Início Site Página 1053

PRF inicia a Operação Eleições 2022 na Paraíba

Paraíba (PB), 28/09/2022 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a 1ª Fase da Operação Eleições 2022 em todo o Brasil. Na Paraíba, o reforço no policiamento ocorrerá entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro. Durante o período, a fiscalização será intensificada para garantir a segurança dos eleitores e demais usuários que irão transitar pelas rodovias federais de todo o país.

Nesse contexto, a PRF intensificou o policiamento e a fiscalização nas rodovias e estradas federais que cortam o estado com o objetivo de garantir a segurança do direito ao voto, a fluidez no trânsito das rodovias federais e o combate aos mais diversos crimes, principalmente os tipificados como eleitorais: boca de urna, corrupção, transporte irregular de eleitores, compra de votos, entre outros que porventura possam ocorrer em trechos de rodovias federais.

Além disso, serão desenvolvidas ações para prevenir acidentes de trânsito. Infrações relacionadas ao transporte irregular de passageiros, embriaguez ao volante e ultrapassagens indevidas estarão no foco da PRF.

Estas atividades serão realizadas em conjunto com outros órgãos e serão monitoradas em tempo real por meio do Centro de Comando e Controle Nacional (C3N) na Sede da PRF em Brasília, e contarão com o apoio de gabinetes de crise mobilizados no âmbito de todas as unidades regionais, no intuito de incrementar as ações de segurança viária e garantir aos eleitores o direito ao voto livre e imparcial. Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do país.

Ascom PRF

Campus do IFPB de Itaporanga é inaugurado

O Campus Itaporanga do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi inaugurado, oficialmente, nesta quarta-feira (28) em evento que reuniu dezenas de pessoas. A solenidade aconteceu durante a tarde e contou com apresentação especial da banda filarmônica Cônego Manoel Firmino, do colégio Dioceano.

Na oportunidade, foram homenageados os ex-prefeitos Djaci Brasileiro e Audibergue Alves e o atual gestor Divaldo Dantas pela contribuição para implantação do polo.

O diretor geral do campus Ridelson Farias destacou que a história do IFPB no município itaporanguense vai completar nove anos de existência e que cerca de 500 pessoas já foram qualificadas em cursos de extensão para a comunidade, além de terem sido certificados, aproximadamente, 200 estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Segundo Ridelson, a expectativa é que o campus passe a ofertar, no futuro próximo, uma graduação na área de construção civil. A equipe acadêmica do IFPB Itaporanga ressalta que a unidade serve a mais de 18 municípios. Mais de 65% dos estudantes são de outros municípios, o que demonstra a importância do campus do IFPB para a região do Vale do Piancó.

Diamante Online

Heron Cid propõe limite de dois mandatos na Câmara e no Senado

O candidato a deputado federal Heron Cid (PSB) quer acabar com longos mandatos na Câmara Federal e no Senado. Caso eleito, o jornalista afirma que irá propor um limite nas reeleições, de modo que deputados federais só ocupem o cargo por, no máximo, oito anos. A proposta busca renovar os parlamentares e dar fim a ciclos de projetos pessoais no Congresso.

O jornalista argumenta que, uma vez eleito, o deputado passa a contar com recursos e mecanismos que servem como ‘blindagem’, o que facilita sua permanência na Câmara e distorce o verdadeiro objetivo da vida pública. Com a proposta, após dois mandatos, não será mais possível tentar novamente o mesmo cargo.

“Depois de reeleito, o deputado ou o senador vai ter que cumprir uma espécie de quarentena, e não vai mais poder ocupar aquele cargo. Para quê ficar mais de oito anos? Vejo pessoas fazendo disso um projeto pessoal, e aí só sai para alternar com parentes. É primo, sobrinho, irmão”, pontuou.

Para Heron, o limite de reeleição deve resgatar a função de contribuição ao povo que um cargo público deve ter. O prazo determinado também ajudaria que os parlamentares se preocupassem mais em fazer debates, criar e fiscalizar leis que garantam avanço para o país – o que tem faltado hoje na Câmara, que o candidato definiu como ‘balcão de negócios’.

“Ando por todo o lugar e vejo pessoas que estão cansadas desse modelo arcaico direcionado à perpetuação de família no poder. Há o sentimento que outras pessoas poderiam contribuir e por isso coloquei meu nome. Não sou filho de prefeito, irmão de deputado, nem tenho qualquer parentesco com alguma figura tradicional da política, mas tenho o desejo de fazer mais pelo estado”, pontuou.

Heron convocou ainda a população a avaliar os critérios de escolha dos candidatos. Ele cita que, embora haja candidatos que estão há mais de 16 anos na Câmara, há novos nomes que podem integrar o Congresso Nacional. “Se a Paraíba não mudar, não será por falta de opção”, avaliou o candidato que disputa uma vaga na Câmara Federal, com o número 4012.

Wscom

Gasolina cai 8,35% na bomba em setembro, com preço médio de R$ 5,193, o menor valor desde fevereiro de 2021

Pesquisa realizada pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas, confirma que os valores dos combustíveis nos postos seguem em queda. Na análise do mês de setembro, o preço da gasolina apresentou retração de 8,35% em comparação com agosto, com valor médio de R$ 5,193, por litro, na bomba.

A queda nos preços da gasolina reflete a limitação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotada pelos estados após a sanção, em junho, da lei que criou um teto para o imposto sobre itens como diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo — agora também considerados como itens essenciais de consumo.

O preço da gasolina também tem sido beneficiado pela queda do petróleo no cenário internacional. Há uma preocupação com uma possível desaceleração do crescimento mundial, o que contribui para a queda do preço da commodity. Bem como os impactos da guerra da Ucrânia.

“Além da questão tributária, outro fator que tem levado à queda dos preços da gasolina são os sucessivos cortes da Petrobras nos valores desse combustível nas refinarias”, explica José Ortigosa, CEO de Benefícios e Frota da ValeCard.

No dia 1º de setembro, a Petrobras anunciou redução média de 7% do valor do litro da gasolina vendida às distribuidoras, no que foi o quarto corte realizado desde meados de julho.

A apuração apontou maior redução no valor do combustível no Rio Grande do Norte (-%11), fechando o mês em R$5,094 – valor inferior à média nacional -, Amapá (-11,68%) e Pernambuco (-10,65%). Nenhum estado apresentou altas nos preços, mas as quedas mais tímidas foram verificadas no Acre (-4,45%), Bahia (-5,41%) e Roraima (-6,25%).

Os dados obtidos para a realização do levantamento são referentes ao período entre 1° e 27 de setembro, por meio do registro das transações realizadas com o cartão de abastecimento da ValeCard em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados.

Porto Alegre, Campo Grande e Cuiabá têm menores preços entre as capitais

Entre as capitais, o valor médio do combustível em setembro foi de R$ 5,116, o que representa uma queda de 8,75% em relação ao mês anterior. Porto Alegre (R$ 4,769), Campo Grande (R$ 4,803) e Cuiabá (R$ 4,887) foram as capitais com preços mais baixos na primeira quinzena de setembro, sendo o segundo mês consecutivo que Cuiabá surge nesse ranking. Já os maiores valores médios foram encontrados em Boa Vista (R$ 6,208), Belém (R$ 5,522) e Porto Velho (R$ 5,540).

Portal Paraíba.com.br com assessoria

Paraíba terá mais de 44 mil voluntários nas eleições

Mais de 44 mil voluntários vão trabalhar nas Eleições 2022, na Paraíba. Somente no apoio logístico para a preparação das urnas são 1.993 pessoas. O primeiro turno de votação será realizado no próximo dia 2 de outubro.

Saiba mais como está sendo a preparação para o pleito no vídeo abaixo:

 

Portal Correio

Santerezinhense portadora de Lúpus precisa realizar biopsia renal urgente que custa mais de R$ 2 mil e está realizando campanha; veja como ajudar

Na tarde desta quarta-feira, dia 28 de setembro, a redação do Patosonline.com recebeu o contato da jovem Silvânia da Silva, de 29 anos, que fez o relato da sua situação e dos problemas de saúde pelo qual está passando.

Natural de Santa Terezinha-PB, Região Metropolitana de Patos, a jovem é mãe de duas filhas e conta que há cerca de 1 ano e meio descobriu ser portadora de Lúpus, doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos, e que de lá pra cá já sofreu dois derrames, pleural e pericárdio.

O quadro clínico acabou afetando os rins, comprometendo a função motora do órgão, e ela passou a realizar diálise, processo de filtração do sangue utilizado para eliminar o excesso de líquidos e as substâncias tóxicas provenientes do metabolismo das células e da ingestão de alguns alimentos acumuladas no organismo.

No último dia 17 de setembro, Silvânia deu entrada no Complexo Hospitalar Regional de Patos, onde está internada desde então. A equipe médica solicitou a realização de uma biópsia renal em caráter de urgência, para se ter uma noção do comprometimento das funções renais.

O exame é ofertado pela rede pública, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, mas a jovem foi informada que não há vagas e teria que esperar. Como seu caso é em caráter de urgência e ela já está tendo que realizar diálise, a família buscou saber o valor em um laboratório particular, para ser feito o mais rápido possível, e foi informada que ao todo custaria cerca de R$ 2.200,00, sendo:

Valor do procedimento: R$1.000,00;
Valor da Sedação + acompanhamento do Anestesista: R$300,00;
Valor da análise: em média R$900,00;

Por esse motivo, a jovem Silvânia está realizando uma campanha para tentar arrecadar o valor e realizar o exame. Quem quiser contribuir, pode doar qualquer valor através do PIX 83981255835, ou da conta abaixo:

Fonte: Patos Online

Prefeito de Cacimba de Dentro declara apoio à campanha de Pollyanna

A deputada estadual e candidata a senadora Pollyanna Dutra (PSB) recebeu mais um apoio na tarde desta quarta-feira (28). O prefeito de Cacimba de Dentro, Nelinho Costa, reforçou o time da sertaneja na corrida rumo ao Senado.

Para Nelinho, Pollyanna é o melhor nome para representar a sua cidade e todo o estado no Senado Federal. “Estou ao lado da nossa senadora, a senadora de Cacimba de Dentro, que vai investir no nosso município. Estou junto com Pollyanna pelo bem da Paraíba, pelo nosso povo aguerrido. Os amigos de Nelinho vão votar 400 para melhorar a Paraíba”, declarou o prefeito.

Pollyanna agradeceu o apoio e reforçou o seu compromisso com a cidade. “Nelinho é um dos prefeitos mais bem avaliados do nosso estado e ter o seu apoio qualifica o nosso mandato. Fazemos parte do mesmo time, o time do governador João Azevêdo, e Cacimba de Dentro não podia ficar de fora. O povo de Cacimba de Dentro é o nosso povo. Vamos construir um futuro bonito comigo em Brasília e Nelinho em Cacimba!”, disse a sertaneja.

Paraíba Já

Em Patos: Biólogo Ronaldo Leite vai promover palestra sobre os direitos dos animais e convida os interessados

O Professor Ronaldo Leite da Silva Filho, graduado em Ciências Biológicas pela UFCG/Patos-PB e atualmente mestrando em Sistemas Agroindústrias Acadêmico da UFCG Pombal-PB, dará uma palestra no dia 4 de outubro, das 19h às 20h30, no Auditório da UEPB Patos-PB, voltada para a legislação que garante os direitos dos animais.

Além de proporcionar um momento de aprendizado sobre um tema de grande importância nos dias atuais, o evento ainda vai disponibilizar certificado gratuito para os participantes da palestra.

Tema da palestra: Os personagens e os acontecimentos que mudaram os direitos dos animais no meio da humanidade.

Para inscrever-se na palestra, o/a interessado(a) deve doar 1 pacote de ração do pequeno (de gato ou cachorro), ou o valor de R$ 5,00 para aquisição de rações.

As rações recebidas serão doadas para pessoas que cuidam de animais em situação de rua. Além disso, haverá uma pequena parte das doações para os animais do campus da UEPB Patos.

Objetivos do evento: Apresentar à sociedade patoense os principais avanços e desafios dos direitos dos animais dentro da sociedade brasileira; Sensibilizar a população patoense para os casos de maus-tratos e injustiças contra os animais; Expansão da educação ambiental.

Patos Online

Mais de 1.700 profissionais da enfermagem podem perder emprego e 1,8 milhão de paraibanos ficarão desassistidos, diz Famup

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) mostra que o impacto do novo piso nacional da enfermagem pode deixar 1.721 enfermeiros desligados do programa Estratégia de Saúde da Família o que vai desassistir 1,8 milhão de pessoas nos 223 municípios paraibanos. O impacto financeiro é de R$ 90,5 milhões. O levantamento também mostra que 745 equipes do programa serão desligadas.

O impacto do novo piso da enfermagem afetará milhares de paraibanos. Os municípios com maiores prejuízos para população são: João Pessoa com 301.528; Campina Grande com 121.403; Santa Rita com 65.556; Bayeux com 46.873; Cabedelo com 33.004; Patos com 33.533; Cajazeiras com 42.305; Sousa com 35.459; Guarabira com 30.495; Mamanguape com 25.879 e Sapé com 29.987 pessoas.

Com o objetivo de fazer frente a mais essa despesa do piso da enfermagem, a CNM apresentou uma proposta no Congresso Nacional que permite aumentar, de forma permanente, em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fazendo com que os repasses cheguem a 27% do que é arrecadado em Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e Imposto de Renda (IR) pelo governo federal. A medida defendida pela CNM visa a amenizar mais esse custo que recai sobre os Municípios sem que haja indicação de como financiá-lo.

Para o presidente da Famup, George Coelho, é essencial a união de todos em torno da proposta defendida pela CNM. “Essa é uma proposta importante e estamos convocando os prefeitos e também os sindicatos, conselhos e associações da Enfermagem para buscarmos esse apoio junto aos nossos deputados federais. Precisamos do compromisso deles para essa PEC que tramita na Câmara dos Deputados. Vamos buscar cada um dos nossos 12 representantes e garantir que eles assinem esse documento que estamos disponibilizando”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

Piso – Estabelecido pela Lei 14.434/2022, o piso foi suspenso por meio de liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até que sejam esclarecidos os impactos nas finanças de Estados e Municípios. Estudo da Confederação protocolado na Corte mostra que, sem a fonte de custeio, o piso da enfermagem pode levar ao desligamento de quase ¼ dos 143,3 mil profissionais da enfermagem ligados à Estratégia de Saúde da Família (ESF) e à desassistência de 35 milhões de brasileiros. Estimativas da entidade mostram, ainda, que o piso deve gerar despesas de R$ 10,5 bilhões ao ano apenas aos cofres municipais.

Wscom

Mais de 500 mil paraibanos baixaram o aplicativo e-título no estado; confira detalhes

Para você eleitora que ainda está com dúvidas, sobre local de votação, segunda via do título de eleitor, dentre outros questionamentos, a justiça eleitoral disponibilizou o aplicativo e-título, onde é possível acessar tais dúvidas.

Até ontem (27), o APP havia sido baixado por mais de 500 mil eleitores da Paraíba, informa o secretário de Tecnologia e Informação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior. Em nível nacional, já foram contabilizados quase 30 mil downloads. Eleitores poderão baixar o aplicativo até as 23h59 do próximo sábado.

Baixe o APP E-Título no link abaixo:

https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo

Confira o seu local e votação no link abaixo:

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

PBAgora