abaixo, as vagas e remunerações básicas por cargo.

O concurso será de provas objetivas para todos os cargos, com prova prática para Técnico de Laboratório/Análises Clínicas. De acordo com o edital, a previsão é de que as provas objetivas sejam aplicadas no dia 5 de fevereiro. Já a prova prática para Técnico de Laboratório/Análises Clínicas será realizada em 19 de março.

A divulgação do resultado final do concurso é prevista para 11 de abril. O prazo de validade do concurso é de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Vagas e remunerações por cargo

– Assistente de Alunos (nível intermediário): 1 vaga | remuneração de R$ 1.945,07

– Assistente em Administração (nível médio): 74 vagas, sendo 4 para pessoas com deficiência e 15 para negros | remuneração de R$ 2.446,96

– Técnico em Tecnologia da Informação (nível médio): 4 vagas, sendo 1 para negros | remuneração de R$ 2.446,96

– Técnico de Laboratório/Análises Clínicas: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 2.446,96

– Administrador: 4 vagas, sendo uma para negros | remuneração de R$ 4.180,66

– Contador: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 4.180,66

– Engenheiro Agrônomo: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 4.180,66

– Engenheiro Civil: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 4.180,66

– Geógrafo: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 4.180,66

– Nutricionista: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 4.180,66

– Odontólogo: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 4.180,66

– Técnico em Assuntos Educacionais: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 4.180,66

– Terapeuta ocupacional: 1 vaga de ampla concorrência | remuneração de R$ 4.180,66

Portal Correio

Deputado Dr. Érico, do Cidadania, anuncia apoio a Pedro: “Para retomar o crescimento da Paraíba”

O deputado estadual Dr. Érico, uma das principais lideranças do Sertão paraibano, anunciou apoio à candidatura de Pedro Cunha Lima ao Governo da Paraíba. A escolha por Pedro, destacou o deputado, é pela esperança de trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida para os paraibanos, sobretudo os sertanejos, que não têm visto a presença da administração estadual nestes últimos anos.

“O Governo do Estado não tem nenhuma obra entregue em Patos nestes últimos quatro anos. Pela necessidade de termos um governo que possa retomar o crescimento da nossa querida Paraíba, estamos juntos para somar nessa caminhada vitoriosa do nosso futuro governador Pedro e nosso vice Domiciano. Esperamos um governo presente, que tenha sensibilidade e possa ouvir a classe política e acima de tudo possa ouvir aqueles que mais precisam”, disse Dr Érico.

Pedro agradeceu mais este apoio e assumiu o compromisso de fazer uma gestão que leve investimentos para os sertanejos. “A gente fica muito honrado com o apoio de Dr. Érico, uma importante liderança de Patos e do nosso Sertão, que chega para somar nesta caminhada dos que vão trabalhar para garantir um novo momento ao nosso Estado. Patos e o Sertão podem ter certeza que a partir do próximo ano terão um governador presente, que trabalhe para trazer mais desenvolvimento e oportunidades para todos”, destacou Pedro.

Assessoria

Escritores radicados na Paraíba aparecem na lista de finalistas do Prêmio Jabuti 2022

O escritor Bruno Ribeiro, natural de Minas Gerais e radicado na Paraíba, é finalista da edição 2022 do Prêmio Jabuti, o maior do país no segmento literatura. As escritoras paraibanas Ezilda Melo e Paloma Leite Diniz Farias também constam na lista do Prêmio Jabuti, já que têm textos publicado em uma coletânea jurídica com foco nos direitos antirracistas que foi selecionada entre os finalistas.

A lista com os dez finalistas do Jabuti em cada uma das 20 categorias do prêmio foi divulgada nesta terça-feira (25). O vencedor de Livro do Ano na 64ª edição do Prêmio Jabuti leva R$ 100 mil. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) recebeu mais de 4,2 mil inscrições na primeira etapa. A cerimônia de premiação está marcada para acontecer em São Paulo no dia 24 de novembro.

Bruno Ribeiro, com Porco de Raça

Bruno Ribeiro é um dos dez finalistas da categoria Romance de Entretenimento, no Eixo Ficção, com a obra Porco de Raça, publicada pela editora Darkside. A obra foi publicada após vencer o Prêmio Machado Darkside.

Porco de Raça é uma distopia visceral que deslumbra de frente o horror. A obra acompanha o protagonista, um professor paraibano negro e falido envolvido em uma sequência de fracassos que o levam até um ringue clandestino de lutas em que homens pobres se digladiam para entreter os ricos.

Bruno Ribeiro é autor de Arranhando Paredes (2014), traduzido para o espanhol pela editora argentina Outsider, Febre de Enxofre (2016), Glitter (2018), finalista da 1° edição do Prêmio Kindle e Menção Honrosa do 1° Prêmio Mix Literário, Bartolomeu (2019) e Como Usar um Pesadelo (2020). Mestre em Escrita Criativa pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (untref), venceu em 2020 o Prêmio Machado DarkSide com o romance Porco de Raça e também o Prêmio Todavia de Não Ficção.

Ezilda Melo, em coletânea jurídica

Na categoria Artes, do Eixo de Não Ficção, uma das dez obras selecionadas é Direito, Arte e Negritude, da Editora Fi, organizado por Rebeca de Souza Vieira e Veyzon Campos Muniz. A advogada, professora e escritora paraibana Ezilda Melo escreveu a apresentação do livro e artigo sobre a Festa do Rosário no Sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte a partir da obra de Lourdes Ramalho, dramaturga radicada na Paraíba.

O artigo “Cultura, tradição, direitos humanos e arte no sertão nordestino: uma leitura da peça Festa do Rosário de Lourdes Ramalho”, de autoria de Ezilda analisa a questão do racismo no sertão potiguar e paraibano. “Destaco ainda como Lourdes Ramalho foi precursora do debate racial ao escrever “‘Festa do Rosário'”, diz Ezilda Melo.

Natural de Caicó e com residência fixada em João Pessoa desde 2017, Ezilda Melo faz parte do grupo de estudos Direito e Arte Brasileira, que produziu a coletânea. Em entrevista ao ClickPB, ela explica que “quando constatamos na obra ‘Direito e Literatura brasileira’ o quanto era renegada a figura da autoria feminina e da problemática racial, surgiu a ideia da coletânea”. O grupo já escreveu outras obras coletivas debatendo o direito e o cinema, a música e a literatura. “Coordenei todos com exceção desse sobre negritude,pois peguei dois autores negros do grupo para que fossem os coordenadores da obra”, detalhou a escritora.

Ezilda Melo tem uma editora e possui mais de 20 obras jurídicas e três literárias publicadas. Suas obras literárias estão: Águas de mim e Em terra seca nasce flor, poesias, e o romance Jurema Sarid: raízes.

Paloma Diniz, em coletânea jurídica

Paloma Leite Diniz Farias é natural de Campina Grande e escreveu o capítulo 12 da coletânea, intitulado “Pai contra mãe”: encontro do direito com a literatura crítica de Machado de Assis. A autora é mestre em Ciências Jurídicas, na área de concentração em Direitos Humanos, pela UFPB. Especialista em Direito Público, com ênfase em Direito Internacional de Direitos Humanos, professora de Direito e Analista Judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Clickpb

Duas mulheres são presas por tráfico de drogas e corrupção de menores, em Patos

Duas mulheres foram presas na noite desta segunda-feira, dia 24 de outubro, no bairro do Jatobá, aqui em Patos, por tráfico de drogas.

Segundo informações repassadas por uma fonte da ROTAM, a prisão ocorreu após rondas em busca dos acusados de uma tentativa de homicídio registrada no bairro do Monte Castelo, quando avistaram quatro mulheres, sendo elas duas menores de idade, às margens do Açude do Jatobá.

Ao se aproximarem, as guarnições observaram uma sacola plástica, de cor preta, onde foram encontradas 170 gramas de uma substância semelhante à maconha.

As mesmas foram conduzidas para a Delegacia da Polícia Civil e irão responder pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menores.

Fonte: Pabhlo Rhuan – Patosonline.com