Início Site Página 1047

Após anúncio de aliança entre Pedro e Veneziano, João desdenha e dispara: “Melhor João e Lula”

Nesta sexta-feira (7), Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ex-candidato ao Governo do Estado apoiado por Lula (PT), oficializou apoio a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) no segundo turno. João Azevêdo (PSB), candidato a reeleição, usou as redes sociais para relembrar que agora é o candidato apoiado pelo petista na Paraíba ao preferir ser associado a ele do que ao tucano.

“Melhor João e @lulaoficial! A esperança e o trabalho sempre andaram lado a lado. Simbora, que João é Lula e Lula é João, juntos na melhor direção”, disparou nas redes sociais.

Paraiba.com.br

País deve fechar conta no azul pela primeira vez em 8 anos, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (7) que as contas públicas atingiram saldo positivo de R$ 13,5 bilhões, após revisão. Se confirmadas as projeções, será a primeira vez em oito anos que o país fechará as contas no azul.

Até então o rombo era de R$ 59,3 bilhões. Segundo ele, a melhora representa R$ 72,9 bilhões em relação à projeção anterior. O motivo, de acordo com Guedes, se deve ao aumento da arrecadação de impostos e a contenção de despesas.

“Se confirmada, a projeção para o resultado primário [que exclui despesas financeiras] será a melhor em oito anos. Desde 2014, o Brasil apresentava saldo negativo [déficit] nas contas públicas”, afirma o ministro em rede social.

Em 2022, o governo central, formado pelo Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, deverá obter superávit primário de R$ 13,5 bilhões. Isso ocorrerá porque, além de as despesas caírem, o governo aumentou as projeções de receitas.

A estimativa consta no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, enviado em 22 de setembro ao Congresso Nacional. A versão anterior do documento, divulgada em julho, previa um déficit primário de R$ 59,3 bilhões.

Desde 2014, o governo registrava déficit primário ano a ano. A melhora do resultado fiscal deve-se tanto à queda das despesas como ao crescimento das receitas.

Mesmo com as desonerações concedidas sobre combustíveis e produtos industrializados, as previsões de receitas brutas saltaram R$ 82,1 bilhões em relação ao relatório anterior, divulgado em julho. Ao descontar as transferências para os estados e os municípios, a estimativa das receitas líquidas aumentou em R$ 69,9 bilhões.

A arrecadação total das receitas federais atingiu, em agosto de 2022, R$ 172,31 bilhões, registrando acréscimo real (IPCA) de 8,21% em relação a agosto de 2021. Nessa conta, estão as receitas administradas pela RFB (Receita Federal do Brasil) e as recolhidas por Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) ou GPS (Guia da Previdência Social), mas administradas por outros órgãos.

De janeiro a agosto, o total arrecadado foi R$ 1,46 trilhão, um acréscimo pelo IPCA de 10,17%. Trata-se do melhor desempenho arrecadatório desde 2000, tanto para o mês de agosto quanto para o período acumulado.

R7

Bolsonaro deverá vir à Paraíba na próxima semana, revela Wellington Roberto

O candidato Jair Bolsonaro (PL) deverá vir a Paraíba no próximo dia 15 de outubro (sábado) para cumprir agenda de campanha. Conforme apurou o ClickPB, a informação foi divulgada pelo presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.

No entanto, de acordo com Wellington os locais que Bolsonaro irá visitar no estado ainda estão sendo definidos. Presidente da República, Jair Bolsonaro busca a reeleição e obteve 51.072.345 votos (43,20%), alcançando o segundo lugar no âmbito nacional.

O ex-presidente Lula atingiu 57.259.504 votos (48,43%). Na Paraíba, Bolsonaro alcançou 717.416 votos (29,62%) contra 1.554.868 votos (64,21%) obtidos por Lula.

Clickpb

Em evento lotado, Vené anuncia apoio a Pedro no segundo turno da disputa ao Governo da Paraíba

Em auditório lotado de prefeitos e apoiadores, o senador Veneziano Vital (MDB) anunciou nesta sexta-feira (7) que caminhará ao lado de Pedro Cunha Lima no segundo turno da disputa ao Governo da Paraíba. Além do senador eleito Efraim Filho, estiveram presentes diversas lideranças políticas, deputados estaduais e federais.

“Mantivemos a coerência, estamos aqui para lutar em torno da eleição do nosso presidente Lula e de ajudar em aliança de propósitos Pedro, que disse firmemente sua disposição em defender linhas que foram por nós expostas, como o combate a fome. Com muita tranquilidade estamos aqui para celebrar essa aliança de projetos em torno do nosso Estado”, disse Veneziano.

Pedro agradeceu o apoio do senador e assumiu o compromisso com pautas também defendidas por Veneziano, reforçando que, independente do presidente eleito, vai buscar os investimentos para que a Paraíba avance.

“A Paraíba em sua maioria quer mudança. E temos o dever de cumprir com esse papel. É uma honra poder contar com o apoio do senador Veneziano. A partir do ano que vem, independente do presidente eleito, vamos buscar os investimentos para oferecer a Paraíba algo melhor. Assumimos aqui compromissos defendidos pelo senador Veneziano no 1° turno, como o compromisso firme no combate à fome, a construção do Hospital de Trauma do Sertão, o terceiro eixo da transposição, a duplicação da BR-230. Estaremos juntos, trabalhando para que a Paraíba seja muito melhor para todos os paraibanos”.

Na coletiva de imprensa estiveram presentes os prefeitos de diversos municípios, entre eles Pedras de Fogo, Montadas, Conceição, Picuí, Cuité de Mamanguape, Dona Inês e Itatuba, além do deputado federal Ruy Carneiro e os deputados estaduais Taciano Diniz, Camila Toscano, Tovar Correia Lima, Michel Henrique, entre outros políticos e lideranças locais do Estado.

Assessoria

Programa Saúde na Escola leva orientações sobre qualidade de vida para alunos de São José do Bonfim

A Prefeitura de São José do Bonfim realizou nesta quinta-feira (6) o desenvolvimento do Programa Saúde na Escola (PSE) e contemplou os alunos do ensino infantil e fundamental da EMEF Senador Humberto Lucena.

A iniciativa garantiu atendimento médico, odontológico e acompanhamento de profissionais da área de nutrição, fonoaudiologia e da enfermagem. Também foram distribuídos kits de higiêne bucal contendo bolsa, escova de dente e creme dental.

O objetivo da ação consiste em melhorar a qualidade de vida dos alunos e trabalhar o processo de conscientização sobre a adoção de hábito saudáveis. Outras ações relacionadas ao PSE também serão realizadas ao longo desta semana em outras unidade de ensino que ficam localizadas em comunidades rurais.

Ascom

Veneziano e grupo político anunciarão apoio do 2º turno na manhã desta sexta-feira na sede do MDB, em João Pessoa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) está convidando amigos, correligionários e a imprensa paraibana para participarem de um ato político nesta sexta-feira (07), na sede do Diretório Estadual do MDB, em João Pessoa.

O objetivo é anunciar o seu apoio e de seus correligionários neste segundo turno das eleições para governador da Paraíba. O evento está marcado para as 9h e contará com a presença de Veneziano, que é Presidente Estadual do MDB, prefeitos e demais lideranças políticas que o apoiaram no primeiro turno das eleições.

Desde a segunda-feira Veneziano vem conversando com as lideranças que o apoiaram e ouvindo de cada um as impressões sobre que posicionamento o MDB e demais aliados deveriam tomar neste segundo turno.

Na quarta-feira, a convite do candidato à presidência da República Luis Inácio Lula da Silva (PT), Veneziano participou, em São Paulo, de um importante encontro com a presença de Lula e das principais lideranças estaduais de todo o Brasil que apoiam a candidatura do petista.

Assessoria de Imprensa
Veneziano Vital do Rêgo
Presidente Estadual do MDB da Paraíba

Painel Eletrônico: Câmara Municipal de Patos inova e adota moderno sistema de votação

A Câmara Municipal de Patos-PB estreou na Sessão Ordinária desta terça-feira (04) seu painel eletrônico de votação. A presidente da Mesa Diretora, vereadora Tide Eduardo (UB) disse que a nova ferramenta é mais um mecanismo de transparência e modernização dos trabalhos do Poder Legislativo adotado em sua gestão que se soma ao site oficial e as transmissões das sessões pelas Redes Sociais, em tempo real, a exemplo do facebook e YouTube. “Um grande marco para os trabalhos do Poder Legislativo de Patos, que de forma pioneira no Sertão, passa a adotar esse moderno sistema de votação e de informação de nossas atividades, que dispensa, inclusive, o uso de papel. ”, comemorou Tide, ressaltando a importância da ferramenta digital para a economicidade pública e a preservação do meio ambiente.

A proposta foi muito bem aceita por todos os vereadores que passaram por um treinamento para a votação eletrônica. As votações são feitas a partir de um tablete conectado remotamente ao painel. “Cada dispositivo só pode ser acessado com a senha individual do vereador titular. ”, informou a presidente, ressaltando a segurança do equipamento durante as votações.

O Painel Eletrônico é um módulo de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias e facilita os trabalhos da Mesa Diretora quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem. Todas as informações como a presença dos vereadores na sessão, matérias em votação, votos dos parlamentares, ficam visíveis ao público que acompanha os trabalhos no plenário da casa. O Painel Eletrônico pode ser visualizado também nas transmissões em tempo real das sessões ordinárias e extraordinárias pelos Canais da Câmara no YouTube e facebook e facilitará o acompanhamento de votações a respeito de matérias de interesse coletivo, além de informar como cada vereador votou.

Ainda de acordo com a presidente Tide Eduardo, em breve a câmara também vai transmitir seus trabalhos através de seu canal de TV exclusivo. “Será nosso próximo passo. ”, prometeu.

Ascom

Prefeito de Conceição sanciona lei que premia alunos com melhor desempenho em sala de aula

O prefeito de Conceição (PB), Samuel Lacerda, sancionou e promulgou nesta quarta-feira (5) a Lei Municipal n° 748/2022, que cria o diploma “Aluno Nota Dez” para estudantes com melhor desempenho do ensino fundamental.

Conforme o dispositivo, a premiação é dada ao fim de cada ano letivo, visando homenagear os discentes da rede municipal de ensino que obtenham os melhores resultados de suas respectivas séries.

Para receber o diploma, o educando deverá ter a maior nota global. No caso de empate, o critério utilizado será o de maior nota em português, matemática e maior frequência.

Os alunos escolhidos serão homenageados em ato solene organizado pela Secretaria de Educação do município.

Diamante Online

Polícia Militar recupera moto roubada, em Patos

Na tarde desta quinta-feira, dia 06 de outubro, a Polícia Militar recuperou uma motocicleta Honda CG 160 de cor vermelha.

O fato ocorreu quando a guarnição da 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), em rondas no centro da cidade, abordou o nacional J. C. M. O. Ele estava em uma motocicleta com placa de Tomé-Açu/PA.

Ao realizar a consulta do veículo, foi constatado que a placa era falsa, sendo que a placa verdadeira apresentou restrição para roubo/furto nos sistemas de consultas. O condutor informou que comprou o veículo há 3 meses pelo valor de 4 mil reais na cidade de Taperoá-PB.

O veículo e o condutor foram levados até a Delegacia de Roubos e Furtos de Patos-PB para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Polêmica Patos com ASCOM CPTRAN

Eleitor de Lula e Veneziano, Benjamin Maranhão anuncia apoio a Pedro: “Melhor projeto para a Paraíba”

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Araruna, Benjamin Maranhão, que apoiou Venezino Vital no 1° turno, anunciou apoio à candidatura de Pedro Cunha Lima ao Governo da Paraíba neste 2° turno. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (6), em João Pessoa.

Benjamin Maranhão criticou a ineficiência da atual administração estadual. “O atual governo tem falhas terríveis na área da educação, da saúde. Um governo inoperante nas obras de infraestrutura. Maior prova disso é a questão hídrica e a grande crise que passamos durante esse governo, com obras paralisadas, como a TransParaíba e tantas outras que causaram grande sofrimento ao nosso povo. Na saúde foram fechados leitos, na educação escolas abandonadas”, disse, acrescentando que confia em Pedro para garantir um novo momento para o Estado.

“Acreditamos no projeto de Veneziano no 1° turno, continuo votando no presidente Lula, mas vamos continuar na mesma coerência, agora votando em Pedro porque acredito sinceramente que é um projeto melhor para a Paraíba. Estamos discutindo o futuro do Estado em questão de gestão, de inovação na administração pública e na busca de soluções para problemas gravíssimos que afligem nossa população. Esse é um sentimento do povo. O atual governo já foi rejeitado no 1° turno e acredito que esse pensamento majoritário da população vai prevalecer sobre as pressões da máquina pública”, reforçou Benjamin.

Pedro agradeceu o apoio de Benjamin Maranhão e assumiu o compromisso de fazer muito mais pela Paraíba e por Araruna. “É um apoio que me honra pela trajetória de Benjamin, por tudo que já contribuiu na vida pública e por tudo que ainda tem a fazer. Vai ser muito bom trabalhar ao lado dessa grande liderança, honrar a confiança de Araruna, que terá um governador parceiro, que vai fazer mais pela saúde, recuperar o programa do Pão e do Leite, fortalecer nossas vocações turísticas, como a Pedra da Boca. Vamos juntos garantir um novo momento para nossa Paraíba”.

Assessoria