Início Site Página 1054

Defesa de Ricardo reforça que votos serão contados normalmente

Assessoria jurídica explicou que candidato aguarda julgamento de três recursos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que deve acontecer após as eleições

Segundo a defesa de Ricardo, três recursos impetrados pelo candidato estão no Supremo Tribunal Federal (STF) aguardando julgamento, o que deve acontecer após as eleições.

Nesta segunda-feira (26), a Procuradoria Geral da República (PGR) emitiu parecer contrário ao recurso movido por Ricardo Coutinho contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Confira a nota, abaixo:

Em face das recentes publicações acerca da candidatura de Ricardo Coutinho, é preciso esclarecer que, no aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral chamado Boletim de Urna, consta a expressão ANULADO SUB JUDICE.

O termo sub judice significa que está sob a análise da Justiça Eleitoral. Isso quer dizer que existe uma decisão contrária a Ricardo, proferida pelo TSE em 2020, e que ainda está esperando julgamento de três recursos no Supremo Tribunal Federal que devem ser julgados após as eleições. Dessa forma, os votos do candidato não serão anulados, serão contabilizados como os dos outros candidatos.

Ademais, Ricardo Coutinho e seus advogados têm muita confiança de que a candidatura sairá vitoriosa no STF. O candidato repudia qualquer tipo de distorção que mira em retirá-lo da disputa através da manipulação do voto popular.

Mudança na regra

A divulgação da informação dos votos para candidatos que ainda aguardam decisão judicial é uma mudança das eleições deste ano. Até o pleito de 2018, só eram divulgados os resultados dos candidatos deferidos, mesmo que ainda houvesse recurso pendente sobre a situação deles.

Portal Correio

Tribunal de Contas emite relatório sobre gastos com Covid-19 e alerta para R$ 849 milhões ainda não comprovados em despesas nos municípios

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fernando Catão, anunciou no início da sessão de hoje (28), que o órgão emitiu nesta terça-feira o último relatório de gastos com Covid-19 para prefeituras. A partir de agora, as orientações serão pontuadas na prestação de contas individual de cada município.

“A partir daqui encerramos, pois entendemos que já não carece de olhares maiores porque todas as observações que foram feitas estão sendo endereçadas ao municípios na prestação de contas”, destacou o presidente da Corte, Fernando Catão.

O relatório possui dados que vão até o final do mês de agosto de 2022.

Conforme apurou o ClickPB, foi destacado pelo presidente da Corte que até o momento não há a deteccção de onde foram gastos R$ 849 milhões do valor total. “Aos recursos transferidos na ordem de R$ 2.879.689.443,00 e que comprovado como despesa de covid só temos (sic) R$ 2.300.314 (sic), por tanto a identificar nas prestações de contas do municípios, temos o valor de R$ 849 milhões.

“Esse relatório fala da questão da receita, da despesa, o valor total que foi transferido para o estado e para os municípios”, informou Catão.

Clickpb

Pedro vai combater privilégios e aumentar investimentos que gerem mais oportunidades e qualidade de vida para a população

Enxugar a máquina pública e acabar com os privilégios para aumentar os investimentos em áreas que gerem emprego, renda e desenvolvimento social. Este foi um dos compromissos assumidos pelo candidato ao Governo do Estado, Pedro Cunha Lima, no debate promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba nesta terça-feira (27). Na ocasião Pedro criticou a inversão de prioridades da atual administração estadual e garantiu que vai trazer uma nova lógica de gestão para a Paraíba.

“Existe uma corrupção das prioridades, uma inversão de prioridades. Na frente da Assembleia Legislativa tem pessoas dormindo na rua, enquanto o orçamento daquela casa é de R$ 339 milhões. Orçamento maior que o da nossa Universidade Estadual. Fico me perguntando se vou ser o único a botar o dedo nesta ferida. Está na hora de consertar isso, mudar essa lógica de governo, ter uma nova forma de governar”, disse, acrescentando a necessidade de enxugar a máquina pública.

“Tem que ter uma nova mentalidade. O secretário de Estado hoje tem direito a três carros de luxo. Não está correto. Eu quero atacar esse modelo, porque não consigo conviver passivamente com pessoas passando fome, com a falta de oportunidades. Na Paraíba a cada três crianças, duas estão fora da creche. Na Paraíba mais de 60% das crianças não aprendem a ler e escrever na idade certa, porque a gente não tem o investimento que se deveria. As escolas estão caindo aos pedaços. Na minha visão de mundo precisamos mudar, priorizar aquilo que realmente importa, aquilo que vai gerar oportunidades e diminuir as desigualdades”.

Pedro reforçou a necessidade de acabar com os privilégios para aumentar os investimentos na população. “Essa é uma visão que nós vamos levar ao Governo do Estado. Vamos enxugar as secretarias, acabar com essas regalias porque este é o dinheiro que poderia estar indo para a UEPB. O dinheiro que hoje vai para o aluguel do carro do secretário, que vai para pagar telefonia, poderia estar sendo investido na população, diminuindo desigualdades e promovendo mais desenvolvimento para todos”, disse.

Assessoria

Polícia Militar apreende arma de fogo na cidade de Mãe D’água

Na manhã desta terça-feira, 27/09/2022, policiais militares pertencentes a 4ª Cia/3º BPM, realizaram a apreensão de mais uma arma de fogo no município de Mãe D’água-PB.

A ação aconteceu quando a guarnição policial militar realizava rondas pela Zona Rural, mais precisamente pelo Sítio Cariri.

No momento da ação preventiva, os militares perceberam a aproximação de um indivíduo em uma motocicleta, o qual portava ostensivamente uma espingarda. Ao visualizar a viatura policial, o acusado fez o retorno, abandonou a arma de fogo e fugiu por uma estrada carroçal, dificultando a perseguição.

A arma de fogo apreendida, foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Teixeira-PB, para que fossem adotadas as providências cabíveis.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Operação Paradigma: Polícia Militar apreende arma de fogo no município de Desterro

Na noite deste domingo, 25/09/2022, policiais militares pertencentes a 4ª Cia/3º BPM, realizaram a apreensão de mais uma arma de fogo no município de Desterro-PB.

A ação aconteceu quando a guarnição policial militar recebeu um chamado, o qual dava conta de que um homem havia sido atingido por um disparo de arma de fogo na perna.

No local, a vítima informou que o sobrinho dela seria o acusado daquele incidente. De imediato, as guarnições iniciaram as buscas e encontraram o suspeito. Com ele os militares conseguiram apreender 01 (um) Rifle calibre 22 e 02 (duas) munições intactas do mesmo calibre.

O acusado, juntamente com a arma de fogo e munições apreendidas, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Teixeira-PB, para que fossem adotadas as providências cabíveis.

A vítima consciente e orientada, foi levada pelo SAMU para atendimento na cidade de Patos-PB.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM

Projeto ‘Escola Aberta’, bibliotecas comunitárias, novos campi da UEPB e valorização do professor são prioridades em nosso programa de educação”, destaca Dr. Ramonilson

Em entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira , 28/09, Dr. Ramonilson reafirmou o compromisso com a educação pública da Paraíba, a partir da implementação de projetos importantes como “Escola Aberta”, a construção de bibliotecas comunitárias e centros culturais, e claro, a valorização do professor.

O referido Juiz aposentado sublinhou a importância do programa “Escola Aberta”, a iniciativa conclama os moradores a usufruírem do espaço escolar para a realização de grupos de leitura, apresentações teatrais e eventos esportivos aos finais de semana. Além disso, frisou a necessidade de expandir espaços como bibliotecas comunitárias, com vistas a garantir o acesso à cultura e à socialização do conhecimento.

“Sou um testemunho vivo do poder transformador da educação, ela amplia as oportunidades e possibilita o exercício pleno da cidadania no mundo cada vez mais digital. Reafirmo, lutarei pelo cumprimento e respeito do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do magistério e também pela interiorização da UEPB no Vale do Piancó e na cidade de Taperoá, Cariri paraibano”, concluiu.

ASSESSORIA

Consumo do rádio no Brasil continua em crescimento, aponta Kantar Ibope

A Kantar IBOPE Media publicou resultado da pesquisa Inside Radio 2022, no mês de setembro, que comemoramos o centenário do rádio no Brasil. O resultado mostrou que houve um aumento de 3% no consumo de rádio dentro das 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Além disso, o ouvinte brasileiro tem uma média de consumo de 3h e 58min por dia.

A pesquisa também aponta que 80% dos consumidores ainda preferem ouvir de maneira tradicional, pelo aparelho e cerca de 21% optam pelo celular, um aumento de 1% em comparação à 2021. Outro dado interessante é o surgimento de ouvintes que usam a TV ou Smart Speakers (Alexa, Google Assistent), 7% e 6% respectivamente.

Para a publicidade, esse estudo apresenta perspectivas promissoras: 82% dos ouvintes se recordam de ouvir propagandas por meio do rádio. Dos que se recordam, 32% afirmaram ter feito pesquisa ou mesmo comprado após ouvir a propaganda.

No mês de agosto, 8 em cada 10 brasileiros ouviram rádio. São pessoas de vários estados e cidades conectadas pelo prazer de ouvir nossos conteúdos. A ASSERP vai continuar trabalhando para que esses números cresçam, e que o rádio continue vivo em nosso estado.

Paraiba.com.br

Mais de 4 mil PMs vão reforçar segurança na PB durante eleições

O contingente de segurança da Paraíba terá um reforço de 4 mil policiais militares até o domingo (2), data da realização do primeiro turno das Eleições 2022. A atenção será dada principalmente aos crimes eleitorais.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sérgio Fonseca, a partir desta quarta-feira (28), os policiais já começam a chegar aos municípios paraibanos para fazer a proteção de mais de 1.750 locais de votação em todo o estado

A “Operação Eleições 2022” começou nesta segunda-feira (26) em todo o país. Todas as forças de seguranças federais, estaduais e municipais participam da ação para garantir a segurança de eleitores, servidores da Justiça Eleitoral e dos candidatos.

 

Portal Correio

No Diário Oficial: Dois municípios da Paraíba entram em situação de emergência por estiagem

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 10 cidades do país atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27), incluindo as cidades paraibanas de Prata e Sumé, por motivos de estiagem.

Outros seis município passam por este problema. São eles: Alfredo Chaves, no Espírito Santo; Brejão e Santa Maria do Cambucá, em Pernambuco; Dom Inocêncio e Padre Marcos, no Piauí; e Luís Gomes, no Rio Grande do Norte.

Campos Sales, no Ceará, enfrenta a seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem. Já a cidade de Penha, em Santa Catarina, foi atingida por um vendaval.

Como solicitar recursos federais

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Paraiba.com.br

Dr. Ramonilson apresenta propostas de incentivo ao empreendedorismo feminino e a expansão das políticas públicas de saúde da mulher

O referido Juiz aposentado destacou as propostas de criação do Banco da Mulher Paraibana e atenção clínica ampla e inclusiva

Em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira, 27/09, Dr. Ramonilson voltar a reafirmar o compromisso de incentivo ao empreendedorismo feminino e na expansão das políticas públicas voltadas à saúde da mulher.

O referido Juiz aposentado defendeu a criação do “Banco da Mulher Paraibana”, a partir da ampliação da concessão de empréstimos, taxas de juros reduzidas e carência de até três anos às famílias em situação de vulnerabilidade e beneficiárias do Auxílio Brasil, assim como empreendedoras informais.

Além disso, Dr. Ramonilson reiterou a importância da ampliação de políticas públicas que possam oportunizar às mulheres o acesso aos exames de mamografia e colposcopia, que ajudam prevenir respectivamente o câncer de mama e de colo do útero.

“Em nossa carta programa, apresentamos uma série de projetos direcionados à mulher. Será uma de nossas principais bandeiras, a proteção contra qualquer tipo de violência e promoção da igualdade de oportunidades. A expansão das delegacias, o Banco da Mulher paraibana, atenção clínica integral e inclusiva são propostas que levaremos, caso eleito, à Assembléia Legislativa da Paraíba”, concluiu.

ASSESSORIA